CARRO ATRELADO Á AUTOCARAVANA

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: CARRO ATRELADO Á AUTOCARAVANA

Mensagempor spedy » quarta abr 17, 2013 6:06 pm

Bem me queria parecer, sr barman esta desvendado o misterio sobre quem deu umas "nalgadas" na menina do bar... :mrgreen: :twisted:

Saudações ao sr presidente :lol:
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: CARRO ATRELADO Á AUTOCARAVANA

Mensagempor Euroviajante » quarta abr 17, 2013 7:22 pm

Boa noite.
Ter uma autocaravana (AC) a rebocar um atrelado com carro, ou rebocar diretamente um carro, há diferença em ter um carro a rebocar uma caravana?
Imagem
Avatar do Utilizador
Euroviajante
 
Mensagens: 1272
Registado: quinta abr 04, 2013 5:03 pm
Localização: Salvaterra de Magos/ Penha de França

Re: CARRO ATRELADO Á AUTOCARAVANA

Mensagempor fnunes » quarta abr 17, 2013 9:06 pm

boas noites!

Nas paginas precendentes, deste topico o assunto já foi esclarecido relativamente se é legal em todos os Paises da UE.Em alguns, mas poucos, não é permitido, em Portugal, não existe nada na lei que proiba rebocar atrelados, excepto de passageiros(isto é quando estes se encontram no interior da viatura) devidamente, legalizados,com doc. único e o seguro de atrelado actualizado, (apesar do veiculo automóvel de passageirosem vcausa ter carta verde). Mas também é possivel fazer o reboque de comboios turisticos, mas estes carecem de licenças especiais.
Se os automóveis em Portugal andassem a vinho e água, e de vez em quando com um moscatel, de certeza que não era necessário, tantos cuidados mecânicos com o aquecimento, porque h2o+tinto, é o que mais há do norte a sul do pais e de certeza que não havia "gripes".
o dispositivo para puxar o atrelado (viatura ligeira) carece de uma peça em forma triangular rigida, que presa na lança de reboque do trator e em dois pontos fixos o mais afastado possivel, 1que obrigue a direcionar o carro, quando se aplica uma força horizontal ao nivel da bola, obrigando a virar as rodas com maior ou menor dificuldade.
O carro devir ir com travão de mão em baixo e a chave na ignição para evitar o trancar da direção,com os movimentos rotacionais do bvolante.
se o carro neste caso tiver peso superior a 750kgs é obrigatório, montar nesse disposito (lança em forma de Y), um travão de inércia, assim como o esquema de luzes igual ao do tractor.
Bem sei que o fluido de lubricação que contem as cx não vai para lado nenhum, o que queria ter a certeza é se a "chapinhagem de todos os orgãos mecânicos se continua a fazer com a mesma eficiência, quando circula com o motor accionado.
Talvez para remediar esta crise,do País não seria uma boa aposta o e para futuro da tecnologia, substituir todo o fluido lubrificante das cxs automóveis e algum carburante por moscatel e alternar com uma aguardente velha, para aumentar o "indice octano", e então seriamos o Pais mais rico da União Europeia.
Já bebia qualquer coisa, talvez um moscatel, não interessa de onde...

Saudações autocaravanistas
FNunes
ADRIA-680 SPL
Avatar do Utilizador
fnunes
 
Mensagens: 105
Registado: quarta nov 23, 2005 2:40 pm
Localização: Quinta da várzea-Camarate

Re: CARRO ATRELADO Á AUTOCARAVANA

Mensagempor João Morgado » quarta abr 17, 2013 11:14 pm

fnunes Escreveu:...o dispositivo para puxar o atrelado (viatura ligeira) carece de uma peça em forma triangular rigida, que presa na lança de reboque do trator e em dois pontos fixos o mais afastado possivel, 1que obrigue a direcionar o carro, quando se aplica uma força horizontal ao nivel da bola, obrigando a virar as rodas com maior ou menor dificuldade.
O carro devir ir com travão de mão em baixo e a chave na ignição para evitar o trancar da direção,com os movimentos rotacionais do bvolante.
se o carro neste caso tiver peso superior a 750kgs é obrigatório, montar nesse disposito (lança em forma de Y), um travão de inércia, assim como o esquema de luzes igual ao do tractor.

Companheiro por tudo isto que diz é que eu disse anteriormente que penso não ser permitido rebocar um carro sem ser em cima de um atrelado. Senão onde está o travão de inércia? Onde estão as luzes a funcionar em simultâneo com o veículo tractor?
fnunes Escreveu:...Já bebia qualquer coisa, talvez um moscatel, não interessa de onde...

Já que me lembrou vou já beber um aqui da Bacalhoa.

Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: CARRO ATRELADO Á AUTOCARAVANA

Mensagempor fnunes » quinta abr 18, 2013 6:31 pm

Boa tarde !

Companheiro João Morgado, se tiver acesso ao documento 394l0020 , Directiva 94/20/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 30 de maio de 1994 sobre dispositivos de acoplamento mecânico de veiculos e seus reboques e á sua fixação a esses veiculos, conserteza que ficará mais elucidado, acerca daquilo queralei nos post anteriores.
Em Portugal , que eu saiba no codigo da estrada, não existe proibição na legislação rodoviária, quando se cumpre todos os requisitos estabelecidos, atrás mencionados. Muitos autocaravanista provinientes dos paises da Europa, já praticam este tipo de AC+veiculo.
Como na vida, não há um "NIM" (um não+sim) e nas leis, por vezes isso acontece, isto é o legislador deixa, não por acaso,de vez em quando, uma virgula ou uma preposição (de, da,e,..) para mais tarde, explorar essa falha, obtendo assim, fama e proveito, isto é o tal País dos espertos e não o Pais de intelegentes, e não por acaso que nos encontramos nesta situação....
Mas voltando ao assunto dos atrelados/reboques, se o carro ao ser rebocado, como disse atrás, este passará a atrelado, pois este reboque, até (aprovado pelo o IMTT)tem doc. unicopara circular e tem mais que um seguro e além disso pertence ao mesmo dono do tractor neste caso da AC.
Se por acaso a AC estivesse a rebocar uma viatura registada em nome de outra pessoa, então estava em transgressão porque ao fazer isto não tinha alvará para rebocar veiculos.
Acerca do travão de inerça, é aquele, dispositivo que está montado na lança de reboque, que comporta a concavidade/bola e que é composto por uma mola ou outro acessório pneumático cuja função e amortecimento,e não só, através da mola que está solidária com um braço que por sua vez, acciona um cabo de aço/varão que vai aos travões do atrelado; mas só é necessário este travão de inercia quando o atrelado/viatura tiver um P.B. superior a 750kgs, abaixo deste peso a sua montagem nas lanças é facultativo, tudo depende da segurança e eficiencia ao circular.
Relativamente ás luzes é muito simples, ou altera as ligações da viatura a ser rebocada para estarem de acordo com o tractor (viat. que reboca) ou adapta um placa com os farolins e matricula que se vende em qualquer loja de acessório de automoveis, como é logico exite sempre um cabo e respectivas fixas a interligar as duas viaturas.
Eu não estou a inventar nada, tudo isto existe, só que ás vezes um moscatel bem gelado é que poderá atraiçoar a nossa memória.
se tiver mais duvidas disponha.
Saudações autocaravanistas
FNunes
ADRIA-680 SPL
Avatar do Utilizador
fnunes
 
Mensagens: 105
Registado: quarta nov 23, 2005 2:40 pm
Localização: Quinta da várzea-Camarate

Re: CARRO ATRELADO Á AUTOCARAVANA

Mensagempor Luis Agostinho » quinta abr 18, 2013 6:44 pm

fnunes Escreveu:substituir todo o fluido lubrificante das cxs automóveis e algum carburante por moscatel


fnunes Escreveu:Eu não estou a inventar nada, tudo isto existe, só o moscatel bem gelado é que poderá atraiçoar a nossa memória.



Como eu o compreendo fnunes...!!! :mrgreen: :mrgreen:

Pois...mas o João é assim... tipo "mãozinhas para dentro"... nem o moscatel quente oferece!!! :roll: :mrgreen: :roll:

Também não deve ter muitos amigos... :mrgreen: :mrgreen:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: CARRO ATRELADO Á AUTOCARAVANA

Mensagempor João Morgado » quinta abr 18, 2013 7:32 pm

fnunes Escreveu:Muitos autocaravanista provinientes dos paises da Europa, já praticam este tipo de AC+veiculo.

Companheiro, viajo pela Europa há 28 anos e tenho visto ACs a rebocar carros, mas sempre em cima de atrelados. Não digo que não haja quem os reboque com as rodas no chão, mas nunca vi.
fnunes Escreveu:Acerca do travão de inerça, é aquele, dispositivo que está montado na lança de reboque, que comporta a concavidade/bola e que é composto por uma mola ou outro acessório pneumático cuja função e amortecimento,e não só, através da mola que está solidária com um braço que por sua vez, acciona um cabo de aço/varão que vai aos travões do atrelado; mas só é necessário este travão de inercia quando o atrelado/viatura tiver um P.B. superior a 750kgs, abaixo deste peso a sua montagem nas lanças é facultativo, tudo depende da segurança e eficiencia ao circular.

Companheiro, eu sei o que é um travão de inércia e conforme diz, acciona um cabo de aço/varão que vai aos travões do atrelado. Se o carro vai a rolar, como é que faz para que o travão vá accionar os travões do carro? Quanto ao peso bruto, penso que qualquer carro tem peso bruto superior aos tais 750 Kg.
fnunes Escreveu:Relativamente ás luzes é muito simples, ou altera as ligações da viatura a ser rebocada para estarem de acordo com o tractor (viat. que reboca) ou adapta um placa com os farolins e matricula ...

A primeira hipótese não me parece muito viável, já a segunda é o que normalmente se utiliza quando se reboca algo.
Luis Agostinho Escreveu:Como eu o compreendo fnunes...!!! :mrgreen: :mrgreen:
Pois...mas o João é assim... tipo "mãozinhas para dentro"... nem o moscatel quente oferece!!! :roll: :mrgreen: :roll:,

Oh Luis, é claro que nunca irei oferecer um moscatel quente. Então não sabe que fresquinho é que é bom? E só por causa disso vai menos uma sardinha para a sua mesa. :lol: :lol: :lol:
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: CARRO ATRELADO Á AUTOCARAVANA

Mensagempor spedy » quinta abr 18, 2013 8:50 pm

João Morgado Escreveu:Oh Luis, é claro que nunca irei oferecer um moscatel quente.


Pois, nem quente nem frio... :twisted: :twisted: :twisted:
Editado pela última vez por spedy em quinta abr 18, 2013 10:08 pm, num total de 1 vez.
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: CARRO ATRELADO Á AUTOCARAVANA

Mensagempor João Morgado » quinta abr 18, 2013 10:01 pm

spedy Escreveu:Pois, nem quem nem frio... :twisted: :twisted: :twisted:

Desculpe lá spedy, mas não percebi. O seu PC também anda com virus? Deve ser do moscatel ou da falta dele. :lol: :lol: :lol:
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: CARRO ATRELADO Á AUTOCARAVANA

Mensagempor spedy » quinta abr 18, 2013 10:09 pm

parece um individuo que eu conheço destas bandas que anda sempre atras de erros minusculos... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

É do moscatel gelado...

ja esta corrigido!
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: CARRO ATRELADO Á AUTOCARAVANA

Mensagempor fnunes » sexta abr 19, 2013 9:56 pm

boas!

Continuo na dúvida, afinal a lubrificação do diferencial e da cx. de velocidades, têm o processo da "chapinhagem" de todos os orgãos mecânicos idêntica quando a viatura rebocada, nas situações das quatro rodas no chão? e das duas? será a mesma coisa?
Certamente que estou a "falar" apenas de lubrificantes minerias ou sintéticos, para as nossas viaturas.
As bebidas alcólicas,(vinhos, aguardentes, moscateis, quentes ou frios...e outros... fenois) quaisquer que sejam os seus derivados estão excluidos deste conceito.
Agradeço explicação técnica para a dúvida, eu esperarei por alguém que tenha uma resposta credivel, e de certeza que não irei demorar muito.
Omeu obrigado
Fnunes.
ADRIA-680 SPL
Avatar do Utilizador
fnunes
 
Mensagens: 105
Registado: quarta nov 23, 2005 2:40 pm
Localização: Quinta da várzea-Camarate

Re: CARRO ATRELADO Á AUTOCARAVANA

Mensagempor luis.sousa.6 » sábado abr 20, 2013 10:32 pm

A lubrificação de diferencias e caixa de velocidades (faço aqui uma ressalva às caixas automáticas por não conhecer muito bem o modo de funcionamento) sofrem lubrificação pelo movimento das suas peças quando estas passam pelo lubrificante existente dentro do "invólucro" das mesmas.....é assim que a lubrificação se faz normalmente e, portanto, para isso basta o movimento das rodas, não existe uma bomba específica, como para a lubrificação do motor...
luis.sousa.6
 
Mensagens: 195
Registado: quarta jul 13, 2011 10:53 pm
Localização: Viseu

Re: CARRO ATRELADO Á AUTOCARAVANA

Mensagempor fnunes » domingo abr 21, 2013 9:48 pm

Boa, Luis .Sousa .6

Realmente para que haja chapinhagem, é obrigatório haver peças em movimento, mergulhada no fluido repectivo, aí estamos de acordo. Mas será o suficiente para o bom funcionamento de todos os orgão mecânicos?
Quando uma viatura vai com as rodas (2) assentes no pronto socorro, não é por acaso que o mecânico/condutor desliga o veio do diferencial, tratando de viagens longas, isto para que não ocorra aquecimento excessivo por falta de lubrificação, porquê, ?
porque a massa/lubrificante no interior do carter/caixa por não submergir todos os orgãos mecanicos( rodas,veios, rolamentos etc..) isto devido á inclinação da viatura quando vai a reboque com as duas rodas/chassi assente no guincho do trator, isto é vai dasnivelada.
Por isso penso que é diferente, quando vão as 4 rodas ou as duas vão a circular, os cuidados de transporte devem ser objectivo de analise mecânica.
FNunes
ADRIA-680 SPL
Avatar do Utilizador
fnunes
 
Mensagens: 105
Registado: quarta nov 23, 2005 2:40 pm
Localização: Quinta da várzea-Camarate

Re: CARRO ATRELADO Á AUTOCARAVANA

Mensagempor diabloooo06 » domingo mai 05, 2013 1:10 pm

atrelar o carro à autocaravana só é permitido sendo o mesmo transportado em cima de reboque proprio e com matricula, ou seja ate 750kg de PB matricula do veiculo rebocador, apartir de 750KG de PB matricula propria de reboque e com travao de inercia, nao vale a pena inventar com lancas e dispositivos analogos, pois isso mesmo trazido a portugal atrelado a autocaravanas necessita de uma autorizacao especial de transito (AET), se a autocaravana tiver escrito no livrete peso rebocavel x, é sinal que pode rebocar ate ao peso que tiver no livrete, se nao tiver peso rebocavel no livrete nao pode rebocar nada nem ter instalado sequer a bola de reboque.
a maior parte das autocaravanas nao tras peso rebocavel, e preciso ir a marca pedir uma declaracao para se poder alterar o livrete para poder ter peso rebocavel, depois disso á que ver o peso rebocavel do veiculo e arranjar um reboque com tara que possa carregar o peso do veiculo de forma a nao ultrapassar o peso bruto rebocavel, ou seja se o peso rebocavel for 1500kg o peso do reboque (tara) pode ser 500kg e o peso do veiculo rebocado pode ter ate 1000KG para fazer o PB rebocavel de 1500KG, independentemente de no livrete do reboque dizer PB 2500KG por exemplo, ele so pode carrebar o PB que diz no livrete da autocaravana.
o PB rebocavel no livrete da autocaravana é que manda independentemente do PB do reboque, o que a a ter em consideracao é que o PB do reboque nunca pode ultrapassar a tara do veiculo rebocador, ou seja o reboque nao pode ter PB 2500KG e o veiculo rebocador ter 2400KG PB.

espero ter ajudado.
diabloooo06
 
Mensagens: 24
Registado: quinta jan 26, 2012 5:12 pm
Localização: TORRES VEDRAS

Re: CARRO ATRELADO Á AUTOCARAVANA

Mensagempor AFigas » terça mai 07, 2013 7:59 pm

Olá viva:

Passei umas quantas semanas com toda a espécie de papelada, no sentido de me ser permitido rebocar um MC Smart CDi.
Na Mercedes têm para venda um acessório que se engata na direcção dos Smats, e com estes com as 4 rodas no chão. Têm ainda um acessório, mas como não necessita de homologações, seria feito por mim, e que consistia numa duplicação dos sistemas luminosos da AC.
Não foi aprovado no IMTT porque em PT não podemos rebocar viacturas. Ainda apresentei uma outra solução, homologada na Europa , aquela que começa em Espanha e se estende para leste, que seria o de transportar o Smart com as rodas da frente suspensa numa espécie de prateleira, e apoiando no chão só as rodas traseiras, mais o acessório de duplicação da sinalização luminosa da AC. Também não é aceite pela legislação portuguesa, pois então. O recurso a um atrelado de 2 ou 4 rodas para transporte do Smart, também não é permitido. Fiz requerimento a perguntar da hipótese de rebocar um Legier ou outra marca do género ( os chamados papa-reformas ou mata-velhos ), e aí, para meu espanto, disseram que para o conduzir nem carta de condução era preciso, mas para rebocar seria considerado viactura automóvel, tal como o Smart. E ainda restaria a dúvida se rodasse nas 4 rodas, se poderia utilizar as autoestradas. solução proposta, e que seria aceite, 1 reboque, uma moto-quatro, seguros etc. Rejeitado por mim, porque para além de ser barulhento, incomodo de utilizar, não tem capota, cavalgar aqueles acentos, etc, nunca a minha mulher se montaria naquela coisa, pois até me dizem que é um bocado perigoso a sua utilização. Desisti! No entanto, para meu consolo, um dos técnicos do IMTT com quem tratei destes assuntos, disse-me que 2 portugueses pensaram em comprar um automóvel BOGATI AVRON ou coisa que o valha, mas que não seriam homologáveis em PT, não pelos seus 1.000 CV ou largura de pneus, mas pelas suas caracteristicas da carroceria, pois teriam de ter uma chapa de matricula especial, devido á estilização daquelas viaturas ( 1.600.000 € + 60% imposto ). No entanto há Ferraris, Lamborghinis e outros que têm um nível de ruido igual ou superior, pneus mais estreitos, a mesma classe de poluição ( é só a mais alta ), etc. e são homologáveis. Estes viaturas são feitas em paises construtores de automoveis, por tradição, tal como nós, que já nem ciclomotores contruimos.
Cumprimentos

Arnaldo Figueiras

TM 917325872
TM 919484594
Sacavém Portugal
Avatar do Utilizador
AFigas
 
Mensagens: 41
Registado: sexta jul 30, 2010 9:03 pm
Localização: SACAVEM

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes