Opinião sobre Autocaravana PYC Aventure - Citroen C15

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Opinião sobre Autocaravana PYC Aventure - Citroen C15

Mensagempor Lealbino » segunda set 16, 2013 11:53 am

Bom dia a todo(a)s

Sou o Sérgio Leal, e pelo que vejo neste fórum existem 3 utilizadores que têm C15's PYC.

Como estou a ponderar juntar-me ao "grupo", vinha tentar obter uma ajuda face á vossa experiência naquilo que devo verificar na compra de uma usada deste modelo...

A ideia é ter uma pequena casa móvel de apoio nas idas de fim de semana até praias mais distantes, períodos de férias mais extensos sem preocupação de alojamento, ou passeios de 2/3 dias. Segundo a descrição a C15 teria duas camas de casal, mas pelo que li afinal teria só uma de casal (a que não é fixa) e um beliche pequeno onde não caberiam duas pessoas e se calhar só daria mesmo para uma criança... ora como a ideia era se às vezes daria para seguirem 2 casais ou pelo menos 3 pessoas... Não conheço o espaço interno, conto em breve conseguir mas é sempre diferente falar com quem as tem e possui experiência e conhecimento de causa.

Ainda não tive oportunidade de a ver ao vivo, mas a C15 que encontrei está à partida em bom estado, com menos de 50 kkm (à partida reais), e com tudo a funcionar. Raramente tem sido utilizada recentemente, tendo segundo a descrição que me fizeram algumas mazelas em termos de rodas, alguns riscos, e a precisar de uma limpeza e revisão. Sendo de uma pessoa mais idosa o meu receio é ter várias coisas que por não andarem muito e não serem utilizadas tenha danos por essa razão.

Em breve penso ir vê-la ao vivo com os check-lists que fui encontrando e pesquisando na generalidade das Autocaravanas, haveria mais algum ponto que aconselhassem?

Verificar (a parte do motor é igual a outros veículos normais);

Corrosão;
Ver bem por baixo do carro por corrosões;
Ar condicionado da cabine (testar frio e quente).
Ar condicionado da célula (testar frio e quente).
Boiler
Testar água quente no chuveiro, lava mãos e lava louça).
Fogão
Ligar e verificar possíveis obstruções).
Frigorífico (se possível pedir ligação prévia para confirmar q faz frio);
Verificar estaladelas;
Verificar borrachas;
Verificar grelhas se estão ferrugentas;
Infiltrações;
Verificar rachas no exterior;
Espreitar dentro de todos os armários.
Infiltrações na frente do Cappucine, ver também do lado de dentro da cama;
Test drive
Conduzir, ainda que por pouca distancia para tentar detectar barulhos estranhos).
Documentos;
Verificar com atenção todos os dados do livrete em relação à viatura;
Verificar o título de registo de propriedade;
Ter especial cuidado se, sobre a viatura, não recai alguma reserva a favor de terceiros;
Verificar pontos inspeção IPO anteriores;


Peço desculpa pelo eventual longo post, mas nestas coisas mais vale tentar não esquecer nada :)


Obrigado a todo(a)s.


PS: Não fiz a apresentação formal porque caso o processo não se concretize acabaria por ser um utilizador a ocupar espaço sem ter caravana, o meu maior desejo é que se concretize e aí "regularizava" a situação. Caso seja fora das normas este meu procedimento tratarei de imediato de o fazer.
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Autocaravana PYC Aventure - Citroen C15

Mensagempor Domingos » segunda set 16, 2013 11:47 pm

Boa noite Sr Sergio,
A Citroen C15 Aventure é uma autocaravana minimalista e muito simples. Pouco espaço e muito engenho é algo que as caracterizam.
Quando digo a amigos que tenho naquele espaço quarto de dormir, sala de estar e jantar, cozinha e wc... não acreditam, eheheh.
Realmente é muito pequena e acredito que não servia a toda a gente, pois é necessario alguma ginastica e resumir o essecial quando se a utiliza.

Ela é ideal para um casal, mas pode ser utilizada, de forma pratica, por um casal com 2 filhos pequenos, ou um filho adolescente/adulto. Digo isto pela minha experiência.
Mas ela, de livrete, pode transportar 5 pessoas, e tem 5 lugares de dormida. Mas, na pratica, acho que fica dificil transportar 5 adultos e á que ter em conta o excesso de peso, já que o peso bruto deste modelo é 1710kg.
Outra questão é a pouca capacidade dos depositos. 50-60 litros de agua limpa implica que todos os dias se coloque agua limpa e se despeje as sujas. A utilização da agua tem de ser bem racionada, é uma questão de hábito, e ser pratico.
O pouco espaço tem de ser dividido entre a roupa e as comidas, já para não falar do resto da tralha comum numa autocaravana, tudo isto sem exceder o peso.
Mas a C15 prima noutros factores. Por exemplo, não conheço nenhuma outra autocaravana que faça médias de 6-7 litros de diesel aos 100kms. E de poder estacionar em lugares onde só cabe um comum carro citadino, ou circular por ruas estreitas... tendo contudo atenção ás varandas ou saliencias. Nas portagens é classe 1.

Quando fôr ver o veiculo, há que ter atenção as ferrugens, especialmente se fôr carro de rua. Não se acanhe e espreite por de baixo do carro e especialmente nos guarda-lamas e atras destes. Vasculhar todos os recantos para ver se existe infiltrações ou os tecidos ou madeiras com manchas ou bulores.
Ver o funcionamento de todos os equipamentos, pois se não estiver atento vai ter de mandar reparar mais tarde. Esta autocaravana não tem boiler, mas sim um mini-esquentador, com saida de gazes para o esterior, e funciona muito bem caso este esteja a funcionar em pleno.
Se a autocaravana não tem muito uso ou esta muito parada, dar atenção aos pneus. Pneus deformados ou estalados terão de ser trocados, e são pneus especiais, reforçados. Não é pneu normal.
Depois conte com 500 euros ou mais para mudança de correias, em especial a correia de distribuição, bomba de agua, oleos, filtros, e revisão completa aos travoes. Pneus e travões são essenciais nestes carros que circulam com muito peso. E o motor tem de levar uma revião boa, pois uma avaria nas férias, são umas férias estragadas. Penso que isto é valido para quem compra uma qualquer autocaravana usada, a menos que o antigo dono comprove que fez estas reviões recentemente.

A C15 é uma autocaravana muito divertida e que ninguem fica indiferente a sua passagem.
Eu não tenho muito tempo para usar a autocaravana, infelizmente, excepto alguns fins-de-semana e férias, e acho que, mediante o meu orçamento, este veiculo serve muito bem. Se tiver crianças, vai ser uma enorme alegria para os mais pequenos.
Se tem duvidas se esta versão é á sua medida, experimente alugar uma por um fim de semana. Existe umas semelhantes no modelo Berlingo para aluguer.
Espero ter ajudado, e qualquer questão que precise, basta colocar aqui, ou por mail - respondi aqui porque pode ajudar mais pessoas.
Boas voltas
Avatar do Utilizador
Domingos
 
Mensagens: 26
Registado: sexta set 21, 2012 4:35 pm
Localização: Almada - Setúbal

Re: Autocaravana PYC Aventure - Citroen C15

Mensagempor Lealbino » terça set 17, 2013 1:36 pm

Muito boa tarde Sr. Domingos e muito obrigado pela resposta

Não deixo de notar que este tópico foi iniciado por si há aproximadamente 1 ano, e que está a atingir o objetivo da entreajuda, um bem-haja a si por isso. :)

De facto este fórum tem-me ajudado a melhor esclarecer váias questões técnicas ou de pura dúvida relacionadas com caravanas em geral, e neste caso em específico com a C15.

Também me respondeu o utilizador Tatus a quem muito agradeço e que de igual forma me ajudou muito a esclarecer vários pontos desta AC, e reunindo ambas as informações tenho de ponderar bem o que encontrarei (estará em bom estado, no entanto só após extensa confirmação visual) e mesmo assim fazer o orçamento para todos os pontos a intervencionar, quer os obrigatórios quer os eventuais devido a danos... e ver o valor final do balanço "compra + reparações" para perceber se compensará.

Com as dicas que recebi junto ao check list e tenho de tentar o mais brevemente possivel vê-la ao vivo, quer de escadote em punho, como com foco de luz e fita métrica. :wink:

Parece-me mesmo ser aquilo que procuro pelo menos nesta fase, o tempo que terei disponivel para usufruir dela deverá ser semelhante ao seu e por isso mesmo parece-me que as vantagens de ter um veículo mais "prático" como este facilmente se adequam a que tenhamos de igualmente nos adaptar às limitações que tem (atenção que não vejo como limitações, vejo exatamente como diz de ser hábito e prático), é tudo uma questão de gestão.

Caso esteja tudo impecável mesmo assim haverá lugar a negociação, balanço de pontos de reparação/manutenção, e ainda perceber o valor de seguros/IUC e eventual aluguer de garagem que se paga para manter um modelo destes, se forem só estes os encargos que me estou a lembrar. Pode dar-me (ou darem-me) uma ordem de grandeza do que posso esperar?

À partida ela seria para ser utilizada por nós (casal), e também podermos "emprestar/partilhar" com um outro familiar meu, ou ainda pontualmente em partilha total (mesmo sabendo que 4 adultos nesta AC, mesmo sendo os 2 que dormiriam na cama de cima de linha de dieta, ficarão apertados, ou mesmo não caberão).

Somos todos muito práticos e no meu caso pessoal sou adepto de tudo o que consiga fazer de manutenções (exceto as que opto por reencaminhar or questões de equipamento) e bricolage, como tal ía dar-me imenso gozo tratar desta pequena "casa", mas tudo dependerá de valores e estado do que encontre. Basicamente a ideia é termos local onde pernoitar naqueles dias em que o destino sejam locais em que possamos ficar sem ter de sair onde nos apetece estar, claro que seguindo as regras de segurança e mantendo os critérios que permitam dormir sem autoridades a bater à porta.

Fica uma vez mais o meu muito obrigado pela sua resposta, conheço alguns Acaravanistas e sei que o brilho nos olhos deles transporta liberdade, e da única experiência que tive percebi a razão. Em breve vou alugar uma antiga AC (bem antiga) com amigos para uma curta volta entre amigos, como tal não a vou conseguir ver tão em breve quanto quero, mas já adivinho que regressarei ainda mais ansioso por vê-la e rapidamente poder decidir-me.


Um abraço a todo(a)s
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Autocaravana PYC Aventure - Citroen C15

Mensagempor Domingos » quarta set 18, 2013 1:04 am

Boa noite
Penso que o intuito do forum é esse mesmo, trocar ideias e experiência, e desta forma ajudar e ser ajudado.
E foi numa busca por informação sobre autocaravanas que vim aqui parar, eheh.

Quanto a custos com manutenção, não andará longe de um carro normal... isto a nivel mecanico. Fazer a revisão todos os anos e ter atenção a sintomas estranhos que poderão aparecer. O ideal é fazer manutenção preventiva para precaver males piores, é a minha maneira de ver. Não deixar as coisas chegarem ao limite. Se tiver um mecanico de confiança, ele mesmo o pode aconcelhar o que deverá ser feito e quando.
Quanto á célula, há sempre coisinhas para fazer, principalmente numa AC já com uns anos... e para quem gosta de bricolage é facil. Depois há coisas a ter atenção como tubagens de gas que se deve respeitar a validade. Limpeza do bico do queimador do frigorifico. Verificar se as tubagens da agua estão estanques e se a bomba esta em condições. (A minha ando a repara-la... espero encontrar a peça de substituição).
Basicamente é uma casa de férias, e haverá sempre algo a rever ou melhorar.

Se não tem garagem e quer para este carro... que só peca na altura, se não cabia em qualquer comum garagem, tem de alugar um espaço de recolhas que ficará entre os 50 a 80 euros... normalmente. Se encontrar mais barato, por favor, informe-me.
De seguro eu pago 225 euros por ano, aproximadamente. Mas é possivel pagar menos se procurar bem.

Até breve e boas voltas
Cumprimentos
Avatar do Utilizador
Domingos
 
Mensagens: 26
Registado: sexta set 21, 2012 4:35 pm
Localização: Almada - Setúbal

Re: Opinião sobre Autocaravana PYC Aventure - Citroen C15

Mensagempor fluis » quarta set 18, 2013 8:30 am

Bom dia,

Este tópico foi separado do seguinte:

viewtopic.php?f=20&t=5942

Devido a que a secção de apresentações, deve conter exclusivamente apresentações, para além disso aqui nesta secção o tema terá mais visibilidade.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2456
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Opinião sobre Autocaravana PYC Aventure - Citroen C15

Mensagempor Lealbino » quarta set 18, 2013 1:14 pm

Boas

Agradeço a ajuda e esclarecimentos aamd99, e é mesmo por estas ajudas que muito mais rapidamente passei a ter outra perspetiva a decidir o que quero, e a saber como ver se o que quero está nas melhores condições, além de como a manter nesse estado. :wink:

Confesso que estou a tentar manter-me tranquilo e à espera da altura em que possa ver a AC que estou em vias de negociar, mas acima de tudo com este processo percebi ter decidido ser mesmo naquele género/dimensão que quero ter uma, e então estou a aplicar-me em tentar encontrar alternativas usadas que posam servir se esta não cumprir. Além disso tenho mais 2 familiares que têm o mesmo espírito, como tal até se concretizar um negócio imagino que vai ser dificil descansarmos...

Em termos de manutenção a ideia (qq que seja a AC que encontre, mesmo se não for esta) seguindo as dicas que recebi é de inicio fazer revisão profunda de veículo, fazer manutenção de componetes de "funcionamento" da célula, e tratar das eventuais reparações.

Só nessa altura vou sentir ter condições para iniciar o processo como faço em outras coisas, definir plano anual de revisões e restantes componentes/equipamentos, e começar a personalizar e melhorar o que tenha, é algo que gosto de fazer (além do mais o trio deste lado todo ele é adepto de recuperações e restauro) e como tal vai ser como diz. 8)

À partida em termos de armazenamento tudo vai depender da altura máxima da célula, mas ou fica em garagem próxima (dependendo da altura da AC) ou noutra garagem ligeiramente mais afastada que temos. O estacionar na rua é sempre estar a sujeitar o material, mas se eventualmente tiver de ser... bem, logo veremos.


Agora é contar os dias para poder ver ao vivo esta C15 que encontrei, mas como na viagem em que vou este fds com amigos numa AC que alugámos pode ser que me depare com alguma destas dimensões/modelo, o melhor é ir de lista em punho, não vá regressar logo ao volante de noutra (tal é a vontade de ter uma). :lol:



Um abraço a todo(a)S
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Opinião sobre Autocaravana PYC Aventure - Citroen C15

Mensagempor Aleluia » quarta set 18, 2013 7:17 pm

Boas tardes companheiras/os.
Força Lealbino.
Por vezes, nessas visitas surgem surpresas e acabamos por fazer aquilo com que não estávamos a contar.
Ainda nesta Primavera, fui ver uma caravana com uns familiares que andavam á procura de uma e, na volta sem preverem, adquiriram-na.
Agora uma coisa em que não nos devemos desleixar, é ver todos os pormenores e mais alguns, porque depois de adquirida o trabalho é todo nosso.
Saudações,
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Avatar do Utilizador
Aleluia
 
Mensagens: 1132
Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm
Localização: Faro - ALGARVE

Re: Opinião sobre Autocaravana PYC Aventure - Citroen C15

Mensagempor Oliventino » quarta set 18, 2013 9:34 pm

Boa noite ao futuro companheiro, e a todos. Tem na lista de coisas a verificar, se tem reserva de propriedade no documento. Sim, mas isso ja nao chega, va a conservatoria perguntar se sobre essa matricula ha alguma penhora, se nao tem faca logo a mudanca de nome, cada vez ha mais problemas. O ultimo carro que comprei, levei o vendedor a conservatoria, perguntei a frente dele,tinha desde Dezembro e tinham mudado o nome em Janeiro da empresa dele para ele. Ele nao sabia, e se eu nao perguntasse tinha mudado pera meu, ficava eu com a responsabilidade,e a divida ere superior ao valor do carro, disseram-me que nao tinham que avisar mas as vezes avisavam, e quem tiver o carro paga ou fica sem ele.
Oliventino
 
Mensagens: 622
Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Re: Opinião sobre Autocaravana PYC Aventure - Citroen C15

Mensagempor Lealbino » domingo Oct 06, 2013 9:53 am

Bom dia a todo(a)s e obrigado pelas respostas e ajuda a esclarecer as dúvidas que tinha, e ainda mais a questão das penhoras que desconhecia por completo, obrigado uma vez mais :wink:

As coisas deram algumas voltas e após analisar e pensar melhor (ajudou a viagem feita há umas semanas com amigos numa AC maior c/ 5 dormidas), percebi que para o fim em vista esta AC rapidamente se tornaria pequena para o que íamos precisar...

Se fosse só para mim e respetiva (e eventualmente mais um "extra") seria perfeita, mas por vezes outro casal da familia pode juntar-se a nós e por isso alterei a base de procura, além de que a AC que encontrei com as reparações que teria de fazer disparava o orçamento que à primeira vista até era aliciante.

Assim sendo, quando me decidi que teria de abandonar esta hipótese ficou no entanto o "bichinho"... e foi quando surgiu outra AC que com o check que tinha feito com a vossa ajuda, e analisando o que me pareceu essencial em termos de espaço e desempenho de motores (sem ser para corridas), e que à partida fecharei negócio em breve: uma Fiat Ducato Hymer Camp 1.9 TD de 4.6 metros, vou procurar trocar informações/opiniões sobre este modelo, com novo post caso não encontre aqui nenhum tópico acerca dela. 8)

Resumindo, à partida passarei em breve a poder oficialmente juntar-me a este vosso universo, e a provavelmente me cruzar convosco nas estradas nacionais e internacionais.


Um abraço
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Opinião sobre Autocaravana PYC Aventure - Citroen C15

Mensagempor Aleluia » domingo Oct 06, 2013 2:08 pm

Boa tarde Lealbino.
Pessoalmente penso que a decisão de alterar a AC para uma maior, foi positiva.
Eu por exemplo, não me estou a ver a movimentar dentro de uma C15, ainda por cima, sou um tipo grande.
Em relação á motorização, já houve aqui tópicos sobre os motores 1.9 TD.
É bem verdade que vai onde as outras vão, mas com muita calmaaaaaa.
Saudações e aguardamos a vinda de mais um companheiro na estrada.
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Avatar do Utilizador
Aleluia
 
Mensagens: 1132
Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm
Localização: Faro - ALGARVE

Re: Opinião sobre Autocaravana PYC Aventure - Citroen C15

Mensagempor Lealbino » domingo Oct 06, 2013 4:56 pm

:)

Espero em breve dar mais noticias, e fazer noutro tópico a atualização e apresentação da máquina :)

Vai ser mais à medida quer nas dimensões (meço 1,83m), quer mentendo o conceito que queria de ter algo mais "clássico". E aío motor 1.9 assenta também nesse ritmo 8)

Abraços a todos e uma vez mais obrigado
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal


Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes