Restauro Ford Transit 2.5D

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Restauro Ford Transit 2.5D

Mensagempor incogniscivel » segunda mar 11, 2019 8:19 pm

Boa tarde Companheiros,

estou numa fase de restauro total da minha ford transit 2.5D. Estou a organizar um as minhas fotografias que depois partilho.

Estou com uma serie de duvidas que gostaria da vossa ajuda. A minha autocaravana tem a estrutura antiga em gaiola ou jaula como preferirem, a estrutura externa é em fibra de vidro e depois tem uma placa de madeira de aproximadamente 1,5 a 2mm colada a fibra de vidro. Depois segue a estrutura em ferro, depois o isolamento em esferovite e por fim o painel decorativo de 3mm.

Neste momento toda a fibra de vidro foi lixada, reparada e está pronta para pintar, no entanto preciso de fixar a fibra de vidro a estrutura e não sei que placa de madeira usar ou se recomendam fixar a fibra directamente na estrutura ou colar a fibra nas placas de de isolamento?

O que aconselham como isolamento? Pela pouca experiência que tenho acho que o esferovite não é assim tão eficiente.

Para terminar aconselham pintar a fibra de vidro com a tinta top coat? Acham necessário aplicar uma massa poliéster antes de pintar para reforçar a fibra?

Aguardo vosso feedback.

Abraço
incogniscivel
 
Mensagens: 7
Registado: segunda set 03, 2018 5:58 pm
Localização: Porto

Re: Restauro Ford Transit 2.5D

Mensagempor Duque » segunda mar 11, 2019 11:15 pm

Não será uma folha de aluminio? Pela motorização deve já ser uma autocaravana com alguma idade... e na altura não sei se já usavam fibra de vidro como nas modernas

A fibra de vidro por norma costuma ser "inteira" á medida da lateral (por exemplo).

Para isolamento melhor que esferovite talvez o "roofmate".

Algum tipo de contraplacado deverá servir para fixar os paineis. Imagino que o ideal seria fazer uma "sandwish" - madeira- isolamento - madeira
Fiat Ducato 2.5TD LMC Liberty 6400
Duque
 
Mensagens: 19
Registado: quarta mar 19, 2014 9:08 pm
Localização: Leiria

Re: Restauro Ford Transit 2.5D

Mensagempor incogniscivel » terça mar 12, 2019 10:56 am

Duque Escreveu:Não será uma folha de aluminio? Pela motorização deve já ser uma autocaravana com alguma idade... e na altura não sei se já usavam fibra de vidro como nas modernas

A fibra de vidro por norma costuma ser "inteira" á medida da lateral (por exemplo).

Para isolamento melhor que esferovite talvez o "roofmate".

Algum tipo de contraplacado deverá servir para fixar os paineis. Imagino que o ideal seria fazer uma "sandwish" - madeira- isolamento - madeira


Bom dia Duque,

a carrinha é de 1980 e eu acredito que a estrutura não seja original isto porque tenho a impressão que foram fixados os painéis de madeira a estrutura e por fim foi fibrada num todo porque não tenho painéis isolados mas sim tudo num só. A espessura da fibra de vidro está com aproximadamente 3mm.

Em relação aos painéis de madeira tive que tirar tudo porque estava tudo podre.
incogniscivel
 
Mensagens: 7
Registado: segunda set 03, 2018 5:58 pm
Localização: Porto

Re: Restauro Ford Transit 2.5D

Mensagempor incogniscivel » terça mar 12, 2019 11:35 am

Deixo aqui algumas fotos do interior na fase de remoção dos podres.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
incogniscivel
 
Mensagens: 7
Registado: segunda set 03, 2018 5:58 pm
Localização: Porto

Re: Restauro Ford Transit 2.5D

Mensagempor Duque » terça mar 12, 2019 11:02 pm

Ando com um trabalho semelhante na minha.
Imagino que fibraram a celula para "tapar" as fugas e esconder defeitos. Mas o podre ficou na mesma...

Consegue aproveitar mais alguma coisa sem ser a fibra?
Fiat Ducato 2.5TD LMC Liberty 6400
Duque
 
Mensagens: 19
Registado: quarta mar 19, 2014 9:08 pm
Localização: Leiria

Re: Restauro Ford Transit 2.5D

Mensagempor incogniscivel » quarta mar 13, 2019 10:35 pm

Duque Escreveu:Ando com um trabalho semelhante na minha.
Imagino que fibraram a celula para "tapar" as fugas e esconder defeitos. Mas o podre ficou na mesma...

Consegue aproveitar mais alguma coisa sem ser a fibra?


A construção da minha célula é antiga, a Pilote fazia este tipo de construção na altura. A única coisa que consegui aproveitar foi a estrutura e a fibra, o restante é tudo lixo. Pelo menos tenho lenha para uns 3 dias :)

Agora estou na duvida que tipo de placas coloco ou se faço um reforço da fibra por dentro e colo o isolamento na fibra, o problema aqui é mesmo a resistência.

Abraço
incogniscivel
 
Mensagens: 7
Registado: segunda set 03, 2018 5:58 pm
Localização: Porto

Re: Restauro Ford Transit 2.5D

Mensagempor Duque » sexta abr 05, 2019 9:58 pm

Eu faria semelhante ao que estava... não me metia em muitas aventuras nesse aspeto
Fiat Ducato 2.5TD LMC Liberty 6400
Duque
 
Mensagens: 19
Registado: quarta mar 19, 2014 9:08 pm
Localização: Leiria

Re: Restauro Ford Transit 2.5D

Mensagempor incogniscivel » sábado jun 12, 2021 12:08 pm

Boa tarde a todos,
ressuscito novamente este tópico, em 2019 estava prestes a começar o projeto de restauro da minha AC mas entretanto tive fora de Portugal. 

A AC está neste momento no chapeiro a tratar de todos os podres e pintura, no entanto as minhas dúvidas mantêm-se.

Com a vossa experiência, qual o melhor material que devo usar e onde comprar para o revestimento exterior? Tenho procurado diversos materiais, mas sem sucesso. 
O revestimento antigo era de fibra de vidro ao qual tive que deitar ao lixo estava todo podre. Neste momento só tem a estrutura metálica em formato de gaiola. 

Qual o painel de madeira que aconselham para suportar o revestimento exterior? É um tema problemático.

Grato pela atenção
incogniscivel
 
Mensagens: 7
Registado: segunda set 03, 2018 5:58 pm
Localização: Porto

Re: Restauro Ford Transit 2.5D

Mensagempor time_out » sábado jun 12, 2021 12:30 pm

Boa tarde.

Provavelmente será melhor repor as fotos ou explicar melhor que celula tem.
A Ford Transit é o veiculo mas pode receber muitas marcas de células.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: Restauro Ford Transit 2.5D

Mensagempor incogniscivel » sábado jun 12, 2021 1:44 pm

time_out Escreveu:Boa tarde.

Provavelmente será melhor repor as fotos ou explicar melhor que celula tem.
A Ford Transit é o veiculo mas pode receber muitas marcas de células.


Boa tarde,

Pelo que percebi na altura em conversa com algumas pessoas esta estrutura é da pilote. Uma estrutura  de ferro galvanizado em formato de gaiola usada na época. O revestimento exterior era em fibra de vidro.
Pelas minhas pesquisas percebi que esta estrutura em fibra é extremamente pesada. O objetivo passa pela eficiência e diminuir o peso ao máximo. 
Tenho vindo a comparar modelos semelhantes e não encontro nada igual ao meu revestimento exterior. Estou com serias duvidas de qual material utilizar.

Não tenho fotografias atuais mas segue fotografias que tirei quando estava a limpar os podres.

Revestimento exterior

Imagem


Estrutura interior/gaiola

Imagem
Imagem


O meu objetivo seria algo semelhante a isto

Imagem

Mais uma vez grato por toda a ajuda e atenção
incogniscivel
 
Mensagens: 7
Registado: segunda set 03, 2018 5:58 pm
Localização: Porto


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 16 visitantes