Chiadeira na(s) roda(s).

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Chiadeira na(s) roda(s).

Mensagempor Mcas » quinta jul 18, 2013 12:27 am

Vivam!
No ano passado, debaixo do calor espanhol, aconteceu-me o que vou relatar a seguir. Na altura parei meia hora, nao vi nada de especial, arranquei e correu tudo bem até ao fim da viagem de sete mil e tal quilómetros
Há dias voltou a acontecer o mesmo: uma chiadeira enorme na roda esquerda, que não é contínua, porque se eu der umas sapatadas no travão, desaparece por alguns quilómetros mas depois volta a acontecer. Ou quando estou parado por meia hora e quando arranco lá vem a chiadeira por um bocado, depois pára. Ás vezes também acontece quando viro para a esquerda. Mas é assim, uns dias faz outros não.
Na semana passada fui à inspeção e não notaram nada, não aconteceu nada. Já tenho marcação no mecânico mas gostava de saber se já vos aconteceu ou se têm um palpite ou uma solução...
Olhando para o sistema de travagem, foles, etc, tudo normal.
Ora digam...

Boas viagens,
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
---------------------------------------------------------
http://viajantelusitano.wordpress.com
Mcas

Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm

Re: Chiadeira na(s) roda(s).

Mensagempor bornes » quinta jul 18, 2013 9:43 am

Boas,
a autocaravana do companheiro é travões de disco ou tambor?
NÃO ACREDITO EM RELIGIÕES, MAS SE EXISTE DEUS, QUE ME DÊ MAIS 200 ANOS DE VIDA...
bornes

Registado: quinta jul 26, 2012 1:23 pm

Mensagempor Carlos Baptista » quinta jul 18, 2013 3:17 pm

É costume os discos fazerem isso com altas temperaturas.
O óleo dilata no bombito e roça um cadito. Nada de grave.
Com tempo frio não faz.
Carlos Baptista

Registado: domingo jul 07, 2013 9:40 pm

Mensagempor Mcas » quinta jul 18, 2013 4:00 pm

VIva!
Companheiro Bornes, os travões são de disco. (fiat ducato de 2005)
Obrigado companheiro Carlos Baptista. O que eu acho estranho é a intermitência...
Bv
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
---------------------------------------------------------
http://viajantelusitano.wordpress.com
Mcas

Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm

Mensagempor bornes » quinta jul 18, 2013 4:12 pm

Pois,
por isso perguntei se eram de discos ou tambor.
O companheiro Carlos explicou bem a causa do problema.
Acerca de travões, tenham cuidado quando param. Nunca deixem o carro sem engrenar uma mudança, já que com o arrefecimento, os discos voltam á espessura normal e é normal vermos veículos a andarem sozinhos e muitos deles a terem prejuízos enormes.
Se paro num plano horizontal, jamais utilizo o travão de mão.
Boas viagens.
NÃO ACREDITO EM RELIGIÕES, MAS SE EXISTE DEUS, QUE ME DÊ MAIS 200 ANOS DE VIDA...
bornes

Registado: quinta jul 26, 2012 1:23 pm

Mensagempor curto » quinta jul 18, 2013 11:18 pm

Bornes:
Ou são as pastilhas de travão a indicar que devem ser substituídas (avisador de desgaste), ou são as bombas de travão com folga e oscilam e as pastilhas tocam nos discos
A C
curto

Registado: terça mar 08, 2011 11:35 pm

Mensagempor gfilipe » sexta jul 19, 2013 11:49 am

Sim isso é sem duvida os travões.
Ficam "colados" ou "mais justos" com o aquecimento
Pode precisar de uma revisão ao oleo dos travões.
Não me parece que seja grave e também já me aconteceu ( não numa autocaravana ), mas há razão no que aqui já foi dito..engrenar uma mudança quando fica a descer ( pouco ou muito ) por segurança.

cumpriemntos! :wink:
gfilipe

Registado: sexta jun 07, 2013 9:46 pm

Mensagempor Carlos Baptista » sexta jul 19, 2013 4:12 pm

Um dos problemas que estão na origem do maior aquecimento dos discos, está no facto de atualmente não ser permitido o amianto, na composição da pastilha/calço. Assim sendo, o disco aquece mais.
Uma das coisas que nunca se deve fazer, é lavar o carro com os discos quentes - empena-os.
Daí o txic txic txic e numa situação mais grave, sente-se trepidação no pedal, ao travar.
Solução: substituir os discos (não vale a pena ir com eles ao torneiro).
Tal como o óleo do motor é mudado de x em x Kms; também o óleo de travões deve ser substituído. Não, com tanta frequência.
Carlos Baptista

Registado: domingo jul 07, 2013 9:40 pm

Mensagempor diabloooo06 » sexta jul 19, 2013 5:09 pm

boa tarde, isso pode ter dois factores, o primeiro é as bombas de travão estarem pasmadas e apos travagem não conseguem recuperar deixando as pastilhas a roçar nos discos, a segunda é as pastilhas estarem gastas e os discos bastante finos, e como o embolo da bomba de travão tem de sair mais do que normal já não consegue recuperar o seu estado normal e dai ficarem as pastilhas a rocar no disco.

solução:

medir com o peclisses a espessura dos discos e consultar qual a espessura minima que o disco pode ter, porque as pastilhas ainda podem estar +/- e o disco estar abaixo do minimo, logo tera que colocar discos e pastilhas novas.
de seguida ver as pastilhas se estiverem no minimo basta trocar que o seu problema ficará quase de certeza resolvido.
se o disco e pastilhas estiverem bons, desmonte a bomba e veja se o embulo recupera com suavidade ou perro... se recuperar muito suave a bomba está pasmada e sem força.

cumprimentos
diabloooo06

Registado: quinta jan 26, 2012 5:12 pm

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes