erro montagem painel solar

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

erro montagem painel solar

Mensagempor Daniel » sexta jul 20, 2012 6:03 pm

Para poupar alguns euros decidi comprar eu 1 painel solar e eu mesmo monta-lo. mas pelo k li já fiz asneira, colei o painel com selicone bom e meti 4 rebites não deixando qualquer espaço para arejar. Agora gostava que quem saiba me diga quais os riscos que isso me possa trazer. Outro erro que fiz mas vou hoge mesmo corrigilo, que é pôr 1 fusivel na entrada de bateria que vem do painel.O regulador que pus aquece 1 pouco será normal, como é dos mais baratos não tenho muita confiança (25euros)
Daniel

Registado: segunda set 05, 2011 2:51 pm

Re: erro montagem painel solar

Mensagempor alexandrechora » quarta jul 25, 2012 12:00 am

Boas a todos

Pois é.... montar um painel solar não é tarefa dificil, no entanto é preciso respeitar determinadas regras de execução e aplicação, para usufruir de todas as potêncialidades da energia solar, com a segurança necessária.

Neste forum informação sobre este assunto é o que não falta, e quando se tem duvidas, o que é perfeitamente normal, pergunta-se....

Relativamente ás suas questões:

1- Se o painel não tiver hipotese de arejar convenientemente reduz a produção energética, esta quebra pode ir até 50%, depende do tipo e fabricante do painel solar. Existem afirmações não comprovadas pela minha pessoa que as ligações internas entre as células fotovoltaicas, ficam mais frageis devido ao excesso de temperatura e ao longo do tempo podem originar mau funcionamento.....

2- Se o regulador aquece excessivamente poderá significar que o mesmo está a funcionar perto das suas capacidades máximas, ou até mesmo não ser o regulador adequado á potência do painel, e aqui sim poderá existir risco de incêndio.....

3- Rebitar o painel á AC, o risco de entrada de humidade é uma realidade efectiva, eu apenas colo com uma cola de poliretano e nunca nenhum voou.... agora é preciso também saber colar... nada de complicado, desengordurar bem o local de colagem com alcool etilico, nada de diluentes.... imobilizar o painel durante a secagem, etc...

Quando montei o meu primeiro painel solar, apesar de me ter preparado e estudado a melhor forma do fazer, hoje notoriamente faço de forma diferente, naturalmente que só aprendemos efectivamente a realizar as tarefas necessárias, o aperfeiçoamento da técnica surge com a experiência e aí não o poderei ajudar naturalmente....

Mas não fique preocupado, já vi trabalhos dos entitulados profissionais, com erros grosseiros, e quem é que não erra???? o mal maior é errar duas vezes na mesma situação....

Se quiser pode ligar-me que tentarei ajuda-lo á distância.

Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Re: erro montagem painel solar

Mensagempor Daniel » quinta jul 26, 2012 6:16 pm

Obrigado pêla ajuda. É importante ouvir opiniões de quem anda á mais tempo do que eu e perceba mais. Para eu ficar mais descansado arranquei o painel e subio +/- 2 cm penso que seja suficiente, em relação ão regulador ele é de 10A e o painel de 80w penso que esteja +/- equivalente
Daniel

Registado: segunda set 05, 2011 2:51 pm

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes