Que aparelho da Truma é este?

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Que aparelho da Truma é este?

Mensagempor Daniel Santos » sábado ago 23, 2014 10:41 am

Ora viva :)
Tenho este aparelho na AC mas ainda não percebi nem descobri para que serve.

Alguém me pode dizer o que é e para que serve?
Obrigado.

Imagem
Vivanda D&S
Daniel Santos

Registado: segunda dez 12, 2011 4:07 pm

Re: Que aparelho da Truma é este?

Mensagempor time_out » sábado ago 23, 2014 2:58 pm

Boa tarde

Será possivel colocar uma foto com dimensões adequadas?
A foto anexa é muitp pequena para se ver o que está escrito.
Obrigado
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm

Mensagempor Daniel Santos » sábado ago 23, 2014 3:22 pm

Imagem
Vivanda D&S
Daniel Santos

Mensagempor time_out » sábado ago 23, 2014 6:41 pm

Boa tarde. O controlador que mostra na imagem faz parte de um conjunto que serve para controlar as duas bilhas de gás. Para tal junto das bilhas devera ter um sistema de duplo redutor que esta ligado a este controlador. A função é abrir a segunda bilha assim que a primeira acabar e claro informa que se passou para a segunda permitindo repor a primeira. Ao colocar-se uma bilha nova a que esta a ser usada e que era a segunda passa, por mudança da posição do comando junto aos redutores, a ser a principal. Deste modo sabe-se sempre o que se tem disponível.

http://mc565.blogspot.pt/2011/06/truma-duomatic-l.html

http://mc565.blogspot.pt/2011/06/truma-gasfernshalter.html
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Mensagempor jgomes » segunda ago 25, 2014 9:45 am

Bom dia.
Permita-me discordar. Na autocaravana anterior, tinha esse aparelho, mas estava ligado ao boiler de aquecimento de águas. Luz verde acesa, em funcionamento, luz vermelha anomalia ou não ligou, o botão central para controlar o aquecimento da água, mais quente ou menos. Isto estava instalado no boiler que só servia para aquecer as águas, o calor era através de aquecedor Trumatic.

Boas viagens.

JGomes
jgomes

Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am

Mensagempor time_out » segunda ago 25, 2014 4:53 pm

jgomes Escreveu:Bom dia.
Permita-me discordar. Na autocaravana anterior, tinha esse aparelho, mas estava ligado ao boiler de aquecimento de águas. Luz verde acesa, em funcionamento, luz vermelha anomalia ou não ligou, o botão central para controlar o aquecimento da água, mais quente ou menos. Isto estava instalado no boiler que só servia para aquecer as águas, o calor era através de aquecedor Trumatic.
Boas viagens.
JGomes

Boa tarde
Claro que pode discordar mas o Duomatic-L é para a função que eu expliquei e coloquei os links para poder ler toda a técnica sobre o mesmo. Tive o cuidado de explicar que faz parte de um conjunto e que naturalmente só faz a função que expliquei se junto das botijas de gás estiver o restante do conjunto.
Se vir a foto com cuidado (faça o download da mesma para ver melhor) verá que tem escrito (de cima para baixo:
Truma

Duomatic - L (nome do sistema cuja descrição fiz na minha resposta)

por baixo da luz vermelha a indicação que é Reserva (acende quando passa para a segunda garrafa)

No botão giratório está, da esquerda para a direita:
Aus - desligado
Sommer - verão
Winter - inverno

Isto porque o sistema Duomatic permite aquecer a saida de gás da botija (através de uma resistência electrica) impedindo que a mesma congele no inverno e assim em função da temperatura exterior deverá escolher a posição.

No entanto gostaria de saber qual o boiler Trumatic que tinha para poder ver qual o comando que a Truma usava nesse modelo pois não encontro nada similar
Exemplo de comandos analogicos Trumatic.
http://i123.photobucket.com/albums/o288/simes35/d3fc3c9551e522dec4234182c29dbd9d.jpg
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Mensagempor jgomes » terça ago 26, 2014 8:57 am

Bom dia

Companheiro time_out, não ponho em causa o que colocou nem tão pouco a sua preciosa ajuda. O aparelho em causa, na Ac anterior célula Sky, da Pluma, era precisamente igual. O boiler era da Truma, capacidade 10 litros, quando precisava de o ligar ou estacionava, tinha que tirar uma tampa exterior, rectangular que tapava a chaminé de saída de gases. Penso que já deve ter visto algumas indênticas. Quanto ao modelo não sei dizer. Sei e tenho a certeza que era para o boiler pois a ligação às bilhas do gás era a tradicional, vulgo redutor, acabava uma tinha que mudá-lo para a outra.
Cumprimemtos e boas viagens.

JGomes
jgomes

Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am

Mensagempor burrinho 2cv » terça ago 26, 2014 1:19 pm

Concordo com o companheiro jgomes , pois a minha primeira "paixoneta" (knaus sun traveler) tambem tinha essa função , indicar anomalia , funcionamento e regular a temperatura da àgua .
A pressa mata!Antes atrasado neste mundo , que adiantado no outro.
burrinho 2cv

Registado: terça jan 26, 2010 10:11 am

Mensagempor RMGM » terça ago 26, 2014 9:30 pm

Boa Noite
Desculpem a intromissão
com esse comando como é que ligava o boiller e Regulava a temperatura da agua
RMGM Rogério Miranda
RMGM

Registado: sexta set 30, 2011 9:50 pm

Mensagempor time_out » terça ago 26, 2014 11:33 pm

jgomes Escreveu:Companheiro time_out, não ponho em causa o que colocou nem tão pouco a sua preciosa ajuda. O aparelho em causa, na Ac anterior célula Sky, da Pluma, era precisamente igual. O boiler era da Truma, capacidade 10 litros, quando precisava de o ligar ou estacionava, tinha que tirar uma tampa exterior, rectangular que tapava a chaminé de saída de gases. Penso que já deve ter visto algumas indênticas. Quanto ao modelo não sei dizer. Sei e tenho a certeza que era para o boiler pois a ligação às bilhas do gás era a tradicional, vulgo redutor, acabava uma tinha que mudá-lo para a outra. JGomes

burrinho 2cv Escreveu:Concordo com o companheiro jgomes , pois a minha primeira "paixoneta" (knaus sun traveler) tambem tinha essa função , indicar anomalia , funcionamento e regular a temperatura da àgua .

Boa noite

Depois de perder algum tempo na internet consegui encontrar o comando que ambos pensavam ser identico ao que se solicitava informação. Como se pode ver na imagem o comando é similar, faz parte do sistema de aquecimento Truma e serve para verificar se o boiler acendeu e para regular a temperatura.

Imagem

Espero que a explicação seja convincente.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Mensagempor burrinho 2cv » quarta ago 27, 2014 9:04 am

Saudações ,companheiros :

Dou o dito por não dito e retiro aquilo que disse ;
Afinal o que naõ é parece e o que é não parece .

O companheiro time-out fez bem os trabalhos de casa e rebuscando nos recônditos da memória ( que já começa a falhar ) concordo que de facto era esse o aparelho de comando .
O ligar/desligar é como um normal botão de reostato ,faz o clic no ponto branco inferior á esquerda .

Cumprimentos ,( e de burrinho é só o nick ).
A pressa mata!Antes atrasado neste mundo , que adiantado no outro.
burrinho 2cv

Registado: terça jan 26, 2010 10:11 am

Mensagempor Daniel Santos » quarta ago 27, 2014 10:30 am

Agradeço as vossas respostas e desculpem não ter intervido antes, mas estive ausente.
A foto que eu coloquei deve ser mesmo a função que o Time_out mencionou. Já a que foi colocada posteriormente, do Boiler, é igual ao boiler que tenho na minha AC. Por isso não faria sentido ter 2 aparelhos para a mesma coisa :)

Obrigado pela ajuda a todos. (A falar é que a gente se entende)

Bons passeios :)
Vivanda D&S
Daniel Santos

Mensagempor time_out » quarta ago 27, 2014 11:51 am

Daniel Santos Escreveu:...A foto que eu coloquei deve ser mesmo a função que o Time_out mencionou....

Verifique junto às bilhas de gás se tem instalado o resto do conjunto!
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Mensagempor Daniel Santos » quinta set 04, 2014 10:14 pm

Já não tem lá nenhum aparelho.
Quando a comprei, tinha ainda um redutor alemão, que teve de ser trocado pois não dava para as "nossas" garrafas de gás.
Vivanda D&S
Daniel Santos

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes