Ar condicionado

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Ar condicionado

Mensagempor Joel Lourenço » terça jun 18, 2013 10:36 pm

Boas,
Gostava de colocar um ar condicionado na célula, caso seja possível um que funcione em andamento melhor,
Vi o domestica ca1000 mas não sei se è bom o suficiente, pelo menos diz que funciona a 12v também
Ford
Challenger Genesis 43 2009
Joel Lourenço
 
Mensagens: 118
Registado: segunda jul 13, 2009 3:31 pm
Localização: Povoa Stª Iria

Re: Ar condicionado

Mensagempor time_out » quarta jun 19, 2013 6:52 am

time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1254
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: Ar condicionado

Mensagempor Joel Lourenço » quarta jun 19, 2013 1:53 pm

O ar condicionado da cabine da para fazer chegar cá atras aos passageiros? E que o verdadeiro problema e esse em viagem.
Depois parado num parque o Ac também era bom

o da carrinha tenho mas o ideal também era montar um para a célula quando tivesse parado, com temperaturas altas cá fora em principio deveria dar na mesma bons resultados lá dentro.

Cumps
Ford
Challenger Genesis 43 2009
Joel Lourenço
 
Mensagens: 118
Registado: segunda jul 13, 2009 3:31 pm
Localização: Povoa Stª Iria

Re: Ar condicionado

Mensagempor time_out » quarta jun 19, 2013 9:39 pm

Joel Lourenço Escreveu:O ar condicionado da cabine da para fazer chegar cá atras aos passageiros?


O ar condicionado do veículo não dá para arrefecer toda a celula. Dá para ter ar frio na cabine e se estiver mesmo muito calor pode sempre fechar as cortinas que devem existir entre a cabine e a celula.

Joel Lourenço Escreveu:Depois parado num parque o Ac também era bom


Num parque em que haja acesso a 220V um ar condiconado da celula resolve o problema. Se não houver 220V o problema pode ser resolvido como esta explicado nos links que dei anteriormente.

As soluções existem mas depende do que quiser gastar e do peso que quiser colocar na AC.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1254
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: Ar condicionado

Mensagempor caminheiro » quarta jun 19, 2013 10:02 pm

Boa noite.
Uma maneira expedita de refrescar os passageiros, tirando partido do climatizador da cabine, é colocar uma boa ventoinha (diâmetro de 30 cm ou mais) nas costas do banco do condutor ou nas costas do banco do pendura ou, melhor ainda, entre os dois bancos, o mais baixo possivel, dirigindo o ar fresco para trás. Resultados garantidos.
Não conheço boas ventoinhas de 12 V e por isso sempre usei para este fim ventoinhas de 220V alimentadas por um conversor de onda sinusoidal pura. Os motores eléctricos não gostam mesmo nada de ser alimentados com conversores de onda quadrada, mesmo que de onda quadrada modificada. Aquecem muito e frequentemente queimam.

Os climatizadores nas células só são úteis para os utilizadores de parques de campismo.

Bons passeios

Caminheiro
Avatar do Utilizador
caminheiro
 
Mensagens: 142
Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm
Localização: Trafaria

Re: Ar condicionado

Mensagempor Luis Agostinho » quinta jun 20, 2013 9:00 am

Bom dia Caminheiro,

caminheiro Escreveu:Os climatizadores nas células só são úteis para os utilizadores de parques de campismo.


Lamento discordar...pode ser um facto em Portugal ou Espanha mas a partir de França e principalmente na Alemanha é usual encontrar AS's já com a possibilidade de electricidade e por isso não sômos "obrigados" a entrar para um camping.

Mantenho uma "discussão" com um amigo autocaravanista :wink: pela necessidade de ter sempre instalado na minha AC um aparelho de ar condicionado...
E a minha teoria é esta...se eu chegar a algum sitio e que esteja um calôr de morrer e que possa usufruir de meios eléctricos para poder ligar o ar condicionado a minha estadia torna-se mais agradável do que ele sem AC e por isso terá de estar com tudo aberto para poder criar uma corrente de ar para refrescar ou eventualmente ligar o Turbovent que mais não é que um "misturador de ar quente"...
Mas a "discussão" continua... :mrgreen:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Ar condicionado

Mensagempor Joel Lourenço » quinta jun 20, 2013 1:18 pm

Se desse para colocar uma tubagem do Ac da cabine para a célula, resolvia certamente o problema e calor dos passageiros em andamento.
Ford
Challenger Genesis 43 2009
Joel Lourenço
 
Mensagens: 118
Registado: segunda jul 13, 2009 3:31 pm
Localização: Povoa Stª Iria

Re: Ar condicionado

Mensagempor Joel Lourenço » quinta jun 20, 2013 1:20 pm

caminheiro Escreveu:Boa noite.
Uma maneira expedita de refrescar os passageiros, tirando partido do climatizador da cabine, é colocar uma boa ventoinha (diâmetro de 30 cm ou mais) nas costas do banco do condutor ou nas costas do banco do pendura ou, melhor ainda, entre os dois bancos, o mais baixo possivel, dirigindo o ar fresco para trás. Resultados garantidos.
Não conheço boas ventoinhas de 12 V e por isso sempre usei para este fim ventoinhas de 220V alimentadas por um conversor de onda sinusoidal pura. Os motores eléctricos não gostam mesmo nada de ser alimentados com conversores de onda quadrada, mesmo que de onda quadrada modificada. Aquecem muito e frequentemente queimam.

Os climatizadores nas células só são úteis para os utilizadores de parques de campismo.

Bons passeios

Caminheiro

Efectivamente Deve resultar o problema é o condutor e co-piloto ficarem gelados para que o ar fresco chegue atras
Ford
Challenger Genesis 43 2009
Joel Lourenço
 
Mensagens: 118
Registado: segunda jul 13, 2009 3:31 pm
Localização: Povoa Stª Iria


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes