Boa noite. Tenho uma embrulhada técnica com o separador de baterias, e pensei que talvez alguém percebesse destes assuntos elétricos de fusíveis e relés. Passo a explicar:
Bateria deixou de carregar em marcha durante últimas férias, disseram-me que seria do separador de baterias. Carregava bem quando ligado à corrente do parque, por isso deixei andar até que finalmente o mês passado substituí esse tal "separador de baterias" - um relé. (nota: em frança, onde me avariou a 1a vez, queriam 120€ pelo separador!!!, depois mandei vir on-line por 3,40€ do mesmo fabricante e a mesma referência - embora a que queimou tivesse um autocolante a tapar a verdadeira marca original do fabricante).
Ficou tudo a funcionar impec, mas passados uns dias, estava eu ligado à corrente do parque, reparei que estava disparado o disjuntor junto à tomada de corrente externa, e também que estava queimado o fusível do frigorífico. Por coincidência, ou não (certamente que não), quando arranquei no dia seguinte reparei que novamente deixou de funcionar o carregamento da bateria em marcha (ou seja, muito provavelmente terá voltado a estragar-se esse relé-separador na altura em que o disjuntor disparou).
Alguém tem alguma ideia do que se poderá estar a passar? Terei algum curto-circuito no frigorífico? Mas se sim, porque é que depois de substituir o fusível e religar o disjuntor tudo funcionou bem, incluindo o frigorífico? Posso tentar dar mais informação, ou ser mais preciso se não fui claro.
Obrigado por qualquer possível ajuda.
Gonçalo