por Mcas » sexta jun 01, 2007 11:51 pm
Viva!
Companheiro Vitor:
Em primeiro dizer-lhe que vivi alguns anos em Viseu, cidade onde vou frequentemente, e onde os meus pais ainda moram (junto à Opel na estrada de Mangualde). Dizer-lhe depois que já visitei a Roménia de carro e que adoro aquele país, tão mal compreendido e às vezes desprezado. Enfim é o engano normal de quem não conhece.
Felicito-o pela sua escolha e vai ver que, se estatisticamente não tiver qualquer azar, vai gostar também. Eu deixei lá alguns bons amigos que espero visitar em 2008/09
Da Roménia conheço a cidade de Bucareste( estive uma semana), a cidade de Constança, no mar Negro (três dias) e mais algumas do interior da Roménia, algumas das quais vai conhecer também se percorrer os castelos do Drácla como afirma. Será você e muitos mais pois é verdadeiramente um "rota" turística que vende bem sobre tudo a americanos e alemães.
Para fazer o circuito do Drácula precisa ir às seguintes cidades ou arredores: Bucareste, Sinaia, Brasov, Bicaz, Bistrita, Sighisoara, Bran, Poienari e Tragoviste. Perto de Sighisoara é a cidade de Sibiu que não pode perder. Desconhecendo eu a fronteira por onde entra não plhe posso dizer qual a cidade por onde começar. Adianto-lhe porém que Vlad Draculea, O Empalador, assim chamado porque espetava os inimigos num pau e punha-os ao alto, nasceu em Sighishoara e ali pode visitar a casa de nascimento e o castelo...
Quanto à Roménia alguns pontos a reter:
-as estradas são geralmente más, salvo as principais que são assim-assim;
-a condução é tipo salve-se quem puder...então em Bucareste...
-a polícia é muito zelosa com estrangeiros (a ver se pinga algum...)e muito educada.
-não existe polícia de turismo. É o truque mais velho para lhe sacarem a carteira e os documentos. Se lhe aparecerem com essa exija ir a uma esquadra. Vai ver o efeito...
-cuidado com os putos pedintes (romanis). São esses que o vão chatear mais e que, se puderem....
-Troque euros apenas em agências (casas de câmbio) que tenham segurança à porta ou que lhe pareçam seguras e dê uma volta pela rua antes de trocar. Às vezes, em 100 metros o câmbio muda 2 ou 3 vezes. Os bancos nem sempre têm a melhor taxa. Quando eu lá estive (2005) 1 euro eram 30, 40 ou 42mil lei.
Turista é para "esfolar". Em mercados regateie à portuguesa, mas não humilhe. No artesanato, muito bom, se for produção própria, paque o preço que lhe parece justo. Com o câmbio há coisas lindíssimas muito baratas.
Nos restaurantes come-se bem e barato. Em 2005 com 8 euros era um festim!! Confira sempre a conta e veja se corresponde ao que pediu. Claro que nem sempre é assim e na maior parte das vezes não é. Mas fique atento.
Não esquecer que 100/150 euros por mês é um bom salário na Roménia. No entanto vai ficar admirado com as viaturas de luxo e topo de gama...os mais comuns dos carros são os Dacia (fabrico Renault). Pode trazer um novo e moderno tipo Clio ou melhor por 6000 euros!!!
-Comida óptima e barata. Aconselho a carne porque os rios são poluídos e com metais pesados...
-O vinhos são excelente. Aproveite se gosta. Eu gostava (e gosto do Murfatlar e do Jidvei -tenho ainda uma garrafita). Vai ver que no futuro vão dar cartas no mercado europeu.
-o povo é muito simpático, prestável e gosta de agradar.
E pronto, não me ocorre mais nada. Se quiser mais info diga...
Ah! Se se dá bem com o francês leia uns relatos de viagens nos sites franceses. Ali encontrará outras informações