Consumos novo motor Fiat Ducato 2.3 140 cv vs Citroen Jumper

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Consumos novo motor Fiat Ducato 2.3 140 cv vs Citroen Jumper

Mensagempor Ana Santos » quinta dez 05, 2019 4:27 pm

Boa tarde,

Estou a pensar trocar a minha autovivenda por uma autocaravana perfilada, mas tenho algumas dúvidas em relação à motorização, entre os novos motores da Fiat Ducato 2.3 de 140 cv e os da Citroen Jumper 2.2 de 140 cv.
Em alguns artigos que vi publicados na internet dão melhores consumos à Citroen....
Há por aqui alguém que tenha alguma destas motorizações novas que me possa dar feedback dos consumos reais (em autocaravanas perfiladas)?
Obrigado! :)
Ana Santos
(LMC Explorer I605 Sportline)
Imagem
Ana Santos
 
Mensagens: 38
Registado: domingo mai 22, 2016 7:36 am
Localização: Cartaxo

Re: Consumos novo motor Fiat Ducato 2.3 140 cv vs Citroen Ju

Mensagempor Luismbmp » sexta dez 06, 2019 12:53 pm

Boas, não sei se poderei ajudar, mas quanto aos blocos que mensiona, o bloco 2.3 penso que é do grupo Sofim ou seja iveco, o outro bloco que mensiona o da citroen 2.2, penso que é do grupo ford, á uns anos atrás foram blocos extremamente complicados, desde relatos de imensos problemas de injecção e problemas nas correias dentadas.
Eu sempre tive motores do grupo sofim (iveco) são motores muito bons, fiaveis e resistentes, nunca tive nenhum problema. Tive uma autovivenda com motor 2.8 jtd, tive uma autocaravana capucine de 7 mts com motor 2.8 jtd, e neste momento tenho outra capucine de 7mts com motor 2.3 jtd, esta ultima com o motor 2.3 jtd faz medias iguais aos outros motores que tinha, na casa dos 9.50L/100kms.
Não acredito muito que o motor 2.2 da citroen faça um consumo muito abaixo que se note a diferença em relação ao motor 2.3
Acrescento para dizer que todos os motores que tive do grupo sofim, apenas tinham caixa de velocidades com 5 engrenagens, os novos motores vem com caixa de 6 velocidades o que torna nas velocidades de cruzeiro uma melhor economia, acredito que a media de consumo baixe dos 9L/100kms.

Cumprimentos
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Consumos novo motor Fiat Ducato 2.3 140 cv vs Citroen Ju

Mensagempor Ana Santos » sexta dez 06, 2019 4:15 pm

Obrigado Luis pelo seu feedback :)
O motor que eu tenho na minha autovivenda também é o bloco da Iveco (2.3 de 120 cv com caixa de 6 velocidades - ano 2007) e em termos de consumos acho que não podiam ser melhores pois faço médias abaixo dos 8 l/100km.
Mas desconheço a realidade destas novas motorizações.... A Citroen antes tinha 2.0 de cilindrada e agora mudaram para 2.2. A Fiat tem agora este motor novo (e também já tem adblue que antes não tinha) mantendo a cilindrada em 2.3
Um dos sites onde vi os consumos de diversas marcas e motorizações mais comuns nas autocaravanas foi este:

https://www.lemondeducampingcar.fr/equipement/porteur/camping-car-tout-savoir-sur-les-porteurs-et-leurs-motorisations/60694

E aqui para a Citroen Jumper 2.2 de 140 cv dão um consumo médio de 5,8 l/100 km e para a Fiat Ducato 2.3 de 140 cv dão uma média de 7,5 a 7,7 l/100 km
É uma diferença grande.... Daí o meu post, pois nisto dos consumos nada como ter uma opinião de quem "anda na estrada" :wink:
Curiosamente eu tenho um furgão de mercadorias Citroen Jumper que nunca me deu problemas e a autovivenda Fiat Ducato com a qual também não tenho tido problemas.
Há muitas marcas de autocaravanas que ultimamente têm optado por motorizações Citroen.... Também não tenho a certeza se este bloco 2.2 da Citroen é o que já traz corrente de distribuição em vez de correia, o que é sempre uma mais valia a ter em consideração....
Ana Santos
(LMC Explorer I605 Sportline)
Imagem
Ana Santos
 
Mensagens: 38
Registado: domingo mai 22, 2016 7:36 am
Localização: Cartaxo

Re: Consumos novo motor Fiat Ducato 2.3 140 cv vs Citroen Ju

Mensagempor Luismbmp » sexta dez 06, 2019 7:00 pm

Boas,
eu pagava para ver uma autocaravana mesmo que seja perfilada, com 7 mts e uma tara de 2800kgs, fazer medias de 5.8L/100kms :D. Temos que ter em atenção que as médias que falam nesse site françes, são medias feitas do veiculo sem a transformação ou seja cabine e chassis nu. Um veiculo com a transformação feita, celula + moveis, e todos os componentes, nunca consegue fazer essas médias, e uma coisa é ver as médias informativas, outra coisa é a realidade. Tambem no motor sofim 2.3 jtd que tenho, nos livros vem por exemplo a dizer que faz medias de 7.8L/100kms, mas na realidade faz medias de 9.5L/100kms, que para mim numa capucine com 7mts e que muitas das vezes carrega mais que os 3500kgs de peso bruto, é muito bom.
No entanto, espero que companheiros venham se pronunciar e contem os seus relatos.

Cumprimentos.
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Consumos novo motor Fiat Ducato 2.3 140 cv vs Citroen Ju

Mensagempor Ana Santos » sábado dez 07, 2019 8:22 am

Sim, as médias que estão neste site são do "chassis" em si, mas na mesma a Citroen tem melhores consumos que a Fiat.
O consumo que faz com a sua capuccine é de facto excelente :)
Para além do consumo dado pelas marcas, este depende muito do tipo de condução que fazemos e do tipo de estrada onde andamos.
O pior consumo que já fiz foi no Gerês e na Serra da estrela, mas compreende-se ;)
Ana Santos
(LMC Explorer I605 Sportline)
Imagem
Ana Santos
 
Mensagens: 38
Registado: domingo mai 22, 2016 7:36 am
Localização: Cartaxo

Re: Consumos novo motor Fiat Ducato 2.3 140 cv vs Citroen Ju

Mensagempor Luismbmp » sábado dez 07, 2019 12:19 pm

Boas,
é como agente nos regularmos pelo que informa o computador de bordo sobre a media de combustivel gasto, nunca é exato, a mim chega ver diferença de 1,20L entre a media que diz o computador de bordo e fazendo as contas na realidade.
Para mim o maior fator das medias que faz um determinado motor, é sem duvida o pé direito, a utilização da caixa de velocidades, e o regime de rotações entre as 1200rpm e as 2300rpm. Eu posso fazer medias de 9.54L/100kms como consigo fazer, mas se calhar uma outra pessoa com o mesmo motor, o mesmo peso, não consegue fazer estas medias, como tambem pode aparecer aqui uma pessoa e dizer que consegue fazer medias abaixo de 9L, o que eu gostava de saber, como é possivel conseguir medias abaixo de 9L, em percursos como eu ja fiz de montanha e planice, como fiz em setembro, subir os pirineus franceses, um percurso de 2000kms, fazer medias de 9,54L/100kms.


Cumprimentos
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde


Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 32 visitantes