Lagoa Stº André

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Lagoa Stº André

Mensagempor C.Cativo » terça jul 10, 2012 12:14 pm

Bom dia.

Informação.

Também, agora no parque da Lagoa Stº André é proibido pernoitar entre as 00H00 E AS 08H00.
Att: que a GNR anda mesmo em cima dos prevaricadores e não perdoa, principalmente aos autocaravanistas portugueses. Sim, porque este fim-de-semana que passou (08 e 09 de Julho) estavamos, uns cinco ou seis autocaravanistas portugueses e dois estrangeiros a pernoitar no referido parque, quando, por volta das 07H00 da manhã fomos surpreendidos pela referida força de segurança a bater a porta das nossas autocaravanas(só as portuguesas) para: a nós que, estavamos ali naquele terreno privado a usufruir do nosso merecido descanso, depois de um dia muito bem passado e alguma despesa feita também no comercio da zona e nos aplicar sem apelo nem agrado, uma coima que será enviada para o ICNB (Instituto da Consrevação da Natureza) e então reavalida pela mesma istituição afim de nos aplicar o valor da coima.
É assim que são tratados os autocaravanistas neste País. Pelo caminho da carruagem qualquer dia os autocaravanistas são um alvo a "abater".
Revoltante não é?
Boas viagens.
Boas viagens.

C.Cativo
C.Cativo

Registado: terça jul 20, 2010 9:13 am

Re: Lagoa Stº André

Mensagempor spedy » terça jul 10, 2012 12:21 pm

Boa tarde,

Duvidas:

Porquê só as portuguesas?

Multa com base em quê? Sinal de proibição de estacionamento? Em caso afirmativo qual o motivo de ser o instituto a definir a coima?
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
spedy

Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm

Mensagempor C.Cativo » terça jul 10, 2012 12:36 pm

Boa tarde
Pois, também eu me fiz todas essas perguntas.
Sinalização, simpesmente não existe, apenas um panfeleto junto á entrada da lagoa emitido pelo ISNB no qual informa que é proibida a pernoita junto a orla costeira entre as: 00H00 e as 08H00.
Ah! e estava a pernoitar num terreno privado.
Porquê ser aquela instituição a resolver o valor da coima a aplicar? Essa mesma questão fiz ao Sr Agente de segurança ao qual me respondeu assim: Está no seu direito pode contestar junto das autoridades competentes a coima.
Quanto, só aplicar a coima aos autocaravanistas portugueses não sei.
Até, porque gosto muito dos estrangeiros que visitam o nosso País, tenho encontrado alguns muito, muito simpaticos.
Abraço
Boas viagens.

C.Cativo
C.Cativo

Mensagempor ahlagos » terça jul 10, 2012 1:55 pm

spedy Escreveu:Boa tarde,

Duvidas:

Porquê só as portuguesas?

Multa com base em quê? Sinal de proibição de estacionamento? Em caso afirmativo qual o motivo de ser o instituto a definir a coima?

Boa tarde,
Julgo ser pela aplicação do POOC (Plano de Ordenamento da Orla Costeira), em vigor. Não só estipula esse horário como define a entidade que tutela a área em questão e para quem revertem todas as coimas a aplicar.
Não se justifica aplicar coimas a estrangeiros, já que efectivamente não há meio de os obrigar a pagar, quando não é possível cobrar no momento. É como os espanhóis que passam na Via do Infante sem pagar, quando se vão embora. As Finanças dos paises deles não os irão seguramente penhorar..... Também nunca recebi em Portugal, nenhuma multa de estacinamento que já encontrei no para-brisas, quando ando por fora.........
Editado pela última vez por ahlagos em terça jul 10, 2012 2:10 pm, num total de 1 vez.
RAPIDO 700 FF - Fiat Ducato 3.0-160Ch
ahlagos

Registado: sexta dez 03, 2010 9:26 pm

Mensagempor spedy » terça jul 10, 2012 2:02 pm

Enfim, realmente somos um povo muito ordeiro e calmo... :roll:
Imagem
spedy

Mensagempor hpinheiro » terça jul 10, 2012 2:18 pm

Alguem vende matriculas estrangeiras?? :P :lol:
"BADOCHA - devagar mas com estilo"
hpinheiro

Registado: sexta fev 19, 2010 5:34 pm

Mensagempor alexandrechora » terça jul 10, 2012 7:09 pm

Boas a todos

É por estas e por outras, que na semana passada estive pela costa Vicentina entre Aljezur e Lagos, e constatei que este ano existia meia duzia de ACs, quando noutros anos existiriam dezenas delas. Não é só devido á crise que isto acontece.... estas palhaçadas e aberrações legislativas, muito tem contribuido para que os ACs se dirigam para outras paragens.... ou então apenas ficam em casa.... é triste que a esperteza saloia impere..... enfim nada de novo, a perseguição e a xenofobia continua....

Estas multas muitas vezes situam-se entre os 150 a 300eur... conheço casos infelizmente. Por vezes, com alguma sorte nunca se chega a receber a multa em casa, mas com a sede de dinheiro que existe, duvido.... :twisted:

Hugo, sem duvida, dá vontade colocar uma matricula espanhola para pernoitar....

Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor spedy » terça jul 10, 2012 7:16 pm

Essa dita multa classifica se como? ao abrigo do codigo da estrada? codigo civil? quem é o autuado o condutor o proprietario da AC os ocupantes (que nao condutor) o cão ou o gato?

Como funciona exatamente o processo alguem sabe?
Imagem
spedy

Mensagempor Henrique Fernandes » quinta jul 12, 2012 4:07 pm

Sinalização, simpesmente não existe, apenas um panfeleto junto á entrada da lagoa emitido pelo ISNB no qual informa que é proibida a pernoita junto a orla costeira entre as: 00H00 e as 08H00.

Não pretendo sequer discutir a "legalidade" desta política de restrição.
Mas se existe um panfleto afirmando que é proibida a pernoita entre as 0.00 e as 8.00 horas, como é que a GNR distingue, às 7.00 da manhã, aqueles que estão "pernoitados" daqueles que estão apenas "estacionados" e que podem ter acabado de chegar??!!
É mesmo a caça à multa!
Ou não?
E além disso, se a AC estava num terreno privado, aplica-se a restrição? Não sei se não é por aí que se deve ir, no caso de se querer contestar uma coima destas.
Será que a GNR aplicou a coima sem levar em conta o referido panfleto, mas ancorando-se tão só naquilo que sabe estar determinado pelo POOC, e que nós até desconhecemos (pode até acontecer que o POOC proíba o estacionamento - e não tanto a pernoita - na orla costeira, entre determinadas horas)?
Por isso seria interessante conhecermos exatamente aquilo que foi escrito pelo agente (normalmente é citada a legislação aplicada) no documento da coima entregue ao companheiro C. Cativo, para podermos avaliar melhor os "riscos" que corremos neste local específico e nos podermos defender em conformidade.
Aliás, sugiro ao companheiro C. Cativo que digitalize essa coima e a envie por mail aos diversos clubes e/ou FPA, pois isso pode ser importante para possibilitar uma intervenção posterior junto das entidades competentes.
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Mensagempor time_out » quinta jul 12, 2012 4:21 pm

Henrique Fernandes Escreveu:

Não pretendo sequer discutir a "legalidade" desta política de restrição.
Mas se existe um panfleto afirmando que é proibida a pernoita entre as 0.00 e as 8.00 horas, como é que a GNR distingue, às 7.00 da manhã, aqueles que estão "pernoitados" daqueles que estão apenas "estacionados" e que podem ter acabado de chegar??!!
É mesmo a caça à multa!
Ou não?
E além disso, se a AC estava num terreno privado, aplica-se a restrição? Não sei se não é por aí que se deve ir, no caso de se querer contestar uma coima destas.
Será que a GNR aplicou a coima sem levar em conta o referido panfleto, mas ancorando-se tão só naquilo que sabe estar determinado pelo POOC, e que nós até desconhecemos (pode até acontecer que o POOC proíba o estacionamento - e não tanto a pernoita - na orla costeira, entre determinadas horas)?
Por isso seria interessante conhecermos exatamente aquilo que foi escrito pelo agente (normalmente é citada a legislação aplicada) no documento da coima entregue ao companheiro C. Cativo, para podermos avaliar melhor os "riscos" que corremos neste local específico e nos podermos defender em conformidade.
Aliás, sugiro ao companheiro C. Cativo que digitalize essa coima e a envie por mail aos diversos clubes e/ou FPA, pois isso pode ser importante para possibilitar uma intervenção posterior junto das entidades competentes.

Boa tarde

Claro que é perfeitamente possivel de saber quem pernoitou entre as 0.00 e a 8.00, basta poder ver....Usar essa argumentação com as autoridades é a mesma coisa que estar a passar-lhes un atestado de estupidez!

Quanto ao ser em terreno privado não muda de figura pois tudo o que se poder fazer na zona controlada pelo POOC tem de estar devidamente autorizado e aprovado e seguramente que tal não é o caso.

Os riscos de ignorar a legislação em vigor são os normais para qualquer situação em que se ignore a legislação sendo que as sanções estão descritas nessa mesma legislação.

Uma coisa é certa e já aqui tem sido referido que há regulamentação em vigor para a permanencia na orla costeira e para aqueles que pretendem usufruir dessas zonas devem consultar a legislação e vigor de modo que não venham a ser surpreendidos.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm

Mensagempor Henrique Fernandes » quinta jul 12, 2012 4:39 pm

Companheiro time_out:
Não sei se as coisas serão assim tão simples...
Em primeiro lugar, se a GNR chega naquele momento e eu cheguei 5 minutos antes, como é que podem argumentar que eu "pernoitei"? É que eu também não gostaria que fosse a GNR a querer passar-me um atestado de estupidez!
Podem autuar-me na mesma, mas isso é outra conversa....
Em segundo lugar, então eu não posso utilizar o terreno de um particular (imaginemos que até tenho autorização para isso), para estacionar ou pernoitar, só porque esse terreno fica situado numa orla costeira?!
Quando se refere à "autorização" tem certamente razão, mas será se eu quiser utilizar o meu terreno para fazer negócio. Creio que não preciso dela, mesmo contra ventos, marés e POOCs, se estiver em causa outro tipo de situações. Só para exemplo, se eu for proprietário de um terreno naquela zona, não posso lá deixar permanecer, entre as 0.00 e as 8.00 horas, por simpatia, a AC de um irmão, ou de um amigo ou cunhado desse irmão?!
Aliás, tenho muitas dúvidas de que uma coima destas sobreviva a um processo judicial levado a sério. O problema, naturalmente, por não vivermos num verdadeiro e eficaz Estado de direito, é sempre o de se ficar eventualmente apenas como uma vitória moral, face aos custos envolvidos, muito superiores ao da coima...
Por isso sugiro a ponderação deste assunto pelos clubes e FPA. Talvez se descubram outros caminhos para lidar mais facilmente com mais um problema que nos é colocado.
Henrique Fernandes

Mensagempor Luis Agostinho » quinta jul 12, 2012 8:22 pm

Henrique Fernandes Escreveu:Em primeiro lugar, se a GNR chega naquele momento e eu cheguei 5 minutos antes, como é que podem argumentar que eu "pernoitei"?

Simples...porque o ónus da prova cabe-lhe a si! :twisted:
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor Henrique Fernandes » quinta jul 12, 2012 9:24 pm

Companheiro A748-2:
Reconheço em absoluto que sim, que é capaz de ter toda a razão: realmente o ónus da prova cabe-me, naquele momento, a mim.
Mas quando se passa à fase de interpretar em sede própria o Direito, as coisas mudam de figura.
Recordo-me de um caso pessoal, há alguns anos atrás, em que de um lado estava a autoridade (no caso em apreço, a PSP, que autuou "cheinha" de certezas). Do outro estava eu. Recusei-me a pagar a coima e no fim do processo a mesma foi legalmente anulada por uma entidade superveniente. Tive o prazer de ir pessoalmente comunicar ao agente autuante a decisão final, explicando-lhe que toda a minha trabalheira por "coisa quase-nenhuma" tinha servido exclusivamente para eu exercer o meu dever cívico de contribuir para que ele, de futuro, beneficiasse da graça de poder exercer melhor as suas competências naquela matéria...
Hoje, pasme-se, esse agente é um bom amigo e, creio, um pouco mais humano para todos!
É destas coisas que a vida é feita...
Henrique Fernandes

Mensagempor time_out » quinta jul 12, 2012 10:04 pm

Henrique Fernandes Escreveu:...Em primeiro lugar, se a GNR chega naquele momento e eu cheguei 5 minutos antes, como é que podem argumentar que eu "pernoitei"? É que eu também não gostaria que fosse a GNR a querer passar-me um atestado de estupidez!
Podem autuar-me na mesma, mas isso é outra conversa....

Se chegou 5 minutos antes não estará com o carrotodo fechado nem irá demorar tempo para responder à GNR. Certamente o que não acontecerá se estiverem a pernoitar. De qualquer forma quem lhe diz que a GNR não esperou pelo nascer do dia para confrontar quem lá pernoitou? Claro que é sempre possivel de encontrar "desculpas" para uma situação ilegal!

Henrique Fernandes Escreveu:Em segundo lugar, então eu não posso utilizar o terreno de um particular (imaginemos que até tenho autorização para isso), para estacionar ou pernoitar, só porque esse terreno fica situado numa orla costeira?!
Quando se refere à "autorização" tem certamente razão, mas será se eu quiser utilizar o meu terreno para fazer negócio. Creio que não preciso dela, mesmo contra ventos, marés e POOCs, se estiver em causa outro tipo de situações. Só para exemplo, se eu for proprietário de um terreno naquela zona, não posso lá deixar permanecer, entre as 0.00 e as 8.00 horas, por simpatia, a AC de um irmão, ou de um amigo ou cunhado desse irmão?!

Tal como tentei explicar os terrenos que são abrangidos pelo POOC estão sujeitos a regras diferentes do restante território nacional (por isso estão enquadrados no POOC!). Abrir um negócio, seja lá qual for em zona do POOC obriga a muitas mais autorizações que o mesmo negócio em zonas externas ao mesmo. Se tiver autorizações em dia então é só apresentar as mesmas à GNR que seguramente as vão acatar. Agora não vale a pena tapar o sol com uma peneira. Claro que se o terreno em causa estiver vedado e tiver habitado então a GNR não irá autuar pois então nenhuma das pessoas que mora em zona do POOC poderia aí deixar os seus veículos. Agora se for um terreno aberto as regras em vigor são aplicadas. Não é disso que estamos certamente a falar, o que está em causa é a pernoita de autocaravanas e não só na orla costeira, em terrenos abertos e deize-me que lhe digaque tenho asistido a exageros por parte dos utilizadores, não só pelo tempo que permanecem no local como nas zonas escolhidas.
Sempre que posso vou para a Costa Vicentina e até hoje nunca fui "molestado", talvez porque só estacione durante o dia na orla costeira e ao por do sol mude para o interior regressando no dia seguinte assim como evito os meses de maior afluxo.
Infelizmente o comportamento de alguns levam a que todos passem a ser metidos no mesmo cesto!

Henrique Fernandes Escreveu:Aliás, tenho muitas dúvidas de que uma coima destas sobreviva a um processo judicial levado a sério. O problema, naturalmente, por não vivermos num verdadeiro e eficaz Estado de direito, é sempre o de se ficar eventualmente apenas como uma vitória moral, face aos custos envolvidos, muito superiores ao da coima...
Por isso sugiro a ponderação deste assunto pelos clubes e FPA. Talvez se descubram outros caminhos para lidar mais facilmente com mais um problema que nos é colocado.

Os caminhos já existentes são mais que suficientes. A legislação é clara. Portugal peca por ter leis em demasia e a culpa é de todos nós para quem uma simples regra se torna complicada obrigando a mais leis para justificar o que é partida é simples. O POOC não se destina a "chatear" os autocaravanistas mas sim a regular para toda a população uma zona apetecivel, sobretudo nos meses de verão, e sem o qual o que se passou na costa algarvia e outras continuaria a ser copiada.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm

Mensagempor C.Cativo » quinta jul 12, 2012 10:39 pm

Boa noite.
Irei, seguramente seguir o conselho do companheiro Henrique Fernandes e digitalizar o documento para assim o enviar a algumas entidades ligadas ao autocaravanismo.
Boas viagens
Boas viagens.

C.Cativo
C.Cativo

Próximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes