PRÓS E CONTRAS - SINALÉTICA/LEGISLAÇÃO AUTOCARAVANISTA

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

PRÓS E CONTRAS - SINALÉTICA/LEGISLAÇÃO AUTOCARAVANISTA

Mensagempor josegon_calves » terça mar 22, 2011 1:31 pm

Prós e Contras – Sinalética/Legislação Autocaravanista

Bom dia Companheiros e Companheiras,

Com a abertura deste tópico, polémico quanto baste, fraccionário, pretendo apenas procurar respostas, para questões concretas, relativas a dúvidas quanto ao posicionamento e à forma de actuação perante uma eventual Legislação específica para o Autocaravanismo e respectiva sinalética.

E começo por lançar uma questão muito concreta, que ocorre no litoral algarvio, concretamente em Portimão, Praia da Rocha.

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Perante uma sinalização existente, Legal, que proíbe o estacionamento nas Arribas da praia, prevendo coimas efectivas, questiono:

Será uma eventual Legislação, específica para o Autocaravanismo, a solução para o problema?

Será a criação de uma Sinalética, específica para o Autocaravanismo, o remédio para por cobro ao desrespeito comprovado?

Ou procurar-se-á apenas punir e perseguir toda e qualquer viatura que seja apenas uma Autocaravana?

E as restantes viaturas? Far-se-á também para elas uma Legislação especial para pôr cobro a violações do direito e dos deveres?

São questões, apenas simples questões de pormenor, das quais tenho obviamente a minha leitura e a minha análise crítica, mas que gostaria de as lançar aqui para que possamos debater abertamente e sem limitações de visões previamente orientadas para determinados fins e objectivos.

Está aberto o debate, se a moderação entender que deve permitir esta abordagem aqui, no Fórum do CampingCarPortugal, o Fórum que representa muito do Autocaravanismo em Portugal.

A todos, um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
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Re: PRÓS E CONTRAS - SINALÉTICA/LEGISLAÇÃO AUTOCARAVANISTA

Mensagempor forum_admin » terça mar 22, 2011 3:37 pm

Boa tarde a todos,

Repetimos aqui o que já dissemos noutro tópico:

A criação deste forum teve a pretensão de se disponibilizar um espaço onde pudesse haver uma troca de ideias sobre autocaravanismo, de uma forma isenta, construtiva e enriquecedora para todos os intervenientes.

Sempre se pretendeu a discussão de ideias e não de pessoas, pelo que as questões pessoais não devem ser alvo de diálogo público.


Logicamente, o tema agora lançado é interessante e enquadra-se naqueles que se pretende ver esclarecido e discutido aqui neste fórum.

O que a moderação dispensa é este tipo de comentários colocados logo à partida, os quais em nada contribuem para o debate de ideias e para se chegar a um consenso. Trata-se de um exemplo, e, infelizmente, ultimamente tem sido recorrente este tipo de indirectas colocadas por vários membros, não sendo portanto um exclusivo de ninguém:

josegon_calves Escreveu:
Com a abertura deste tópico, polémico quanto baste, fraccionário, pretendo apenas procurar respostas, para questões concretas, …


debater abertamente e sem limitações de visões previamente orientadas para determinados fins e objectivos.



E em relação a
josegon_calves Escreveu:
se a moderação entender que deve permitir esta abordagem aqui, no Fórum do CampingCarPortugal



A moderação considera que este e outros temas não só devem como é importantes que sejam discutidos aqui, caso contrário toma as acções que considerar necessárias para garantir o saudável funcionamento do fórum.
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PRÓS E CONTRAS - SINALÉTICA/LEGISLAÇÃO AUTOCARAVANISTA

Mensagempor josegon_calves » terça mar 22, 2011 7:00 pm

Boa tarde Companheiros e Companheiras,
Boa tarde Companheiros que formam a Equipe de Moderação,

Ponderei bastante se abriria ou não um tópico relativo aos Prós e Contras de uma possível nova Legislação.

A minha posição é por demais conhecida publicamente pelo que corria o risco de ser tendenciosa logo à partida, como o admito que o é!

Contudo, entendo que, tal como eu, que vejo numa nova Legislação específica para o Autocaravanismo uma ameaça à Liberdade de Escolha e o limitar as escolhas a determinados pontos pré estabelecidos, admito que possa haver algum benefício se forem acautelados determinados parâmetros.

Daí ter chamado ao Tópico em questão o Prós e o Contra.

Espero que todos os que possuam argumentos válidos e dúvidas fundamentadas aqui possam contribuir para o máximo divisor comum.

Não apontarei "baterias" a este ou àquele objectivo, não é esse o objectivo!

Mas tenho uma série de dúvidas que estou a estruturar com fotos para uma melhor análise crítica!

Não são apenas as minhas dúvidas!

Espero pelas dúvidas dos restantes Companheiros e Companheiras.

Espero também a argumentação credível e cabal da parte de quem possa entender que o Caminho a seguir é esse.

Quem sabe se da discussão, que já leva mais de... 5 anos(??), consigamos finalmente encontrar algo que possa contribuir para algo de positivo para o Autocaravanismo!

Não quero com esta iniciativa tomar a vanguarda de fazer e acontecer. Não!

Aos Clubes, sejam eles quais forem, caberá aproveitarem o "sumo" que da discussão possa ser interessante de aproveitar para iniciativas politicas e legislativas sempre, a Favor do Autocaravanismo Itinerante.

Aguardo a participação de todos.

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
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Mensagempor Henrique Fernandes » terça mar 22, 2011 8:02 pm

Companheiros:

O CGA pugna e pugnará, sempre, por sinalética e legislação dedicadas ao autocaravanismo, nos seguintes pressupostos:

- que a mesma tenha, para as autocaravanas, geralmente apenas carácter informativo.
- que a mesma nunca colida ou se sobreponha ao Código da Estrada, uma vez que este (felizmente...) não discrimina negativamente as autocaravanas em relação a outros veículos do mesmo gabarito.
- que nas situações em que a sinalética venha eventualmente a impor algum tipo de "restrição", a mesma seja dirigida a outro tipo de veículos, orientando-se desta forma para a "protecção/discriminação positiva" das autocaravanas (por exemplo, criação de espaços de estacionamento exclusivos para autocaravanas, com respeito pelos ângulos de viragem e áreas de projecção vertical dos veículos, sem prejuízo de as mesmas poderem depois, fora desses espaços "protegidos", concorrer em condições de igualdade ao estacionamento com outros veículos do mesmo gabarito).

Talvez o exemplo mais facilmente apreensível seja o da necessidade de os sinais de trânsito que vierem a assinalar a existência e localização de uma área (ou estação) de serviço para reabastecimento de autocaravanas deverem ter a força legal para proibir outros veículos de estacionarem ou pararem naquele espaço. Creio que actualmente não existe uma forma de autuar legalmente quem o faça, o que "desprotege" os autocaravanistas...
O exemplo que me ocorre de imediato é o da área de serviço de Galitos, onde já encontrei camiões TIR abancados em cima da plataforma de reabastecimento, sem que as autoridades intervenham.

Considera ainda o CGA que se nada for feito relativamente a esta matéria, arriscamos a sujeição ao livre arbítrio dos "fazedores de leis" de cada terreola, com prejuízo garantido para os legítimos direitos dos autocaravanistas.
Este receio decorre, na nossa opinião, do óbvio e progressivo desajustamento da legislação existente a uma nova realidade, a do autocaravanismo itinerante.
Com efeito, o país não dispõe de uma organização do território e de infraestruturas pensadas para em muitos locais acomodar razoavelmente veículos do tipo das autocaravanas ou outros do mesmo gabarito ou dimensões. Do mesmo problema se queixam, aliás, os condutores de camiões TIR ou de autocarrros de porte médio ou grande, em muitas zonas urbanas (de que é exemplo a cidade da Guarda, com sistemáticos e arrastados conflitos entre os respectivos motoristas, sem alternativas, e os residentes de bairros ou urbanizações bem identificadas).
Henrique Fernandes
 
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Mensagempor António Esteves » terça mar 22, 2011 8:42 pm

O que o Companheiro Josegon_calves não deixa de ser extremamente pertinente.
Claro que estamos todos de acordo com a necessidade de se proibirem todos os tipos de abusos feitos por autocaravanistas e não só, seja em dunas, arribas ou parque de estacionamento.
Mas a questão é: Será que ao instituirmos sinalização proibitiva especifica para as autocaravanas alguém assegura que os abusos serão eliminados? Ou seja, não continuarão os outros veículos que não autocaravanas ou carrinhas com função de dormitório a estacionar nesses locais e a cometer os abusos que foram proibidos às autocaravanas?
Então porquê descriminar, ou a autocaravana não é um veículo motorizado como outro qualquer? Se proibem uns os outros já podem ficar? Na minha opinião não.
Espero ter dado um contributo para esta discussão que no meu ponto de vista deve ser aberto a todas as opiniões.
Um abraço e votos de boas viagens
António Esteves
 
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Mensagempor Mcas » quarta mar 23, 2011 12:59 am

Vivam!
A moderação já pôs os pontos nos ii, no entanto e por princípio, face ao escrito, devo fazer uma declaração de interesses: não represento ninguém que não eu; sou flexível nas ideias, isto é, defendo um ponto de vista e não um dogma; discuto ideias e não pessoas.
Indo ao assunto: as imagens falam por si. Infelizmente são situações que se (re)vêm de norte a sul do país. Não me admirava ver ali um camião de 40t. e, na circunstância, com os mesmos "direitos" embora em contravenção. Também não tenho dúvidas quanto à sinalização exposta: clara, fundamentada num decreto da República e com as sanções bem à vista. Só prevarica quem quer.
Como autocaravanista, sim, acho que devia haver legislação que, não sendo específica, devia contemplar as singularidades das ACs. Não sendo este um veículo dito “normal” pela altura, comprimento e largura, o gabarito, acrescentado pelo fim a que se destina, porque não haver algumas particularidades na lei? O que se pretende é tão só uma discriminação positiva.
Entendo que terá (e tem, é o Código da Estrada) que haver uma legislação geral que estabeleça princípios, regras e sanções; que defina, normatize e estabeleça as penalizações em que incorrem os prevaricadores.
A Sociedade é normativa, cria regras que têm como objectivo ordenar, no caso do AC, o uso de domínios de vários tipos: marítimo, municipal, público, ambiental, privado e outros. E, quer queiramos quer não, têm a legitimidade de impor as suas regras nos seus domínios. É assim em nossas casas e propriedades, nos limites do razoável.
Tenho por certo que muita legislação preventiva (para não dizer proibitiva) deriva do uso abusivo e continuado por parte de ACs dos domínios referidos. São esses que predispõem os legisladores locais (autarquias e instituições) e nacionais (a AR e o Governo) a tomar as medidas que conhecemos.
Luis XIV dizia que o Estado era ele (L’État c’est moi!) por direito divino, alguns ACs também dizem que Autocaravanismo é quando e onde quiserem…por direito próprio, outorgado por quem, pergunto eu.
Por mim, se não há sinalética nem legislação contrárias, dentro dos limites das “regras de ouro”, estaciono e pernoito, em itinerância e sem me deter mais do que o razoável. Para passar temporadas e estadas, uso outras instalações.
É evidente que, como AC, pretendo não ser discriminado: se há parques de estacionamento para carros, autocarros e outros, porque não para ACs? E, preferencialmente, numa área reservada nos parques onde as condições de viragem e parqueamento assim o permitam. Também pretendo que se criem condições para as operações de manutenção da AC, a pagar ou não, dependendo da generosidade do município. E nada me repugna que sejam os privados a fazê-lo e que me cobrem por isso. Quando comprei a “Juliette” sabia no que me metia…
Por cada autocaravana vendida, o vendedor devia entregar documentação sobre regras básicas de conduta dos ACs e talvez um pequeno dossiê que contemplasse a pouca legislação vigente. Sem grandes custos, penso. Assim, ninguém argumentaria como desconhecimento da lei. Porque, estou em crer, só com informação e “ensino” é que teremos ACs responsáveis e cumpridores. Para os outros, existiria o lado punitivo da lei… e sem hesitações.
Assim, teremos que andar sempre a “correr atrás do prejuízo” ou seja, depois da legislação ter saído, na sequência do que escrevi acima, ou da que está em discussão pública, ir ter com as autarquias e instituições públicas e explicar, sensibilizar, convencer, argumentar, tudo aquilo que sabemos sobre vantagens, mais valias e outros do “fenómeno” do AC., é redobrado esforço que seria desnecessário.
Resumindo: legislação e sinalética enquadrada e não discriminativa, sim. Legislação que defina claramente conceitos, regras e sanções, sim. Aplicação da lei, sim. Informação e formação de autocaravanistas responsáveis por vendedores ou outros, sim. Alargamento das estruturas de apoio ao AC por autarquias ou privados, sim. Discriminação e perseguição por ignorância e má vontade, não. Autocampismo, não.

PS. A área de serviço dos Galitos é quase ocupada aos fins-de-semana por uma empresa de transporte de combustíveis, a T**, que “cola” três autotanques à AS, sem impedir os serviços, mas dificultando as manobras de viragem e aproximação. Pior vai ser nos fins-de-semana enquanto houver Feira de Março (25 de Março/25 de Abril) onde os condutores de ligeiros, esses sim, estacionam em cima da AS, impedindo qualquer operação. A evitar portanto nestes dias…ou chamar a PSP e o reboque, que é atitude mais correcta.
Cumprimentos a todos.
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Mensagempor josegon_calves » quarta mar 23, 2011 7:45 am

Prós e Contras – Sinalética/Legislação Autocaravanista 2

Bom dia Companheiros e Companheiras,

Imagem

Na foto que apresento surgem cinco viaturas ligeiras de igual gabarito em termos de comprimento, largura e altura.

Uma Autocaravana, homologada para o efeito; uma viatura que aparenta ser um furgão adaptado para autocaravana ou até mesmo uma autocaravana homologada; duas viaturas ligeiras de mercadorias, vulgarmente conhecidas por furgão; uma viatura ligeira mista (mercadorias e passageiros).

As 5 viaturas suponhamos que estariam num normal Parque de Estacionamento de Ligeiros, normalmente “esquartejados” para lugares de 2,25m x 5,00m.

As questões que quero colocar são as seguintes:

Uma nova Legislação, específica para o Autocaravanismo, actuaria como perante a “ocupação” para além dos limites da viatura?

Até à data algum autocaravanista foi autuado apenas por exceder o lugar de estacionamento delimitado no pavimento?

A nova Legislação, específica para o Autocaravanismo, actuaria também perante as restantes três viaturas que também supostamente ultrapassariam as delimitações?

Far-se-á Legislação específica, ou ir-se-á regular a Legislação actual, para que esta inclua estas “ilegalidades” de ultrapassar os limites delimitados no pavimento?

Convém referir que muitas das viaturas ligeiras de passageiros, normalmente reconhecidas por vulgares carros, ultrapassam os 5,00m de comprimento pelo que ocupam, nolmalmente, mais do que "um lugar normal" de estacionamento.

Serão também incluidas numa Legislação especial para o efeito?

Ir-se-á, caso a caso, proceder à emissão de Legislação ao sabor das necessidades e interesses de cada situação específica?

São mais uma série de questões levantadas, que requerem cuidado especial do eventual Legislador, dado que não deve haver Legislação a pedido mas sim generalista.

Isto, sou eu a pensar, dado que não disponho de conhecimentos políticos e legislativos sobre a matéria.

Aos autocaravanistas o direito de opinar sobre o assunto, aos Clubes o direito de diligênciar sobre a matéria, ao Poder Executivo e Legislativo o direito de executar segundo pareceres fundamentados de quem de direito.

Agradeço desde já a participação activa do Clube Gardingo de Autocaravanas, sinal de que existem Clubes que representam o Autocaravanismo e se interessam pela matéria em análise e reflexão independentemente do local onde a matéria é debatida sériamente.

No meu entender, deveriam haver mais Clubes a intervir activamente, neste e noutros Fóruns de Autocaravanismo, no sentido de TODOS chegarem a uma Plataforma de Entendimento e assim defenderem os interesses efectivos dos Autocaravanistas e do Autocaravanismo em Portugal.

A todos, um abraço,
Até sempre,
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Mensagempor cookie » quarta mar 23, 2011 9:26 am

o que dizer mais?

concordo em pleno com o companheiro henrique fernandes e partilho, também em pleno, dos receios do companheiro josegon_calves. é que já só nos falta ver "um porco a andar de bicicleta".
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Mensagempor alexandrechora » quarta mar 23, 2011 12:15 pm

Boas a todos

Efectivamente, existem diferenças insignificantes entre como os companheiros que já postaram veêm o autocaravanismo, o que quer dizer que o consenso alargado está muito proximo, e digo consenso alargado, porque praticamente com todos os ACs que falei até á data sobre este assunto revêm-se nesta forma de estar e agir, incluindo a minha pessoa.
As pequenas diferenças não residem no conteudo, apenas na forma, como cada um assimila esta questão. E em parte, tal como eu, isto tal como o titulo do tópico indica, tenho alguns receios, na forma como se vai usar esta sinalética, a descriminação vai existir, talvez e eu não acredito umas vezes pela positiva outras pela negativa. Espero que o saldo seja positivo para os autocaravanistas itinerantes....

Esta questão é um "pau de dois bicos", tal como diz o velho ditado português.

A diferença entre uma Ac e um automovel, apenas está nas dimensões, ambos são ligeiros e ambos pagam os respectivos impostos, assim como ambos tem de respeitar o mesmo codigo da estrada.
Isto para dizer que são apenas as dimensões, mas isto apenas se verifica na Europa, porque nos Estados Unidos, um carro Ligeiro tipicamente americano, a diferença de dimensões é minima, arrisco a dizer que existem veiculos ligeiros americanos com maiores dimensões do que algumas ACs em Portugal. Perante esta comparação, associamos facilmente que os parques de estacionamento nos USA têm outras dimensões de lugar individual de estacionamento, e neste caso, qual é a diferença de uma autocaravana que esteja lá estacionada? na minha modesta opinião nenhuma.
Então porque razão na Europa seria diferente, apenas porque os lugares de estacionamento são muito mais pequenos, ao ponto de em alguns lugares de eu optar por não estacionar o meu carro, para não acrescentar á colecção de mossas e riscos nas laterais do meu carro. O problema qual será então?

Vão colocar também sinalética a autorizar apenas o estacionamento de Smarts... em determinados parques. Esta será sem duvida a via mais facil limitar e penalizar os supostos infractores... criar condições estruturais é que é deveras é mais dificil..... será que a nova sinalética vai ajudar a resolver ou vai complicar mais? na minha opinião,... um pouco dos dois anteriores.

A pergunta que surge é então se sinto necessidade da nova sinalética, a minha resposta é, se for para ser normalizada e aplicada com regras equitativas desde Vila Real de Santo António a Caminha, é sim, se for para ser aplicada em função das diversas capelinhas, sem qualquer critério normalizado é o meu redondo não.

Se for para penalizar os companheiros prevaricadores, em autocampismo, a resposta é sim, se for para limitar o acesso ás ACs em todas as outras situações (estacionamento, pernoita), a minha resposta é redondamente que não.

Irá ser necessário para colocar em pratica esta nova sinalética, critérios normalizados e explicitos, se assim não for, tenho a certeza que todos autocaravanistas responsáveis ou não. Seremos todos prejudicados.
Lamento mas com toda a frontalidade é isto que penso, tendo em consideração as estratégias e movimentações satélites desta fileira.

Cumps

Alexandre
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Mensagempor Manel » quarta mar 23, 2011 12:42 pm

Boa tarde companheiras e companheiros.

Confesso a minha ignorância e a minha dificuldade para "abarcar" todos os prós e contras.

Assim sendo, quero seguir o principio de "dividir um problema grande em vários pequenos" para que um a um se possam resolver todos.

Deste modo vou a abordar aqui um "pequeno" problema", através de uma pequena história:

ESTACINAR / PERNOITAR:

Assim:
O Manel (eu) e o José (meu vizinho) vendedor de sapatos em mercados e
feiras, vão os 2 até à Localidade X.

A intenção do Manel era visitar um amigo e depois seguir com sua AC para outras paragens.

A finalidade do José era estacionar o seu Furgão e aguardar umas horas até o mercado se iniciar.

Estacionaram os dois lado a lado num Parque de estacionamento, que à entrada tinha as nossa conhecidas placas:
PROIBIDA O ESTACIONAMENTO DE AUTOCARAVANAS no período das 00H00 às 08H.00.

O Manel demorou-se em casa do amigo e ... a conversa estava boa... acabou por passar lá a noite.

O José estacionou o seu Furgão dormitou até de madrugada à espera que o mercado abrisse.

Quando o Manel chegou de manhã tinha no pára-brisas o tal papelinho de multa (ou cóima, sei lá o que é...).

Quanto ao José estava sem problemas a descarregar a mercadoria.

Moral da História:
O Manel que nem ficou na Ac ... foi multado!
O José que até dormiu no Furgão, não teve qualquer problema!

Para mim é claro:
A legislação que permite ter lá aquelas placas e consequente multa está CLARAMENTE A MAIS"! ou... MAL FEITA!

Admito que haverão outros casos em a legislação ESTÁ CLARAMENTE A MENOS!

Venham os exemplos (de preferência um a um) para os podermos debater, livremente sem preconceitos e sem processos de intenção.

Só mais um pormenor:
A AC do Manel estava estacionada ou "pernoitada"?
Ou...
estava estacionada só atè às 00H000 e depois mudou de estatuto até às 08H00?

Há alguma lei que defina o que é Estacionar e Pernoitar?

Cordiais Saudações
Eugénio Reis
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Mensagempor Paulo » quarta mar 23, 2011 2:29 pm

Boa tarde,

Esta questão é bastante interessante e sob uma perspectiva ou outra tem sido discutida aqui ao longo ds anos. Neste momento não me vou alongar na minha modesta opinião, mas acho importante clarificar a questão que o Manel coloca.

Só mais um pormenor:
A AC do Manel estava estacionada ou "pernoitada"?
Ou...
estava estacionada só atè às 00H000 e depois mudou de estatuto até às 08H00?

Há alguma lei que defina o que é Estacionar e Pernoitar?



A diferença entre estacionar e acampar e os seus limites e fronteiras não têm um esclarecimento directo ao nível da legislação.

Por outro lado, vindo de alguns jornalistas ou outras fontes menos esclarecidas, é corrente ler/ouvir algo como "estavam autocaravanas acampadas...".

Ora bem, entendo que:
:arrow: Quem acampa/pernoita são os utilizadores da autocaravana e não esta.

:arrow: A AC, poderá estar mal estacionada, ou noutro tipo de situação que contrarie o Código da Estrada, mas nunca acampada.

:arrow: O veículo em si será sempre coberto pelo Código a Estrada e os utilizadores, devido à utilização que dão à AC, é que poderão contrariar uma directiva legal existente ou uma nova que venha a ser criada.

Abraço,
Editado pela última vez por Paulo em quarta mar 23, 2011 4:33 pm, num total de 1 vez.
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Mensagempor pressler » quarta mar 23, 2011 2:49 pm

Boa tarde companheiros,

Agora imagine o inverso...Por 2 minutos seja positivo e pense que não é o pintainho "calimero" a quem acontece tudo de mau...
Os 2 vizinhos saem de casa exactamente com o mesmo destino, só que ao chegarem ao parque a meio da tarde encontram o sinal de P e por baixo a placa informativa :
proibido estacionamento ligeiros excepto autocaravanas entre as 0.00 e as 8.00.

Quem vai a casa dos amigos é o José e fica pelo sofá porque bebeu uns copitos amais!
O Manuel jantou na AC, viu televisão e foi para a sua caminha dormir descansado.

De manhã o José tem lá 1 envelope, fica fulo e cheio de inveja do autocaravanista... :wink:

Também podemos pôr outra situação muito simples mas injusta e que muita gente não tem conhecimento, apesar de não ter nada a ver com sinaletica :
Saio de casa com o meu carro apanho a A1 com destino ao Porto. Tiro o ticket na portagem e guardo.
A meio do caminho dá-me a soneira e páro numa estação de serviço para dormir. Tou tão, mas tão cansada que durmo mais de 6horas.
De manhã sigo viagem e quando chego ao Porto a funcionária cobra-me duas vezes o valor das Portagens entre Lisboa e o Porto. O quê??? :shock:
já é caro uma vez, agora 2???? :evil:
A funcionária informa-me que tinha "x" horas para fazer o percurso e como o excedi tenho que ser penalizada. Pergunto-lhe : Então a Prevenção Rodoviaria Portuguesa não está sempre a dizer para pararmos e dormirmos quando estamos cansados???
Ela responde-me que sim! Mas que eu só me safaria da multa se tivesse um dispositivo "via verde". Imagine-se!!! Se eu tivesse um daqueles aparelhinhos colado no párabrisas e pagasse por ele já podia dormir á vontade.... :cry:
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Prós e Contras – Sinalética/Legislação Autocaravanista

Mensagempor Paulo MB » quarta mar 23, 2011 4:36 pm

Caro José Gonçalves,

Na generalidade estou de acordo com as suas posições. Não irei acrescentar mais letras ao que tem sido escrito por si.
Mas gostaria de chamar a atenção para a foto que aqui nos apresenta:
trata-se de uma área não marcada junto à Igreja de Caxinas (Vila do Conde) e que nada tem a ver com a placa de parque que a mesma foto nos mostra.
No parque assinalado, embora nada esteja dito, é proíbido ficar lá durante a noite. Eu já lá fiquei e colocaram-me um papelinho no para-brisas a informar que a Câmara Municipal de Vila do Conde não permite campismo nos seus parques de estacionamento e que pernoitar é praticar campismo (assim mesmo está escrito e foi votado na respetiva autarquia).
Um abraço,
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Mensagempor cookie » quarta mar 23, 2011 4:39 pm

já para não dizer que pernoita na AC não é sinónimo de acampamento, pelo menos nem sempre, dependendo essa associação do comportamento (ético ou não) do autocaravanista.

e naturalmente são essas grandes nuances que, a haver legislação, devem ficar muito claras, para evitar abusos de ambas as partes.
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Mensagempor fluis » quarta mar 23, 2011 6:43 pm

Boa tarde,

Como já estava a ocorrer um desvio do tema para um paralelo que versava o tempo máximo de viagem nas autoestradas, foi criado um novo tópico para onde foi duplicado parte de um post’s e movido outro para lá:

http://www.campingcarportugal.com/forum ... php?t=4601

Por favor vamos tentar fazer um esforço para não cairmos no “off-topic”, o qual acaba por prejudicar a abordagem dos temas.
Editado pela última vez por fluis em quarta mar 23, 2011 9:50 pm, num total de 1 vez.
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