Montar claraboia

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: Montar claraboia

Mensagempor danibeja » quarta mai 29, 2013 4:30 pm

Boa tarde,

Sim é para situações definitivas, no entanto, se tiver que tirar por algum motivo, "com calma e À vontade" e muita paciência, vai cortando com um X-ato em toda a volta, quando conseguir tirar existem produtos para remover os restos que ficam....

Para mim, uniões definitivas que exijam elasticidade, Cola & veda....

Sr. Presidente do CAA, o stock aqui está no Zero, tem que mandar vir mais cola...... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor Luismbmp » quarta mai 29, 2013 9:16 pm

Eu por mim, era cola e veda, mas não o posso fazer pela perca da garantia.
Mas em todo o caso qual é a melhor marca do cola e veda?

A empresa que me fez a transformação colou o meu painel solar de 100w com cola e veda sem parafusos, e está agarrado á chapa da carrinha que duvido que um dia que o tenha que tirar o painel vou me ver grego.

Eu neste momento, como ja estou farto de andar a caminho da empresa de transformação para me resolverem o problema, acho que besuntava á volta de cada claraboia bastante cola e veda e alisava de maneira que fica-se uniformemente bem espalhado entre a extremidade da claraboia e da chapa da carrinha, nem que gasta-se dois tubos por cada claraboia, acredito que matava o problema pela raiz.

Um dia que precisa-se de tirar as claraboias, xizato e mini-rebarbadora com disco de corte fino, com muita lixadela á mistura.

Ás vezes tenho a sensação que se eu fizesse a coisa resolvia de vez.
É isso e o gaz que me instalaram, foi ao lado do quadro da luz, enfim, os tecnicos é que sabem :roll:

Abraço
Luismbmp

Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm

Mensagempor Luis Agostinho » quinta mai 30, 2013 11:03 am

Bom dia Luis,

Segundo sei e porque está no site da Reimo a empresa que lhe fez a transformação trabalha sob licença da Reimo. Penso, mas posso estar enganado, que se há reclamações a fazer e se porventura a empresa aqui não assumir esses erros ou malformações só lhe resta escrever uma carta (daí a tradutora que lhe falei) á Reimo na Alemanha e dizer exactamente que não está satisfeito com o trabalhos efectuados por uma empresa que eles no site dão como "transformador oficial".

http://www.reimo.com/de/fachhaendlersuche_msvc

Que é um facto que a Iveco não aparece como "transformável", ao contrário de outras marcas, também pode indiciar alguma coisa, parece-me...

http://www.reimo.com/de/campingbusse/campingbusse.html

Há outros representantes da Reimo em Portugal...proponha á casa mãe que essas resoluções sejam feitas noutro "transformador oficial"...
Ou então decida-se abrir os cordões á bolsa e por sua conta e risco resolver ou pessoalmente ou recorrer a outra empresa a resolução dos problemas...embora estes não gostem muito de resolver problemas criados por outros...

Tirando isso não estou a ver outra forma de dar a volta ao problema...
Todos aqueles, incluindo o nosso Técnico de Bricolage :wink: , que lhe deram dicas para resolver o problema na realidade sabem do que falam, agora tem de compreender que cada cabeça sua sentença.
Mas a decisão final só pode ser sua.

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor cookie » quinta mai 30, 2013 12:40 pm

companheiro Luismbmp, enviei-lhe há uns tempos uma mensagem privada, mas ainda não me respondeu... :oops:
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor Luismbmp » quinta mai 30, 2013 2:06 pm

Caro amigo cookie, eu mandei-lhe uma mensagem logo a seguir á sua.
Mas em todo o caso vou ver o que se passou.

Abraço
Luismbmp

Mensagempor chicojo » quinta mai 30, 2013 3:48 pm

boa tarde por ai espero que o sol brilhe por essas bandas ,aqui chove e faz fresquinho

para descolar a cola e veda:fazer uso de uma corda de piano,guitarra,violino,etc,ou então,un fino cabo de aço
saudações__________ChicoJo
chicojo

Registado: quinta fev 02, 2012 3:36 pm

Mensagempor João Morgado » quinta mai 30, 2013 5:31 pm

Luismbmp Escreveu:Caro amigo cookie, eu mandei-lhe uma mensagem logo a seguir á sua.

Está esclarecido o caso. A companheira cookie não recebeu a sua mensagem porque o companheiro enviou para o cookie e não para a cookie. :lol: :lol: :lol:
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
João Morgado

Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Mensagempor bornes » sexta mai 31, 2013 12:48 pm

Desde já, uma boa tarde a todos e que o problema esteja resolvido.
Ora bem, ou eu não entendi nada do que escreveram aqui ou então devo ser muito, mas muito burro. Gostava que que me explicassem por favor como se eu fosse mesmo muito asno...
1ª: ao colocar uma claraboia, será de esperar que se faça com cola e veda. Depois de ter cortado o alumínio, com um alicate, vira-se só um "naquinho" da ponta da chapa de alumínio para fora, para que a agua ao chegar ali tenha a chapa a impedir. Mas se o trabalho de colar estiver bem feito, a agua jamais chegará aí.
2ª: se colocar fibra, então já nem cola e veda é preciso, já que a resina é tão forte que só com um martelo é que vai quebrar ou arrancar a claraboia dali.
3º:COLARAM OS PAINEIS Á CHAPA DA CARRINHA? QUEM FOI O BURRO QUE FEZ ESSE TRABALHO? Das duas uma, ou a firma não percebe nada do que faz, ou então há aqui qualquer coisa que não bate bem. Para já, os painéis tem de ter alguma folga entre a chapa e o painel para que haja ar entre o veiculo e o painel. Depois não se cola, porque se um dia tiver uma avaria num painel, como faz para o substituir?
Hoje em dia, com a quantidade de materiais que existe no mercado, tudo é muito fácil de fazer(claro, para quem percebe um pouco de bricolagens).
Essa da fibra quebrar é muito boa, eheheheheh...eu próprio fiz um molde para fazer as tampas das claraboias e fiz 2 para a minha integral, ficaram como as originais. Acho que acaba mais depressa a carrinha numa sucata que as ditas tampas das claraboias. Também, no interior do WC, forrei o chão das 2 partes que compõe aparte da sanita e a parte do lavatório, já o chão era de um plástico fraco e então, agora fibrado, é outra coisa. Já não tenho medo, nem de cair na estrada, nem de ter fugas, eheheheheheh. Se a malha for boa, nunca mais sai do sitio, só se for com uma rebarbadeira a cortar e mesmo assim....
Se eu fosse a uma firma dessas e me fizessem um serviço assim, acho que, enquanto eles não me arranjassem a carrinha eu não saía de lá. Armava semelhante confusão, era uma feira. Um dia, um certo banco tirou-me da conta 180 contos, disseram eles que foi por engano. Para tirarem, foi num segundo, mas para o depositarem, disseram eles que podia demorar uns 3 meses...pois... estava cá fora e quando aquilo estava cheio de gente, eu entrava a fazer vergonhas, já parecia um "lelo". Só sei que para me calarem, deram-me os 180 contos+100 para eu me calar. Ainda disseram que iriam chamar a GNR, pois que viesse...
Mas pronto, cada qual é quem é.
Algum dia, tinha uma autocaravana, fosse ela nova ou velha e tinha agua a entrar e a estragar???? Começava nesse preciso momento a 3ª guerra nuclear... :twisted:
Um dia tinha uma carrinha Walksvagen transporter e começou a ter uns pontos de ferrugem dentro, como estava ainda na garantia, meti a reparar na própria marca em arrifana. Um dia, entro e vejo um tipo com uma trincha a pintar o interior... bem, vocês nem queiram imaginar o que aquilo deu... comecei logo aos berros com o individuo a dizer que esperasse já que ali ao lado tinha o intermarché e iria comprar um rolo que era mais fácil. As pessoas todas a olhar para o espectaculo e só sei que veio o gerente, os vendedores, o raio que os parta a todos. Além de me pedir desculpa, a carrinha foi toda decapada por dentro e toda pintada de novo.
NÃO ACREDITO EM RELIGIÕES, MAS SE EXISTE DEUS, QUE ME DÊ MAIS 200 ANOS DE VIDA...
bornes

Registado: quinta jul 26, 2012 1:23 pm

Mensagempor cookie » sexta mai 31, 2013 1:30 pm

Luismbmp Escreveu:Caro amigo cookie, eu mandei-lhe uma mensagem logo a seguir á sua.

Abraço

oh não recebi qualquer resposta. era só para ter uma ideia, não precisa de ser um valor exacto.
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor Luismbmp » sábado jun 01, 2013 5:01 pm

bornes Escreveu:Desde já, uma boa tarde a todos e que o problema esteja resolvido.
Ora bem, ou eu não entendi nada do que escreveram aqui ou então devo ser muito, mas muito burro. Gostava que que me explicassem por favor como se eu fosse mesmo muito asno...
1ª: ao colocar uma claraboia, será de esperar que se faça com cola e veda. Depois de ter cortado o alumínio, com um alicate, vira-se só um "naquinho" da ponta da chapa de alumínio para fora, para que a agua ao chegar ali tenha a chapa a impedir. Mas se o trabalho de colar estiver bem feito, a agua jamais chegará aí.
2ª: se colocar fibra, então já nem cola e veda é preciso, já que a resina é tão forte que só com um martelo é que vai quebrar ou arrancar a claraboia dali.
3º:COLARAM OS PAINEIS Á CHAPA DA CARRINHA? QUEM FOI O BURRO QUE FEZ ESSE TRABALHO? Das duas uma, ou a firma não percebe nada do que faz, ou então há aqui qualquer coisa que não bate bem. Para já, os painéis tem de ter alguma folga entre a chapa e o painel para que haja ar entre o veiculo e o painel. Depois não se cola, porque se um dia tiver uma avaria num painel, como faz para o substituir?
Hoje em dia, com a quantidade de materiais que existe no mercado, tudo é muito fácil de fazer(claro, para quem percebe um pouco de bricolagens).
Essa da fibra quebrar é muito boa, eheheheheh...eu próprio fiz um molde para fazer as tampas das claraboias e fiz 2 para a minha integral, ficaram como as originais. Acho que acaba mais depressa a carrinha numa sucata que as ditas tampas das claraboias. Também, no interior do WC, forrei o chão das 2 partes que compõe aparte da sanita e a parte do lavatório, já o chão era de um plástico fraco e então, agora fibrado, é outra coisa. Já não tenho medo, nem de cair na estrada, nem de ter fugas, eheheheheheh. Se a malha for boa, nunca mais sai do sitio, só se for com uma rebarbadeira a cortar e mesmo assim....
Se eu fosse a uma firma dessas e me fizessem um serviço assim, acho que, enquanto eles não me arranjassem a carrinha eu não saía de lá. Armava semelhante confusão, era uma feira. Um dia, um certo banco tirou-me da conta 180 contos, disseram eles que foi por engano. Para tirarem, foi num segundo, mas para o depositarem, disseram eles que podia demorar uns 3 meses...pois... estava cá fora e quando aquilo estava cheio de gente, eu entrava a fazer vergonhas, já parecia um "lelo". Só sei que para me calarem, deram-me os 180 contos+100 para eu me calar. Ainda disseram que iriam chamar a GNR, pois que viesse...
Mas pronto, cada qual é quem é.
Algum dia, tinha uma autocaravana, fosse ela nova ou velha e tinha agua a entrar e a estragar???? Começava nesse preciso momento a 3ª guerra nuclear... :twisted:
Um dia tinha uma carrinha Walksvagen transporter e começou a ter uns pontos de ferrugem dentro, como estava ainda na garantia, meti a reparar na própria marca em arrifana. Um dia, entro e vejo um tipo com uma trincha a pintar o interior... bem, vocês nem queiram imaginar o que aquilo deu... comecei logo aos berros com o individuo a dizer que esperasse já que ali ao lado tinha o intermarché e iria comprar um rolo que era mais fácil. As pessoas todas a olhar para o espectaculo e só sei que veio o gerente, os vendedores, o raio que os parta a todos. Além de me pedir desculpa, a carrinha foi toda decapada por dentro e toda pintada de novo.

Boas, o painel solar foi colado na chapa mas por 4 suportes que estao fixados ao painel atraves de parafusos.
A fibra de vidro que colocaram a volta do buraco das claraboias foi na rua, a meu ver nesse mesmo dia a carrinha ao sol, o dia todo fez com que estala-se a fibra.
O problema e que nao tenho muito tempo disponivel para andar sempre na oficina deles, enfim.

Abraco
Luismbmp

Mensagempor bornes » quarta jun 12, 2013 9:07 am

Boas,
quantos mais parafusos, mais buracos para a agua entrar. Podia ter sido feito com cola e veda, segura muito bem.
Quanto ao fibrar qualquer coisa, se for bem feito, não parte e é para sempre.
Continuo a dizer que alguma coisa está mal feito.
Diga-me uma coisa, quando meteram fibra, também colocaram malha?

Cumprimentos
NÃO ACREDITO EM RELIGIÕES, MAS SE EXISTE DEUS, QUE ME DÊ MAIS 200 ANOS DE VIDA...
bornes

Mensagempor Luismbmp » quinta jun 13, 2013 10:34 pm

Boas eles nao sabem o que é malha
Luismbmp

Mensagempor bornes » sexta jun 14, 2013 3:36 pm

Olá companheiro,
Já estou a ver que colocaram a fibra, ou melhor, só colocaram a resina e catalisador.
Ora bem, para se fazer um trabalho bem feito com fibra, tem de se aplicar a resina juntamente com a malha. Malha é como o nome indica, uma malha de fibra. Tanto pode ser fina como grossa. Quanto mais grossa, mais forte fica, claro. Ao aplicar, é simples, com o rolo, ou trincha,(antes, limpa com álcool ou diluente), passa a resina, coloca a malha e com o rolo ou trincha coloca-se mais resina. Quando secar fica sólido como uma rocha e nunca mais quebra, isso lhe garanto. Agora só meter resina, de certeza que quebra. É quase como fazer uma placa de cimento e não colocar ferro, vai partir em qualquer altura. Eles não podem dizer que meteram fibra, meteram foi resina(cimento).
A resina só por si, é liquida e não faz nada sem o catalisador que a vai endurecer. Eu fibrei o chão todo da parte do WC e duches. Fiz moldes das claraboias e fiz 2 de 40x40. Sei que não vão quebrar e nem irei algum dia cair no alcatrão, já que sei que fiz um bom trabalho. Até em vez de uma camada de malha, meti 2, tinha umas sobras de quando fiz a minha piscina e aproveitei.
Não sei com quem anda metido, mas isso para mim já era garantida uma barracada do caraças na firma onde mandou arranjar isso. Nesses momentos sou peixeiro, :D .
Se tivessem colocado resina e malha, a dita "fibra", agora não andava com problemas desses de infiltrações, mas lá está... metem pessoas a trabalhar sem conhecimentos. Eles não tem culpa, culpa tem quem os emprega e dizem que são profissionais.
Bem, eu como sou muito filho da mãe, não quero que sigam os meus passos, mas que eu fazia uma barracada do caramba, isso eu fazia.
Bem, espero que lhe tenha ajudado em alguma coisa, se quiser alguma ajuda em relação a alguma coisa, é só dizer.
Tudo de bom.
bornes

Mensagempor spedy » sexta jun 14, 2013 5:47 pm

Companheiro Bornes, se me permite, não faça moldes das janelas senão com esse reforço de malha dupla caso tenha alguma emergência nem com maço as parte!!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
spedy

Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm

Mensagempor bornes » domingo jun 16, 2013 10:57 am

hahahahahahahahahah, essa tá muito boa, haahahahahahahah.
spedy, claro, tem toda a razão. Mas que se podem fazer muitas coisas, podem. Com as janelas, não me preocupei, mas com as claraboias e fundo do WC/duches sim.
É fácil trabalhar com fibra, é uma coisa que depois de feito nunca mais desgasta e que é muito forte/leve.
Já tenho visto aqui cada coisa que até dava um livro de misérias, mas pronto, as pessoas não sabem e depois também ninguém os aconselha. Ou quem os aconselha também não percebe nada do assunto. Desde a energia(painéis solares, baterias, motores, etc., até configurações dentro da célula(fundos das autocaravanas, juntas, etc.), tenho visto cada coisa que até me arrepio. Mas também lá está, depende do que se queira fazer e de quem faz. Estou numa conversa num outro tópico acerca de uma empresa que meteu uma claraboia e que desde silicone até dizem eles fibra, não resulta e deixa sempre entrar agua. Ora, se não entendemos o que fazer e o que mandar fazer, mais vale ficar quieto e ir dormir uma soneca. É quase como comprar uma autocaravana só para dizer que tem uma autocaravana e que saí um fim de semana ou um mês por ano. Para isso e com o dinheiro que lhe fica o raio da autocaravana, dá para viver uns meses num hotel. Tenho autocaravana e de inverno no algarve fico mais vezes num hotel que na autocaravana, já que um apt fica por 10€/noite. Dos 12 meses, devo passar 1 em casa, de resto faço vida na autocaravana, mas de inverno, estaciono a dita cuja e fico no hotel.
Agora, quanto á fibra, quem souber, faz muitas coisas com ela. Por exemplo, já aqui vi que andam com problemas do fundo da autocaravana. Fica mais barato e seguro fazer um chão de fibra que de madeira. Agora não estou para enumerar as coisas que faz, mas praticamente faz tudo. Como vos digo, o céu é o limite.
Basta fazer um molde e fica exatamente igual ao originário.
Quanto ao maço, é uma estratégia. Pode ser que tenha tempo ou não, sempre é melhor que não ter nada.
Agora estou a estudar um mecanismo que ao pé da cama, fique um botão que faça com que a porta ou uma janela(talvez a janela), simplesmente saia para o exterior. Simplesmente por via de um explosivo, seja expelida para o exterior. É fácil de fazer, seja feito como um airbag, que acionado, seja projetado para o exterior.
São só ideias, como eu ando sempre por fora, não sei quando o posso executar, mas talvez um dia.
Agora nem isso posso fazer, nem andar de autocaravana, parti o tornozelo em 2 lados e por alguns meses estou deitado e a olhar lá para fora com ansia de chegar o dia de pegar outra vez na minha casota.
Por falar na minha casota, quando a comprei e andei a ver preços para painéis solares, vi aqui que ficavam por uns preços que achei que eram caríssimos, que faziam isto e aquilo, que a montar seriam assim e assado. Claro, pura publicidade. Como eu nasci no meio do negócio, e nunca dei pão a pitos, meti mãos á obra. Neste momento tenho 400Amp de potencia(4 baterias AGM), 2 painéis solares mono 100W, um inversor de onda pura de 2000/4000 e tudo não chegou aos 1500€ e sei que alguns vão começar a dizer mal das coisas que tenho e que não deve ser, pois... é preciso procurar e aprender a fazer. Tenho também 350 lts de agua limpa e 150 de aguas sujas. Tenho tudo a 220V, desde frigorifico, micro-ondas, maquina de café, ar condicionado.
Bem, como vos digo, o céu é o limite. Com "graveto" faz-se muita coisa, basta querer.
Mas não podemos de discordar que uma autocaravana é uma bomba relogio, já via algumas no youtube a arder e não gostava de estar nessa situação. Ainda há bem pouco tempo numa caravana qualquer morreram pessoas dentro por causa de um incendio.
Mais vale prevenir que ficar numa situação assim.
Bem, caros colegas, eu é que me sinto lixado de estar numa situação do caramba, de pé partido, fogo... fez-me logo pensar numa autcaravana automática, eheheheheheh.
Bem hajam a todos e vivam a vida, ela é muito curta.
bornes

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 18 visitantes