Duvida eletrica (melhor explicado)

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: Duvida eletrica (melhor explicado)

Mensagempor Gimez » quarta set 03, 2014 5:54 pm

Assim á pressa parece-me que esta alteração resulta, é só intercalar um relé igual (ou aproveitar o que a AC já tem) e pronto! Se encontrarem algum bug no esquema avisem...

https://drive.google.com/file/d/0B2AVj0 ... sp=sharing
Gimez

Registado: sábado jul 27, 2013 11:13 pm

Mensagempor jfneves » quarta set 03, 2014 7:34 pm

Boa tarde companheiro Rui Loureiro,

O botão do degrau da minha AC é o representado na foto a seguir (terá p.f. de clicar nas imagens para as aumentar). Tem a marca "Berker" e na parte de trás apresenta 4 pernos de ligação e a indicação Brevet 12V/15A, 24V/500mA e uma referência pouco nítida que creio ser SL N 20451. Verifique p.f. se o seu botão é igual ao meu, ou se pelo contrário tem 5 pernos. Caso esta última hipótese se verifique, terá que ensaiar com o multímetro o seu botão, para determinar quais as ligações que estão de acordo com o esquema que adiante lhe apresentarei.

O botão do degrau da minha AC:
Imagem

Partindo de princípio que o botão é igual, envio-lhe um croqui com as ligações do seu botão, no estado de repouso, abrir e fechar (os esquemas abrir e fechar poderão ser comutáveis entre si, ou seja, o abrir pode ser o fechar e vice-versa.

Esquema apresentado:
Imagem

Terá que desligar todos os fios do seu botão (poderá repor novamente as ligações originais através deste esquema) e aproveitar o fio vermelho grosso "+" (terminal "A" - alimentação) que ligará ao início do esquema apresentado pelo companheiro Gimez (será o "-" do esquema inicial).

De seguida ligará os 2 fios pretos "-" (massa) ao terminal "A" do botão (do esquema que lhe apresento). O botão passará a ser o inversor do esquema "Gimez"

Vai ter que instalar um cabo com 4 condutores, do local do botão até à zona do degrau nos baixos da AC (2 de ida e 2 de retorno), que ligará aos terminais dos 2 interruptores de fim de curso (degrau aberto e degrau fechado). Dos dois condutores de ida ligará um ao terminal "C" o outro ao terminal "D".

Os outros 2 condutores deste cabo (retornos) ligará cada um deles ao terminal 1 das bobines dos 2 relés, do esquema "Gimez".

Os restantes 2 cabos que desligou do botão, o cabo cinzento (terminal "D" e o cabo vermelho (fino) do terminal "C", serão ligados aos cabos que vão ao motor no esquema "Gimez", os quais partirão da placa que o Rui Loureiro executou. Posteriormente poderá ter que trocar estes 2 condutores entre si, caso a operação de abrir e fechar estejam trocadas em relação à sinalética do botão.

Se o botão for igual ao meu, em princípio tudo funcionará, visto que o besouro terá eventualmente uma alimentação autónoma, caso contrário a seu tempo se resolverá este pequeníssimo problema. Estou a partir do princípio de que a placa executada pelo Rui Loureiro não tem qualquer "gaffe". :D :D :D :D :D

Não o aconselho a automatizar nesta fase a recolha do degrau, com a ligação da ignição do motor, para não complicar em demasia a situação. Será uma questão para segundas núpcias.

Tudo isto para materializar o funcionamento do seu botão do degrau, na função do inversor do esquema "Gimez"!!!!!!!!!!!!!!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

P.S.: Tenho uma pequena dúvida no seu botão, visto a foto não permitir uma análise completa do mesmo. Teria que me informar para onde vai um dos fios pretos do terminal "B".
Caso tenha dúvidas, envie contacto por MP e falaremos directamente.

Um abraço
jfneves

Registado: sábado abr 10, 2010 11:55 pm

Mensagempor Gimez » quarta set 03, 2014 8:26 pm

Boas, amigo JFNeves, como já vi que precebe "da coisa" dê uma vista de olhos no esquema que meti no ultimo post a ver se não me escapou nada...
4 olhos vêm sempre melhor que dois! :mrgreen: :mrgreen:
Gimez

Mensagempor jfneves » quarta set 03, 2014 10:47 pm

Boa noite companheiro Gimez,

Nem ouso questionar as propostas do "mestre"............... mas na qualidade de aprendiz de electricista-auto, vou querer pensar que quando diz ignição se está a reportar ao D+ do alternador, que para o efeito de funcionamento do relé é quase a mesma coisa.

Somente adianto este pormenor por uma questão de comodidade, ou seja, poderá ser necessário ligar a ignição (ACC\ON) para ter corrente em diversos acessórios (vidros eléctricos, rádio, etc.) e somente com o motor ligado é que o degrau recolhe automáticamente.

O relé do automático fica em paralelo e muito bem, com o botão inversor

Nota: O polo (-) do relé terá de alimentado pelo negativo do interruptor de fim de curso de fecho, para que a bonine não fique permanentemente em carga. Mas isso já são outras histórias......... :D :D :D :D :D

Agora será a vez do amigo Gimez dizer de sua justiça!!!!!!!!!!!!!!! :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?:

Um abraço,
jfneves

Mensagempor Rui Loureiro » quinta set 04, 2014 1:24 am

Boa noite... Amigos, esta semana sou como os morcegos... :) :D ando um bocado desligado dia neurónios.

Bem vou colocar as mãos a obra, este fim‑de‑semana vai ser um pouco atribulado, mas assim que estiver alguma conclusão ou dúvida... Apareço logo aqui no fórum a dar notícias... Boas ou más... :D

Caro JFNeves, no que diz respeito ao pedal e à recolha automática, este já está assim ligado, ou seja sempre que se liga a ignição para ACC Ele recolhe logo. Portanto eu quando falei nessa questão era tentar não desligar essa segurança.

Abraço, e mais uma vez muito obrigado.
Cumprimentos

Rui Loureiro & Margarida
Rui Loureiro

Registado: sábado mar 16, 2013 3:27 pm

Mensagempor Gimez » quinta set 04, 2014 1:08 pm

Amigo JFNeves não sou mestre e da discução é que nasce a Luz... Já aprendi alguma coisa consigo, portanto somos todos Mestres e aprendizes...
Na questão do D+ do alternador nem faço ideia do que está a falar :?: Não precebo nada de electricidade Auto, mas presumo que se refere á saida do Alternador antes de entrar no rectificador, para assim o pedal recolher só quando o motor pega, é isso? Nesse caso pode usar-se uma ligação direta do alternador ao relé? a saida do alternador não será muito superior aos 12V? :| Sou um leigo em materia Auto.
Quanto ao polo (-) do relé ser alimentado pelo negativo do interruptor de fim de curso de fecho, penso não ser viavel, pois se o interruptor estiver na posição de aberto, logo que o relé deixar de ser alimentado o degrau vai abrir e logo que comece a abrir, liberta o fim-de-curso de feicho voltando a tfechar e cria assim um ciclo, portanto presumo que a bobine tenha que ficar sempre alimentada quando o motor estiver a funcionar. No entanto isto só é valido se e só se o inversor for de posição fixa, se bor tipo botão de pressão com uma posição central neutra a sua nota é bastante pretinente e pode e deve ser executada!
Quanto ao amigo Rui, força nisso!
Gimez

Mensagempor jfneves » quinta set 04, 2014 9:15 pm

Companheiro Gimez,

De momento ando com muita falta de tempo porque estou em preparativos de abalada. O Rui Loureiro até ao dia 20/9 terá que caminhar sózinho, no entanto sempre que tenha net, tentarei dar uma olhadela.

Devo-o esclarecer que o botão do meu degrau é de pressão e não fixo, ou seja, temos que pressionar o botão do degrau em contínuo, para abrir ou fechar, até que o motor se desligue ao actuarem os fins de curso.

Mas sem uma análise muito aprofundada, a leituara que fiz do seu automático foi a seguinte: intercalou um terceiro relé, que substituiria o inversor quando a ignição fosse ligada.

O D+ é um cabo que sai do alternador com 12V, que dá indicação (desliga-a) à lâmpada do painel indicativa da bateria. Isto é, quando ligamos a ignição antes de rodar para que o motor de arranque funcione, temos no painel de instrumentos a lâmpada da bateria acesa. Logo que o motor começa a funcionar, produzindo corrente, essa lâmpada apaga, porque um relé atraca e desliga-a com o fornecimento da corrente através do D+. Espero não estar a dizer um churrilho de asneiras. :mrgreen: :mrgreen:

Se alimentarmos este terceiro relé com o (-) ligado a jusante (do lado dos relés) do interruptor de fim de curso fo fecho, logo que este seja actuado (aberto) pela estrutura do degrau deixa de existir (-) na bobine do relé. Creio que a "coisa" não estará muito longe disto. :D :D

Quanto aos mestres e aprendizes, não passou de uma pequena provocação. :D :D

Um abraço,
jfneves

Mensagempor Gimez » quinta set 04, 2014 10:10 pm

Amigo JFNeves, percebi tudo! muito bem explicado! Agora já sei o que é esse D+ :idea: E se o botão (inversor ) do Amigo Rui for igual ao seu eu depois faço aqui um esquema limpinho! hehe
Gimez

Mensagempor Rui Loureiro » sexta set 05, 2014 12:23 am

Gimez Escreveu:Amigo JFNeves, percebi tudo! muito bem explicado! Agora já sei o que é esse D+ :idea: E se o botão (inversor ) do Amigo Rui for igual ao seu eu depois faço aqui um esquema limpinho! hehe

Boas noites amigos.

Amigo Gimez em relação ao botão ele é igual ao do companheiro JFNeves é preciso manter pressionado para ele fazer trabalhar o motor até fazer o fim de curso, e depois só aí tiramos o dedinho de cima do botão, botões de fim de curso era para não esforçar o motor, mas em relação ao interruptor é igual ao do companheiro JFNeves.

Agora venha lá dai o esquemazito... :) pois mais leio mais burro estou :D :D

Não esquecer que o besouro e o fecho do degrau da AC sempre que damos a 1º trinco da chave da ignição já vinha de origem.

Eu só gostava de colocar os botões de pressão no fimde curso pra não acontecer o mesmo a este motor que aconteceu ao outro, mas isto já me parece engenharia... Ou coisas lá da nasa :D :D

Devo um café à malta... O Gimez está mais perto podemos combinar. o JFNeves assim que for para esses lados apito.

JFNeves caso va de ferias umas boas ferias... Se não for ferias tudo de bom na mesma.

Abraco
Cumprimentos

Rui Loureiro & Margarida
Rui Loureiro

Mensagempor jfneves » sexta set 05, 2014 11:14 am

Rui Loureiro Escreveu: Devo um café à malta... O Gimez está mais perto podemos combinar. o JFNeves assim que for para esses lados apito.

Caro Rui Loureiro,

Vou até aos Algarves e desde já obrigado pelos votos.

Não pode oferecer um café, mas............., sempre pode enviar um desses melões de Almeirim. :D :D :D :D

Nota: Agradecia-lhe que fosse sobre o fino, já que os cabos na entrada de minha casa fazem umas curvas bastante apertadas e o dito cujo poderá lá ficar encravado. :D :D :D :D

Um abraço
jfneves

Mensagempor Rui Loureiro » sexta set 05, 2014 12:46 pm

jfneves Escreveu:
Rui Loureiro Escreveu: Devo um café à malta... O Gimez está mais perto podemos combinar. o JFNeves assim que for para esses lados apito.

Caro Rui Loureiro,

Vou até aos Algarves e desde já obrigado pelos votos.

Não pode oferecer um café, mas............., sempre pode enviar um desses melões de Almeirim. :D :D :D :D

Nota: Agradecia-lhe que fosse sobre o fino, já que os cabos na entrada de minha casa fazem umas curvas bastante apertadas e o dito cujo poderá lá ficar encravado. :D :D :D :D

Um abraço

Caríssimo JFNeves estive, no motorhomeparking em Albufeira, e achei fantástica, não se conhece paguei 8€ com luz água e wifi, e super limpo... Recomendo... Contudo ando nesta vida a cerca de 1 ano e meio, certamente, conhece sítios melhores.

Quanto ao melão, se não for a vila nova gaia no tempo do melão... Levo-lhe sempre uma sopa da pedra.... :D :D :D

Boas ferias...abraço.
Cumprimentos

Rui Loureiro & Margarida
Rui Loureiro

Mensagempor João Morgado » sexta set 05, 2014 1:00 pm

Rui Loureiro Escreveu:Quanto ao melão, se não for a vila nova gaia no tempo do melão... Levo-lhe sempre uma sopa da pedra.... :D :D :D

Companheiro Rui Loureiro, leve-lhe só a pedra e ele que faça a sopa. :lol: :lol: :lol:

Abraço
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
João Morgado

Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Mensagempor jfneves » sexta set 05, 2014 1:34 pm

Rui Loureiro Escreveu:Quanto ao melão, se não for a vila nova gaia no tempo do melão... Levo-lhe sempre uma sopa da pedra.... :D :D :

Efectivamente vou uns dias para o Motorhome Park da Falésia.

Quanto a "vila nova gaia", devo esclarecer o companheiro Rui que está equivocado. Eu não sou mouro, sou do Porto, carago.... :D :D

João Morgado Escreveu: Companheiro Rui Loureiro, leve-lhe só a pedra e ele que faça a sopa. :lol: :lol: :lol:

Oh Morgado, não se meta, principalmente quando não tem nada a ver com o assunto. Por ventura mandou algum bitaite para ajudar o companheiro Rui Loureiro na resolução da problemática do degrau???????????? Não "compilique" o que não é "compilicado" :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Abraços,
jfneves

Mensagempor Gimez » sexta set 05, 2014 5:33 pm

Amigo Rui, um cafè bebe—se sempre! Se chegar cedo ainda faço um esquema da coisa hoje...
Amigo jfneves, melões não tenho, mas se passar aqui em Alpiarça ofereço umas melancias das mais famosas da zona!
Amigo Morgado, se não atirar mais pedras tabem ofereço uma mlancia :D
Gimez

Mensagempor João Morgado » sexta set 05, 2014 6:00 pm

Gimez Escreveu:Amigo Morgado, se não atirar mais pedras tabem ofereço uma mlancia :D

Prometo não atirar mais pedras, mas ao companheiro jfneves posso? :lol: :lol: :lol:
Abraço
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
João Morgado

Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 9 visitantes