DIRECÇÃO

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

DIRECÇÃO

Mensagempor TOUPEIRAS » terça Oct 09, 2012 11:10 am

Vivam mais uma vez
Noto que a minha AC, quando largo o volante se dirige para a direita mesmo em recta. Anteriormente já tinha mandado alinhar as rodas. Quando estou voltado de frente para ela, noto que está ligeiramente inclinada para a esquerda, não muito mas, dá a sensação que há desiquilíbrio do chassis?????
Agradecia ajuda.

Abraços
Fiat ducato -ROLLER TEAM Granduca 64 - 2.8 JTD power
TOUPEIRAS

Registado: sexta fev 18, 2011 5:06 pm

Re: DIRECÇÃO

Mensagempor Calita » terça Oct 09, 2012 11:21 am

Bom dia companheiro

Com a minha AC tive o mesmo problema,pois a direção estava alinhada e fugia quando tiarava as mãos do volante para a direita,isto é comum nas ACs,devido ao peso e configuração normal das vias,existe um esforço bastante grande e mais notório nas molas de suspensão direitas,e com um tempo vão perdendo eficiencia.
Resolvi o problema mandando despertar um pouca as molas de suspensão traseiras direitas,após esta interveção a AC ficou completamente nivelada.
Carlos Martins

Imagem
Diretor de Eventos do Clube de Autocaravanismo da Abeceira
Calita

Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm

Mensagempor luis.sousa.6 » terça Oct 09, 2012 11:47 am

podem ser as molas pasmadas, a ser esse o caso o melhor mesmo é a substituição!
luis.sousa.6

Registado: quarta jul 13, 2011 10:53 pm

Mensagempor TOUPEIRAS » terça Oct 09, 2012 2:33 pm

Obrigado
Acho que a vossa intervenção é altamente significativa. De facto as molas do lado direito têm vindo a fazer uns rangidos (já mencionei em post neste fórum) mas lubrifiquei e ficou bom...só que este problema existe.
Muito Obrigado
Abraços
TOUPEIRAS

Mensagempor F.Ramos » terça Oct 09, 2012 11:43 pm

Boa noite companheiros/as
Caro companheiro TOUPEIRAS.
Não sendo eu um entendido em alinhamento de direcções e para complementar o que outros companheiros já escreveram, permita eu fazer aqui um comentário: Pelo seu ultimo post, entendi que a sua AC tem molas de laminas e que ultimamente, tem verificado algo anormal nas mesmas, certo, ou entendi mal? Em caso afirmativo atrevo-me a dizer que, deve verificar a distância, entre as rodas da direita e as da esquerda. É bem possível que da roda traseira direita, para a da frente do mesmo lado, tenha menor distância que, entre as da esquerda, quando deviam ter a mesma. Isto pode ser provocado pelo mau estado da mola mestra (a que tem os brincos) que ganha folga no "ponto" (zona da fixação ao eixo traseiro).
Espero que resolva o problema sem grandes custos.
Cumprimentos
Fernando Ramos
F.Ramos

Registado: segunda set 05, 2011 5:07 pm

Mensagempor TOUPEIRAS » quarta Oct 10, 2012 11:13 am

Boas F.Ramos
Vou mandar verificar então e mencionar ao mecânico o que os amigos sugerem.
Obrigado

Abraço
TOUPEIRAS

Mensagempor F.Ramos » quarta Oct 10, 2012 9:06 pm

Boa noite companheiros/as
Caro companheiro TOUPEIRAS.
Para complementar o meu post anterior, permita eu fazer aqui mais um comentário: Para verificar a distância, entre as rodas da direita e as da esquerda, de forma simples e tendo em conta a sua profissão (que fui ver no seu perfil) é muito simples: Numa rua um pouco inclinada sem saída (para não atrapalhar o transito), a subir, pára mete um calço/pedra atrás da roda, mas afastada, deixa descair um pouco brusco, sem que a roda galgue a pedra (a folga fica eliminada, se tiver) e depois mede a distância do pneu, para a cava da roda (pode ser com uma bitola/bucado de madeira). Depois repete a experiência para a outra roda. terminada a experiência, volta a AC ao contrário, agora a descer, volta a fazer o mesmo, mas sempre nas rodas de trás.
Se tiver folga nos pontos de mola, ou cinoblocos (fixação do brinco da mola, á carroçeria) assim vai ser fácil de verificar, porque todo o veiculo quer andar, excepto a roda que tem o calço, mostrando a folga.
Se não tiver folga, só perdeu o gasóleo.
Espero que resolva o problema
cumprimentos
Fernando Ramos
F.Ramos

Registado: segunda set 05, 2011 5:07 pm

Mensagempor TOUPEIRAS » quinta Oct 11, 2012 6:49 pm

Obrigado F.Ramos, vou experimentar fazer isso agora nas minhas folgas. Depois informo do relatório
Obrigadão
TOUPEIRAS

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes