bomba de agua

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

bomba de agua

Mensagempor GranducaTO127 » quinta jun 06, 2013 7:31 pm

boas,

hoje a bomba de agua do deposito deu o seguinte problema, ligou-se o interruptor na célula que alimenta a bomba, ela fez o som habitual, mas para nosso espanto não parou fica sempre a trabalhar, acabamos por desistir e desligar antes que a bomba queima-se. :(

já aconteceu algo do genero nas vossas ACs... :?:

saudações caravanistas
GranducaTO127

Registado: segunda ago 06, 2007 9:54 pm

Re: bomba de agua

Mensagempor Aleluia » quinta jun 06, 2013 11:33 pm

Boa noite, companheiro GranducaTO127.
Por acaso, nunca desliguei o interruptor da bomba de agua quando tenho o carro parado. Desligo sim o interruptor da electricidade, pois desde o inicio que noto algum consumo de energia quando o carro está em repouso.
A única vez em que a bomba levava algum tempo a desligar, foi quando a mesma rompeu, abriu um poro, o que fazia com que entra-se ar e só desligava quando ao trabalhar, expulsava o ar a mais.
Conclusão, tive que por uma bomba nova.
Saudações,
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Aleluia

Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm

Mensagempor chicojo » sexta jun 07, 2013 8:26 am

bom dia por ai aqui depois 3 dias faz um sol que começou a se fazer raro:
chicojo

Registado: quinta fev 02, 2012 3:36 pm

Mensagempor chicojo » sexta jun 07, 2013 8:37 am

chicojo Escreveu:bom dia por ai aqui depois 3 dias faz um sol que começou a se fazer raro:

a bomba é sbumersivel ou exterior ,uma ou outra, se continua a trabalhar depois de fechar a torneira,é que certamente
existe fuga ,ar ou àgua,e pour vezes o contacto elétrico mas raramente,fazer pesguiça en todas as braçadeiras e as membranas
internas da bomba

boas voltas cordialemente chicoJo
chicojo

Registado: quinta fev 02, 2012 3:36 pm

Mensagempor MFerreira » sexta jun 07, 2013 5:45 pm

Boas tardes

Tive esse problema: uma das válvulas saiu do lugar e não vedava bem
Partindo do principio que a bomba é exterior ao depósito e que esteve algum tempo parada:
-se não sai água ou sai às golfadas misturada com ar - tem o boiler vazio (abrir a torneira da água quente e ligar até sair de modo normal)
Não deve ser o seu caso mas é o meu quando estou mais de 15 dias sem utilização

Se a água sai bem mas depois a bomba não pára:
-pressostato avariado (pouco provável)
-valvulas (normalmente 3) com fuga porque furadas, deslocadas ou com impureza nas sedes (o mais provável)

Dependendo do tipo de bomba é possível colocar valvulas novas, porque é o que habitualmente se estraga, e naturalmente da sua capacidade de pôr mãos à obra
Acrescento que essa bomba não é nenhum bicho de sete cabeças; quase sempre dá mais trabalho tirá-la que arranjá-la.

Boas viagens
MFerreira
Viajar é ir e voltar
MFerreira

Registado: sexta jan 08, 2010 12:25 pm

Mensagempor GranducaTO127 » sábado jun 08, 2013 12:14 pm

viva,

a bomba é exterior ao deposito é uma Fiamma AQUA, ontem andei de volta da bomba a ver as ligações dos tubos e pareceu-me tudo normal, de seguida desmontei o filtro e também pareceu-me normal, tornei a montar e ficou na mesma.

esta a fazer o barulho sempre seguido, só para quando a desligo no quadro e a agua na torneira nem vê-la :(

agradeço a todos pela ajuda.
GranducaTO127

Mensagempor João Morgado » sábado jun 08, 2013 2:44 pm

Companheiro
Isso não será sinal de que está desferrada?
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
João Morgado

Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Mensagempor F.Ramos » sábado jun 08, 2013 4:03 pm

Boa Tarde companheiro GrandocaTO127, venho por este meio tentar tirar algumas dúvidas a si e a mim...
Eu trabalhei em instalações industriais, onde havia muitos tipos de bombas. Não conheço as das nossas ACs por dentro, mas o principio é o mesmo, julgo eu.
Quando o companheiro diz "água na torneira nem vê-la" é diferente do seu tópico do dia 6, onde dizia que a bomba não parava.
A bomba não parar, podia ser as válvulas (dentro da bomba) um pouco gastas/danificadas e por isso não chega à pressão que o pressostacto manda parar a bomba. Ou seja a bomba trabalha, sai água mas não pára (para desenrascar e como a bomba é para desarmar, e reparar em breve. Com ela a trabalhar, abrimos as torneiras, lado quente e frio para sair todo o AR, fechamos e com uma chavinha sextavada interior, no topo da bomba, rodamos até ela parar. Assim fica a trabalhar com menos pressão. Se não se sentir à vontade, vá à Oficina.
Nota: com as alterações eléctricas que fazemos, podemos ter corrente na bomba mas não ter no boiler, assim este sem corrente, abre o dreno para o chão e a bomba não pára porque está a alimentar a fuga.
Com o seu tópico de hoje fiquei baralhado, não sai água? Quando diz que limpou o filtro, o circuito não teria ficado com ar? E agora o problema é a bomba desferrada, a juntar a uma possível falta de pressão, válvulas (dentro da bomba) um pouco gastas/danificadas e por isso não parava?
Espero que outros companheiros que conheçam este tipo de bombas ajudem a si e me esclareçam a mim

Abraço
Fernando Ramos.
F.Ramos

Registado: segunda set 05, 2011 5:07 pm

Mensagempor GranducaTO127 » sábado jun 08, 2013 5:00 pm

João Morgado Escreveu:Companheiro

é provável, como é que se pode contornar o problema?
GranducaTO127

Mensagempor GranducaTO127 » sábado jun 08, 2013 5:07 pm

F.Ramos Escreveu:Boa Tarde companheiro GrandocaTO127, venho por este meio tentar tirar algumas dúvidas a si e a mim...
Eu trabalhei em instalações industriais, onde havia muitos tipos de bombas. Não conheço as das nossas ACs por dentro, mas o principio é o mesmo, julgo eu.
Quando o companheiro diz "água na torneira nem vê-la" é diferente do seu tópico do dia 6, onde dizia que a bomba não parava.
A bomba não parar, podia ser as válvulas (dentro da bomba) um pouco gastas/danificadas e por isso não chega à pressão que o pressostacto manda parar a bomba. Ou seja a bomba trabalha, sai água mas não pára (para desenrascar e como a bomba é para desarmar, e reparar em breve. Com ela a trabalhar, abrimos as torneiras, lado quente e frio para sair todo o AR, fechamos e com uma chavinha sextavada interior, no topo da bomba, rodamos até ela parar. Assim fica a trabalhar com menos pressão. Se não se sentir à vontade, vá à Oficina.
Nota: com as alterações eléctricas que fazemos, podemos ter corrente na bomba mas não ter no boiler, assim este sem corrente, abre o dreno para o chão e a bomba não pára porque está a alimentar a fuga.
Com o seu tópico de hoje fiquei baralhado, não sai água? Quando diz que limpou o filtro, o circuito não teria ficado com ar? E agora o problema é a bomba desferrada, a juntar a uma possível falta de pressão, válvulas (dentro da bomba) um pouco gastas/danificadas e por isso não parava?
Espero que outros companheiros que conheçam este tipo de bombas ajudem a si e me esclareçam a mim

Abraço
Fernando Ramos.

no primeiro post não mencionei que as torneiras não deitavam agua, por esquecimento.
GranducaTO127

Mensagempor João Morgado » sábado jun 08, 2013 5:27 pm

GranducaTO127 Escreveu:
João Morgado Escreveu:Companheiro

é provável, como é que se pode contornar o problema?

Companheiro o processo mais rudimentar é com a torneira (do lava-loiça por ex.) aberta colocar a boca nela e puxar com força como se fosse tirar água de um depósito com um tubo plástico. Se não conseguir logo à primeira, convém tentar 2ª vez o mais imediato possível para que a água que conseguiu puxar da 1ª vez não recolha. Se fôr a bomba desferrada, desta maneira quando a água chegar a ela, ela ferra e começa a sair.
Caso resolva diga alguma coisa.
Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Santo Agostinho
João Morgado

Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Mensagempor GranducaTO127 » quarta jun 12, 2013 2:30 pm

obrigado pelas dicas, no próximo fim de semana, vou tentar esse procedimento.

depois dou noticias. :wink:
GranducaTO127

Mensagempor Américo » quarta jun 12, 2013 4:15 pm

boas companheiro
a mim acontece-me isso se o deposito da agua estiver vazio ou com pouca agua,ligo a torneira a bomba liga-se e depois fecho e continua a trabalhar.
quando me acontece isso meto agua no deposito e deixa de acontecer
agora fico também na duvida se isso e normal ou se nao deveria acontecer??
já agora coloca a questão aos companheiros
obrigados
abraços rolantes
Américo Pereira
Américo

Registado: terça abr 10, 2012 5:08 pm

Mensagempor spedy » quarta jun 12, 2013 4:26 pm

Quando fica a trabalhar continuadamente se abrir a torneira sai agua? Em caso negativo é provavel que seja o tubo de pesca alto, visto o deposito ainda ter agua...
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
spedy

Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm

Mensagempor João Morgado » sábado nov 02, 2013 2:43 pm

Companheiro Granduca TO127

O problema ficou resolvido. De que maneira? O que era afinal? Penso que todos gostaríamos de ter uma resposta, até para futuros casos semelhantes.

Saudações.
Imagem
"O mundo é um livro.
Santo Agostinho
João Morgado

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 14 visitantes