Boa tarde,
Já aqui referi, mas como é importante vou voltar a afirmar que os consumos é uma grande quantidade de factores, não se resume apenas à altura das ACs....
No verão passado fiz uma viagem de cerca de 4600km, eram 6 autocaravanas de todos os tipos e feitios, 2.0 JTD capucine - 3000Kg ; 2.3 JTD integral 3800Kg ; duas 2.8 JTD perfiladas 3000kg e 3500Kg e duas 2.8 IDTD 3500Kg cada, e posso afirmar que a diferença de combustível foi muito pouca entre todas elas, e para espanto de todos vós a que consumiu mais foi uma 2.8 perfilada...
Na minha AC 2.8 IDTD já consegui fazer consumos de 8L - 100Km, mas foi no Alentejo a velocidades 80 - 100, mas costuma consumir entre os 10 e os 12, mas por causa do meu pé pesado, principalmente em subidas e ultrapassagens, pois a auto tem muito boa relação peso potencia, e quando carrego no acelerador ela vai mesmo, por isso é natural que consuma bem....
A aerodinâmica também é muito importante, o formato do capucine, ou até mesmo o formato da perfilada ou integral, por exemplo, a minha capucine não faz o contorno/bico do capucine junto ao parabrisas, do parabrisas sobe um pouco e depois é que começa a fazer o redondo que faz o angulo de 90graus, são pormenores que não damos valor, mas são extremamente importantes, pois a minha AC é muito estável a grandes velocidades, na autoestrada circulo a 120Km / h ( às vezes um bocadinho mais, mas não digam nada

) sem quaisquer problemas....
Resumindo, quando quizerem comprar uma AC, primeiro verifiquem as vossas necessidades, e a partir desse ponto vejam qual o tipo de AC devem escolher, depois experimentem, experimentem muitas......... e de vários tipos....
Grande abraço,
Danibeja