Boa tarde companheiro Rui Loureiro,
O botão do degrau da minha AC é o representado na foto a seguir (terá p.f. de clicar nas imagens para as aumentar). Tem a marca "Berker" e na parte de trás apresenta 4 pernos de ligação e a indicação Brevet 12V/15A, 24V/500mA e uma referência pouco nítida que creio ser SL N 20451. Verifique p.f. se o seu botão é igual ao meu, ou se pelo contrário tem 5 pernos. Caso esta última hipótese se verifique, terá que ensaiar com o multímetro o seu botão, para determinar quais as ligações que estão de acordo com o esquema que adiante lhe apresentarei.
O botão do degrau da minha AC:

Partindo de princípio que o botão é igual, envio-lhe um croqui com as ligações do seu botão, no estado de repouso, abrir e fechar (os esquemas abrir e fechar poderão ser comutáveis entre si, ou seja, o abrir pode ser o fechar e vice-versa.
Esquema apresentado:

Terá que desligar todos os fios do seu botão (poderá repor novamente as ligações originais através deste esquema) e aproveitar o fio vermelho grosso
"+" (terminal "
A" - alimentação) que ligará ao início do esquema apresentado pelo companheiro Gimez (será o
"-" do esquema inicial).
De seguida ligará os 2 fios pretos
"-" (massa) ao terminal "
A" do botão (do esquema que lhe apresento). O botão passará a ser o inversor do esquema "Gimez"
Vai ter que instalar um cabo com 4 condutores, do local do botão até à zona do degrau nos baixos da AC (2 de ida e 2 de retorno), que ligará aos terminais dos 2 interruptores de fim de curso (degrau aberto e degrau fechado). Dos dois condutores de ida ligará um ao terminal "
C" o outro ao terminal "
D".
Os outros 2 condutores deste cabo (retornos) ligará cada um deles ao terminal 1 das bobines dos 2 relés, do esquema "Gimez".
Os restantes 2 cabos que desligou do botão, o cabo cinzento (terminal "D" e o cabo vermelho (fino) do terminal "C", serão ligados aos cabos que vão ao motor no esquema "Gimez", os quais partirão da placa que o Rui Loureiro executou. Posteriormente poderá ter que trocar estes 2 condutores entre si, caso a operação de abrir e fechar estejam trocadas em relação à sinalética do botão.
Se o botão for igual ao meu, em princípio tudo funcionará, visto que o besouro terá eventualmente uma alimentação autónoma, caso contrário a seu tempo se resolverá este pequeníssimo problema. Estou a partir do princípio de que a placa executada pelo Rui Loureiro não tem qualquer "gaffe".
Não o aconselho a automatizar nesta fase a recolha do degrau, com a ligação da ignição do motor, para não complicar em demasia a situação. Será uma questão para segundas núpcias.
Tudo isto para materializar o funcionamento do seu botão do degrau, na função do inversor do esquema "Gimez"!!!!!!!!!!!!!!!!
P.S.: Tenho uma pequena dúvida no seu botão, visto a foto não permitir uma análise completa do mesmo. Teria que me informar para onde vai um dos fios pretos do terminal "B".
Caso tenha dúvidas, envie contacto por MP e falaremos directamente.
Um abraço