Qual é o peso que as vossas AC/AV teem?

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Qual é o peso que as vossas AC/AV teem?

Mensagempor Luismbmp » quinta mar 21, 2013 5:06 pm

Boas companheiros, hoje qual foi o meu espanto, pesei a minha AV numa balança, e nada mais nada menos pesou 3515kg com o condutor, sem passageiros e se agua nos depositos.

Pois bem, toda a transformação que foi sujeita, adicionou 626,7kg. Sendo que tudo foi inserido ao promenor, desde cabelagem, a frisos de aluminio, a puxadores dos armarios, madeiras, todos os equipamentos e acessorios, o novo banco individual do pendura, ou seja, tudo foi contabilizado.
Ja dei um desconto e ainda assim podia me esquecer de alguma coisa, acrescentei na teorica para os 700kg, que nunca chegou a esse peso de material.

Fazendo as contas, a Tara da carrinha são 2420kg(DU) + 700kg transformação + 100kg condutor = 3220kg

3515kg - 3220kg = 295kg

Onde é que se foi buscar mais 300kg??? :shock: :shock: :shock:

E o mais engraçado é que a carrinha foi pesada em 2 sitius diferentes, em que de um sitiu para o outro deu um erro de 15kg

Ou a carrinha tem outra Tara de fabrica ou devo andar com algum ninho na carrinha, só se for de elefantes :lol:

Assim sendo tenho medo que a carrinha não passe na inspecção, por andar em excesso de peso só com o condutor :(

Que peso tem as vossas AC/AV?

Abraço
Luismbmp

Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm

Re: Qual é o peso que as vossas AC/AV teem?

Mensagempor spedy » quinta mar 21, 2013 8:03 pm

Qual é o peso bruto que indica no DU ? Se marcar 3500 em principio nao chumba, penso eu.

Pena nao ter pesado antes da transformação assim podia aferir com mais exatidão. Já agora a pesagem foi dinâmica ou estática?
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
spedy

Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm

Mensagempor Luismbmp » quinta mar 21, 2013 9:00 pm

Boas, o DU no peso bruto são 3500kg

Se tiver acima dos 3500kg passa na inspecção:?:

Quanto ás pesagens uma foi estatica outra dinamica, ou seja uma foi em rolos outra em balança de pesados.

Abraço
Luismbmp

Mensagempor arny » quinta mar 21, 2013 10:27 pm

A minha Knaus pesa 3200 com 100litros de agua e duas botijas de gas cheias.
Não é esta, mas é igual
Imagem
arny

Registado: terça ago 25, 2009 11:13 pm

Mensagempor danibeja » sexta mar 22, 2013 8:23 am

Luismbmp Escreveu:Boas, o DU no peso bruto são 3500kg

Se tiver acima dos 3500kg passa na inspecção:?:

Quanto ás pesagens uma foi estatica outra dinamica, ou seja uma foi em rolos outra em balança de pesados.

Abraço

Bom dia,

3500 + Margem de erro das balanças, que no caso das captels (utilizadas para fiscalização) é de 5% = 3675Kg abaixo deste valor não dá autuação, logo em principio tambem deve passar na inspecção.

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor Acácio Gomes » sexta mar 22, 2013 7:33 pm

Boas, a minha também engordou 700Kg mas ficou com tara de 2700Kg, Renault Master L3H3
Imagem
Acácio Gomes

Registado: quarta mar 16, 2011 10:46 pm

Mensagempor THOR » quarta mar 27, 2013 11:24 pm

Boas,
A minha AC na ultima inpeção pesou 3470Kg.

Cumps.
Mais vale rico e com saúde, que pobre e doente.
THOR

Registado: terça ago 30, 2011 6:37 pm

Mensagempor luis jorge » segunda abr 01, 2013 10:12 am

boas fui a inspeção na pasada quarta feira e com o deposito cheio de agua e o condutor pesou 3200kg. Perguntei como era com o peso e o inspector respondeu;Autocaravanas ate 2005 devem se apresentar a inspeção com o maximo de 3500kg,posterior a 2005 devem se apresentar com 10% de peso inferior aos 3500kg ou seja 3150 o resto do peso diz a lei que é para os passageiros.
luis jorge

Registado: terça jan 10, 2012 9:07 am

Mensagempor spedy » segunda abr 01, 2013 10:45 am

luis jorge Escreveu:boas fui a inspeção na pasada quarta feira e com o deposito cheio de agua e o condutor pesou 3200kg. Perguntei como era com o peso e o inspector respondeu;Autocaravanas ate 2005 devem se apresentar a inspeção com o maximo de 3500kg,posterior a 2005 devem se apresentar com 10% de peso inferior aos 3500kg ou seja 3150 o resto do peso diz a lei que é para os passageiros.

Bom dia, o Documento único diz qual o peso bruto da Ac e esse é o Max que deve ser apresentado, independentemente do que lá esta dentro. Se com o condutor nao excede o 3500 que indica o DU o inspector nao tem que dizer nada. Se tem agua ou vinho isso nao diz respeito aos inspectores... :roll:
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
spedy

Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm

Mensagempor curto » quinta abr 04, 2013 10:52 pm

Tenho acompanhado este tema com alguma atenção pois em breve faria a primeira inspecção da minha AC
É uma Elnagh integral Magnum x8 de 7 metros de comprimento, com tara de 3.150 Kg e peso max de 3.500Kg.
Para teste, e correndo os riscos inerentes, não retirei nada do interior, deposito agua a 1/4, duas botijas cheias, roupa, loiça etc. e ontem lá fui para a inspecção.Peso na linha de inspecção 3.847 Kg. Fiquei assustado pois mesmo assim não estava a ver como retrirar 350 Kg da AC.
Hoje de manhã com um amigo, fui pesá~la numa balança estática aferida e com surpresa ou não os mesmos 3.840 Kg. Mãos à obra e toca de retirar tudo desde pneu suplente, botijas, roupa, ferramentas, loiça, colchões, uma bateria suplememtar do habitáculo, acessórios, enfim tudo o que podia.
Antes de voltar à inspecção voltei à balança estática e os 3.460 Kg obidos recompensaram o trabalho. Mais confiante voltei à linha e os 3.460 Kg confirmaram-se na medição de peso dinamica, o que para mim foi a confirmação de que o peso obtido nas balanças dinamicas está de acordo com o obtido nas estáticas desde que haja cuidado no processo de pesagem (nada de movimentos bruscos na "queda" da AC nos rolos de pesagem e travagem).
Agora há que voltar a colocar tudo no lugar até ao próximo ano.
Entretanto um assunto para discussão:
Será possivel alterar o peso maximo de uma AC para por exemplo 4.000Kg sob poposta do concessionário da marca? Por mim vou consultar o concessionário da FIAT para expor eeste caso.
Um abraço a todos
A C
curto

Registado: terça mar 08, 2011 11:35 pm

Mensagempor Américo » sexta abr 05, 2013 2:39 pm

Boas companheiros,
a minha é uma Peugeot J5 e o mês passado fui a inspéção com ela mas antes retirei algumas coisas tais como a agua dos depositos, as 2 garrafas do gaz,garrafas de bebidas,etc...etc....heheheh,é que a esposa gosta mesmo de andar com a casa atrás, para não correr o risco de ter algum dissabor desagradável,hehehe,pois ela anda sempre carregadita com tudo e mais alguma coisa, :D ,tudo correu bem e no fim há que voltar a repor tudo no lugar novamente até ao próximo ano(espero)hehehe :D
Américo Pereira
Américo

Registado: terça abr 10, 2012 5:08 pm

Mensagempor curto » sexta abr 05, 2013 11:12 pm

curto Escreveu:Tenho acompanhado este tema com alguma atenção pois em breve faria a primeira inspecção da minha AC
É uma Elnagh integral Magnum x8 de 7 metros de comprimento, com tara de 3.150 Kg e peso max de 3.500Kg.
Para teste, e correndo os riscos inerentes, não retirei nada do interior, deposito agua a 1/4, duas botijas cheias, roupa, loiça etc. e ontem lá fui para a inspecção.Peso na linha de inspecção 3.847 Kg. Fiquei assustado pois mesmo assim não estava a ver como retrirar 350 Kg da AC.
Hoje de manhã com um amigo, fui pesá~la numa balança estática aferida e com surpresa ou não os mesmos 3.840 Kg. Mãos à obra e toca de retirar tudo desde pneu suplente, botijas, roupa, ferramentas, loiça, colchões, uma bateria suplememtar do habitáculo, acessórios, enfim tudo o que podia.
Antes de voltar à inspecção voltei à balança estática e os 3.460 Kg obidos recompensaram o trabalho. Mais confiante voltei à linha e os 3.460 Kg confirmaram-se na medição de peso dinamica, o que para mim foi a confirmação de que o peso obtido nas balanças dinamicas está de acordo com o obtido nas estáticas desde que haja cuidado no processo de pesagem (nada de movimentos bruscos na "queda" da AC nos rolos de pesagem e travagem).
Agora há que voltar a colocar tudo no lugar até ao próximo ano.
Entretanto um assunto para discussão:
Será possivel alterar o peso maximo de uma AC para por exemplo 4.000Kg sob poposta do concessionário da marca? Por mim vou consultar o concessionário da FIAT para expor eeste caso.
Um abraço a todos

Tenho que corrigir: a tara não é 3.150 Kg mas sim 3-350 Kg o que agrava a questão
A C
curto

Registado: terça mar 08, 2011 11:35 pm

Mensagempor diabloooo06 » domingo mai 05, 2013 1:38 pm

boas tardes apartir de 2 de janeiro de 2013 as autocaravanas podem ter ate 4250KG PB e serem conduzidas por carta de cat B, (carta de ligeiros) desde que o titular da carta de conducao tenha mais de 21 anos de idade e pelo menos 3 anos de habilitacao na mesma categoria.
mas para isso pelo que sei tem de ser o livrete alterado para o PB de 4250KG, por isso o pessoal que tem esse problema de excesso de peso, basta dirigir-se ao IMT (instituto de mobibildade de transportes) antigo IMTT e proceder a uma inspecao do tipo B e proceder a alteracao de caracteristicas do livrete.
apartir dai nao tera que se preocupar mais com excesso de peso.

espero ter ajudado.
diabloooo06

Registado: quinta jan 26, 2012 5:12 pm

Mensagempor time_out » domingo mai 05, 2013 9:45 pm

diabloooo06 Escreveu:boas tardes apartir de 2 de janeiro de 2013 as autocaravanas podem ter ate 4250KG PB e serem conduzidas por carta de cat B, (carta de ligeiros) desde que o titular da carta de conducao tenha mais de 21 anos de idade e pelo menos 3 anos de habilitacao na mesma categoria.
mas para isso pelo que sei tem de ser o livrete alterado para o PB de 4250KG, por isso o pessoal que tem esse problema de excesso de peso, basta dirigir-se ao IMT (instituto de mobibildade de transportes) antigo IMTT e proceder a uma inspecao do tipo B e proceder a alteracao de caracteristicas do livrete.
apartir dai nao tera que se preocupar mais com excesso de peso.

espero ter ajudado.

Boa noite

Chamo a atenção que nem todas as autocaravanas podem ter o peso bruto alterado para os 4250 kg. Há que consultar o fabricante do veículo ou o carroçador para saber qual o peso bruto maximo autorizado para esse modelo especifico.
A titulo de exemplo a minha autocaravana só pode ser homologada com 3500 kg ou 3900 kg.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm

Mensagempor Luismbmp » segunda mai 06, 2013 8:40 pm

Boas,
pelo que ja foi falado aqui no forum o processo de alteração para passagem de peso bruto de 3500kg para 4250kg, é algo complicado.

Abraço
Luismbmp

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 10 visitantes