Ford Transit-Alteração de Homologação para 4250 kg

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Ford Transit-Alteração de Homologação para 4250 kg

Mensagempor Gomes de Sousa » terça Oct 21, 2014 6:09 pm

Viva Companheiros

Hoje, como não tinha muito que fazer, dei-me ao trabalho de começar a tratar da homologação da minha autocaravana para o peso de 4250 Kg. Dirigi-me à Ford e disseram-me que não era nada com eles. Este assunto seria com a Auto Informa (Lisboa). Deram-me o nº de telefone e aí vai. A primeira coisa que me perguntaram foi qual era a motorização. De imediato respondi que era uma Ford Transit. Também de imediato me responderam que não era possível, uma vez que a Ford não passava declaração nenhuma fosse para o modelo que fosse e para o que quer que fosse. Não passavam rigorosamente nada. Como os veículos "nasciam", assim morreriam. Sugeriram-me que me deslocasse à delegação do IMTT e que pusesse o problema - dizendo que a Ford não passava nada - a ver se eles (IMTT) tinham outra forma de resolver o problema. Assim fiz. Disse-me um eng. no IMTT que a homologação era a coisa mais fácil, mas tudo tinha que começar pela tal declaração da Ford. Sem isso nada feito.
CONCLUSÃO - Vou ter que continuar a andar com a autocaravana no chão e o coração nas mãos. E, quando vir a polícia ao longe começar a rezar para que não tenham balança. Todos nós já sabemos como é: autocaravana com 7,30m, carregada com águas limpas, mercearia, bebidas, duas botijas de gas, depósito atestado, homem e mulher,... Estão mesmo a ver ela a passar, largamente, os 4.....Kg. E agora? O que faço? Aceitam-se sugestões!!!
Até lá... vamos andando!...

Cumprimentos
Gomes de Sousa
Gomes de Sousa
 
Mensagens: 86
Registado: sexta fev 11, 2011 11:35 pm
Localização: Dume - Braga

Re: QUEM JÁ ALTEROU O PB DE 3500KG PARA 4250KG

Mensagempor Luis Agostinho » terça Oct 21, 2014 8:24 pm

Boa noite Gomes de Sousa,

Até posso estar a dizer a maior barbaridade...mas cá vai!!! :roll:

Porque não fala directamente com a fábrica da Ford na Alemanha (presumo que tenha tratado até agora tudo em Portugal?!) ou com o fabricante da célula da autocaravana.

Normalmente cá...tudo o que dê trabalho...a resposta é invariavelmente..."Não sei..."!!

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: QUEM JÁ ALTEROU O PB DE 3500KG PARA 4250KG

Mensagempor Oliventino » terça Oct 21, 2014 8:41 pm

Boa noite.
Companheiro Gomes de Sousa, quando a Ford Portugal não resolve falta tentar na Ford Europa, Alemanha. Há cerca de 30 anos soube directamente de um problema que não se estava a resolver cá pela então Ford Lusitana, iria ser na Alemanha, assustaram-se e resolveram logo
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino
 
Mensagens: 622
Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Re: QUEM JÁ ALTEROU O PB DE 3500KG PARA 4250KG

Mensagempor time_out » terça Oct 21, 2014 8:51 pm

Gomes de Sousa Escreveu:Viva Companheiros
Hoje, como não tinha muito que fazer, dei-me ao trabalho de começar a tratar da homologação da minha autocaravana para o peso de 4250 Kg. Dirigi-me à Ford e disseram-me que não era nada com eles. ...


Boa noite
Fiquei na duvida se contactou os serviços centrais da Ford Lusitana ou um concessionário.
Deixo aqui os contactos:

Centro de Atendimento Ford
Para mais informações de serviços e produtos Ford, contacte o nosso Centro de Atendimento de segunda a sexta-feira das 09:00 até às 17:00 horas
Telefone: 808 200 556 / Fax: 213 12 23 81 Email: infopt@ford.com

Tente tambem através do Centro de Relações com Clientes
Sempre que necessitar, o Centro de Relações com Clientes encontra-se disponível para esclarecer qualquer questão relacionada com a assistência do seu veículo ou com os serviços efectuados através da rede de concessionários Ford. Disponível de segunda-feira a sexta-feira das 09:00 até às 17:00 horas
Telefone: 808 200 556 / Fax: 213 122 381 E-mail: clientes@ford.com
Ou através do endereço:
Centro de Relações com Clientes
Av. da Liberdade, 249, 6º / 7º andar
1250-143 Lisboa
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: QUEM JÁ ALTEROU O PB DE 3500KG PARA 4250KG

Mensagempor cfilipe » terça Oct 21, 2014 9:28 pm

Boa noite
Luis Agostinho Escreveu:Boa noite Gomes de Sousa,

Até posso estar a dizer a maior barbaridade...mas cá vai!!! :roll:

Porque não fala directamente com a fábrica da Ford na Alemanha (presumo que tenha tratado até agora tudo em Portugal?!) ou com o fabricante da célula da autocaravana.

Normalmente cá...tudo o que dê trabalho...a resposta é invariavelmente..."Não sei..."!!

Um abraço,

Não será uma barbaridade.
Não no ramo automóvel, mas na informatica e noutros a minha experiencia diz que cá é tudo muito difícil, dá muito trabalho, não sabem como funciona, etc.
Fora e principalmente na Alemanha as coisas são tudo muito mais fácil, pode ter a certeza.

Um abraço
Imagem
Director de Alugueres do Clube Autocaravanista da Abeceira

A namorar uma AC desde 2012.
"A viagem da descoberta consiste não em achar novas paisagens, mas em ver com novos olhos."
Avatar do Utilizador
cfilipe
 
Mensagens: 364
Registado: segunda Oct 21, 2013 10:55 am
Localização: Carvalhal/Bombarral

Re: QUEM JÁ ALTEROU O PB DE 3500KG PARA 4250KG

Mensagempor Gomes de Sousa » terça Oct 21, 2014 10:43 pm

Caros companheiros:

Desde já agradeço todas as sugestões que me foram dando. Provavelmente outras virão e, com toda a certeza, também irão ser dissecadas. Quem me disse que não era nada com eles, foi no concessionário Ford aqui em Braga. Também me comunicaram que a Ford Lusitana já não existe. Tudo está, agora, sediado em Espanha. Quanto ao contato com o fabricante da célula (RIMOR), penso que não devo ir por aí. Em primeiro lugar vou seguir a sugestão do companheiro Cfilipe e fazer todos os contatos necessários para os números de telefone indicados e para aquelas moradas. Em caso de insucesso irei tentar a FORD em Espanha e depois, se necessário, a FORD na Alemanha. Vou ver aquilo que consigo. Espero conseguir alguma coisa. É que a minha autocaravana, naquela etiqueta que vem na porta para a pressão dos pneumáticos diz que na frente o eixo "aguenta" com 1750 Kg e o eixo de trás com 2600 Kg. Ora isto dá uma soma de 4350 Kg. Sendo assim, é mesmo má vontade do construtor. A ver vamos. Não penso desistir tão depressa. Depois vou dando notícias. Mais uma vez fico agradecido aos companheiros pelas sugestões dadas e aqueles que, no futuro, também as darão.

Cumprimentos
Gomes de Sousa
Gomes de Sousa
 
Mensagens: 86
Registado: sexta fev 11, 2011 11:35 pm
Localização: Dume - Braga

Re: QUEM JÁ ALTEROU O PB DE 3500KG PARA 4250KG

Mensagempor Gomes de Sousa » terça Oct 21, 2014 10:51 pm

Viva:
Só para retificar o meu texto anterior. Quando digo que vou contatar aqueles números de telefone e aquelas moradas, são aqueles que o companheiro time_out me indicou. Desde já as minhas desculpas. Depois sim, vou contatar Espanha e depois Alemanha.

Cumprimentos
Gomes de Sousa
Gomes de Sousa
 
Mensagens: 86
Registado: sexta fev 11, 2011 11:35 pm
Localização: Dume - Braga

Re: QUEM JÁ ALTEROU O PB DE 3500KG PARA 4250KG

Mensagempor time_out » terça Oct 21, 2014 10:56 pm

Gomes de Sousa Escreveu:... Também me comunicaram que a Ford Lusitana já não existe...


Boa noite

Pois quem lhe passou a informação não sabe o que está a dizer.
A Ford Lusitana continua a existir fisicamente e com pessoal a trabalhar em Lisboa.
O que se passou, tal como outros fabricantes, centralizaram alguns dos serviços em Espanha (peças, facturação, etc...).
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: QUEM JÁ ALTEROU O PB DE 3500KG PARA 4250KG

Mensagempor Luismbmp » quarta Oct 22, 2014 9:48 am

Boas, á casos e casos.
Para resolver uma situação dessas não é nos consecionarios que se resolve isso, eles querem lá saber disso. Podiam era ser mais simpaticos e encaminharem o amigo para a Ford Portugal, ou Ford Lusitana.
Tem que existir uma ford central cá em portugal, então como é que registavam os veiculos ford que chegam em portugal, papeladas e etc...?

Eu tive um problema na minha iveco, porque alguem se enganou a marcar o peso do eixo da frente, tava marcado 1900kg na chapa do veiculo e tava marcado 1800kg no documento unico.
A iveco portugal em vila franca de xira é que me resolveu o problema, lá é que estava o dossier deste veiculo guardado, como todos os veiculos iveco vendidos em portugal, e lá é que me enviaram uma copia da homologação da carrinha e dizer que o peso 1900kg é que estava correcto, e ainda por cima foram eles que reclamaram ao imtt que o erro foi deles.

Por isso essa situação só será resolvida com a Ford Lusitana ou Ford Portugal


Eu tambem queria tratar disso, mas vou esperar que os meus pneus gastem para depois comprar 6 pneus com indice de carga maior.


Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: QUEM JÁ ALTEROU O PB DE 3500KG PARA 4250KG

Mensagempor fluis » quarta Oct 22, 2014 10:21 am

Gomes de Sousa Escreveu:...
É que a minha autocaravana, naquela etiqueta que vem na porta para a pressão dos pneumáticos diz que na frente o eixo "aguenta" com 1750 Kg e o eixo de trás com 2600 Kg. Ora isto dá uma soma de 4350 Kg.
...


Bom dia,

Por estas características não é liquido que o veículo possa ser homologado para a 4250 kg. Essas capacidades por eixo, é o seu limite mecânico e a sua soma é propositadamente superior ao peso bruto para dar alguma folga em termos de distribuição de peso. As Ac’s principalmente as de capucine, acabam por dar mais uso ao peso sobre o eixo dianteiro do que um veículo de carga, provavelmente num versão igual que carregue areia, se for à balança podemos ter 2500 kg no eixo traseiro e 1000 kg no eixo da frente. Se a Ford lhe der os documentos necessários para homologação para 4250 kg, tenha atenção a este pormenor da distribuição de pesos pelos eixos. Penso que com as características indicadas o ideal seria a homologação até ao limite de 4.000 kg ficando assim com uma folga de 350 kg para jogar com distribuição de pesos frente/trás.

Em relação à Ford Lusitana tenho 2 experiencias completamente opostas com eles. A minha AC tem base Ford 125 T350 de 2003, e veio com um manual em italiana, pedi um em Português à Ford Lusitana e numa semana chegou-me o Manual.
Mais tarde, dirigi-me em mais do que uma carta ao Centro de relações com Clientes da Ford Lusitana, devido a problemas mecânicas fora da garantia, mas que na minha opinião eram provocados por erros de desenho/conceção e nunca tive resposta deles. Enviei uma cópia em Inglês para a Ford Alemã, Ford Italiana (por ser a importadora pois foi em Itália que foi transformada), todas elas me responderam, referindo que tinham direcionado o problema para quem tinha que me responder, ou seja a Ford Lusitana, só que desta como já disse nem uma palavra, apesar de insistências quer por e-mail, quer por telefone.
Por isso desejo-lhe sorte para conseguir uma resposta.
Por favor vá dando feedback da evolução.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Ford Transit-Alteração de Homologação para 4250 kg

Mensagempor fluis » sexta nov 07, 2014 9:33 am

Bom dia,

Este assunto já teve mais desenvolvimentos? Conseguiu alguma resposta?
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Ford Transit-Alteração de Homologação para 4250 kg

Mensagempor Henrique Fernandes » sexta nov 07, 2014 10:28 pm

Companheiro Gomes de Sousa:
Repostando-me à sua intervenção inicial, julgo que a declaração que pretende obter da marca é a de que o veículo está estruturalmente preparado para o peso bruto que pretende ver homologado.
Deveria ser uma coisa simples, sei que em certos países isso não demoraria mais do que 3 minutos a obter.
Agora pense no seguinte: se uma coisa tão simples, em Portugal se parece já com aquilo que aqui foi descrito, imagine o que está para vir...
Vai deixar de poder circular nos locais com sinalização que interdite a passagem a mais de 3,5 toneladas.
Vai ter de atualizar o seu seguro para uma categoria diferente da atual, com custos superiores.
Não sei se o veículo não passará a ser considerado como "pesado", com as naturais implicações no tipo de responsabilidades fiscais (IUC, por exemplo), nos prazos de inspeção automóvel obrigatórios e noutras formalidades habituais.
Provavelmente passará a pagar portagens de acordo uma categoria mais elevada...
E por aí fora.
Reparei que aparentemente ainda não se pronunciou nenhum companheiro que tivesse procedido a tal alteração e que aqui viesse manifestar o seu entusiasmo com o facto.
Sei, por exemplo, que a FPA já tentou obter junto das instâncias apropriadas esclarecimentos acerca de alguns destes items, dependendo uns das Finanças, outros do IMT, etc., e que obteve pouco mais do que uma mão cheia de nada...
Não quero dissuadi-lo dos seus propósitos, mas saiba que no meu caso, defrontando-me eu com o mesmíssimo problema do excesso de peso (como, aliás, a maioria dos companheiros), continuo a hesitar em dar o passo em frente.
É de facto uma situação difícil que todos enfrentamos, mas creio que ninguém me levará a mal pelas dúvidas que me assaltam...
Saudações gardingas
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 540
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Re: Ford Transit-Alteração de Homologação para 4250 kg

Mensagempor Luismbmp » sexta nov 07, 2014 11:07 pm

Boas, de facto existe muitas coisas contra para aumentarmos o peso bruto para 4250kg, no meu caso tendo um iveco furgão, transformada em autovivenda, seria facil o processo, pois e minha iveco daily 35C13V de rodado duplo, veio preparada de fabrica para 6500kg de peso bruto, tanto pode ser ligeiro com peso bruto de 3500kg, como pesado para 6500kg.
Seria relativamente facil, era so telefonar para a iveco de vila franca de xira, que eles enviavam-me logo um documento a autorizar a coisa, entrada dos papeis no imtt, uma nova inspecção B, e em 2 meses tinha o documento unico averbado para 4250kg.
Os contras como disse no inicio, seria o aumento do seguro, portagens electronicas, talvez aumento de iuc, limitação de vias ate 3,5t, inspecções periodricas de 6 em 6 meses (pesado).
Por isso tem as suas desvantagens, mas no meu caso, circulando com a minha AV carregada, com depositos cheios, ja cheguei a circular na ordem dos 3800kgs. E se me mandam parar e pesam a AV? É esse o meu problema, e concerteza de alguns companheiros.

Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Ford Transit-Alteração de Homologação para 4250 kg

Mensagempor spedy » sábado nov 08, 2014 9:14 am

Luismbmp Escreveu:Os contras como disse no inicio, seria o aumento do seguro, portagens electronicas, talvez aumento de iuc, limitação de vias ate 3,5t, inspecções periodricas de 6 em 6 meses (pesado).


Abraço



Bom dia, aumento de iuc sim (o dobro) inspeções nao ( fica igual as ligeiras) .

Cumpts
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: Ford Transit-Alteração de Homologação para 4250 kg

Mensagempor Gomes de Sousa » sábado nov 08, 2014 5:58 pm

Viva Companheiros:

Então cá vai o ponto da situação:
Seguindo a sugestão do companheiro time_out, enviei um e-mail para o Centro de Atendimento Ford e outro para o Centro de Relações com Clientes. Ambos os dois me redirecionaram para a tal empresa Auto Informa. Telefonei para a Auto Informa, embora já sabendo o que me tinham dito da primeira vez - "a Ford não dá homologações para nada" - e disseram-me para enviar por via eletrónica o Documento Único Automóvel e logo veriam o que era possível. Achei estranho mas fiz-lhes a vontade. No dia seguinte veio a resposta: "Esta empresa não está autorizada a passar declarações de homologações". Portanto, estou no ponto inicial. Em Portugal não consigo nada de nada.

Passo seguinte:
Como tenho familiares na Alemanha, vou pedir-lhes que me escrevam uma carta em alemão para a Ford alemã a ver se consigo a dita declaração.
Relativamente aquilo que o companheiro Henrique Fernandes diz, eu concordo com tudo isso, os custos vão ser maiores, ..., etc, etc. Tem toda a razão. Mas, por outro lado já imaginou o coração a apertar-se quando a polícia mandar a autocaravana para a balança? Em Portugal a gente ainda conversa com a polícia na mesma língua, tenta falar-lhes ao coração (se é que resolve alguma coisa !!!). O problema é lá fora, na Europa. Diz esse meu familiar que, na Alemanha, a multa são 600€ e a autocaravana não sai do sítio até ter os 3500Kg. Já imaginou o sufoco que é. Na França, o meu cunhado, com uma autocaravana igualzinha à minha, foi à balança e só(!!!) pesou cerca de 4200Kg. Só conseguiu sair de lá, (sem multa) porque o polícia foi de uma simpatia extrema. Mas isso pode acontecer poucas ou mais nenhuma vez. Assim sendo, prefiro ter maior custos com a autocaravana mas andar completamente descansado. É que a minha autocaravana, completamente vazia, quando vou à inspeção já vai com 34... Kg. Com o depósito de gasóleo cheio e a mulher lá
dentro, já vai para os 3700 Kg.

Conclusão:
Se isto fosse um país a sério, no IMTT era só somar o eixo da frente, mais o eixo de trás, e logo se via que era possível. Não havia interferência de mais ninguém. O problema é que estamos todos na mão e ao belo prazer das construtoras. Se algum companheiro souber como conseguir a tal declaração (em Espanha, França, ...) dê uma apitadela. Eu, logo que tenha mais dados comunicarei ao Fórum e aos companheiros. Para todos um bom fim de semana.

Cumprimentos
Gomes de Sousa
Gomes de Sousa
 
Mensagens: 86
Registado: sexta fev 11, 2011 11:35 pm
Localização: Dume - Braga

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 43 visitantes