frigorifico refresca pouco

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

frigorifico refresca pouco

Mensagempor Daniel » quarta jul 04, 2012 6:36 pm

Boa tarde. no fim de semana passado sai com ac, como estava muito calor o frigorifico mal refrescou, mas como já li por varios sitios é normal nos frigorificos de absorção. Agora eu queria era a vossa opinião: estou a pensar pôr 1 ventilador de 1 computador (12v 0.25a) atrás do frigorifico a vêr se ajuda, mas como ainda não tenho painel solar e minha autonomia é pouca, estava a pensar 1 painel solar só pra a ventoinha, á no aki um k serve só para manutenção da bateria, também só custa 25e +/-, será k ligado directo á ventoinha a aguenta? Valerá a pena pôr a ventoinha?
Daniel

Registado: segunda set 05, 2011 2:51 pm

Re: frigorifico refresca pouco

Mensagempor Terrenas » quarta jul 04, 2012 10:25 pm

Boas!
O consumo dessas fans é baixo , no caso dessa, cerca de 1A a cada 4 horas.
Podes ligar directamente a bateria sem problema.
Quanto ao valer a pena...
Terrenas

Registado: segunda mar 19, 2012 10:26 pm

Mensagempor calexandre » quarta jul 04, 2012 10:28 pm

Aplica duas fans, foi o que eu apliquei na minha.
Cumprimentos

Imagem
calexandre

Registado: terça set 06, 2011 9:50 pm

Mensagempor VítorEsteves » quinta jul 12, 2012 6:44 pm

Companheiro,
eu tinha o mesmo problema nos dias de calor.
Apliquei-lhe a ventoínha com um interruptor que ligo quando pretendo(o consumo elétrico é mínimo) e, penso que tão importante como a ventoínha é a substuição da massa térmica que se encontra aplicada na parte interior das placas metálicas que fazem a absorção do calor dentro do frigorífico.
Caso pretenda fazer você mesmo, dê uma vista de olhos em:
Substituir massa térmica no frigo em: http://www.autocaroladas.blogspot.com.
Cumprimentos
Blog: http://autocaroladas.blogspot.com/

Surja oportunidade e... a Duquesa II rola...
VítorEsteves

Registado: domingo fev 14, 2010 9:25 pm

Mensagempor ruca » sexta jul 13, 2012 9:45 am

Bons dias companheiros, alguem pode fazer o favor de colocar aqui uma foto do local exacto de aplicação da ventoinha, para extrair o ar quente da traseira dos frigorificos? é que tambem pretendo colocar uma.
sou desde ja grato pela atenção dispensada.
Rui Vaz
ruca
ouvir é não acreditar.... ver é duvidar... sentir é acreditar.
ruca

Registado: quinta mar 06, 2008 1:56 pm

Mensagempor THOR » sexta jul 13, 2012 8:22 pm

ruca Escreveu:Bons dias companheiros, alguem pode fazer o favor de colocar aqui uma foto do local exacto de aplicação da ventoinha, para extrair o ar quente da traseira dos frigorificos? é que tambem pretendo colocar uma.
sou desde ja grato pela atenção dispensada.
Rui Vaz

Boas companheiro,
passa pela bíblia do autocaravanista
http://www.chapucillas.es/Bricos/chapucilla_20.html

Cumps.
Mais vale rico e com saúde, que pobre e doente.
THOR

Registado: terça ago 30, 2011 6:37 pm

Mensagempor Daniel » quarta jul 18, 2012 7:07 pm

Decidi então pôr duas ventoinhas, mas coleias com selicone por dentro á grelha de ventilação exterior.Não sei se fiz bem, vamos vêr agora nas férias se resulta!!
Daniel

Registado: segunda set 05, 2011 2:51 pm

Mensagempor calexandre » quarta jul 18, 2012 9:10 pm

Daniel Escreveu:Decidi então pôr duas ventoinhas, mas coleias com selicone por dentro á grelha de ventilação exterior.Não sei se fiz bem, vamos vêr agora nas férias se resulta!!

Boas Daniel, devias fixar com dois parafusos em cada ventoinha, foi como eu fiz.
Com o silicone, mais tarde ou mais cedo, vão descolar.

As ventoinhas têm que estar montadas na grelha superior e a puxar o ar para fora da Ac, é a forma correta de montagem.

Carlos Alexandre
Cumprimentos

Imagem
calexandre

Registado: terça set 06, 2011 9:50 pm

Mensagempor Candido Pinheiro » terça ago 28, 2012 6:45 pm

boa tarde amigos tambem padeço do mesmo mal ainda há pouco andei pelos algarves com a minha velhinha fiat ducato e o frigorifico pouco refresca então a 12v é para esquecer o que me valeu foi que comprei uma arca frigorifica da jocel uma pequenina por cento e poucos euros na makro e tive os produtos fresquinhos pois ela é mesmo eficiente fiquei mesmo satisfeito com ela o unico inconveniente é que perdi metade do roupeiro pois foi onde a meti oportunamente vou ver se ponho aqui umas fotos do serviço.quanto aos ventiladores do frigorifico tambem estou interessado em montar pois já me disseram que dá uma grande ajuda agora é chato é ter que estar a ligar e desligar manualmente os ditos depois de investigar um pouco pela net descobri um esquema neste site http://www.caravanismoportugal.com/inde ... &Itemid=86 que tem como podem verificar montado um termostato+sonda é possivel comprar este apetrecho em alguma loja para lhe montar?depois tambem vi uns proprios pela modica quantia de 55,84e mas podem verificar aqui http://www.greencamp.pt/product.php?id_product=706 poderá haver noutros vendedores mas só vi neste.bem ajam
Candido Pinheiro

Registado: quinta jul 12, 2012 9:50 am

Mensagempor RMGM » terça ago 28, 2012 9:31 pm

Boa noite companheiros
Como muitos tambem eu tenho o mes problema com o funcionamento do frig.

Coloquei os estratores(que adquiri numa loja de computadores) na grelha superior e verifiquei o seguinte: devido á baixa de pressão criada dentro daquele espaço atrás frig. ,quando este trabalhava a gás o calor da chaminé não saía normalmente e recuava indo aquecer ainda mas o ar naquele espaço e assim não resultava o efeito pertendido.

Então resolvi coloca-los na grelha inferior na posição inversa para aumentar a entrada de ar mais fresco e obrigar o calor a sair: problemas de novo, quando trabalhva a gás o aumento de pressão dificultava o funcionamento do queimador e novamente não resultava.

Mais uma tentativa: coloquei-os lá dentro encostados (por baixo) ao dicipador de calor do proprio frig. de forma a que o ar é forçado a circular entre as placas do dicipador e fiz o teste estas férias.

Resultado : Barragem de Belver 38º graus temperatura dentro do frig. de dia 5/6º de noite 2/3º
RMGM Rogério Miranda
RMGM

Registado: sexta set 30, 2011 9:50 pm

Mensagempor bushman » terça ago 28, 2012 10:28 pm

Boa noite, caro RMGM

Fiquei surpreendido pelo seu teste :shock:

Estou a planear ir para Marrocos no final de setembro e como é obvio, necessito do frigorifico a funcionar na perfeição.
Estava a ponderar levar um frigo pequeno electrico a 220v.
Já tenho as ventoinhas e barras para instalar á algum tempo, mas devido a falta de tempo ainda estão por instalar.
Planeava coloca-las na grelha, mas essas temperaturas que mencionou são excelentes.
Colocou as ventoinhas a soprar para o dissipador?
É facil fixa-las de modo a não se soltarem?

Um abraço
Fiat 290max 94(1.9 TDi) Imagem Granduca
bushman

Registado: sábado jul 26, 2008 9:37 pm

Mensagempor Candido Pinheiro » quarta ago 29, 2012 12:49 pm

boa tarde amigo RMGM não nos poderia facultar umas fotos do trabalho como ficou...é que ás vezes lá diz o ditado mais vale uma imagem do que mil palavras...os extratores ficam ligados manualmente ou usou um termostato com sonda como eu já vi por aí.já agora esses extratores sao medidas standard ou existem varios tamanhos?poderia especificar qual modelo comprar.agradecido e cumprimentos.
Candido Pinheiro

Mensagempor RMGM » quarta ago 29, 2012 9:14 pm

Boa noite companheiros

Aquilo que eu fiz foi o seginte:

Montei uma estutura em cantoneira de aluminio de forma a aplicar nela três ventoinhas lado a lado criando assim um bloco só.
Depois apliquei esse bloco na horizontal por baixo do dissipador de forma a que o fluxo de ar o arrefece-se.
Fixei-o com umas braçadeiras em metal (arame de sincado).

NA parte electrica:
Estão as três ligadas em paralelo.
Quando estou em movimento e o frig.está a trabalhar a 12V elas estão ligadas diretas com o frig.
Quando estou parado e o frig está a trabalhar a gás estão ligadas à instalação geral (bateria da célula) com um interruptor que me primite desligar ou ligar.
Quando estou parqueado e ligado a 220V elas estão ligadas ao mesmo interruptor que me premite ligar ou desligar,isto porque quando estou ligado a 220V a instalação geral está ligada a um transformador 220V/12V.

A ligação é feita da seguinte forma:
O negativo é comum, e o positivo que vem do frig. assim como o que vem do interruptor teem intercalados um diodo de sentido de corrente para que não haja retorno nem num sentido nem noutro.

As ventoinhas que comprei são iguais ás que se encontram neste Link http://www.chapucillas.es/Bricos/chapucilla_20.html
teem 10 ou 12cm de lado, só que estão aplicadas na parte inferior do dissipador.
Hà de várias medidas e de várias potencias.

Quanto a tirar fotos para colocar aqui obriga-me o frig. do lugar porque as grelhas não dão acesso de forma a tira-las de foma a que se veja o que está feito.

Estou á vossa desposição para responder a todas as perguntas
RMGM Rogério Miranda
RMGM

Registado: sexta set 30, 2011 9:50 pm

Mensagempor Candido Pinheiro » sexta ago 31, 2012 7:17 am

Bom dia amigo RMGM então pelo que percebi nesta foto os ventiladores estão de frente http://www.chapucillas.es/Bricos/chapucilla_20.htmle voce colocou-os por baixo das laminas correto? a minha duvida prende-se como os fixou foi nos tubos ,nas costas do frigorifico...obrigado e abraço.já agora tive dificuldades em carregar uma foto do pc me poderia explicar como posso fazer isso para postar uma foto.desde já obrigado.
Candido Pinheiro

Mensagempor RUYMORAIS » sábado set 01, 2012 6:26 am

um frigorifico de absorçao sempre teve e sempre vai ter este tipo de problema

fazerem pouco frio quando o calor aperta muito

uma dica : evitem estacionar com a lateral onde estão as grelhas do frigo virada para o sol

depois outra situação é que quando estão a 12v ele até faz frio visto que a deslocação do veiculo acaba por retirar o calor da parte de trás do frigo , mas quando param e o ligam a gás a conversa é outra

como não há estracção forçada do ar quente , ele sai pelos principios da fisica , ele acumula e não deixa o dessipador libertar o calor dado que a tempartura a volta dele e superior a sua , razão pela quando por vezes se retiram as grelhas e se colocam as ditas ventoinhas para facilitar a circulação do ar e assim baixar a temperatura

outra situação e o uso do gás butano , experimentem usar propano e vão ver que o frigo ganha outra alma

eu para não me chatear mais com o frigo acabei por comprar uma geleira de compressor e acabau o problema das bebidas quentes , já cheguei a ter 45º dentro da carrinha e a geleira a -14º ( 14º negativos )

como era pequena comprei agora uma maior , a noite coloco lá os acumuladores e depois durante o dia coloco os mesmos dentro do frigorifico , sempre ajuda a manter a temperatura mais baixa para os vegetais e iogurtes dos miudos , a geleira por norma e para congelados e refrescar as bebidas de forma rapida
RUYMORAIS

Registado: segunda mar 10, 2008 10:12 pm

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes