O que se lê na imprensa....

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor time_out » sexta jun 10, 2016 8:49 am

Câmara de Gaia quer baixar para metade preços do Parque Biológico

Com o objetivo de atrair visitantes e incentivar a utilização do parque para lazer e educação ambiental, Eduardo Vítor Rodrigues pretende baixar para metade os preços do Parque Biológico de Gaia.

O presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia (CMG) vai propor a alteração do preço do acesso ao Parque Biológico, que deverá estar concluída até ao final do mês de Junho. A proposta incide num corte de 50 por cento nos preços praticados atualmente.

Numa nota de imprensa, a autarquia sublinha que “a gestão de parques ambientais, devendo gerar alguns recursos, não pode assentar no princípio estrito do utilizador-pagador” e que a educação ambiental deve ser “uma prioridade democratizada a todos”.
Em comunicado Eduardo Vítor Rodrigues explica, ainda, que “a internalização do Parque Biológico na Câmara Municipal gerou condições de sustentabilidade que permitem assumir um esforço suplementar do município para garantir o acesso mais democrático e regular dos cidadãos ao Parque Biológico”.

O Parque Biológico de Gaia foi instalado em 1983 pela Câmara de Gaia, inicialmente com dois hectares. Hoje, com 35 hectares é uma pequena reserva de fauna e flora com mais de 40 espécies de aves selvagens e outras tantas que visitam o parque durante as migrações.

O espaço recebe por ano cerca de 100 mil visitantes, 1.400 autocaravanas e cerca de 1.500 pessoas na pousada.

O Parque Biológico de Gaia inclui um centro de recuperação de animais selvagens, encontrados feridos ou detidos ilegalmente em cativeiro e um viveiro que produz anualmente milhares de plantas, de mais de 300 espécies, destinadas ao próprio parque e aos espaços verdes públicos do concelho de Gaia.

Além disso, disponibiliza um vasto leque de atividades entre elas o ateliê de educação ambiental, visitas guiadas, equipamentos e serviços, memorial do espaço rural e zona de lazer.

Alteração dos preços
– o acesso de adultos passa de seis euros para três euros;

– o acesso de jovens passa de três euros para um euro;

– o acesso de seniores passa de três euros para um euro;

– o bilhete-família passa de 15 euros para 10 euros;

– as visitas de estudos não guiadas (escolas e infantários de Vila Nova de Gaia) passam de 1,5 euros e de um euro, respetivamente, para 50 cêntimos por pessoa em ambos os casos;

– no parque de autocaravanas, o módulo individual para uma autocaravana passa de quatro euros para sete euros e o módulo duplo para duas autocaravanas passa de seis euros para 10 euros.

in JPN UP.PT
https://jpn.up.pt/2016/06/08/parque-biologico-de-gaia-vai-ter-precos-de-acesso-pela-metade/
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1049
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor Duarte » quarta jun 15, 2016 8:58 am

Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Avatar do Utilizador
Duarte
Guru do GPS
 
Mensagens: 907
Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm
Localização: São Bartolomeu de Messines - Algarve

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor Euroviajante » quarta jun 15, 2016 12:50 pm

Autocaravanismo está a aumentar em Portugal
Por Lusa
14.06.2016
A prática do autocaravanismo está a crescer e estimam-se entre 4 a 5 mil as autocaravanas nacionais que já circulam pelas estradas do país.
José Pires ….Presidente da FPA acrescenta que a falta de planeamento está a potenciar o aparecimento de infraestruturas incompletas, que não servem os autocaravanistas, os quais têm um tratamento bem diferente na vizinha Espanha.
"Enquanto em Portugal se vive este clima de alguma hostilidade, embora existam algumas câmaras municipais e juntas de freguesia, poucas, mas boas exceções, em Espanha a situação de alguma dificuldade que existia, vai sendo alterada, com grande apoio das autarquias", aponta José Reis.


De facto há algo errado na nossa legislação, todos sabemos porque, não vou particularizar culpas, contudo sinto que andamos atrás de interesses comerciais e até de particulares que não desejam ver a atividade devidamente regulamentada por meros interesses financeiros.

Até o sinal de autocaravana nem aparece no código da estrada.

Destaco as palavras do nosso Presidente da FPA, única entidade verdadeiramente representativa dos nossos interesses, que comungo inteiramente, a falta de infraestruturas completas levam ao afastamento de Autocaravanistas em buscas de lugares onde são bem acolhidos, dispõem de lugares para estacionar em segurança com condições para sair da viatura e conviver com outros sem condicionalismos, naturalmente com um custo.
Como somos sempre os últimos, pode ser que a luz brilhe ao fundo do túnel e, este, que não seja muito comprido.
Não sou montanhista, com respeito pelo quem pratica, por isso não misturo as coisas.

Cumprimentos
Imagem
Avatar do Utilizador
Euroviajante
 
Mensagens: 1272
Registado: quinta abr 04, 2013 5:03 pm
Localização: Salvaterra de Magos/ Penha de França

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor time_out » domingo jul 03, 2016 10:49 pm

Ecoparque do Outão pronto para retirar as autocaravanas da zona ribeirinha

A primeira fase do EcoParque do Outão, que resulta da requalificação que a Câmara Municipal de Setúbal está a promover num antigo parque de campismo, foi inaugurada ontem de manhã com capacidade para o parqueamento de sessenta autocaravanas
A autarquia, que ficou, recentemente, com a concessão do Parque de Campismo do Outão, está a efetuar a renovação do espaço de forma faseada para que possa funcionar em pleno a partir do próximo ano.

O objetivo é que, no futuro, este possa vir a ser “um ecoparque de excelência e um cartão de visita da cidade para campistas e caravanistas”, referiu a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, no ato de reabertura da primeira fase do espaço.

Nesta fase, funciona entre 1 e julho e 15 de setembro, apenas com a valência de parque de autocaravanas, com um custo diário de 6 euros, que permite assegurar o estacionamento destas viaturas com segurança e qualidade, evitando o parqueamento em zonas da cidade não adequadas.



“Setúbal tem, a partir de hoje, um renovado e qualificado espaço para a prática do autocaravanismo. Com este parque, reforçamos a oferta local a um segmento da procura turística em crescimento e, em simultâneo, criamos as condições para que os autocaravanistas possam usufruir com qualidade da cidade, da serra e, claro, do nosso rio”, salientou a autarca.

Agora que já existe em Setúbal um espaço “com as condições necessárias”, todas as autocaravanas “têm de sair da zona ribeirinha”, indicou Maria das Dores Meira.

Para receber as autocaravanas nesta fase, a autarquia procedeu à limpeza do espaço, que se encontrava bastante sujo e degradado, bem como à recuperação e tratamento das zonas verdes e à reabilitação do edifício da receção.

Além de um novo design interior da receção concebido por João Maria, as fachadas foram pintadas pelo grafitter Smile, com golfinhos e outros motivos alusivos ao Sado.

A intervenção incluiu ainda a reabilitação as infraestruturas elétricas e de água e a criação de uma estação de serviço para autocaravanas e de uma rede localizada de água e esgotos com armazenamento e sistemas de recolha e transporte para uma ETAR.

Estão também a funcionar balneários em instalações provisórias, com duches e casa de banho, uma vez que o antigo edifício será totalmente requalificado, e os utilizadores dispõem ainda de máquinas de venda automáticas e de ecopontos e contentores para resíduos sólidos.

O espaço terá também segurança, para garantir, assim, neste verão, o parqueamento de autocaravanas, fase que não inclui outros serviços, como a admissão de tendas ou caravanas.

Para já, o equipamento tem capacidade para receber sessenta autocaravanas, mas quando estiver a funcionar em pleno, em 2017, prevê-se que este número duplique, a que se somam as valências a criar destinadas ao campismo, como bungalows em madeira.

A partir do próximo ano, o EcoParque do Outão terá todas as valências de campismo, caravanismo e autocaravanismo, “assumindo-se como um parque ecológico de referência, a nível nacional e internacional, com diferentes funcionalidades assentes em boas práticas de sustentabilidade”.

A criação deste equipamento enquadra-se no Plano de Desenvolvimento de Setúbal como Destino Turístico Sustentável, que conta com a colaboração do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico.

Assim, a requalificação do espaço segue os princípios da sustentabilidade definidos pelo sistema LiderA, no qual será certificado, nomeadamente quando o espaço tiver ao dispor as várias funcionalidades.

Além da recuperação das instalações sanitárias, será criada uma lavandaria e engomadoria e haverá um pequeno restaurante do lado de fora da vedação, com acesso pelo interior e exterior do parque.

O projeto integra a construção de uma estação de tratamento de águas residuais e de aproveitamento das águas das chuvas e a concessão de infraestruturas elétricas com preocupações de eficiência energética.

“O objetivo é criar um parque ecológico de referência, promovendo os valores naturais e culturais de Setúbal”, sublinhou Maria das Dores Meira.

O encargo da Câmara Municipal de Setúbal, nesta primeira fase, ultrapassou os 100 mil euros, estando previsto um investimento total na requalificação do parque de campismo do Outão de cerca de um milhão de euros.

Uma parte deste montante poderá, no entanto, ter comparticipação financeira ao abrigo de fundos comunitários, caso sejam aprovadas as candidaturas que o município vai apresentar ao Portugal 2020 para os projetos de eficiência energética e de tratamento e valorização de águas residuais e pluviais.

in Setubalnarede.pt
http://setubalnarede.pt/noticias/ecoparque-do-outao-pronto-para-retirar-as-autocaravanas-da-zona-ribeirinha-15742/
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1049
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor time_out » domingo jul 03, 2016 10:51 pm

TOMAR - ELEITOS A FAVOR DA CRIAÇÃO DE ÁREA DE SERVIÇO PARA AUTOCARAVANAS

Moção do PSD foi aprovada, por unanimidade, na sessão de 30 de junho
Os eleitos da assembleia municipal de Tomar aprovaram, por unanimidade, na reunião de 30 de junho uma moção do PSD no sentido de vir a ser criada uma área de serviço para autocaravanas. A moção mereceu a aprovação de todos os eleitos dado que não existe nenhum local na cidade reservado para o estacionamento de autocaravanas, sendo frequente ver este tipo de veículo estacionado na zona do Castelo ou até no recinto do mercado municipal. O documento começa por citar José Pires, Presidente da Federação Portuguesa de Autocaravanismo, quando este diz que "na Europa estarão em circulação perto de dois milhões de autocaravanas". A moção do PSD considera que a prática de autocaravanismo "está a crescer em Portugal, representando já um segmento considerável do turismo nacional". Por este motivo, "Tomar não pode continuar indiferente a esta oportunidade", atestam. A área de Serviço para autocaravanas - em local ainda a designar - consiste numa infra-estrutura de saneamento adaptada a autocaravanas, com condições de despejo de águas e das cassettes do WC, havendo ainda a possibilidade de ter uma zona de lavagem dos veículos.

in Cidade de Tomar
http://www.cidadetomar.pt/noticia/6729/tomar-eleitos-a-favor-da-criacao-de-area-de-servico-para-autocaravanas
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1049
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor João Morgado » segunda jul 04, 2016 12:05 am

time_out Escreveu:Ecoparque do Outão pronto para retirar as autocaravanas da zona ribeirinha

O Ecoparque até parece ter boas condições e o preço de 6 € não me parece desajustado atendendo às condições que oferece. Mas... há sempre um mas, como se deslocam os utilizadores para visitarem a cidade, dado que o Ecoparque ainda fica distante?
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4712
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor Henrique Fernandes » segunda jul 04, 2016 7:14 am

Sempre é melhor do que manter a situação atual, mas cheira-me a acantonamento forçado...
E confunde-se, mais uma vez, "campismo e caravanismo" com autocaravanismo!
Por falar nisso, há área de serviço para a manutenção das autocaravanas?
Parece-me que este parque não lida bem com o problema de fundo, pois não é aparentemente compatível com a deslocação ao centro de Setúbal. Aonde estão os transportes para o efeito?...
Assim não vamos lá...
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 539
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor cookie » segunda jul 04, 2016 7:22 am

Henrique Fernandes Escreveu:Sempre é melhor do que manter a situação atual, mas cheira-me a acantonamento forçado...
E confunde-se, mais uma vez, "campismo e caravanismo" com autocaravanismo!
Por falar nisso, há área de serviço para a manutenção das autocaravanas?
Parece-me que este parque não lida bem com o problema de fundo, pois não é aparentemente compatível com a deslocação ao centro de Setúbal. Aonde estão os transportes para o efeito?...
Assim não vamos lá...

Parece que sim, que há

http://www.distritonline.pt/inaugurada- ... -do-outao/

Alguém sabe a distância à praia? E se aceitam animais?
cookie
 
Mensagens: 1786
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor João Morgado » segunda jul 04, 2016 11:36 am

Henrique Fernandes Escreveu:Por falar nisso, há área de serviço para a manutenção das autocaravanas?

Sim, tem área de serviço, aliás já o anterior (Parque de Campismo do Outão) tinha.
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4712
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor João Morgado » segunda jul 04, 2016 11:45 am

cookie Escreveu:Alguém sabe a distância à praia? E se aceitam animais?

Companheira a distância para a Figueirinha são à vontade 3 Km e com subidas, no entanto há uma praia muito perto na zona de merendas. Nos meses de verão há também um autocarro para a Figueirinha que sai da fábrica da Secil um pouco mais à frente.
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4712
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor Euroviajante » segunda jul 04, 2016 5:32 pm

E ficar na zona do parque de campismo que foi encerrado, tem muitos inconvenientes quanto á mobilidade. Sou a favor dos parques para autocaravanas, não é de campismo, contudo estes devem dispor de transportes para praias e, neste caso, Setúbal.
A criação de locais só para despejos e abastecimento de água, embora fundamental, não garante, na minha mera opinião, a sustentabilidade do AC em Portugal. Outros países têm e estão a criar mais áreas exclusivas para AC com condições para estacionar, abrir o toldo por cadeiras para repousar etc etc.. Porque cá devemos ser diferentes?
Cumprimentos
Imagem
Avatar do Utilizador
Euroviajante
 
Mensagens: 1272
Registado: quinta abr 04, 2013 5:03 pm
Localização: Salvaterra de Magos/ Penha de França

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor Luis Nascimento » quarta jul 06, 2016 7:42 pm

"Agora que já existe em Setúbal um espaço “com as condições necessárias”, todas as autocaravanas “têm de sair da zona ribeirinha”, indicou Maria das Dores Meira."
Esta senhora está a esquecer-se que do parque do Outão a Setúbal são 5 Km. Se eu quiser ir comer um peixinho a Setúbal, "tá-se mesmo a ver" que vou ficar no Outão.
Estes gajos não se enxergam!!!
Imagem

HYMER 544
Avatar do Utilizador
Luis Nascimento
 
Mensagens: 165
Registado: sábado nov 15, 2008 12:38 am
Localização: Leiria

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor time_out » quinta jul 07, 2016 7:22 am

Luis Nascimento Escreveu:"Agora que já existe em Setúbal um espaço “com as condições necessárias”, todas as autocaravanas “têm de sair da zona ribeirinha”, indicou Maria das Dores Meira."
Esta senhora está a esquecer-se que do parque do Outão a Setúbal são 5 Km. Se eu quiser ir comer um peixinho a Setúbal, "tá-se mesmo a ver" que vou ficar no Outão.
Estes gajos não se enxergam!!!


Bom dia

Não creio que pelo facto de não poder estacionar a AC na zona ribeirinha fique impedido de comer peixe ou outra qualquer iguaria... Há alternativas!
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1049
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor João Morgado » sábado jul 09, 2016 12:47 am

Ainda sobre o Ecoparque do Outão:
João Morgado Escreveu: Mas... há sempre um mas, como se deslocam os utilizadores para visitarem a cidade, dado que o Ecoparque ainda fica distante?

Henrique Fernandes Escreveu:Por falar nisso, há área de serviço para a manutenção das autocaravanas?
Parece-me que este parque não lida bem com o problema de fundo, pois não é aparentemente compatível com a deslocação ao centro de Setúbal. Aonde estão os transportes para o efeito?...

Euroviajante Escreveu: Sou a favor dos parques para autocaravanas, não é de campismo, contudo estes devem dispor de transportes para praias e, neste caso, Setúbal.


Tendo ido hoje a Setúbal, desloquei-me até ao Ecoparque do Outão e visitei as instalações. Por aquilo que vi os meus comentários são os seguintes: o local encontra-se todo dividido em alvéolos com uma área aceitável, tem poucas sombras (o que para os estrangeiros é óptimo), a área de despejos encontrava-se em obras porque perceberam que não estava adequada para os diferentes tipos de despejos das ACs, os WCs são provisórios em contentores e ainda não têm pontos de electricidade. Para o próximo ano está prevista a abertura do restaurante e o alargamento do espaço para tendas e caravanas.
Quanto aos transportes, há uma paragem de autocarro à porta, para Setúbal e Figueirinha que passa a cada 30 minutos e cujo horário podem ver no link em baixo. O preço do bilhete é 1 €.
A grande vantagem que vejo neste espaço é ser vedado e vigiado 24 horas, podendo-se ir descansado dar uma volta sem a preocupação de ser "visitado".

http://www.tsuldotejo.pt/?page=viajar&s ... rreira=837
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4712
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor time_out » sexta ago 05, 2016 7:50 pm

Clara de Sousa “sem destino” ao volante de uma autocaravana

O mês de agosto é sinónimo de silly season, pelo que muitos aproveitam esta altura do ano para mergulhar nas férias de verão. É o caso de Clara de Sousa, jornalista da SIC, que está a percorrer a costa alentejana de autocaravana.

A pivô de 48 anos tem por hábito recorrer às redes sociais para partilhar com o público alguns momentos do seu dia dia. Ora, foi precisamente através da sua conta no Instagram que surpreendeu tudo e todos ao anunciar que ia agarrar-se ao volante e viajar “sem destino”.

Prescindindo dos hotéis de luxo e requintes a eles associados, a jornalista tem partilhado várias fotografias do por do sol da praia da Bica e das encostas e praias da Zambujeira do Mar, onde se cruzou com o festival Sudoeste. Ainda sem chegar ao fim da viagem, Clara de Sousa não tem dúvidas em afirma que – “nós temos um país do caraças”.

De passagem pelo Sudoeste. #ferias2016 #semdestino #semstress #sempressa #roadtrip #autocaravanismo #festivalmeosudoeste #zambujeiradomar

Uma foto publicada por Clara de Sousa (@claradesousaoficial) a Ago 4, 2016 às 3:42 PDT

Sunset nas Bicas #ferias2016 #semdestino #semstress #sempressa #roadlife #autocaravanismo #sunset #portugalsunset #meco #praiadasbicas

Uma foto publicada por Clara de Sousa (@claradesousaoficial) a Ago 1, 2016 às 12:39 PD

Imagem

Sem revelar com quem está a partilhar os dias de descanso, as fotografias permitem perceber que a pivô não está sozinha nesta aventura. O namorado Eduardo Militão, coordenador de grafismo na área televisiva, poderá ser o parceiro desta roadtrip, assim com os dois filhos, Manuel e Maria Penim, de 19 e 16 anos, respetivamente

O autocaravanismo parece ter conquistado o gosto de Clara de Sousa, que segue assim o exemplo de outras figuras públicas adeptas da modalidade. Um dos primeiros a manifestar a sua preferência por este estilo de viagem foi o apresentador João Manzarra, que, entre outras, aproveitou o verão de 2013 para percorrer os festivais de verão na Europa, ligando Portugal à Croácia ao volante da sua autocaravana.



in
http://www.msn.com/pt-pt/entretenimento/tv/clara-de-sousa-%E2%80%9Csem-destino%E2%80%9D-ao-volante-de-uma-autocaravana/ar-BBvi0Wq?li=BBoPWjC&ocid=mailsignoutmd
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1049
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

AnteriorPróximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes