Bomba Gasoleo Fiat Ducato 1.9 TD 1990

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Bomba Gasoleo Fiat Ducato 1.9 TD 1990

Mensagempor nunomaior » quarta ago 20, 2014 9:28 am

Bom dia Companheiros,

Eis me de volta!

Após algumas passeatas com a carripana já tive 2 dissabores... o primeiro foi resolvido "barato" o cabo da embraiagem partiu, o chato foi ter sido em Aljezur e ter vindo de táxi para casa e a carripana de reboque (o que me levantou outra duvido que irei colocar no fórum mais correto sobre assistência em viagem / seguro), ora o segundo dissabor foi agora....

Reparei que a carripana estava a perder uns pingos de gasóleo junto do motor... como estava de fim de semana não pude agir, a carripana trabalhava normalmente e não me pareceu grave....
Entretanto e chegado a casa, passado 2 dias quanto a tento por a trabalhar... nada... bateria ok...mas nada de pegar... parecia que o gasóleo não estava a chegar ao motor... Bom, o mecânico lá foi ver a carripana e o diagnostico foi rápido... tubo de retorno com uma fuga, portanto teria entrado ar no sistema, etc, etc...

Eu pensei: "ufa só isso?" Porreiro, venham de lá os tubos novos e vamos lá por isto a bombar... e assim foi... mas depois de trocados os tubos de retorno a carripana apesar de pegar... passado um pouco de estar ao ralenti começa-se a "atrapalhar" a "engasgar" e acaba por ir abaixo.... nesta altura tb começa a deitar mais fumo que o normal do escape e mais cheiro que segundo o mecânico é diesel mal queimado... De referir que a carripana se tiver em aceleração não tem esse problema, o problema só surge mesmo ao ralenti ou com rpm muito baixas...

Suspiro... Portanto em principio será qualquer problema com a bomba... o mecânico ia hoje a uma casa especializada ouvir uma 2 opinião... e quando ouvi valores de reparação de bombas... mínimo 280€ e dependendo do problema pode ir por ai acima...

Alguns do companheiros já teve dissabor semelhante? Alguma dica?

Obrigado pela ajuda!
nunomaior

Registado: quarta mai 21, 2014 12:15 am

Re: Bomba Gasoleo Fiat Ducato 1.9 TD 1990

Mensagempor nelson » sábado set 06, 2014 8:04 pm

Boa noite nuno

Eu não sou mecanico! :)
Mas aquilo que dizes parece ser muita coisa !!
Bom o que posso agora dizer coisa mais facil é quando mudaram o tubo não tiraram o ar da tubagem ,pode ter ar ,é preciso desapertar o parafuso no junto ao filtro de gasolio e tirar o ar e ver se não ha fugas em outros lados.
fumos ,pode ser muita coisa podes ter um injector colado,antes de reparar podes meter meio litro de oleo no deposito antes de por gasolio.
para não teres problemas no relantin podes o aumentar na bomba injectora ,mais tarde podes abaixar o relanti para ver se ficou resolvido.
porque se não se for mesmo a bomba pode ir para cima de 400 eur normalmente.

atenção isto e apenas a minha opinião eu não soou mecanico :)
katamarano light 140cv
nelson

Registado: sexta dez 01, 2006 1:45 pm

Re: Bomba Gasoleo Fiat Ducato 1.9 TD 1990

Mensagempor nunomaior » sábado set 06, 2014 11:34 pm

Olá!

Peço desculpa, já devia ter atualizado o tópico..

Revisão a bomba injetora resolveu... Vedantes e retentor mais calibração.... :)

Esta semana já andou a circular com normalidade.... no entanto desta vez (há de haver alguma vez que corre tudo bem..) rebentou um pneu...

Consegui um valor espetacular para a revisão da bomba, muito abaixo do normal e com garantia, quem estiver interessado e more na zona de Sintra posso indicar contato.

Obrigado pela ajuda! :)
A minha amante é uma FIAT DUCATO 2.8 de 1999, e a tua?
nunomaior

Registado: quarta mai 21, 2014 12:15 am

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 8 visitantes