Sou o Sérgio Leal, e pelo que vejo neste fórum existem 3 utilizadores que têm C15's PYC.
Como estou a ponderar juntar-me ao "grupo", vinha tentar obter uma ajuda face á vossa experiência naquilo que devo verificar na compra de uma usada deste modelo...
A ideia é ter uma pequena casa móvel de apoio nas idas de fim de semana até praias mais distantes, períodos de férias mais extensos sem preocupação de alojamento, ou passeios de 2/3 dias. Segundo a descrição a C15 teria duas camas de casal, mas pelo que li afinal teria só uma de casal (a que não é fixa) e um beliche pequeno onde não caberiam duas pessoas e se calhar só daria mesmo para uma criança... ora como a ideia era se às vezes daria para seguirem 2 casais ou pelo menos 3 pessoas... Não conheço o espaço interno, conto em breve conseguir mas é sempre diferente falar com quem as tem e possui experiência e conhecimento de causa.
Ainda não tive oportunidade de a ver ao vivo, mas a C15 que encontrei está à partida em bom estado, com menos de 50 kkm (à partida reais), e com tudo a funcionar. Raramente tem sido utilizada recentemente, tendo segundo a descrição que me fizeram algumas mazelas em termos de rodas, alguns riscos, e a precisar de uma limpeza e revisão. Sendo de uma pessoa mais idosa o meu receio é ter várias coisas que por não andarem muito e não serem utilizadas tenha danos por essa razão.
Em breve penso ir vê-la ao vivo com os check-lists que fui encontrando e pesquisando na generalidade das Autocaravanas, haveria mais algum ponto que aconselhassem?
Verificar (a parte do motor é igual a outros veículos normais);
Corrosão;
Ver bem por baixo do carro por corrosões;
Ar condicionado da cabine (testar frio e quente).
Ar condicionado da célula (testar frio e quente).
Boiler
Testar água quente no chuveiro, lava mãos e lava louça).
Fogão
Ligar e verificar possíveis obstruções).
Frigorífico (se possível pedir ligação prévia para confirmar q faz frio);
Verificar estaladelas;
Verificar borrachas;
Verificar grelhas se estão ferrugentas;
Infiltrações;
Verificar rachas no exterior;
Espreitar dentro de todos os armários.
Infiltrações na frente do Cappucine, ver também do lado de dentro da cama;
Test drive
Conduzir, ainda que por pouca distancia para tentar detectar barulhos estranhos).
Documentos;
Verificar com atenção todos os dados do livrete em relação à viatura;
Verificar o título de registo de propriedade;
Ter especial cuidado se, sobre a viatura, não recai alguma reserva a favor de terceiros;
Verificar pontos inspeção IPO anteriores;
Peço desculpa pelo eventual longo post, mas nestas coisas mais vale tentar não esquecer nada
Obrigado a todo(a)s.
PS: Não fiz a apresentação formal porque caso o processo não se concretize acabaria por ser um utilizador a ocupar espaço sem ter caravana, o meu maior desejo é que se concretize e aí "regularizava" a situação. Caso seja fora das normas este meu procedimento tratarei de imediato de o fazer.