por majv » quarta ago 11, 2010 9:06 am
No dia 1 de Junho, e no tópico Marrocos 2010, escrevi:
........
E o episódio é este: (não podendo de momento adiantar muito mais, por muitos e variados motivos)
Ontem á tarde, uma pessoa regressada ao trabalho após um mês de férias, em plena loja onde trabalha, em Moscavide, viu um tresloucado/toxicodependente, entrar por ali adentro e esteve cerca de 2 horas com uma faca encostada ao pescoço....
...............
Já disse atrás, não posso nem devo alongar-me muito, por isso, espero que compreendam, não vale a pena fazerem perguntas....please, ok?
........
Ora bem, volto agora, e só agora, a este tema, apesar do processo estar longe de concluido.
É bom não esquecer que estamos em Portugal, onde temos a justiça que temos, onde os tresloucados/toxicodependentes/esquizofrenicos/com sida, etc etc, têm total liberdade para continuar a andar pelas ruas a fazerem o que bem querem e lhes apeteçe, e de que é exemplo esse tal fulano de Moscavide...SIM CONTINUA A PASSEAR-SE POR LÁ, A FAZER DAS "SUAS", ANTE A PASSIVIDADE DA JUSTIÇA.
Bem, mas voltei ao assunto porquê?
Já tinha lido opiniões contraditórias sobre as licenças de uso de spray's, inclusivé aqui mesmo, neste tópico.
Na sequência da tal agressão do dia 31 de Maio, e consequente queixa crime apresentada na esquadra de Moscavide no dia 2 de Junho, quer por essa pessoa, quer pelas colegas, quer pela própria entidade patronal, e quando questionado sobre a eventualidade/necessidade de andar com um spray de defesa pessoal e respectiva licença, o agente que as atendia (e que para já apenas identifico com agente B), disse de imediato que tudo isso era ilegal e que nem havia licenças para isso....
Quando tal me foi comunicado por telemovel, até me ri, e de imediato meti mãos á obra...e para tal contei com a preciosa ajuda de 2 Companheiros nossos, que não vou referir os nomes, apenas porque não sei se seria do seu agrado.
Primeiro, e á cautela, logo nesse dia ficou garantido um spray, que apenas chegou ás mãos dela no dia 4, pois a 3 era feriado...
E logo nesse dia 4, já eu estava na Esquadra-Sede de Divisão dá área de residência (no meu caso, área de Loures, a Sede em S. João da Talha) onde me informaram de tudo o que era necessário para o pedido de licença de uso e porte de armas, classe E (spray´s de defesa pessoal, bastões e armas de munições não metálicas).
Sem ter a listagem aqui presente, posso dizer que é preciso:
-Declaração da entidade patronal, sobre a actividade que exerçe;
-Certidão do Registo criminal;
-Certificado médico de aptidão fisica e psiquica;
-Focópia do BI;
-Prova de residência (fotocopia do BI)
-1 foto tipo passe;
-Preenchimento de 3 impressos fornecidos pela PSP.
Terça-feira, 9 de Junho, ás 14h, já a documentação estava entregue, e feito o pagamento parcial.
Porquê parcial? Porque, primeiro, paga-se a entrada e analise do pedido, e só após eventual deferimento do mesmo é que nos é solicitada a 2ª parte do pagamento.
1º pagamento, no acto de entrega do pedido: 34,15€ (no qual está incluido o valor 7,00€ referente a uma certidão de ausência de condenação criminal por condução sob a influência do alcool emitida pela ANSR, e que é extraída na hora, através do sistema informático existente na esquadra)
2º pagamento, no caso de deferimento, 30,15€.
Posso dizer-vos que o pedido foi deferido a 16 de Julho, tendo a notificação do mesmo chegado a casa dia 28 e liquidado na mesma data.
Ontem, dia 10 de Julho, chegou a casa a licença...
A tal que, segundo o agente B e mais alguns da mesma esquadra, nem existia...
E agora?
Será que uma fotocopia emoldurada da referida licença e oferecida á PSP de Moscavide, ficaria bem na sua sala de troféus?
Portanto a licença existe, e, ao Companheiro Custódio Soares, o alerta de que, o que terá pago, foi para analise e eventual deferimento.
Como não recebeu o deferimento, é porque, quem analisou terá entendido que, no seu caso, não necessitaria dessa licença, ou então até poderia o processo estar incompleto ou sem fundamento.
A licença, óbviamente, não atribuida a toda a gente que a solicita, tendo sido informado em S.João da Talha, que a percentagem de deferimentos da Classe E, ronda os 7%.
Agora, e para o processo ficar completo e dentro da lei, há que ir a um armeiro, apresentar a licença, comprar um spray, e anexar a guia do mesmo á licença (tipo cartão multibanco) agora recebida.
Este assunto já está resolvido....agora faltam os outros, sendo que no meio da agressão, houve uma mão torcida, com o rebentamento da capsula articular do indicador da mão direita, seguro da entidade patronal pelo meio, e recuperação muito lenta, pois trata-se de uma lesão muito "xatinha".
AOS DOIS COMPANHEIROS QUE NOS AJUDARAM, O NOSSO MUITO OBRIGADO