Série Odisseia na RTP1 - 20 Janeiro as 21h

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Re: Série Odisseia na RTP1 - 20 Janeiro as 21h

Mensagempor siroco » segunda fev 04, 2013 3:00 pm

Só este fim-de-semana tive oportunidade de ver o 1º episódio...

Teve algumas tiradas bastante conseguidas, mas a maior parte do tempo mal consegui esboçar um sorriso. Tecnicamente está muito bem filmada, mesmo muito bem, nesse aspeto foi uma agradável surpresa. Adorei o momento Pedro Almodovar!

Pessolamente sou mais fã do humor do Ricardo Araújo Pereira, na linha do Herman José e dos Monty Phyton. O Bruno Nogueira tenta ser mais intelectual mas apenas consegue ser vaidoso e acaba por não ter muita piada.

Ainda vou pensar se dou uma oportunidade ao 2º episódio.
siroco

Registado: terça abr 15, 2008 9:25 am

Mensagempor vitor » segunda fev 04, 2013 3:29 pm

Por curiosidade, vi ontem mas, para além da descarada publicidade à Hymer, não percebi a necessidade da utilização de uma ACaravana nesta série.
Resultaria também no esquema carro/tenda, carro/hotel, backpacking, sei lá que mais...
Vou ver se arranjo pachorra para espreitar mais 1 ou 2 episódios, a ver se consigo entrar no espírito da coisa...
vitor

Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am

Mensagempor spedy » segunda fev 04, 2013 3:43 pm

vitor Escreveu:Por curiosidade, vi ontem mas, para além da descarada publicidade à Hymer, não percebi a necessidade da utilização de uma ACaravana nesta série.
Resultaria também no esquema carro/tenda, carro/hotel, backpacking, sei lá que mais...
Vou ver se arranjo pachorra para espreitar mais 1 ou 2 episódios, a ver se consigo entrar no espírito da coisa...

No final aparece publicidade do representante,penso eu...
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
spedy

Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm

Mensagempor cookie » segunda fev 04, 2013 4:02 pm

spedy Escreveu:
vitor Escreveu:Por curiosidade, vi ontem mas, para além da descarada publicidade à Hymer, não percebi a necessidade da utilização de uma ACaravana nesta série.

e pensa bem. da mesma forma que algumas iniciativas passadas da revista visão tiveram o patrocínio de outra marca de AC, esta série tem naturalmente o patrocinio da Hymer (seu representante em Portugal), nada mais normal.
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor fiatducato86 » segunda fev 04, 2013 4:19 pm

Após o 3º episódio, faço um balanço bastante positivo da série.

É um estilo de humor diferente, corrosivo, subtil e que pretende fazer pensar.
Pode-se entender como pedante e manienta e egocêntrica, mas eu entendo exactamente o inverso pois é preciso muita abertura de espirito e humildade para os actores gozarem com eles mesmos, com as suas proprias personagens.

A fotografia é fantastica, está filmada em modo "cinema" e não em modo telenovela "vão de escada" o que lhe dá grande qualidade.

As referencias cinematograficas estão lá, a inspiração The Office, o momento Almodovar como já foi referido, o momento Paris-Texas e o momento The Hunter, onde são replicados as cenas e os dialogos de filmes "à maneira deles", achei super original e conseguido :)
A participação do Nuno Lopes, "imposta pela produção" :) e que nunca se sabe se é o actor ou personagem achei super comica e conseguida.

Só acho que pelo estilo rebuscado e pela péssima escolha de horario ( deveria ser uma serie passadas a partir das 23h ), a recepção pelo publico mais habituado a um estilo politicamente correcto não deverá ser a melhor ;)

Em relação as AC, até aqui não vi nada que me chocasse, pelo contrario penso que têm gente na equipa que entende bem do assunto.

Porquê uma AC na série? Provavelmente pelo sentimento de liberdade e indepêndencia que transmite.
Quem nunca sonhou largar tudo, pegar na "camioneta" e dar a volta ao mundo? :):)
fiatducato86

Registado: terça Oct 23, 2012 9:22 am

Mensagempor spedy » segunda fev 04, 2013 5:07 pm

cookie Escreveu:
spedy Escreveu:

e pensa bem. da mesma forma que algumas iniciativas passadas da revista visão tiveram o patrocínio de outra marca de AC, esta série tem naturalmente o patrocinio da Hymer (seu representante em Portugal), nada mais normal.

Concordo nada mais normal... :)
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
spedy

Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm

Mensagempor zejorge » segunda fev 04, 2013 5:10 pm

Talvez a minha idade, já não dê para entender certas formas de fazer humor, e talvez por isso tenha necessidade de uma reciclagem, mas isso não me inibe de dar a minha opinião sobre esta série, que é francamente negativa levando-me ao fim de poucos minutos de visionamento, a utilizar o comando para mudar de canal.
Lá diz o velho rifão "gostos não se discutem "......
zejorge

Registado: segunda jun 11, 2007 9:06 pm

Mensagempor fluis » quarta fev 06, 2013 2:52 pm

Boa tarde,

Confesso que não vi o 1º episódio em direto, vi uns dias mais tarde, tirando partindo da funcionalidade que os operadores oferecerem de se poder ver os programas passados até 1 semana depois.

Se não fosse estar em causa uma autocaravana, tinha parado a gravação automática sem chegar ao fim, já que não gostei do programa.

Em relação à presença da autocaravana no programa, se o autocaravanismo já tivesse a imagem correta na opinião pública, não teria nada contra a sua presença, seria igual a estar um carro, uma mota, um todo-o-terreno, etc.
Agora como ainda existe muita confusão na opinião pública sobre o que é o autocaravanismo e o veículo autocaravana, este tipo de programa em nada ajuda nesse propósito, e só lamento que uma empresa com a responsabilidade da Mesquita, se prontifique a apoiar este tipo de programas que, podem servir para o propósito de publicidade, agora em termos de imagem iremos sair a perder.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm

Mensagempor alexandrechora » quarta fev 06, 2013 3:13 pm

Boas a todos

Caro moderador Fluis, ah pois é..... já o tinha dado a entender no meu primeiro post deste topico....

Cumps
Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor cookie » quarta fev 06, 2013 3:23 pm

é uma série de ficção/comédia nonsense... não é um documentário. se fossemos a pensar assim em relação a todo o resto, a ficção (independentemente do tipo) deixaria de existir e a criatividade também.

não se trata sequer de um programa educacional ou realista... é uma abordagem "outside the box" numa série que por acaso usa uma autocaravana.

a única coisa mais "off" que eu vi relativamente à questão "campismo" foi usarem na rua, as cadeiras, as mesas e o cobb mas sempre em locais "desertos" - o que muitos dos que estão aqui registados fazem.

ainda não vi confusões em grandes aglomerados de AC, despejos ilegais... se essa parafernália (mesas, cadeiras, grelhador) saísse da mala de um megane já não havia problema? é que voltamos ao mesmo...

goste-se ou não da abordagem, da história, dos diálogos, como dizem os espanhóis "para gustos los colores" mas ainda não vi nenhum uso abusivo da AC.
cookie

Mensagempor alexandrechora » quarta fev 06, 2013 10:22 pm

Quer seja comédia/ficção ou seja lá o que for, o que conta é a mensagem que passa para a sociedade civil, e essa inequivocamente em nada vai abonar a favor de um autocaravanismo comedido, pelo menos aquela imagem que tantos companheiros se esforçam por defender....

Naturalmente que a censura informativa já terminou á uns bons anos, naturalmente que a criatividade deve ser estimulada, mas esta série não serve os interesses do autocaravanismo itinerante, essa é uma realidade, quer se goste ou não....acredito que este tipo de mensagem vai cativar mais entusiastas e esse é dos poucos aspectos positivos da série, ainda sim ficam com a ideia que tudo é possivel em autocaravanismo.... e isso é mau.
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor fiatducato86 » quinta fev 07, 2013 11:01 am

ou como se diz na minha terra, que seria do rosa fucsia se toda a gente gostasse de amarelo limão :D

eu quando abri este tópico a minha ideia era mais discutir a tematica AC, pois não me lembro de nenhum outro programa, série, filme nacional que abordasse esse assunto.

pessoalmente estou com a cookie, como já devem ter percebido :)

poderiam os companheiros explicar melhor aqui a um "novato" nestas lides, em que é que é passada uma imagem assim tão negativa do autocaravanismo?
é que eu vejo exactamente o inverso :)

independencia, irreverencia e liberdade ;)

estou-me a lembrar de um diálogo em que eles apareceram numa festa de bodas de ouro com a "carripana" e alguém comentou com ar de gozo
" eh pah quem são os parvos que vieram para aqui num mono daqueles? pois é esta gente ilude-se, gasta uma pipa de massa nestas coisas, depois fartam-se e vendem por metade do preço.... gente estupida.."

a resposta foi: "pois é, mas à conta do mono já..piiiiiiiii...." :)
fiatducato86

Mensagempor cookie » quinta fev 07, 2013 1:51 pm

alexandrechora Escreveu:Quer seja comédia/ficção ou seja lá o que for, o que conta é a mensagem que passa para a sociedade civil, e essa inequivocamente em nada vai abonar a favor de um autocaravanismo comedido, pelo menos aquela imagem que tantos companheiros se esforçam por defender....

Naturalmente que a censura informativa já terminou á uns bons anos, naturalmente que a criatividade deve ser estimulada, mas esta série não serve os interesses do autocaravanismo itinerante, essa é uma realidade, quer se goste ou não....acredito que este tipo de mensagem vai cativar mais entusiastas e esse é dos poucos aspectos positivos da série, ainda sim ficam com a ideia que tudo é possivel em autocaravanismo.... e isso é mau.

companheiro discordo por completo pois a natureza do programa nada tem a ver com a realidade e essa é que é a mensagem que passa para a sociedade. se fosse uma reportagem ou documentário concordava em pleno, mas neste caso não.

e olhe que nós somos daqueles "bem comportados" que normalmente nem o degrau abrimos para subir e descer da AC, que até tem chão duplo e portanto a altura é considerável e o feito de entrar ou sair não se torna fácil.
cookie

Mensagempor lino » sábado mar 09, 2013 9:19 pm

Boas noticias!!
È hoje o ultimo episódio :D :D
lino

Registado: quinta jun 25, 2009 8:25 pm

Mensagempor fiatducato86 » domingo mar 10, 2013 1:01 am

Boas noticias é relativo, para mim foram más :)
Todos temos a liberdade de mudar de canal e deixar os outros ver eheheh

Quando abri este tópico a ideia era debater a imagem que uma série de televisão portuguesa daria das AutoCaravanas (confesso que estava com algum receio, dados os envolvidos :) ), não propriamente debater a qualidade do argumento.

Na minha opinião não vi nada que desse "mau aspecto" à utilização deste tipo de veículos, bem pelo contrario, as mensagens que foram sempre passando mostrava conhecimento da coisa e até acho que apelava a uma utilização responsável dos mesmos.

bem melhor do que por exemplo um video muito falado que até ganhou prémios, do Turismo de Portugal, que apesar de estar muito bem feito acho que pode dar uma imagem errada a potenciais autocaravanistas que pretendam visitar o pais. :wink:

http://youtu.be/mKeHbWGUEPY min 1:22

Em relação ao argumento muita coisa haverá a dizer...... Para mim foi uma lufada de ar fresco e de atrevimento na ficção nacional em que se faz sempre o mesmo registo telenovela. O trabalho de actores é muito bom, supreendeu-me ver o Bruno Nogueira em modo cinema e a produção e fotografia é fantastica.
Já para não falar do Nuno Lopes que é muito mas, muito mais que "O Chato", para mim é apenas o melhor actor de cinema português da actalidade.
No entanto acho que se foram perdendo um pouco no argumento e exagerando nas referencias cinematográficas ( o episodio 6 foi um cadinho "a little too far" :D ).
A escolha do horário acho que também foi péssima e na minha opinião selou o destino da mesma desde o primeiro episódio.
Admiro a coragem da equipa de pelo menos terem tentado :wink:

Tenho pena que tenham cancelado.
fiatducato86

Anterior

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 28 visitantes