Altura

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Altura

Mensagempor luis jorge » terça jul 15, 2014 10:25 am

Bom dia companheiros alguém sabe se é costume as autocaravanas pernoitarem em altura ?
luis jorge

Registado: terça jan 10, 2012 9:07 am

Re: Altura

Mensagempor romão » terça jul 15, 2014 1:14 pm

Boas, companheiro Luisjorge, estive em Altura a semana passada e pelo que vi,
não só pernoitam como também estabelecem acampamento por muitos dias.
cumprimentos
romão
romão

Registado: sábado fev 24, 2007 10:33 pm

Mensagempor jaimemgon » terça jul 15, 2014 8:00 pm

Sou do Algarve e sai todos os fins-de-semanas... No verão é sempre assim...A malta estica-se e depois...qualquer dia deixamos de poder usufruir desse local para passar a noite... :cry:
Editado pela última vez por jaimemgon em quinta jul 17, 2014 11:34 pm, num total de 1 vez.
jaimemgon
Membro Inativo

Registado: sexta mar 23, 2012 10:00 pm

Mensagempor luis jorge » quarta jul 16, 2014 8:08 am

obrigado companheiros Já agora alguém sabe se a area de serviço da manta rota sempre está fechada em agosto?
luis jorge

Registado: terça jan 10, 2012 9:07 am

Mensagempor nuno soares » quinta jul 17, 2014 9:14 pm

A área de Manta Rota fechou no dia 20 de Junho.
É pena esta área estar fechada em Agosto, no entanto temos a área de Castro Marim bem ali perto.
O parque de Altura é um bom local para pernoitar, no entanto alguns companheiros abusam um bocado...
BOAS VIAGENS

NUNO SOARES

Imagem
(Pilote G690 Aventura 3.0)
nuno soares

Registado: sábado jun 24, 2006 4:49 pm

Mensagempor Lealbino » sexta jul 18, 2014 10:58 am

:?

É mesmo só um aparte em jeito de desabafo, além de que eu só bem recentemente entrei neste universo das ACs e de muito já se ter falado acerca deste tema, mas de facto é incompreensível como parte dos autocaravanistas age/acampa nos poucos espaços onde ainda é possível pernoitar.

Será que não conseguem olhar à volta e perceber que agindo dessa forma mais cedo ou mais tarde vão perder a liberdade que ainda têm, prejudicando-se quando deixarem de poder usufruir desses espaços (por culpa própria) e prejudicando todos os outros que zelam por passar uma boa imagem das ACs?

Enfim, é como dizia, só um desabafo...

Ps: Espero ainda durar muitos anos a imagem de ver na reação na cara das pessoas de sorrirem ao ver chegar uma AC "gente cumpridora, simpáticos, quem me dera", ao invés da cara de desagrado por estarem a ver passar/chegar ACs "ocupam tudo sem respeito, pensam que é tudo deles por terem uma AC, deviam bani-los deste sitio..."
Lealbino

Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am

Mensagempor Haddock » segunda jul 21, 2014 10:02 am

Quem puder....evite Altura. É uma vergonha para o autocaravanismo responsável.
De Inverno, estrangeiros; de Verão nacionais. Toda a gente acampa desavergonhadamente perante a passividade das autoridades.
Estive recentemente presente numa reunião da autarquia com moradores de Altura onde estiveram também alguns autocaravanistas, predominantemente estrangeiros. As queixas dos moradores são aterradoras: desde indivíduos que despejam cassetes nas dunas, ao roubo de água e até electricidade das vivendas desocupadas, há de tudo.
Assim não há petição que nos valha!
Haddock on the road
"Façam o favor de ser felizes"
Haddock

Registado: terça mar 03, 2009 9:33 pm

Mensagempor Paulo MB » segunda jul 21, 2014 10:47 am

Bom dia,

Tem razão Haddock. Se as autoridades não fazem cumprir a lei, para que serve mais uma para ficar no tinteiro? E o mais grave é que o que alguns defendem agora não é mais do que retirar ainda mais direitos aos autocaravanistas.

Um abraço,
Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer CL 622 C)
Paulo MB

Registado: segunda mar 08, 2010 10:43 pm

Mensagempor Manel » terça jul 22, 2014 9:59 am

Bom Dia!

Só para dizer que o companheiro Haddock está coberto de razão! Ainda o ano passado estive ali perto de 2 semanas, com a familia (sem Autocaravana) e confirmo tudo!

Tinha esperança, mas pelos vistos a situação continua....

Eu tenho vergonha de, sequer passar por ali de AC!

Não sei se me admiro mais da porcaria, do vandalismo e falta de higiene... se da permissividade das autoridades...

Uma vergonha para uns e para outros..... para todos nós afinal!

Tristeza....!!!
Cumps
Eugenio Reis
Manel

Registado: quarta Oct 25, 2006 4:31 pm

Mensagempor jfneves » quarta jul 23, 2014 4:46 pm

Boa tarde,

Pretendo expressar a minha opinião sobre Altura, corroborando inteiramente a opinião do companheiro "Haddock" e os demais.

Haddock Escreveu:Quem puder....evite Altura. É uma vergonha para o autocaravanismo responsável.
De Inverno, estrangeiros; de Verão nacionais. Toda a gente acampa desavergonhadamente perante a passividade das autoridades.

Estive em Altura no início de Julho/2013 com o "parque" completamente lotado de ACs nacionais e estrangeiras, estas em maior número.

Deslocava-me de dois em dois dias a Castro Mrim, 8.5Km - nada de especial - para reabastecer de água e efectuar os respectivos despejos. Na minha AC tenho uma capacidade de cerca de 200L em 2 depósitos de água potável e 2 cassetes Thetford C400 (cerca de 20L/cada, uma em serviço outra suplente) para a sanita, o que me permite uma autonomia de cerca de 2/3 dias.
Creio que o custo do serviço rondava os 2€, (Euro-Relais com despejos e água potável) com a compra das respectivas fichas num departamento da Câmara Municipal próximo da AS.

No período em que lá permaneci, cerca de 6 dias, com uma temperatura rondando os 32ºC, logo muitos banhos, nunca me apercebi que qualquer AC tivesse abandonado o seu local de estacionamento para proceder à necessária manutenção.

Nunca presenciei despejos sanitários efectuados nas dunas, mas não é preciso fazer cálculos muito elaborados para se chegar à conclusão de que as ACs não dispõem de autonomia para tanto tempo. Havendo vestígios de descargas de esgoto sanitário nas dunas próximas (certamente efectuados a horas mais “convenientes” para o efeito), chega-se de imediato à conclusão de que …………………!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Quanto às águas cinzentas, existiam recipientes para recolha das mesmas debaixo das ACs, sendo o seu destino diário aquele que facilmente se deduz…………..!!!!!!!!!!!!!!!

Relativamente à necessidade de abastecimento de água potável, já o cenário era muito diferente.
A partir das dez da noite era uma procissão de pessoas com garrafões de 5L na mão, com o respectivo funil para possibilitar o enchimento dos mesmos, nos 2 ou 3 lava-pés da praia.

Em termos práticos, relativamente a esta atitude, não lhe poderemos chamar outra coisa que não seja: roubo de água vergonhoso.

Por vezes, principalmente durante a noite, sentia-se um cheiro pestilento, que não era difícil de perceber a origem do mesmo.

Inicialmente tinha programado ficar por aquelas paragens cerca de 15 dias, mas perante o cenário encontrado, acabei por levantar ferro mais cedo.

Uma certa tarde, após a chegada de Castro Marim da manutenção, estranhei ver todos os toldos, cadeiras, mesas, etc. recolhidos. Fui logo informado que a GNR tinha estado no local e não iria permitir mais, tais procedimentos. Autocaravanas estacionadas, sim, mas . . . . . . sem nada no exterior, nem mesmo as janelas projectadas para fora.
Efectivamente, só faltavam os vasos de flores à volta das ACs, para o local se assemelhar aqueles campings (ilhas) completamente lotados de caravanas residentes .

Direi como os restantes companheiros, Altura naquelas condições . . . . nem pensar…..

A este tipo de procedimentos, poderão chamarem tudo o que entenderem, mas de autocaravanismo é que nem de perto nem de longe.

No entanto, e infelizmente, é a imagem que os não autocaravanistas têm da maoir parte das pessoas que se deslocam em ACs.
Muito haverá a fazer pelos verdadeiros autocaravanistas, tendo sempre um comportamento exemplar, para que dessa forma mudem esta opinião generalizada e assim ganhem a possibilidade de poderem exigir que em certas situações as diversas autarquias não sejam tão restritivas com a prática do verdadeiro autocaravanismo.
É perfeitamente legítimo que as autoridades se queiram defender, proibindo, perante cenários tão deprimentes e indesejáveis para as suas terras, como este de Altura.

Apenas uma nota: o comportamento descrito, era rigorosamente o mesmo, quer se tratasse de estrangeiros ou nacionais, com a agravante de os estrangeiros serem em regra possuidores de ACs de valor acima da centena de milhares de euros, o que, se efectuassem a deslocação a Castro Marim para manutenção, os respectivos custos não tinham qualquer relevância face ao seu poder económico. Tenho viajado bastante por essa Europa fora e em parte alguma se observa uma situação destas.

Sou de opinião que, neste e em casos semelhantes (que infelizmente abundam por este país fora), as autoridades actuem . . . . . e com mão pesada.

Cumprimentos,

Fernando Neves
jfneves

Registado: sábado abr 10, 2010 11:55 pm

Mensagempor danibeja » quarta jul 23, 2014 5:15 pm

jfneves Escreveu:
Sou de opinião que, neste e em casos semelhantes (que infelizmente abundam por este país fora), as autoridades actuem . . . . . e com mão pesada.

Fernando Neves

Boa tarde,

Concordo com tudo o que diz, e compreendo perfeitamente a frustração de quem vê, e que não verifica qualquer tipo de comportamento, por parte de quem deveria impor a ordem e a legalidade....

Mas não é exequível, com base nos normativos legais actuais, autuar um cidadão estrangeiro, com base num decreto regulamentar camarário, não é possível notificar o interveniente........

Como é que as autoridades podem proceder em conformidade ?????

Já em relação ao Zé Povinho é totalmente legal, no entanto não acho correto autuar-se o Portuga, e não se autuar o estrangeiro....

A minha luta, para resolver este, e outros problemas do autocaravanismo, já é longa... mas sou muito novo, tenho tempo...

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor Manel » quarta jul 23, 2014 7:40 pm

danibeja Escreveu:
jfneves Escreveu:
Concordo com tudo o que diz, e compreendo perfeitamente a frustração de quem vê, e que não verifica qualquer tipo de comportamento, por parte de quem deveria impor a ordem e a legalidade....

Mas não é exequível, com base nos normativos legais actuais, autuar um cidadão estrangeiro, com base num decreto regulamentar camarário, não é possível notificar o interveniente........

Como é que as autoridades podem proceder em conformidade ?????

Danibeja

Companheiro Danibeja

Não é exequível? Não é possível notificar? ... mesmo que os Senhores estejam lá dentro?

Realmente sendo assim até percebo "a permissibilidade" das autoridades!

Estou estupefacto! Mas se o companheiro o diz.... olhe eu não sei o que dizer apenas continuo a dizer que "É uma tristeza!"

E continuo a ter vergonha!

Fiquem bem
Cumps.
Eugenio Reis
Manel

Registado: quarta Oct 25, 2006 4:31 pm

Mensagempor jaimemgon » quarta jul 23, 2014 9:17 pm

Lanço um desafio ao pessoal do CCP. Fazer um flyer com regras básicas para poder imprimir e colocar nos vidros das AC e ao mesmo tempo divulgar o fórum...
Já vis isso noutros fóruns e funciona...
jaimemgon
Membro Inativo

Registado: sexta mar 23, 2012 10:00 pm

Mensagempor Goncalves » quarta jul 23, 2014 9:24 pm

Não é possível multar os estrangeiros?

Há 3 ou 4 anos, andei por Roma, passado uns meses recebi na minha morada em Portugal (claro não tenho outra), 4 multas de estacionamento, e já com custos avultados, que tive que pagar.

Saudações autocaravanistas

Acácio Gonçalves
Goncalves
Goncalves

Registado: quarta dez 10, 2008 1:26 am

Mensagempor jfneves » quarta jul 23, 2014 11:13 pm

Boa noite companheiro Danibeja, caro colega do CAA e das bricolas,

Acredito que as suas afirmações sejam fundamentadas, quando se refere à autuação dos cidadãos estrangeiros.

Devo confessar que já fui beneficiado pela falta de homogeneização da legislação no espaço europeu, em duas multas de estacionamento, por excesso de tempo no parquímetro. Quando cheguei à AC, já o tempo tinha expirado e a respectiva multa “atempada” no parabrisas.!!!
Uma em 96 em Innsbruck – Áustria, outra em 2012 em Zagreb – Croácia. Até à data nunca “tive a oportunidade” de as pagar !!!!!! - lamento que o companheiro Gonçalves tenha tido essa oportunidade que eu não tive!!!!!!!!!
Dado ter sido em Roma, os romanos já há séculos que têm estradas construídas para a península, daí as comunicações estarem muito mais facilitadas e sobretudo agilizadas para estes fins. !!!!!! !!!!

Voltando ao assunto, creio no entanto não ser muito difícil de colocar na ordem os autores de certos comportamentos pouco cívicos, dado que, pese embora as muitas lacunas a colmatar, ainda não estamos em plena república das bananas . . . . .

E prova disso, foi o que relatei aquando da visita da GNR em Altura, que não presenciei directamente, mas verifiquei que os toldos, mesas, cadeiras, fogareiros e mais coisas que tais …, foram completamente recolhidos após a dita rusga, à excepção da abertura das janelas, que se compreende perfeitamente, uma vez que o calor era insuportável.

Quando se verifica um ajuntamento prolongado de ACs, em locais não devidamente infra-estruturados para o efeito, que é o caso concreto de Altura, deverá existir por parte das autoridades locais, principalmente dos fiscais camarários e em especial dos que estão ligados mais directamente ao ambiente (estes casos não deixam de ser um problema ambiental), uma especial fiscalização, dado que:
A concentração de muitas pessoas, implica a produção de esgotos e lixo, que deverão ser devidamente canalizados para os locais apropriados, afim de serem convenientemente tratados.
O principal problema é o despejo das cassetes, acto este, que é crime ambiental. Sendo estes dispositivos bastante pesados, não são descarregadas muito longe do local de estacionamento das ACs, logo, a área a ser vistoriada não é desmesuradamente elevada.

A fiscalização, apercebendo-se de que infracções deste tipo se estão a verificar, no meu entender, só têm duas opções pedagógicas a tomar:

1 – Reúnem - se com os presentes (não lhes consigo chamar autocaravanistas) e advertem-nos do que está a acontecer,
2 – Colocam simplesmente um pequeno e sucinto aviso na área.

Numa próxima inspecção, verificando que continuam as ilegalidades, mandam identificar e remover todos os falsos autocaravanistas, nacionais e estrangeiros e selam a zona a todas as ACs, tendo o cuidado de propagandear o motivo de tal atitude.

Se tal prática se generalizar por todo o lado, vai verificar que haverá uma maior sensibilidade e uma consciencialização mais crítica de todos os verdadeiros autocaravanistas, que têm a obrigação de denunciarem tais práticas sempre que as presenciarem.

Sou de opinião de que uma AC seja completamente equiparada a uma viatura ligeira, quando estacionada num qualquer parque dentro dos limites marcados no pavimento ou em qualquer lugar aprazível, desde que não abra toldos ou coloque equipamentos no exterior, independentemente de as pessoas que estejam no seu interior durmam, cozinhem ou façam as suas refeições. Isto em locais de grande concentração de pessoas, tais como, cidades, praias, montanhas com pistas de neve, etc.
Já em locais isolados, ou praias fora das épocas balneares, onde se concentrem cerca de meia dúzia de ACs, não vejo qualquer inconveniente para que se abram toldos, coloquem mesas e cadeiras ou mesmo se usem os fogareiros, tendo o devido cuidado, como é óbvio, de deixar o local rigorosamente como o encontrou ou ainda mais limpo.
Isto não é mais do que o verdadeiro espírito autocaravanista.

Sabendo que exerce uma actividade profissional específica, gostaria que se pronunciasse, caso o entenda, acerca das seguintes duas questões que passo a colocar:

1 – Qual é a actuação legal das autoridades no caso de uma viatura parquear fora da marcação do pavimento, quer por incúria, quer pelo facto das dimensões da viatura excederem os limites da marcação?
2- Normalmente as ACs têm uma dimensão elevada desde o eixo traseiro até à sua retaguarda. No caso de um estacionamento perpendicular ao passeio, uma AC que encoste o rodado traseiro à guia do passeio e ocupe todo o passeio com a sua traseira, impedindo deste modo a circulação dos peões, poderá ser legalmente sancionada?

As duas situações apresentadas, são extremamente frequentes , revelando acima de tudo uma falta de civismo a toda a prova.

Com um abraço,

Fernando Neves
jfneves

Registado: sábado abr 10, 2010 11:55 pm

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes