por josegon_calves » segunda mai 17, 2010 12:28 pm
Bom dia Companheiros e Companheiras,
Bom dia Companheiro Danibeja,
Antes de mais, um agradecimento ao Companheiro Fernando Luís, por ter feito uma leitura das minhas preocupações, e das preocupações de muitos Autocaravanistas, que, sendo cumpridores e respeitadores, correrão efectivamente riscos sérios de verem limitados e cerceados os seus movimentos e a sua liberdade com a eventual criação de uma qualquer Lei nos moldes em que se teima levar por diante..
Continuo a acreditar que não deverão ser pessoas, autocaravanistas, pseudo autocaravanistas, autocampistas, ou quem quer que seja, a levar por diante seja o que for relacionado com o Autocaravanismo!
Não cabe ao cidadão comum criar ou impor nenhum tipo de legislação, seja ele quem for!
Continuo a acreditar que não se deverá misturar autocaravanismo com automobilismo por mais que se tente provar que são a mesma coisa. Não são! Apesar de usarem uma mesma fonte de produção de movimento para a consequente deslocação!
Continuo a acreditar que todo e qualquer movimento que tente fragmentar a essência do Movimento Autocaravanista é prejudicial à causa e a todos! Em tempos não muito distantes usava-se em Portugal essa táctica de “dividir para reinar”, e quanto mais dividido, melhor!
Eu, continuo a acreditar no contrário!
Sou Teimoso! Sou, de facto! Sou mesmo muito teimoso quando as convicções em que acredito são sistematicamente postas em causa em troco de coisa nenhuma.
Como já o disse, aqui há atrasado, no dia em que surgir a dita Lei, nos moldes em que a querem “fabricar”, acabar-se á o direito de irmos para onde quisermos, de estacionarmos onde quisermos, de viajarmos para onde quisermos.
Se, não fazendo cumprir a Legislação que existe, criando-se sinais de legalidade e sustentabilidade duvidosa, surgem cada vez mais restrições à Liberdade e Igualdade de tratamento, imagino, quando houver locais exclusivos para uma classe privilegiada seremos simplesmente acantonados em determinados locais. Fora deles, teremos a respectiva coima. Se não tivermos lugar, porque uns “chico-espertos” chegaram primeiro e fizeram seus os espaços públicos, não teremos escolhas. Ai sim! Aí regressaremos a casa todos contentes e felizes porque fomos dar a volta dos tristes!
Esta é a minha opinião. Não merece ser sequer discutida porque se trata apenas de uma opinião!!! Mesmo que a mesma represente 70, ou 80, ou 90% dos Autocaravanistas responsáveis e respeitadores!!!
Não devemos enveredar por discutir pessoas mas causas concretas! Só ai conseguiremos chegar a algum lado se é que queremos chegar a algum sítio. Às vezes parece-me que não!!!
Mas isso, são outras águas!
Colocou o Companheiro Danibeja a questão de eventualmente não haver Legislação que regule o Campismo.
Pela suposta falta desta pretende-se criar uma nova que regule o Autocaravanismo.
Ora bem! Eu, José Gonçalves, não sou técnico na área da Legislação, mas percebo a sua interpretação e sua leitura. Sou apenas e tão somente um técnico na área de projectos de construção civil e urbanismo.
Mas vou agora colocar-me na posição de um qualquer cidadão, culto ou não, com formação ou não, conhecedor ou não!
Desconheço de todo a Legislação específica que proíbe matar que quer que seja, mas ela existe!
Desconheço de todo a Legislação específica que proíbe roubar ou atentar contra a propriedade privada, mas ela existe!
Desconheço de todo a Legislação específica que regula a atribuição de Licença de Caça, das espécies que são protegidas e daquelas que podem ser abatidas, mas ela existe!
Desconheço de todo a Legislação específica que regula a nossa Sociedade no seu todo, mas sei que ela existe!
Desconheço em pormenor a Legislação que regula a actividade Campista Fora dos Parque de Campismo, mas ela existe!
Desconheço de todo a Legislação que regula os Atentados contra a Saúde Pública, mas ela existe!
Alguém duvida da existência desta Legislação que atrás referenciei?
Como esta, muita mais Legislação existe que desconheço por completo. Nem tenho que a conhecer! Existem, ou deveriam existir, técnicos especializados nas diversas matérias e nas diversas áreas.
Existe o Direito Civil, o Direito Criminal, o Direito Comercial, uma série de matérias que devem ser seguidas, postas em prática e fiscalizadas por quem de direito que não eu!
Existem Leis, que são sucessivamente revogadas e substituídas por outras, algo natural no desenvolvimento de uma qualquer sociedade que se vai regulando de acordo com a experiência, a vivência e os resultados mais ou menos negativos que o passado fez sobressair e que urge corrigir.
Obviamente, não me compete saber qual o desenvolvimento que esta ou aquela Legislação sofreu. Caberá, estou em crer, às Autoridades estarem devidamente informadas através dos seus Gabinetes Jurídicos, das alterações e dos procedimentos a ter mediante determinada alteração.
Penso ser este o normal desenvolvimento de uma qualquer Sociedade devidamente organizada.
Quando se afirma que não podemos ter um Agente de Autoridade em todos os cruzamentos, admito e aceito que sim. Mas…
Será que não sabem as Autoridades onde são praticados atentados à Saúde Pública? Quando há uma participação não será essa uma forma de aceder ao local e agir em conformidade? Não é assim em caso de acidente, em caso de assalto, em caso de um qualquer crime?
Algarve, ano 2009, passei por lá. Vi “placas” informando quem passa que seria proibido o acesso e estacionamento nas arribas de Portimão, nas mesmas estava expresso o valor mínimo e máximo das coimas a aplicar. Se as “placas” são legais ou não, não sei! Sei apenas que as arribas estavam cheias de autocaravanas e todo o tipo de viaturas desde ligeiros de passageiros, ligeiros de mercadorias, mistos, etc..
Vi também as Autoridades a passarem e não actuarem!
Será por isso que os assaltos, e os atentados à propriedade e à integridade, tiveram o desenvolvimento que tiveram até que, hoje, não temos garantia de segurança em local algum? Apenas porque ninguém viu ou não quis ver??? Ou não actuou ou não quis actuar?!!!
Será?
Já agora, que nada tem a haver com o assunto mas aproveito para criticar, eventualmente construtivamente.
Porque será que as Autoridades apenas procuram intervir, ou pelo menos é essa a imagem que eu tenho, em locais onde a multa, a coima, o resultado é muito mais proveitoso mas pouco educacional?
Veja-se a autêntica caça à multa em locais de proibição de andar a mais de 30 ou 40 Km/hora!!! Onde é certo que ninguém, nem mesmo as autoridades, respeitam esses limites! Onde é certo que ninguém colocará em risco a vida de ninguém se circular a 50 ou 60 Km/hora!
Mas apesar disso, lá estão eles, muitas vezes camuflados, tal leão à espera da presa!!!
Serão apenas essas as suas funções e deveres para com a Sociedade que lhes paga o salário?
Não seriam mais úteis à sociedade se estivessem a trabalhar noutros locais, ou noutras tarefas, ou se efectuassem um serviço de prevenção mostrando-se pura e simplesmente???
E já agora, porque não actuar quando sabem que há situações que merecem ser corrigidas?
Terá que ser o Cidadão comum a comunicar ao Legislador o que está bem ou mal, segundo o seu ponto de vista, muitas vezes segundo os seus próprios intentos ou interesses? Em que País vivemos afinal quando as Instituições existem e não actuam???
Não caberá às Autoridades comunicarem superiormente que aqui ou ali está mal para que o Legislador tome as devidas providências e actue em conformidade???
Serei eu a pedir à Assembleia da Republica que crie uma Lei do Autocaravanismo segundo os meus interesses e, quem sabe, as necessidades da minha autocaravana ou mesmo as minhas necessidades pessoais???
É que se tenho uma Autocaravana de 6 metros, peço lugares de 6 metros, e limito assim o vizinho que tem uma de 7 metros!!! Já para não falar do outro que tem um camião que eu invejo, e porque não tenho limito-lhe assim as movimentações!!
Será assim que este País funciona???
Desculpem!! Recuso-me a acreditar que assim seja!!!!
Como alguém disse, não quero respostas, mas procuro-as!!! Não basta fazer as perguntas mas seria aconselhável apresentar algumas respostas. Seria útil, penso eu, saber para onde vamos! Se é que queremos ir para algum lugar!!!
Como tal, e tanto quanto conheço de Legislação que ao Campismo fora dos Parques de Campismo diz respeito, apresento os seguintes Decretos-Lei, que já tiveram Força de Lei e foram feitos cumprir pelas respectivas Autoridades:
- Decreto Regulamentar nº. 38/80, de 19 de Agosto;
- Decreto-Lei nº. 316/95, de 28 de Novembro;
- Decreto-Lei nº. 305/99, de 6 de Agosto;
- Decreto-Lei nº. 55/2002, de 11 de Março.
Hoje, a força da Lei é a força do mais forte, parece! Não há lei nem roque!!!
Não se respeita, não se obedece, não se faz cumprir, não se faz nada!!!
Digo e mantenho, há gerações que estão nitidamente perdidas. Onde os valores foram totalmente subvertidos, onde o respeito pelo seu próximo não existe, onde o Civismo é palavra oca, vazia de sentido, onde a liberdade deu origem a libertinagem sem rei nem roque, onde o posso, quero e mando vale mais que qualquer norma, regulamento ou mesmo Autoridade.
É no fundo este o País onde vivo, onde nasci, e onde cada vez mais me envergonho de fazer parte!
Mas continuo Teimosamente a acreditar que, um dia, quando as Autoridades começarem a intervir, sem apelo nem agravo e implacavelmente, talvez este venha a ser um País onde se possa Viver em Liberdade respeitando o seu próximo, a Lei e o Ambiente.
Talvez aí o Civismo consiga vencer a pouca vergonha que vai tomando conta da nossa Sociedade, tal “polvo” tantas vezes falado.
E termino por aqui esta já longa reflexão, este ponto de vista, esta perspectiva pessoal, sendo contudo e apenas a MINHA OPINIÃO!
Peço desculpa se não consegui sintetizar mais este longo texto, mas creio que não seria possível.
Mesmo assim, ficou muitíssimo mais para comentar, para comparar, para criticar construtivamente! Não pessoas mas ideias e projectos!
Ao meu amigo Manel, aqui deixo o meu voto de solidariedade no seu grito de alma. Não estás sozinho nesse grito, já somos pelo menos dois. Um dia, seremos muitos! Nem duvides!!!
Afinal, e já agora, onde param as Autoridades???
Um abraço e até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)
http://ohotelrolante.blogspot.com"
Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa