Montar claraboia

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: Montar claraboia

Mensagempor Luismbmp » quarta jun 19, 2013 10:37 am

Boas amigo bornes,
espero que melhor rapidamente, e que volte á vida que lhe faz viver em paz.

Olhe eu fiz assim umas contas por alto, e só de impostos que pago num ano, dava para gastar em gasoleo o ano todo e ainda sobrava.

Abraço
Luismbmp

Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm

Mensagempor bornes » quarta jun 19, 2013 1:27 pm

Cada vez me convenço mais que fiz o que era mais certo. Haviam de fazer todos como eu e queria ver como é que o gaspar se desenrascava, heeheheheheheh.
Luis, se é que o posso chamar pelo 1º nome, então agora converta, além dos impostos, gastos com tudo aquilo que tem, divida por 12 meses.
Depois pergunte a si próprio, se valerá a pena.
Pense também no seu dia a dia, quando se levanta o que diz a si próprio.
Sabe, em forma de riso, só perde quem tem. Já pensou que o luis anda a trabalhar para os outros? Sabia que eu agora, sem querer dizer que o vou fazer, mas podia agora que não tenho nada, pedir o RSI. Já pensou no caso?
Cheguei á conclusão e agora estou a viver isso que quem não tem nada vive muito melhor que ter.
Mais, no contexto atual(disso entendo eu, é a minha especialidade), daqui a 2,3 ou 4 anos isto vai estar de tal maneira que ninguém pode ter nada, já que os impostos vão ser tantos que estaremos escravos dos países do norte. Uma vez escrevi um texto no jornal de negócios e apelidaram-me de anticristo. Aliás, escreveram-me que tinha feito uma imagem do país pior que a guerra entre o saramago e o vaticano. O certo é que a imagem que fiz, aí está e a procissão ainda nem a meio vai.
Já não escrevo há bastante tempo devido ao medo, estamos perante uma ditadura silenciosa. Por isso é bom pensar só para nós.
Quanto ao dar á sola, ainda me falta mais 4 semanas para tirar o gesso. Enquanto isso estou na engorda, :oops:
Parece que o verão só vem no inverno e pelos vistos agora estão a dizer que daqui a uns milhões de anos que o continente americano se vai juntar ao nosso. Vai ser fixe, porque depois já podemos ir ver os ursos ao canada, ahahahahahahahahahahah(não dizem que depois da morte existe vida?)
Abraço a todos e tenham um resto do dia cheio de coisas boas.
NÃO ACREDITO EM RELIGIÕES, MAS SE EXISTE DEUS, QUE ME DÊ MAIS 200 ANOS DE VIDA...
bornes

Registado: quinta jul 26, 2012 1:23 pm

Mensagempor Luismbmp » quarta jun 19, 2013 4:37 pm

bornes Escreveu:Cada vez me convenço mais que fiz o que era mais certo. Haviam de fazer todos como eu e queria ver como é que o gaspar se desenrascava, heeheheheheheh.
Luis, se é que o posso chamar pelo 1º nome, então agora converta, além dos impostos, gastos com tudo aquilo que tem, divida por 12 meses.
Depois pergunte a si próprio, se valerá a pena.
Pense também no seu dia a dia, quando se levanta o que diz a si próprio.
Sabe, em forma de riso, só perde quem tem. Já pensou que o luis anda a trabalhar para os outros? Sabia que eu agora, sem querer dizer que o vou fazer, mas podia agora que não tenho nada, pedir o RSI. Já pensou no caso?
Cheguei á conclusão e agora estou a viver isso que quem não tem nada vive muito melhor que ter.
Mais, no contexto atual(disso entendo eu, é a minha especialidade), daqui a 2,3 ou 4 anos isto vai estar de tal maneira que ninguém pode ter nada, já que os impostos vão ser tantos que estaremos escravos dos países do norte. Uma vez escrevi um texto no jornal de negócios e apelidaram-me de anticristo. Aliás, escreveram-me que tinha feito uma imagem do país pior que a guerra entre o saramago e o vaticano. O certo é que a imagem que fiz, aí está e a procissão ainda nem a meio vai.
Já não escrevo há bastante tempo devido ao medo, estamos perante uma ditadura silenciosa. Por isso é bom pensar só para nós.
Quanto ao dar á sola, ainda me falta mais 4 semanas para tirar o gesso. Enquanto isso estou na engorda, :oops:
Parece que o verão só vem no inverno e pelos vistos agora estão a dizer que daqui a uns milhões de anos que o continente americano se vai juntar ao nosso. Vai ser fixe, porque depois já podemos ir ver os ursos ao canada, ahahahahahahahahahahah(não dizem que depois da morte existe vida?)
Abraço a todos e tenham um resto do dia cheio de coisas boas.

Boas mais uma vez,

sim é verdade, contabilizando, ivas, irs, segurança social, imis, luz, agua, gaz, seguro vida, seguros de 4 veiculos, iuc, outras despesas para o gaspar que não me lembro :) , é capaz de rondar os 12000€ anuais, dá um ordenado mensal de 1000€ :)
Mas para pedir o RSI, não podiamos ter dinheiro no banco, e muito menos uma AC :) e agora para ter o RSI, se não apresentar provas do medico como não pode trabalhar eles cortam :)
Sei disso porque tenho um estabelecimento aberto ao publico e aqui é como na farmacia, sabe-se a vida da vizinhança toda :)
Sim é verdade, andamos a trabalhar para pagar coisas, e coisas que nada tem a ver com dividas, eu não tenho dividas de nada, nem casa, nem carros, não tenho emprestimos de nada, o que pago é só para o gaspar. Anda uma pessoa o mês todo a contabilizar o dinheiro para ter tudo em ordem, não me atrasar em nada dos pagamentos, depois uma pessoa olha para as mãos e não vê nada, e mesmo assim, é o que é.
Posso me gabar, que todo o dinheiro que realizo é muito bem contabilizado, esbamjar não entra no meu dicionario. Veja, eu podia ter adquirido uma AC em 2ª mão, mas só o facto de andar a poupar, porque não se sabe o dia de amanha, transformei a minha iveco que tinha parada, pois era a carrinha que ia ao norte comprar artigo para o meu estabelecimento, e como a crise alterou tudo, eu tenho o mesmo artigo cá em baixo á porta, com diferença de 1€/1.50€, já não compensava gastar dinheiro em portagens, hoteis, estafas de uma fabrica para outra, reuniões, etc... Assim, um dia disse: - Tenho a carrinha a aprodecer á porta, vou vende-la. Mas como não me davam nada por ela, decidi manda-la transforma-la em AV, tirando a parte das claraboias, até estou satisfeito com a transformação, puz ao bolso mais de 20000€, pois uma AC mesmo em 2ª mão é sempre acima dos 30000, uma coisita em condições

Sim uma pessoa que pense um bocadinho, só o facto do tal país do norte, emprestar dinheiro ás pequenas e medias empresas, já diz tudo, como não conseguiram com a 2ª guerra mundial, a 3ª guerra camuflada, é muito melhor, seremos escravos deles, veja que a divida que nós temos a esse país, já eles o receberam todo em juros.
Á uns tempos ouviu-se na comunidade europeia, que vão intreferir nos orçamentos de estados dos paises, ou seja, eles vão dar a ultima palavra, só aqui vemos que os paises são meras provincias da cee.

Tenho consciencia que o futuro não será nada favoravel, e hoje, vejo que por um filho neste mundo é um crime.
Tudo o que faço hoje, é para o rebento que tenho, concordo com o amigo que vive-se melhor não ter nada, mas é como lhe disse, coragem não tenho, e mesmo que tivesse, tenho que dar a minha vida por ele. Encaminha-lo e prepara-lo para um futuro pior que este nosso presente.
E mesmo que vende-se tudo, e viver como vive o amigo, o dinheiro não me chegava até á idade da reforma, e uma AC não dura 40 anos :). Tinha sempre que ter um rendimento, e com isso forçosamente o gaspar ia comer tambem, as coisas estão tão bem pensadas que o sistema é infalivel. O problema não era de o gaspar comer, o problema é que com tantos impostos não nos deixam respirar, e mesmo que eu desse insolvencia do meu comercio, como sou empresario em nome individual, não tinha direito a fundo de desemprego, e pagando muito mais que um simples empregado.

Enfim vivemos, ou na verdade sobrevivemos sem rumo, sem futuro, e os poucos anos que passamos neste mundo, chegamos á conclusão, que tudo o que fazemos é correr atras do vento.

Abraço
Luismbmp

Mensagempor bornes » quarta jun 19, 2013 5:56 pm

Bem, eu sou mais radical.
1º, sou muito malandro.
2º, não tenho euros, gasto tudo.
3º, como até aos 17 anos, nem agua tinha em casa e a casa de banho era só a sanita e qualquer banho era numa bacia, então:::
Prefiro viver numa caverna e roubar quem tenha( :D )
4º, quanto mais se pensa em dinheiro, menos se tem.
5º, pátria é aquela que me dá de comer, não dou pão a chulos. Quer seja de um ou outro partido, nunca votei na minha vida, é perda de tempo, estão lá sempre os mes-
mos. Se um dia me sentir com fome, roubo e mato. No problem at all. Se puder sair antes, iria para um país que me sustentasse. Já disse, falo 6 línguas e sei um pouco de tudo, por isso nunca iria ficar á espera de emprego ou que o dinheiro caísse do céu. Uma coisa digo, jamais passaria fome.
Eu, quando saio por aí, é muito raro comprar coisas da terra, já que paro eer que pergunto se posso colher e as pessoas dão. Tenho dias que não gasto um cêntimo na comida, já que tenho tudo dado. Viver não custa, custa é saber viver.
Caro colega, se lhe disser que tenho até semanas que só gasto dinheiro em combustível, não vai acreditar. E outra, como eu lido com muita gente do estrangeiro, sabe o que eles fazem? Conforme vão andando, vão pedindo trabalho em casa em troca de ou alimento, ou troca por outras coisas. Bem, eu como sempre andei de mochila ás costas, sei muito bem como funciona. Tem um post meu numa pagina de uma autocaravana que saíu de cá e foi dar a volta por aí em que tem um cheff de cozinha e então estão lá a escrever que ficam mortos por chegar ao parque de campismo, para lavarem a roupa e terem o conforto. Porra, quem compra uma autocaravana tem de saber viver com a autocaravana e ser aventureiro. Aprender a viver com a natureza. eu lavo a roupa nem que seja num rego, já enchi os depósitos com agua de um rio, já andei com um fio amarrado a um espelho e ás escadas detrás, com a roupa a secar, isto em movimento. Nunca despejei nada onde não devia, já que há muitas AS.
Mas é preciso aventura. É preciso ter espirito jovem, avançar no desconhecido, não ter medo do que pode encontrar, ninguém nos bate.
Eu já estou a prever que alguma coisa vai acontecer a este país e não vai demorar muito. Ou os países do norte saiem do euro, ou então os do sul tem de sair, porque a situação é insustentável. Os do norte não vão andar sempre a dar dinheiro para os do sul andarem a gastar.
A sua situação é mais difícil que a minha, tem um rebento. Eu nunca quis, sou muito egoísta na vida para esse tipo de coisas. Sempre fui homem de negócios e nunca me deu para isso, mesmo com 3 casamentos. E mesmo, não devo de ser flor que se cheire, porque se elas quisessem podiam ter tido, :twisted: :twisted: .
Quanto a ter uma autocaravana em 2ª mão, foi a minha opção. Também não era problema em ter comprado uma nova, mas com esta posso fazer os furos que quiser e não tenho pena. Para mais está como nova, imagine que gastei com ela cerca de 16000€, só em coisitas que nunca pensei que gastava tanto. No motor, foi correia de distribuição, foi umas anilhas que leva entre o coletor e o motor, mudança de todos os filtros e correias, afinação total de tudo. Dentro da célula, mandei estufar tudo dentro da célula, meti os painéis solares de 100W cada, cabos de 8mm, inversor de onda pura de 2000/4000, 5 corte de corrente para cada bateria, 4 baterias AGM, tv led de 24" de 12V, frigorifico novo de 220V, micro-ondas, alguns painéis de madeira que eu não estava a gostar e mudei tudo, colchão ortopédico para não me lixar as costas. Como já disse atrás, fibrei o fundo todo do WC, fiz novas tampas das claraboias em fibra, comprei faróis novos, meti um duche novo como um de casa, comprei uma bomba de agua mais forte, meti também uma lâmpada no exterior, caso seja preciso sair á noite aos "gambuzinos", troquei as lâmpadas por leds, fiz uma ligação direta ao alternador e caso o tempo não esteja bom, posso carregar as baterias da célula com o alternador, com corta corrente. Comprei um carregador de baterias mais forte, para que se for preciso, ligo á eletricidade e carrega a bateria que eu quiser, mesmo a do motor, sem sair da célula. Comprei 2 pneus novos. Maquina de café. Gps. Camera de marcha atrás. 2 alarmes de fumo, um alame de gas sonorifero e gas butano. 2 extintores.
Com tudo o que gastei, tenho ali investidos 30 000€.
Tenho esta autocaravana, porque foi aquela que mais espaço me deu no interior. Tem 7 mts, com cama fixa, sofás com mesa e mais uma cama que desce hidráulica e muito espaço. As novas não tem assim um corredor tão largo. Mas se calhar para o final de ano vou ver se a consigo vender. Comprava então o autocarro, sempre gostei de ter espaço. Mas também se não vender, estou bem servido.
E fiz agora há pouco tempo uma coisa que era para meter um ac de 12V e afinal, lembrei de outra coisa. Como o AC que tinha instalado no teto, só tinha 3 mil e poucos BTU´S, quase que não fazia frio, então comprei um portátil que faz 9000 BTU´S e adaptei-o na carrinha. Agora sim, congela o pescado, heeheheheheheh e só me custou 50€. Como tenho eletricidade para dar e vender, então aquilo está sempre a bombar.
Agora está tudo parado lá fora, caramba...
Um abraço para todos
NÃO ACREDITO EM RELIGIÕES, MAS SE EXISTE DEUS, QUE ME DÊ MAIS 200 ANOS DE VIDA...
bornes

Mensagempor Luismbmp » quinta jun 20, 2013 10:52 am

Boas,
amigo bornes o ac que o amigo comprou sempre gasta a fazer frio uns 1100w, mesmo com 4 baterias de 100amp cada, acho que as baterias não devem aguentar assim muito tempo. E o tempo que os 2 paineis levam a carregar as 4 baterias ui, ui...
Olhe, eu tb tenho um ac portatil de 9000btu, e só o vou ligar qd tiver num parque de campismo para ligar a 220v, caso contrario, é para esquecer. Só o facto de 1100w comer baterias em menos de nada, descargas totais ás baterias não dá muita saude, em vez durar 7 ou 8 anos duram 2 :?
Veja 1100w = 92amp.
Convertendo em watts, 4 baterias de 100amp cada, dá 4800w
Desses 4800w, o amigo bornes tem 50% de voltagem entre os 12v e 14v, abaixo dos 50% de carga das baterias, o valor baixa para os 12v sensivelmente, abaixo dos 30% de carga, a voltagem baixa drasticamente para os 11v a 10v, o ac pode nem trabalhar, por falta de força e o inversor desligar. O inversor de 2000w, tambem dissipa muita energia.
Por isso esse ac ligado dura aí no maximo 2h ligado.
Eu bem reparo no evaporador a agua da dirna que tenho, mesmo trabalhando so a 12v, consome apenas 8amp na velocidade maxima, mas a verdade é que quando a bateria não esta na carga maxima, reparo logo na força do evaporador que diminue logo, imagine um ac :)

E já agora, onde mete o tubo que sai o ar quente? O meu ac coloco entre o banco do condutor e do passageiro virado para a celula, o tubo do ar quente, ainda não fiz mas vou fazer, compro aquelas grelhas duplas de arejamento que se vendem no aki, moldo o formato da janela, e num dos lados faço um corte circular para colocar o tubo, e siga a marinha... :)

Abraço
Luismbmp

Mensagempor spedy » quinta jun 20, 2013 11:42 am

Ja agora qual a opiniao sobre o evaporador de agua que tem montado?
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
spedy

Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm

Mensagempor alexandrechora » quinta jun 20, 2013 2:26 pm

Boas

Luis, gostei de ver o seu raciocinio relativamente ao AR Cond., o consumo está muito próximo da realidade, se bem que existem algumas nuances que condicionam o consumo energético do ar cond., como é o caso, do volume da célula, da eficiencia do seu isolamento e estanquicidade, da temperatura alvo pretendida no interior da AC... etc...... ainda a eficiência do equipamento de ar condicionado, varia bastante de modelo. Efectivamente as baterias para recarregarem após a utilização de apenas de duas horas de utilização de ar condicionado, se fossem carregadas apenas por os 200watts de dos dois paineis solares, carregando por dia com condições ideais cerca de 100ah (já testei várias vezes) necessitaria de cerca de 2 dias..... e durante o mês de Junho, porque se for em Setembro, já precisaria de 3 dias de sol sem nuvens..... agora teriamos de equacionar todos os outros gastos normais de uma AC.... os 200w de potencia solar serão insuficentes para o indicado....
Eu tenho cerca de 350watts de potencia solar instalada (3 paineis monocristalinos de 90w e 1 de 50w também mono), dá perfeitamente para as minhas mordomias de verão e inverno, mas sem ar condicionado..... a solução parcial, é, durante o funcionamento do ar condicionado da célula, ajudar o processo e ligar o motor e mante-lo em funcionamento durante as duas horas de utilização.... e importantissimo nunca deixar as baterias baixarem abaixo dos 12 vollts, se quiser que as AGM durem......
A solução passará sempre por um climatizador, aí sim a viabilidade de utilização é efectiva e consegue baixar a temperatura em cerca de 10 a 12graus, alguns companheiros e segundo os seus testemunhos, porque eu não tenho instalado o sistema, aplicam cubos de gelo no tanque de água e a eficiência de arrefecimento aumenta drasticamente.
Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor Luismbmp » quinta jun 20, 2013 2:57 pm

spedy Escreveu:Ja agora qual a opiniao sobre o evaporador de agua que tem montado?

Boas, é um sistema que faz assim um vento dentro da celula, mas um pouco mais fresco que uma ventoinha normal.
Temperaturas até 28 graus, aquilo ainda faz um pouco de fresco. Acima dos 28 graus de calor, a agua dentro do deposito começa a ficar meio morna, e a eficacia desaparece. Aquilo á tardinha qd chegamos da praia por exemplo, em que não temos janelas abertas e ta abafado dentro da celula, abre-se um pouco as janelas e claraboias, liga-se o evaporador no maximo a puxar o maximo de agua, e a celula em poucos minutos fica agradavel.
É um sistema que ao contrario do ac, dá para trabalhar com as janelas abertas.
A empresa que me montou o sistema, disse-me que com gelo a eficacia aumenta muito. Parece mesmo um ac. Só que eu nunca exprimentei.

Abraço
Luismbmp

Mensagempor bornes » quinta jun 20, 2013 5:20 pm

Ora bem, é assim,
nas viagens que tenho feito, ando todo o dia com o ac ligado. Durante a viagem não gasto baterias porque o alternador é suficiente para o ac estar ligado.
Quando estou parado, só de noite é que ligo o ac e nunca tive problemas, mas também é verdade que não tenho ligado por muito tempo, não sei sequer a duração ou os Wats daquilo, mas quando puder já vou á carrinha ver. Tenho só ligado de maneira que faça um pouco de fresco e já está, depois desligo.
Quanto ao tubo, pois... lá está o ter uma autocaravana de 95... foi só fazer um buraco para fora, meter uma grelha que me custou 10€ de alumínio e já está. Que aquilo trabalha bem, trabalha. Quando meto o motor a trabalhar, juntamente com as baterias, ligo o ac. Desligo as baterias e fica só o alternador. Também não sei se o alternador irá aguentar muito tempo, mas também se não durar, que rebente de uma vez, assim meto um mais potente. Isso não é o que me chateia. Chateia é eu ir a conduzir e sentir muito calor,
Quanto a carregar as baterias, acho que já disse que não tenho só os painéis a carregar, tenho também um cabo direto do alternador ás baterias. Assim, se eu vir que estão a descarregar muito, ligo a carrinha, já que o combustível é muito barato, deixo estar algum tempo e ajuda a carregar.
Até agora não tive problemas e tem dado para tudo, tanto é que tenho tudo a 220V. Tenho o frigorifico sempre ligado, de vez em quando ligo a maquina do café, ligo quando é preciso o micro-ondas e até hoje rien de rien(como dizem os avecs). Tenho feito uma vida como se estivesse em casa.
Mas pode ser que daqui a algum tempo, se calhar o alternador vá de frosques, se calhar... digo eu.
Quanto ás baterias, elas nunca vão abaixo dos 12V. No inicio, não ligava o motor e aí sim, cada vez que o compressor ligava o nível das baterias no lcd do controlador de carga dos painéis descia a pique, mas foi só para ver como aquilo funcionava. Com o motor a funcionar anda lá o dia inteiro a fazer frio.
Ahhhh, houve uma vez que me queimou um fusível, só isso. Tinha de 40Amp e passei para 70. Li num posto do Sr. Alexandre o que se tinha passado e então pensei que o assunto era o mesmo.
Mas que sabe bem andar fresco, sabe e isso é o que importa. Se as baterias em vez de aguentarem 8, aguentarem 6, já duram muito. Que eu daqui a 200 anos ainda mude de baterias, :D
Eu não ligo muito ás coisas, se tiver de mudar mudo e já está. Quando morrer ainda fica cá muita bateria para mudar, :wink:

Abraço a todos os que gostam de viver.
bornes

Anterior

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 18 visitantes