danibeja Escreveu:[...]
Por muito que diga que a sua Autocraravana é igual a um veiculo ligeiro de passageiros, lhe digo eu : não é , e como veiculo especial tem muitos componentes e especificidades que deveriam ser reguladas, e agora até me atrevo a fazer uma Interrogação:
Será que uma Autocaravana não deveria ser Inspeccionada em duas partes?
[...]
Danibeja
Aqui está algo que acharia lógico até certo ponto. Possuindo as ACs uma instalação de gás, e tendo este os perigos que são do conhecimento geral (acho eu), concordaria até que fosse obrigatório uma inspecção à instalação de gás, tal como acontece em países "um pouco" mais evoluídos que o nosso. Com a quantidade de AC's importadas, já com alguns anos (como a minha!), e apercebendo-me o descuido que muitos têm com esta componente, talvez notícias como aquela que ardeu uma autocaravana passem a ser mais frequentes. E certamente que se um dia virem uma AC a arder junto da vossa passariam a achar lógico a obrigatoriedade dessa inspecção.
No entanto, um veículo movido a GPL, não tem qualquer inspecção específica (pelo menos não tinha quando possuía uma).
À parte do gás, não vejo lógica em mais qualquer inspecção para além da já existente inspecção "regular".
Agora no que toca a ser uma viatura especial, gostava de saber o porquê. E sem qualquer ironia. Não sou dos que forma uma ideia e mais ninguém a muda. E gostava realmente de perceber em que torna uma AC um veículo especial.
Uma ambulância, carro de bombeiros, viatura da polícia, são viaturas de
emergência , logo especiais.
Autocarros e Táxis, fazem o transporte publico de passageiros, o que os torna especiais.
Um veículo de dimensões para além das estipuladas pelo código da estrada, é um veículo especial pelas suas dimensões.
Poderão existir outros que não me ocorrem de momento.
Agora no que toca a uma autocaravana.
-É um veículo para uso particular
-É um veículo com dimensões em tudo iguais a tantos outros veículo comerciais, sejam de caixa aberta, isotérmica, etc.
-É um veículo que transporta tantos passageiros como tantos outros veículos ligeiros (carrinhas, vans, etc), o qual é igualmente obrigado a ter os respectivos sistemas de retenção quantos os lugares averbados.
-É um veículo com características habitacionais iguais ou idênticas a uma autovivenda, e pelo que percebi recentemente estes últimos enquadram-se na categoria de veículos "normais".
O que torna uma autocaravana em veículo especial?
Estou receptivo a uma explicação de alguém que possa mudar a minha ideia sobre este ponto.
Cumprimentos