danibeja Escreveu:Bom dia FJ2011,
Os frigorificos de absorção que tive e tenho quando ligados a 12V o termostato não funciona, pois só têm um fio ligado (onde faz a interrupção) e esse fio pertence ao circuito 220V.
Desconheço o seu frigorifico, mas o meu actual, quando ligo a 12V, noto logo os níveis das baterias a baixar para os 13,10V, poderia não parecer estranho, mas é, porque o meu frigorífico só funciona com o motor a trabalhar, isto só para fazer entender o consumo extremo que o mesmo faz....
No entanto gostava de dar o meu contributo para a sua experiência, eu no seu lugar em vez de um interruptor por tempo, colocava um termostato de frigorífico, igual aos que temos em casa, basta ligar lá o fio negativo de alimentação 12V, e desta forma os alimentos não sofrem alterações drásticas de temperatura, mantendo melhor as suas propriedades....
Grande abraço,
Danibeja
danibeja Escreveu:Bom dia,
Se conseguir retirar o termostato do frigorífico sem estragar....
consegui
Por dentro do frigorífico tem umas tampas redondas nas laterais, retire as tampas e desaperte os parafusos, em principio são 4, retire as grelhas do lado de fora e veja se tem abraçadeiras de nylon a apertar fios que impeçam que empurre o frigorífico para dentro da AC...
Tirei as tampas, mas ainda não desapertei os parafusos.
Passo então a explicar o que era para escrever hoje à tarde:
ontem ao retirar a grelha superior onde tenho os ventiladores, observei que existia uma proteção com uma "chapa", tipo plastico rijo, que está com uma inclinação de +/- 45º , esta com a força dos vários cabos/fios é forçada a encostar à parte de cima do frigorifico, ao principio parecia que estava presa... penso que a função dela será a de evitar a entrada do vento e frio para o interior da célula.
A partir do exterior da autocaravana, através do buraco da Grelha superior, fiz pressão levantado a chapa e com uma lanterna vi tudo o que está por cima e até ao painel frontal do frigorifico onde se encontram os comandos um de cada lado. Um botão de rodar para controlar a temperatura e ao mesmo tempo com uma 2ª função, carregando dá "isqueiro p'ró gás" e um outro botão do lado oposto, que é o selector das 4 funcionalidades: ligado/desligado, 220v, 12v e Gás.
Mais perto da trazeira, do lado direito, lá está o buraco onde entra o respectivo "arame" que liga ao termostato
Com calma e devagar vá empurrando o frigorífico, tendo sempre em atenção que nenhum dos componentes pode estar em esforço, e caso necessário desaperte também o tubo do gás ( que espero que previamente tenha desligado na botija).
ok, tudo desligado, sempre!
Com o frigorífico com a metade da sua profundidade para dentro da AC vai verificar em cima o termostato do circuito 220V, e basta passar no mesmo orifício o sensor de temperatura do termostato...
ora aqui é que está o problema ou então quiçá a solução
- para chegar ao tal buraco onde entra o "arame" do termostato de 220v , pelas minhas contas teria que retirar o frigorífico na totalidade, Entretanto, depois do jantar tive a tentar arranjar uma outra solução e julgo que com um pouco de sorte e alguma (muita) paciência talvez consiga enfiar o arame do "novo" termostato que desmontei do frig do serviço.
Este "arame" tem cerca de 1,20m e é isolado com plástico (tipo fio de electricidade) torna-se mais flexivel, só a ponta cerca de 30cm está a descoberto e está chumbada na parte final . Enquanto o arame que está montado na autocarvana é mais rigido e não tem qualquer plastico em volta, mais parece um arame dos fardos de palha
Em cima também terá uma barra de junção, onde ligam fios de 12V e 220V, nessa barra de junção verifique quais os fios que levam energia 12V e aí retire um deles e ligue no termostato, e do outro lado do termostato faça uma ligação para o local de onde tirou o fio....
esta é para mim a parte mais fácil, pois já antes tinha montada uma caixa onde interrompo a corrente que vem da bateria do motor e ligo a corrente das baterias da célula, o problema neste momento vai ser mesmo tentar passar o "arame" do termostato para o interior do frigorifico.... mas já tenho em mente uma 2ª hipotese, caso não consiga enfiar o arame ao lado do outro, mas depois digo para saber da sua opinião
Espero que lhe seja útil.....
não Foi útil, FOI SIM, MUITO ÚTIL, OBRIGADO
Grande abraço,
Abraço
Danibeja
fj2011 Escreveu:
{...]
Ora o que estava a pensar assim muito, muito por alto seria: no caso de não conseguir passar o arame ao lado do outro já existente de 220v , será que resultaria se enfiasse o arame através desse tubo até ao interior do frigorifico???
{...]
rmsnegrao Escreveu:fj2011 Escreveu:
{...]
Ora o que estava a pensar assim muito, muito por alto seria: no caso de não conseguir passar o arame ao lado do outro já existente de 220v , será que resultaria se enfiasse o arame através desse tubo até ao interior do frigorifico???
{...]
Uma pergunta de quem não percebe nada de frio: então e fazer um buraco num sítio estratégico do frigorífico para passar o dito arame e depois tapar com silicone ou algo parecido? Ou é algo impensável de se fazer?
Abraço,
RN
fj2011 Escreveu:
[...]
Hoje estive a testar o termostato e nada deu, talvez este termostato só deve dar para funcionar ligado a 220 V será??
fj2011 Escreveu:rmsnegrao Escreveu:fj2011 Escreveu:
{...]
Ora o que estava a pensar assim muito, muito por alto seria: no caso de não conseguir passar o arame ao lado do outro já existente de 220v , será que resultaria se enfiasse o arame através desse tubo até ao interior do frigorifico???
{...]
Uma pergunta de quem não percebe nada de frio: então e fazer um buraco num sítio estratégico do frigorífico para passar o dito arame e depois tapar com silicone ou algo parecido? Ou é algo impensável de se fazer?
Abraço,
RN
Pois, poderia ser uma hipotese, mas talvez a ultima das ultimas, já que não há muito espaço disponível para utilizar uma ferramenta para fazer esse buraco no sitio apropriado sem mexer no frigorifico.
Hoje estive a testar o termostato e nada deu, talvez este termostato só deve dar para funcionar ligado a 220 V será??
fj2011 Escreveu:Rula Escreveu:Comp. Fj2011, acho que você tem uma resistência 12v "TUNNING". Com a potência que ela dá..... he he he.
Boas Ruladas
Pois, pois!
quando o tempo aquecer um pouco mais , espero que seja para breve, vou fazer uma pequena alteração para tirar um melhor aproveitamento do frigorifico a trabalhar a 12V , depois anuncio aqui os valores registados, estou convencido que vou conseguir baixar ainda mais a temperatura (anunciada) tanto do congelador como do frigorífico, mas não chegará a ser "TUNNING" como diz o "Rula" mas será quase....
Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 19 visitantes