Projecto Campervan - Frigorifico

Faça você mesmo - Dicas que ajudam

Projecto Campervan - Frigorifico

Mensagempor joaopastor » terça abr 30, 2019 10:28 pm

Caríssimos,

Estou a montar uma campervan, é uma mercedes vito e estou a tratar de a equipar com os equipamentos básicos de uma AC, portanto é um T0 das ACs.
A dúvida que vos venho apresentar é relativa à escolha do tipo de frigorifico.
Já li aqui alguns tópicos elucidativos, mas gostava de obter de novo as vossas opiniões.
O meu objectivo é ter cervejas frescas após um dia de verão com a carrinha ao sol.

Há 3 tipos de frigos para AC:
- absorção (chamados trivalentes, funcionam a gás/12V/220V) - consomem muito gás ou muita energia e arrefecem pouco, verdade? além que no funcionamento a gás estão a queimar no interior da AC...
- Arcas termoeléctricas - não cumprem o arrefecimento desejado
- frigoríficos de compressor:
-- a 12 V são caríssimos, os que se encontram no mercado de segunda mão, para camião, estão dentro do meu orçamento, mas acho pequenos (28L, ambiciono 40L)
-- vi neste forum um tópico sobre ter um frigorifico de bar (220V, 80€ na Worten) a funcionar com um inversor, inversor este que convém ter uma função de standby ou ter um mecanismo que se desligue quando o compressor não está a requisitar energia. Além disto proteger o descarregamento da bateria com um relé antes do inversor. Contudo já li que os compressores destes frigos 220V dão sinais de queixa a trabalhar nesta condições.

Que acham disto tudo? Opiniões?

Grato pela vossa atenção.

Saudações
joaopastor
 
Mensagens: 8
Registado: quinta abr 18, 2019 1:15 pm

Re: Projecto Campervan - Frigorifico

Mensagempor danibeja » quinta mai 02, 2019 4:22 pm

Boa tarde,
Já tive frigorifico de compressor a 220V com dois reles a ligar e desligar conversor e motor do frigorifico e só tenho a falar bem, o unico senão é ter que colocar dois bons paineis solares ( mas isto é a minha opinião)....

Mas de qualquer forma aconselho a efectuar um compra definitiva, gaste um pouco mais no frigorifico e compre logo um a 12V, é mesmo o melhor!!!!

Ao contrário da publicidade (enganosa) até hoje não conheço alguem que o frigorifico a trabalhar nestas condições tenha avariado, por isso para mim é fake!!!

grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Projecto Campervan - Frigorifico

Mensagempor time_out » sexta mai 03, 2019 10:56 am

joaopastor Escreveu:....
- absorção (chamados trivalentes, funcionam a gás/12V/220V) - consomem muito gás ou muita energia e arrefecem pouco, verdade? além que no funcionamento a gás estão a queimar no interior da AC...


Bom dia

Estes frigorificos quando a trabalhar a 220 ou a gás arrefecem como qualquer outro (boa ventilação essencial). É falso que quando a funcionar a gás se esteja a queimar o ar do interior uma vez que toda a queima é feita numa zona isolada do interior.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: Projecto Campervan - Frigorifico

Mensagempor danibeja » sexta mai 03, 2019 3:30 pm

time_out Escreveu:
joaopastor Escreveu:....
- absorção (chamados trivalentes, funcionam a gás/12V/220V) - consomem muito gás ou muita energia e arrefecem pouco, verdade? além que no funcionamento a gás estão a queimar no interior da AC...


Boa tarde,

Estes frigorificos quando a trabalhar a 220 ou a gás arrefecem como qualquer outro (boa ventilação essencial). É falso que quando a funcionar a gás se esteja a queimar o ar do interior uma vez que toda a queima é feita numa zona isolada do interior.


Boa tarde,

Companheiro time out é verdade que os frigorificos mais modernos de absorção fazem bom frio, mas nada que se compare aos de compressor...

Os frigorificos de absorção com temperaturas inferiores a 25 graus centigrados trabalham lindamente, já acima desta temperatura gastam imenso gás e electricidade... por norma as ventoinhas que se colocam nas traseiras dos frigorificos de absorção consomem cerca de 1 amper hora de electricidade, mais 1 amper de consumo do circuito electrico do frigorifico ( apenas os automáticos ) um frigorifico de absorção em funcionamento gasta cerca de 2 amperes de electricidade mais o gás....

Um frigorifico de compresor a 12 voltes costuma gastar entre 30W (2,5 amp. quando estão temperaturas inferiores a 25º) e 80W ( 6,5 amp quando estão temperaturas superiores a 25º ) consoante a temperatura interior e exterior...

Não existe manutenção para os frigorificos de compressor, enquanto os de absorção devem ser limpos e bem vistoriados no maximo a cada dois anos... mais as peças que estão sempre a avariar nos de absorção com custos quase sempre acima dos 100€...

Em relação aos de 12V, consoante a sorte que tiver com as baterias, apenas poderá ter que as mudar com um pouco mais de frequencia...

Sem facciosismos, os de compressor são o futuro, por muito que as marcas não queiram....

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Projecto Campervan - Frigorifico

Mensagempor time_out » sexta mai 03, 2019 5:38 pm

danibeja Escreveu:
time_out Escreveu:
joaopastor Escreveu:....
- absorção (chamados trivalentes, funcionam a gás/12V/220V) - consomem muito gás ou muita energia e arrefecem pouco, verdade? além que no funcionamento a gás estão a queimar no interior da AC...


Boa tarde,
Estes frigorificos quando a trabalhar a 220 ou a gás arrefecem como qualquer outro (boa ventilação essencial). É falso que quando a funcionar a gás se esteja a queimar o ar do interior uma vez que toda a queima é feita numa zona isolada do interior.


Boa tarde,
Companheiro time out é verdade que os frigorificos mais modernos de absorção fazem bom frio, mas nada que se compare aos de compressor...
Os frigorificos de absorção com temperaturas inferiores a 25 graus centigrados trabalham lindamente, já acima desta temperatura gastam imenso gás e electricidade... por norma as ventoinhas que se colocam nas traseiras dos frigorificos de absorção consomem cerca de 1 amper hora de electricidade, mais 1 amper de consumo do circuito electrico do frigorifico ( apenas os automáticos ) um frigorifico de absorção em funcionamento gasta cerca de 2 amperes de electricidade mais o gás....
Um frigorifico de compresor a 12 voltes costuma gastar entre 30W (2,5 amp. quando estão temperaturas inferiores a 25º) e 80W ( 6,5 amp quando estão temperaturas superiores a 25º ) consoante a temperatura interior e exterior...
Não existe manutenção para os frigorificos de compressor, enquanto os de absorção devem ser limpos e bem vistoriados no maximo a cada dois anos... mais as peças que estão sempre a avariar nos de absorção com custos quase sempre acima dos 100€...
Em relação aos de 12V, consoante a sorte que tiver com as baterias, apenas poderá ter que as mudar com um pouco mais de frequencia...
Sem facciosismos, os de compressor são o futuro, por muito que as marcas não queiram....
Grande abraço,
Danibeja


Boa tarde

Apenas quis elucidar o que o joaopastor escreveu em relação aos frigorificos de absorsão.
Não pus em divida nada sobre os de compressor, aliás há muito que utilizo frigorificos de compressor....
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: Projecto Campervan - Frigorifico

Mensagempor joaopastor » quinta mai 09, 2019 2:02 pm

danibeja Escreveu:
Um frigorifico de compresor a 12 voltes costuma gastar entre 30W (2,5 amp. quando estão temperaturas inferiores a 25º) e 80W ( 6,5 amp quando estão temperaturas superiores a 25º ) consoante a temperatura interior e exterior...

Danibeja


Só tenho espaço para um painel solar de 100W, a bateria é de gel de 114 Ah.
Durante o dia conto que os 100W cubram as necessidades do frigorifico, à noite (temperaturas inferiores) a bateria deverá aguentar sem descarregar completamente.

Estou quase convencido a ir para um de compressor a 12V, porque a comprar um bom inversor também vou gastar e a nível de eficiência energética sempre é melhor ter logo tudo a 12V.

Obrigado pelas opiniões.
joaopastor
 
Mensagens: 8
Registado: quinta abr 18, 2019 1:15 pm

Re: Projecto Campervan - Frigorifico

Mensagempor danibeja » quinta mai 09, 2019 3:09 pm

Boa tarde,

Não aconselho baterias de gel para autocaravanas.... as baterias de gel não se dão nada bem com as temperaturas elevadas do sul da europa, e não duram o que pagamos por elas.....

Se quer um bom sistema deverá ter uma bateria adequada à situação, e que eu diria no minimo 200 amperes de energia acumulada, e o tipo de bateria deve ser de chumbo e descarga rápida, pois quando o frigorifico arranca precisa de muita energia e logo de seguida baixa imenso, a média é que dá os valores que referi... os frigorificos de compressor para arrancarem chegam a precisar de cerca de 40 amperes de arranque durantes 5 a 10 segundos e depois estabilizam....

Actualmente as melhores baterias para autocaravanas são as AGM dos veiculos Start & Stop pois fazem o melhor dos dois mundos, muita potencia de arranque e servem para fazer de bateria estacionária.... por isso para mim hoje existem dois tipos de bateria aconselhaveis para AC, as de acido de chumbo tipicas de arranque que continuam a ser das melhores ... e as AGM start & stop...

Já para não falar que as baterias de descarga lenta são pessimas porque não podem descarregar nem carregar mais de cerca de 10 amperes horas, pois começam a entrar em curto circuito, principalmente quando temos os alternadores ligados a essas baterias e injectam cerca de 100 a 140 amperes quando elas estão muito descarregadas.....

Tudo isto são meras opiniões minhas....

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Projecto Campervan - Frigorifico

Mensagempor joaopastor » sexta mai 10, 2019 3:14 pm

Epah.... agora é que me acabou de tramar... ou tramei-me eu a mim mesmo :(

Acabou de chegar a bateria de gel e não foi barata...

Tinha lido um bocado e tinha ficado com a ideia que gel "ganhavam" às baterias AGM
joaopastor
 
Mensagens: 8
Registado: quinta abr 18, 2019 1:15 pm

Re: Projecto Campervan - Frigorifico

Mensagempor joaopastor » sexta mai 10, 2019 3:14 pm

Obrigado pela informação caro danibeja
joaopastor
 
Mensagens: 8
Registado: quinta abr 18, 2019 1:15 pm

Re: Projecto Campervan - Frigorifico

Mensagempor joaopastor » sexta mai 10, 2019 3:27 pm

Estou abalado com essa novidade...
Basicamente, a bateria que adquiri, não me vai servir para nada:
- não vai debitar mais que 10Ah que não cobre o arranque do compressor
- não vai aguentar o carregamento vindo do alternador que carrega a 115A

Soluções? Se adicionar uma igual, de chumbo, duplicando a capacidade de carga. Será que com algum circuito consigo fazer com que quem aguenta as cargas e descargas rápidas seja a de chumbo e a de gel contribua apenas para cargas/descargas lentas (luzes e carga de painel solar)??

Pelo menos até à de gel estoirar e depois passo para uma AGM.

Que acha?
Algum circuito em mente que me possa fazer isto? Os meus conhecimentos de electricidade já não chegam aqui, sei que se tiver as baterias em paralelo duplico a capacidade, se tiver em série duplico a tensão. Mais não sei...

Obrigado pelas dicas até aqui.

Saudações
joaopastor
 
Mensagens: 8
Registado: quinta abr 18, 2019 1:15 pm

Re: Projecto Campervan - Frigorifico

Mensagempor danibeja » domingo mai 19, 2019 9:05 pm

Boa noite,

só agora li o que escreveu...

Em relação à bateria gel, a mesma vai aguentar, o problema só se manifesta quando a enrgia baixar significativamente, e em relação ao arranque do frigorifico tambem vai conseguir dar aquele pico... estará é sempre em esforço e ira durar muito pouco em relação aos outros tipos de bateria...

Coloque o sistema a funcionar... sem medo.

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Projecto Campervan - Frigorifico

Mensagempor Ranger » sábado mar 07, 2020 7:53 pm

O melhor que vi ate hoje foi este video
Usando a carcaça do frigorífico de absorção, retilham-lhe o antigo sistema e colocam um kit completo de refrigeração a compressor!
Era óptimo haver alguém na europa ou ainda melhor em portugal a fazer isto!
https://youtu.be/Yte1V3CkDrw

No seu caso João pastor, pode comprar um frigorifico a 220v e depois substituir o compressor por um de 12v/24v. Pelo que li, deve ter dois paineis de 100w cada ou uma boa bateria ou duas!

Se alguem souber onde fazem os kits do video, agradeço a informação
Obrigado
Ranger
 
Mensagens: 4
Registado: segunda dez 24, 2018 11:39 am


Voltar para DIY - Do It Yourself

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron