Tanques de água limpa - Manutenção da água

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Tanques de água limpa - Manutenção da água

Mensagempor erebrus » segunda ago 12, 2013 11:58 am

Boas,
Este verão estou a fazer uma utilização da minha AV por curtos periodos e por vezes intervalos de várias semanas. Tenho dois tanques de água limpa, um de 70L e um de 20L, ambos no interior da carrinha. A minha questão prende-se com o facto de que muitas vezes não gasto a água toda e pergunto-me por quanto tempo é que ela ainda é segura. Para jogar pelo seguro, este fim-de-semana, como já tinham passado 4 semanas desde que tinha enchido os tanques e ainda não tinha acabado a água, acabei por esvaziá-lo e encher de água nova. Porém, incomoda-me desperdiçar água, por isso pergunto-vos:

Como é que lidam com esta situação?
Quanto tempo é que é seguro ter água no tanque?
Ou preferem sempre aplicar algum tratamento à água?

Obrigado

Cláudio
erebrus

Registado: sexta abr 20, 2012 9:04 am

Re: Tanques de água limpa - Manutenção da água

Mensagempor siroco » segunda ago 12, 2013 12:56 pm

Eu deito-lhe sempre umas gotas de Micropur.
siroco

Registado: terça abr 15, 2008 9:25 am

Mensagempor Aleluia » segunda ago 12, 2013 11:09 pm

Boa noite companheiro erebrus.
Nunca deitei agua limpa fora.
Em regra, cada vez que saio sobra sempre agua e quando volto a sair, completo o deposito com nova agua.
Nunca notei qualquer tipo de alteração na qualidade do liquido e, por vezes o carro chega a ficar parado um mês.
Note-se, que não uso a agua dos depósitos para beber nem para fazer comida.
Saudações,
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Aleluia

Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm

Mensagempor RMartins » terça ago 13, 2013 12:45 am

Aleluia Escreveu:Boa noite companheiro erebrus.
Em regra, cada vez que saio sobra sempre agua e quando volto a sair, completo o deposito com nova agua.
Nunca notei qualquer tipo de alteração na qualidade do liquido e, por vezes o carro chega a ficar parado um mês.
Saudações,

Também faço o mesmo.
Nunca deito agua fora, simplesmente tento que fique o menos possivel no depósito entre viagens.
Embora também não note qualquer odor e/ou alteração, também não uso a água para beber, uso somente para banhos e louça.
RMartins

Registado: domingo ago 08, 2010 2:02 am

Mensagempor erebrus » terça ago 13, 2013 2:22 pm

Boas,
Pois, eu não uso para beber, mas uso para cozinhar e lavar alimentos (além de lavar a loiça e lavar as mãos e dentes). Aliás, gostava de começar a usar para beber também, mas há sempre aquele receio.

Obrigado

RMartins Escreveu:
Aleluia Escreveu:Boa noite companheiro erebrus.
Saudações,

Também faço o mesmo.
Nunca deito agua fora, simplesmente tento que fique o menos possivel no depósito entre viagens.
Embora também não note qualquer odor e/ou alteração, também não uso a água para beber, uso somente para banhos e louça.
erebrus

Mensagempor erebrus » terça ago 13, 2013 2:24 pm

siroco Escreveu:Eu deito-lhe sempre umas gotas de Micropur.

E sente alguma alteração de sabor?
Outra preocupação que tenho é que li que supostamente é preciso ter cuidado com depois descarregar essa água, porque dependendo de para onde vão os esgotos, pode ter um impacto ecológico grave.
erebrus

Mensagempor spedy » quarta ago 14, 2013 8:51 am

Bom dia,

A minha opinião é:

Ambientes húmidos são excelentes para fungos, como tal quando a Ac fica parada por períodos mais longos fica vazia com deposito e torneiras abertas para ficar seco e com circulação de ar. A ter agua deveria ficar completamente cheio mas isso iria acrescentar peso para as molas...

Cumpts
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
spedy

Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm

Mensagempor Luismbmp » quarta ago 14, 2013 9:59 am

Boas, eu faço assim.
De verão como ando sempre a sair, a agua que sobra quando chego em casa, nunca a despejo. Quando volto a sair, volto a encher o deposito.
Se tiver mais de um mês sem sair, como os meus deposito são exteriores, debaixo da carrinha, desaperto uma braçadeira do tudo que sai do deposito, e agua limpa cai para o chão.
De inverno coloco um pouco de lixivia com o deposito meio cheio, e vou dar uma volta por ai, para a lixivia com a agua lavar o deposito todo, e matar a bicharada toda :) Depois despejo e ja está.
Com o deposito de aguas sujas faço o mesmo.

Agora na minha opinião, a agua que nós colocamos no deposito, é agua da torneira, que já vem tratada, pode estar 1 ano nos depositos que não ganha fungos.

Abraço
Luismbmp

Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm

Mensagempor siroco » quarta ago 14, 2013 10:14 am

erebrus Escreveu:
siroco Escreveu:Eu deito-lhe sempre umas gotas de Micropur.

E sente alguma alteração de sabor?
Outra preocupação que tenho é que li que supostamente é preciso ter cuidado com depois descarregar essa água, porque dependendo de para onde vão os esgotos, pode ter um impacto ecológico grave.

Não noto nenhuma alteração de sabor, até porque não a bebo. 8)

Não a uso para beber, cozinhar ou lavar os dentes. Embora possa ser uma preocupação exagerada porque efetivamente o Micropur mantém a água potável muito tempo, e só se usa uma dose mínima, 10ml para 100l de água.

Descarregar a água limpa?!? Ou já mudámos de assunto e estamos a falar das cinzentas? Se forem efetivamente esgotos não tem impacto, o problema é que muitos autocaravanistas "confundem" sarjetas de recolha de águas pluviais com esgotos e aí sim tem bastante impacto.
siroco

Registado: terça abr 15, 2008 9:25 am

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes