Frigorífico a gás - ajuda

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: Frigorífico a gás - ajuda

Mensagempor Redes » terça jul 10, 2012 10:46 am

Coloquei o injetor que comprei como indiquei no post anterior, mas comecei a reparar que o frigorífico não refrescava (a gás). Acabei por pereceber que o calibre do injetor era pequeno e portanto não queimava gas suficiente. Acabei por comprar um injetor da marca, cujo orificio é de 43 microns (mas atenção que o calibre pode ser diferente consoante o modelo do frigorífico).
Ao montar o injetor, e de tanto apertar e desapertar, acabei por moer a rosca do queimador, o que resultou em ter que comprar um injetor e um tubo novo... :x :x :x
Felizmente a casa tinha um conjunto em stock e montou-me tudo na hora. Agora tenho o frigorífico a funcionar impecavelmente (finalmente).
O que o técnico me disse foi que nunca se deve desmontar o queimador, quando muito soprar para limpar as impurezas e fazer uma limpeza à chaminé de vez em quando. Mudar para gás propano também ajuda, pois a queima produz menos resíduos.

Em relação à questão do último companheiro, não sei a que se refere com "cheiro lá dentro", se for cheiro a gás queimado, pode ter a zona do frigorífico mal vedada e os gases da combustão entram na caravana (o que não é normal e até perigoso). O calor à volta do frigorífico pode ser normal, dependendo de onde aparece esse calor (a combustão do gás aquece a chaminé)...

O que é que eu aprendi com a minha experiência:
- Não se deve andar a desmontar o queimador para fazer limpeza, e muito menos andar a passar agulhas para desobstruir o injetor. Usem apenas o sopro/ar comprimido;
- Se realmente tiver que ser, cuidado com as roscas e no fim verifiquem com água e sabão se não há fugas. Se tiverem que mudar o injetor, comprem um adequado e com o calibre certo;
- Limpem a chaminé de vez em quando (não é preciso desmontar o queimador, basta retirá-lo para o lado);
Redes

Registado: terça mar 20, 2012 9:21 pm

Mensagempor Aleluia » terça jul 10, 2012 11:52 am

Boas tardes companheiros/as.
Companheiro Redes, a conclusão a que chegas-te está correta e, já abordada em post`s anteriores.
O "cheiro" que falas, poderá tambem ser, o sistema a dar a indicação que a chaminé precisa de ser limpa, e não é cheiro de gas.
Saudações,
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Aleluia

Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm

Mensagempor Carlos Baptista » domingo ago 11, 2013 12:59 pm

Boas, companheiros!

Fui aconselhado a ler este tópico, o que fiz na íntegra!
Revejo-me nele, sem dúvida. É claro que já não vou mexer mais em gás. Mas agora, pedia encarecidamente aos ilustres companheiros que me dissessem onde me devo dirigir com o meu frigorífico, a fim de pagar bem e ser bem servido.
É que alguem falou aqui em não gostar de pagar. Nada disso!
Pagar sim, mas que o pagamento seja diretamente proporcional ao serviço prestado.
Assim está bem!

Fogo à peça
Carlos Baptista

Registado: domingo jul 07, 2013 9:40 pm

Mensagempor RMGM » domingo ago 11, 2013 2:41 pm

companheiro Carlos Batista

Dirija-se á rua António Pedro n2 em Lisboa e fale com o Sr Ramalho
Este Sr é técnico especializado em frigoríficos de absorção.
Ele testa e dá orçamentos
levei lá o meu e ele deixou-o como novo, recarregou e pintou a máquina (com a tinta especial que evita a propagação do calor) reparou o queimador e a chaminé colocou termopar novo assim como os termostatos
RMGM Rogério Miranda
RMGM

Registado: sexta set 30, 2011 9:50 pm

Mensagempor Carlos Baptista » segunda ago 12, 2013 11:02 pm

Grato pela informação, companheiro.
A Rua António Pedro é ali ao Chile? (desde que me converti ao saloísmo, já não sei andar em Lisboa.LOL)

Fogo à peça
Carlos Baptista

Mensagempor João Morgado » terça ago 13, 2013 11:44 am

Carlos Baptista Escreveu:A Rua António Pedro é ali ao Chile? (desde que me converti ao saloísmo, já não sei andar em Lisboa.LOL)

Por detrás da Portugália.
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
João Morgado

Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Mensagempor Carlos Baptista » terça ago 13, 2013 11:31 pm

Obrigadinho!

Fogo à peça!
Carlos Baptista

Mensagempor RMGM » quarta ago 14, 2013 7:50 pm

Desce a Almirante Reis e vira à direita para a Estefânia e vira novamente na primeira à direita por trás do banco
a casa fica do lado direito logo no primeiro cruzamento mesmo na esquina a seguir ao edifício do banco
RMGM Rogério Miranda
RMGM

Mensagempor rainbow » sábado ago 24, 2013 12:14 am

Boas noites, companheiros
Aproveito este topico para colocar uma questão aos colegas, pois sou novo nestas andancas :D
Quando comprei a minha AC, foi exprimentar durante um fim de semana e tudo correu bem, mas quando fui para ferias as coisas comecaram logo mal :evil: um dia antes de partir coloquei o frigorifico ligado a 230 V e nada, a traseira ficou quente, mas nada de frio :( depois liguei o gas e comecou a fazer frio, mas so na parte do congelador :evil:
Ja algum colega teve o mesmo problema ? ou teem alguma ideia do que poderei fazer para reparar esta situação?

Obrigado
Mário Silva
rainbow

Registado: quinta jul 11, 2013 12:16 am

Mensagempor RMGM » sábado ago 24, 2013 10:33 am

O que acontece é que os frigoríficos que nós usamos teem no interior da maquina uma mistura de amoníaco e de outros componentes e com o tempo vão sendo formados grãos de sódio que acabam por entupir umas passagem muito finas que eles teem evitando que eles funcionem em condições
Há um procedimento que se pode fazer que é tirar o frig. do lugar e virado de cabeça para baixo durante um dia e depois voltar a coloca-lo no lugar deixa-lo repousar e liga-lo novamente e ele vai funcionar até se entupir outra vez
A solução definitiva será ver é possível recarrega-lo para isso se o frig. for antigo terá de ser radiografado para avaliar as condições da tubagem se aguenta nova carga Se assim for terá o assunto resolvido e de uma forma mais económica de que comprar um novo
RMGM Rogério Miranda
RMGM

Mensagempor rainbow » terça ago 27, 2013 4:38 pm

Obrigado pela resposta, entao vou retirar o frigorifico e vou andar com ele as "voltas" para depois ver se ele quer fazer frio, senao vou ter que o levar a alguem que o repare. 8)
rainbow

Mensagempor rainbow » quarta ago 28, 2013 10:35 pm

Boas
Hoje ia para desmontar o frigorifico, mas antes coloquei-o a funcionar e ele lá comecou a fazer frio, primeiro na parte do congelador, e na outra nada :x entao resolvi retirar a chapa que esta encostada a tubagem e reparei que o tubo estava frio, mas no "dissipador" nada, tambem verifiquei que a massa que tinha para fazer o contacto estava seca, tenho que exprimentar colocar massa nova e voltar a testar. Já agora, algum colega sabe onde posso encontrar essa massa ?

Obrigado
Mário Silva
rainbow

Mensagempor jgomes » quinta ago 29, 2013 9:44 am

Bom dia

Companheiro Mário Silva, consulte a secção Mecanica, Manutenção e Bricolage, página 4, tópico 6 (6ª linha), onde o companheiro VitorEsteves explica como se faz a substituição da massa térmica do frigorifico e onde alguns companheiros dizem onde comprar a dita cuja massa.

Boas viagens.

Jgomes
jgomes

Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am

Mensagempor rainbow » quinta ago 29, 2013 9:03 pm

Boa noite

Obrigado amigo Jgomes, vou consultar.

Mário Silva
rainbow

Anterior