Bocal da chaminé tem duas saídas?

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Bocal da chaminé tem duas saídas?

Mensagempor Daniel Santos » segunda set 09, 2013 4:44 pm

Visto que passei as férias de verão sem frigorifico na opção "a gás", resolvi hoje andar a desmontar o dito cujo e ver como estava a chaminé e o queimador. Aparente tudo normal...estou agora a ver se já refresca, é que nas saídas que fiz, em vez de refrescar, aquecia.
Agora ao desmontar, deparei-me com o terminal da chaminé, que tem duas saídas...é normal? Tem o bocal que liga à zona do queimador, um bocal de saída para a chaminé propriamente dita e então o outro bocal é para quê?

Imagem
Vivanda D&S
Daniel Santos

Registado: segunda dez 12, 2011 4:07 pm

Re: Bocal da chaminé tem duas saídas?

Mensagempor j_santos » segunda set 09, 2013 6:19 pm

so por curiosidade, estava a tentar arrancar com o frigorifico a gaz ou a ligar a corrente e depois a gaz?
j_santos

Registado: quinta abr 11, 2013 11:30 am

Mensagempor Daniel Santos » segunda set 09, 2013 7:29 pm

Inicialmente tentei ligá-lo a gás. Mas deixou de arrefecer. coisa que antes fazia. Depois e para poder ter frigo, passei a ligá-lo a 12V e a 220V. A gás não voltou a dar. Hoje desmontei tudo, limpei a chaminé e liguei-o a gás, mas agora no final do dia fui ver e o frigo estava quente e não frio. Sugestões ou dicas?
Vivanda D&S
Daniel Santos

Mensagempor Gomes de Sousa » segunda set 09, 2013 8:13 pm

Viva Companheiro:

Primeiro que tudo, informo-o que não sou técnico. No entanto, ainda se podem dar palpites e dizer algumas asneiras! E o meu palpite é este: Não terá sido a resistência que queimou? Se assim for, bem pode tentar as vezes que quiser, porque nunca trabalhará. Mais não posso ajudar.
Cumprimentos
Gomes de Sousa
Gomes de Sousa

Registado: sexta fev 11, 2011 11:35 pm

Mensagempor RMGM » segunda set 09, 2013 10:25 pm

Companheiro Daniel
A chaminé tem mesmo esse formato.
A 3ª saída a que se refere tem a função de não deixar que o ar quente que sai da coluna do queimador ganhe velocidade ao passar pela zona do vaporizador e provoque perda de calor assim como a espiral que se encontra dentro da coluna presa por um gancho de arame.
Se o frig. trabalha a 12V e a 220V tem que trabalhar a gás de igual forma
Agora que tem o frig. fora devia tentar ligá-lo a gás e ver se ele funcionava
Essa chaminé de alumínio que se vê na foto não sei se não altera o funcionamento do queimador
Tente ver se o termostato do gás está a funcionar.
RMGM Rogério Miranda
RMGM

Registado: sexta set 30, 2011 9:50 pm

Mensagempor RMartins » segunda set 09, 2013 10:31 pm

Daniel Santos Escreveu:Inicialmente tentei ligá-lo a gás. Mas deixou de arrefecer. coisa que antes fazia. Depois e para poder ter frigo, passei a ligá-lo a 12V e a 220V. A gás não voltou a dar. Hoje desmontei tudo, limpei a chaminé e liguei-o a gás, mas agora no final do dia fui ver e o frigo estava quente e não frio. Sugestões ou dicas?

Companheiro quando tenta ligar a gás, ouve a chama a "prender"?
A bilha de gás está cheia? Já li casos em que a bilha ainda com gás mas perto do fim parece perder força para puxar o dito.

Cumprimentos,
RMartins
RMartins

Registado: domingo ago 08, 2010 2:02 am

Mensagempor Daniel Santos » terça set 10, 2013 9:06 am

Ontem, depois de ter desencostado o frigo, liguei-o e voltou a "aquecer" o interior. A chama arde normalmente, com a chama bem azul (como se recomenda) e os componentes atrás do frigo aquecem. Apenas não se dá a transformação do calor exterior em refrigeração interior :(
O que é que difere do frigo quando está a gás ou quando está a 12 ou 220V?
Obrigado pelas vossas respostas e sugestões.
Vivanda D&S
Daniel Santos

Mensagempor Daniel Santos » terça set 10, 2013 11:20 am

Imagem
Imagem

Esta é a parte de trás do frigo. Como acho que fiz tudo o que estava ao meu alcance (e estiquei-me bem), vou levá-la a um reparador. É capaz de ser mais seguro. Ou não... Um dia destes conto algumas desventuras que tive com, ditos" mecânicos e reparadores" de autocaravanas. Um na zona de Fernão Ferro (sim meu amigo, deixou-me a autocaravana uma verdadeira miséria e até hoje, 2 anos passados, ainda me deve dinheiro). Com mecânicos assim, mais vale estar quietinho.
Vivanda D&S
Daniel Santos

Mensagempor fiatducato86 » terça set 10, 2013 1:10 pm

do que vejo, parece-me que a chaminé foi alterada, certo?

será que essa espuma de poliuretano e a folha de aluminio estão a impedir que o calor se transmita convenientemente à tubagem onde circula a amónia?
fiatducato86

Registado: terça Oct 23, 2012 9:22 am

Mensagempor Daniel Santos » terça set 10, 2013 1:48 pm

Pois, não sei. A alteração já deverá ter sido efectuada antes de eu ter comprado a AC. Mas sempre funcionou bem. Agora apenas a gás é que não funciona.
Vivanda D&S
Daniel Santos

Mensagempor João Morgado » terça set 10, 2013 2:06 pm

Daniel Santos Escreveu:Um dia destes conto algumas desventuras que tive com, ditos" mecânicos e reparadores" de autocaravanas. Um na zona de Fernão Ferro (sim meu amigo, deixou-me a autocaravana uma verdadeira miséria e até hoje, 2 anos passados, ainda me deve dinheiro). Com mecânicos assim, mais vale estar quietinho.

Companheiro, nestes casos é bom divulgar os nomes pois pelo menos pode ficar o alerta. Não devemos só divulgar os bons.
Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
João Morgado

Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Mensagempor Daniel Santos » terça set 10, 2013 2:32 pm

Viva sr. João Morgado. Sim, quando contar estas minhas desventuras, colocarei o nome da empresa e do sr. que tratou de tudo. Mas fá-lo-ei noutro tópico.
É verdade que deveríamos divulgar os bons exemplos, mas os maus também têm a sua importância, pois fica o alerta a quem pensa em utilizar esses serviços.
Vivanda D&S
Daniel Santos

Mensagempor João Morgado » terça set 10, 2013 2:44 pm

Daniel Santos Escreveu:Viva sr. João Morgado. Sim, quando contar estas minhas desventuras, colocarei o nome da empresa e do sr. que tratou de tudo.

Companheiro Daniel, em primeiro lugar o sr. está (dizem) lá em cima no céu. :lol: :lol: Eu pessoalmente calculo de quem se trata, pois em Fernão Ferro só conheço 2 que fazem estes trabalhos.
Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
João Morgado

Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Mensagempor RMGM » terça set 10, 2013 5:50 pm

Companheiro Daniel
Com o fig. ligado (com o gás aceso) rode o botão do termostato do gás e veja se a chama aumenta e baixa ele pode estar avariado e não aumentar a chama acima do mínimo daí não fazer frio
Se ele trabalha a 12v e a 220v tem de trabalhar a gás
Verificou se a espiral que está dentro da coluna está no sitio certo ou se caíu?
Acontece que essa espiral está segura por um gancho de arame que se pode partir e ela cai para cima do queimador
RMGM Rogério Miranda
RMGM

Registado: sexta set 30, 2011 9:50 pm

Mensagempor Daniel Santos » terça set 10, 2013 8:41 pm

Sim, a espiral está no sitio. Tirei-a para limpar a chaminé, mas coloquei-a de novo. Quanto ao termostásto, julgo também estar a funcionar, pelo menos no máximo a chama está como sempre costumava estar quando funcionava.
Amanhã vou levá-lo a um reparador. Vamos ver o que dizem.
Obrigado a todos pelas sugestões.
Vivanda D&S
Daniel Santos

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 14 visitantes