Falta de corrente de um dos lados da AC

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Falta de corrente de um dos lados da AC

Mensagempor Daniel Santos » sexta nov 15, 2013 1:08 pm

Boa tarde.

Depois de ter solucionado o problema do frigo, agora apareceu-me um outro. Estou sem luzes apenas de um lado da AC e também fiquei sem corrente na bomba de água. Suspeito de um fusivel queimado, mas não sei onde procurá-lo. Alguém tem ideia? A Ac é uma Fiat Ducato, Dethlefs.

Obrigado
Vivanda D&S
Daniel Santos

Registado: segunda dez 12, 2011 4:07 pm

Re: Falta de corrente de um dos lados da AC

Mensagempor Hugoft » sexta nov 15, 2013 1:39 pm

Boa tarde

Geralmente os fusivéis da celula costumam estar nos seguintes locais: Atrás do banco do condutor, na lateral do mesmo, e em alguns casos dentro do porta luvas.
Cumprimentos

Hugo
Hugoft

Registado: quinta nov 14, 2013 6:37 pm

Mensagempor Daniel Santos » sexta nov 15, 2013 2:02 pm

Obrigado Hugo. Vou já pesquisar esses locais :)

Depois dou novidades.
Vivanda D&S
Daniel Santos

Mensagempor Daniel Santos » sexta nov 15, 2013 3:34 pm

:( Nada... aparentemente, não tenho caixa de fusiveis dentro da celula. Segui alguns cabos e vão directamente à bateria. Os ditos fios, entram por baixo da celula e depois não faço ideia, não consigo ver, onde é que fazem ligação. :?
Vivanda D&S
Daniel Santos

Mensagempor RuckFules » sexta nov 15, 2013 4:14 pm

Boa tarde.

Não tenho grandes conhecimentos sobre os circuitos eléctricos das ACs. Apenas conheço o da minha de ponta a ponta quase como as palmas das mãos. Já foram muitas voltas naquele circuito.

Normalmente o painel da AC (aquele onde tem os níveis das águas, tensões da bateria, etc etc) costumam ter uns disjuntores. São disjuntores diferentes dos de casa. São os "botõezinhos" pretos, pequeninos que quando disparam saem para fora. Outro local para procurar fusíveis é junto da bateria da célula. Por lá perto há-de andar o separador/carregador de baterias. Normalment também tem uns fusíveis.

Os fusíveis do porta-luvas são os originais do carro (chassis). Será pouco provável que tenha algum relacionado com a célula.

Se o circuito da sua AC for como o da minha, existe um cabo que percorre toda a célula. Começa pela frente do lado direito e dá a volta a toda a célula. Pelo percurso tem algumas caixas para fazer derivações (luzes, fichas de isqueiro, ventilador do aquecimento, etc etc). Um fio desligado numa dessas derivações também pode provocar a falta de corrente no resto do circuito.

Espero ter ajudado em alguma coisa dentro daquilo que sei.

Abraço e boas viagens e estadias.
Carlos Marinho
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
RuckFules

Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm

Mensagempor danibeja » sexta nov 15, 2013 4:47 pm

Boa tarde,

A minha Euramobil tinha a caixa (original) dos fusíveis junto ao boiler e aquecimento das Àguas, por baixo do guarda fatos, levanta-se a tampa e lá estavam as caixas, uma delas tinha uma tampa preta com um parafuso a apertar, não o tirando, nem se percebia que era uma caixa de fusíveis....

Normalmente estão em locais como alçapões, por exemplo junto à bomba de água, nos roupeiros dissimulados com tampas, ou nos locais já referenciados pelos companheiros...

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor Daniel Santos » sexta nov 15, 2013 6:02 pm

Obrigado pelas vossas respostas.

Quanto à questão das luzes, já está. Era, como o companheiro RuckFules disse, um dijuntor, no painel de controlo que tinha disparado. Já quanto ao problema da bomba de água, nada feito. A minha está atrás do banco do condutor, por aí perto, nada de caixas de fusiveis. O fio que dá corrente à bomba desce junto ao banco do condutor, atrás e entra para baixo do chassi, depois não sei para onde vai. já corri os fios todos, inclusive os que ligam às baterias, mas todos levam corrente. O fio que liga ao da bomba, é o único que não tem corrente.
Outro pormenor interessante, ou não, é que se tiver uma luz ligada, ao abrir uma torneira de água, a luz diminui, há como que uma interferência de corrente.

Isto tá dificil :)
Vivanda D&S
Daniel Santos

Mensagempor RuckFules » sexta nov 15, 2013 9:10 pm

Companheiro Daniel Santos,
Indo por partes.
Para um disjuntor disparar algo de errado se passou. Não é como em casa que se ligarmos 3 ou 4 equipamentos de grande potência ficamos às escuras. Na AC os consumos no circuito de iluminação é constante variando apenas no numero de lâmpadas ligadas. E os disjuntores de iluminação estão preparados para termos as luzes TODAS ligadas sem disparar.
A somar a isso o facto da bomba de água não trabalhar mas quando abre uma torneira as luzes vão abaixo (falta especificar o quanto vão abaixo) significa que a bomba está a consumir, ou PELO MENOS o circuito de alimentação da bomba. Pode haver algum curto circuito ("total ou parcial" aqui pode verificar-se pela queda de luz na iluminação) na cablagem que alimenta a bomba.

É normal haver uma ligeira queda na iluminação quando a bomba de água trabalha. Mais do que uma ligeira queda de iluminação, e partindo do princípio que a bateria da célula está boa e carregada já pode significar problemas eléctricos. Seja cablagem, seja a própria bomba.
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
RuckFules

Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm

Mensagempor Daniel Santos » sexta nov 15, 2013 9:37 pm

Testar a bomba directamente à bateria, será boa ideia?
Vivanda D&S
Daniel Santos

Mensagempor woodsduarte » sexta nov 15, 2013 11:48 pm

Boa noite

A minha fiat dethlefs de 1992 tem a caixa dos fusíveis dentro do porta luvas. Tem tipo uma tampinha com duas patilhas à largura do mesmo (porta luvas) :D :D .
Espero ter ajudado.

Cumprimentos.
A paixão pela natureza.

Imagem

João Duarte
"Director de Marketing do Clube Autocaravanista da Abeceira"
woodsduarte

Registado: terça set 02, 2008 9:49 pm

Mensagempor danibeja » sábado nov 16, 2013 1:08 am

Boa noite,

Que tipo de bomba de agua tem?

Existem bombas de água que são acionadas pelas torneiras, as próprias torneiras é que tem o interruptor que liga a bomba de água, e a avaria pode estar na ou nas torneiras....

Existem mil e uma possibilidades....

Não tem manual de instruções da AC??? para ver onde se encontram as caixas dos fusíveis....

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor Daniel Santos » sábado nov 16, 2013 11:59 am

Bem, já retirei a bomba.
Hoje lembrei-me de testar os fios que ligam aos da bomba, com o switcher da torneira ligado, ou seja, com passagem de corrente. O resultado foi corrente, normal, até à ligação com os da bomba. Assim sendo, acredito e espero que seja mesmo só a bomba submersível. Para a semana já compro uma e já tiro realmente as dúvidas.
A bomba que eu tenho, ou tinha, é uma Reich, não sei quantos litros debita por minuto. Alguém me aconselha alguma? Quantos litros deve, normalmente, debitar por minuto?
Obrigado a todos pelas vossas respostas e opiniões :)
Vivanda D&S
Daniel Santos

Mensagempor RMGM » sábado nov 16, 2013 12:50 pm

Companheiro se as luzes enfraquecem é sinal que há consumo de corrente assim sendo a bomba possivelmente está presa e não roda, pode ser por ter estado parada algum tempo
Editado pela última vez por RMGM em sábado nov 16, 2013 1:42 pm, num total de 1 vez.
RMGM Rogério Miranda
RMGM

Registado: sexta set 30, 2011 9:50 pm

Mensagempor Daniel Santos » sábado nov 16, 2013 1:42 pm

Também pensei nessa hipótese, mas se fosse isso ouvia-se a bomba a trabalhar (a fazer barulho) e neste caso, nada... :(
Vivanda D&S
Daniel Santos

Mensagempor RMGM » sábado nov 16, 2013 1:43 pm

se ela estiver presa não roda por isso não faz barulho e de certo foi isso que fez disparar os dijuntores
RMGM Rogério Miranda
RMGM

Registado: sexta set 30, 2011 9:50 pm

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 8 visitantes