Luis Agostinho Escreveu:danibeja Escreveu:No seu lugar ( caso alguma vez tenha sentido falta de energia ), acrescentava mais uma bateria, e se necessário, mais um painel solar.
É...e depois tinha uma pessoa que eu vou conhecer no Encontro em Barril de Alva e que faz anos no diz 10/10 a mandar subir para a balança aí numa nacional qualquer e a aplicar o código da estrada...!!!

Peso na AC já tenho que baste...
Só a curiosidade e o engenho me levou a equacionar esta hipótese e porque tenho uma arca congeladora na garagem e que me leva alguma energia...pensei que durante a noite tinha a ventoinha a trabalhar para suprir o consumo durante a noite...mas um dia destes se descobrir alguém que tenha vou-me aproximar para ver bem.
Obrigado pelas vossas opiniões.
Um abraço,
Bom dia,
A sua autocaravana em circulação tem mais de 3675Kg ???? ( 3500 peso bruto * 5% margem de erro máximo da balança = 3675Kg )
Caso afirmativo, mais 25kg menos 25Kg é sempre a mesma coisa, 600€ de contra ordenação
Já fez as contas do consumo da arca? por exemplo:
60W são 5 amperes hora, logo precisa de carregar mais de 120 amperes por dia..... em pleno verão, isto é exequível com dois painéis solares de 100W.... mas o verdadeiro problema está nas baterias, pois apesar de o compressor da arca estar menos tempo durante a noite ligado, neste período não recebe carga, e não convém as baterias baixarem dos 11,6V ( medidos com tudo desligado, pois este valor baixa muito quando esta em funcionamento...) , e vou relembrar outra coisa, se estivermos a praticar turismo itinerante, pelo menos de 72H em 72H o motor trabalha, logo muito rapidamente os níveis da bateria sobem...
Mesmo em dias de chuva os painéis carregam as baterias, dependendo da qualidade dos painéis chegam a carregar cerca de 40% da sua potencia máxima em tempo completamente nublado, já para não dizer que nesses dias, o compressor da arca, arranca menos vezes pois está mais frio, existe também uma relação directa, temperatura interior da AC e consumo, que também por esse motivo deve estar colocada no local mais fresco....
Como se deve recordar, tive um frigorífico a 220v a funcionar na minha anterior AC, e ao contrário do que muitos diziam, era completamente exequível....
Volto a afirmar:
Em primeiro lugar as baterias, e caso não fique solucionado o problema, começa-se a acrescentar um painel solar.... por esta ordem....
Se quer ter comodidade não vão ser estes 25Kg o problema..... haverá muita coisa que muito raramente usa, que poderá retirar da AC até perfazer estes 25 Kg... digo eu.....

Grande abraço,
Danibeja