por alexandrechora » quarta jul 25, 2012 12:00 am
Boas a todos
Pois é.... montar um painel solar não é tarefa dificil, no entanto é preciso respeitar determinadas regras de execução e aplicação, para usufruir de todas as potêncialidades da energia solar, com a segurança necessária.
Neste forum informação sobre este assunto é o que não falta, e quando se tem duvidas, o que é perfeitamente normal, pergunta-se....
Relativamente ás suas questões:
1- Se o painel não tiver hipotese de arejar convenientemente reduz a produção energética, esta quebra pode ir até 50%, depende do tipo e fabricante do painel solar. Existem afirmações não comprovadas pela minha pessoa que as ligações internas entre as células fotovoltaicas, ficam mais frageis devido ao excesso de temperatura e ao longo do tempo podem originar mau funcionamento.....
2- Se o regulador aquece excessivamente poderá significar que o mesmo está a funcionar perto das suas capacidades máximas, ou até mesmo não ser o regulador adequado á potência do painel, e aqui sim poderá existir risco de incêndio.....
3- Rebitar o painel á AC, o risco de entrada de humidade é uma realidade efectiva, eu apenas colo com uma cola de poliretano e nunca nenhum voou.... agora é preciso também saber colar... nada de complicado, desengordurar bem o local de colagem com alcool etilico, nada de diluentes.... imobilizar o painel durante a secagem, etc...
Quando montei o meu primeiro painel solar, apesar de me ter preparado e estudado a melhor forma do fazer, hoje notoriamente faço de forma diferente, naturalmente que só aprendemos efectivamente a realizar as tarefas necessárias, o aperfeiçoamento da técnica surge com a experiência e aí não o poderei ajudar naturalmente....
Mas não fique preocupado, já vi trabalhos dos entitulados profissionais, com erros grosseiros, e quem é que não erra???? o mal maior é errar duas vezes na mesma situação....
Se quiser pode ligar-me que tentarei ajuda-lo á distância.
Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...