andar por Espanha

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

andar por Espanha

Mensagempor JoaoPintoReis » sexta jun 22, 2012 4:47 pm

Olá a todos!
Estava aqui a delinear um percurso no viamichelin e deparei-me com uma questao:
Em Espanha muitas das autoestradas são sem custos?? Ou já tem portagens como cá?
É que nas opções assinalei a "sem portagens" e mesmo assim muito do percurso é indicado por autoestrada.
Abraço a todos
JoaoPintoReis

Registado: quarta jun 16, 2010 11:02 am

Re: andar por Espanha

Mensagempor MFerreira » sexta jun 22, 2012 6:37 pm

Boas tardes

Em Espanha as autoestradas denominam-se:
Auto-pista (paga)
Auto-via (sem custos)

... por enquanto.

Bons passeios
MFerreira
Viajar é ir e voltar
MFerreira

Registado: sexta jan 08, 2010 12:25 pm

Mensagempor João Morgado » sábado jun 23, 2012 11:23 pm

Companheiro João Pinto

Em Espanha as autovias não são pagas e há Kms e Kms delas. Posso-lhe dizer que por exemplo entre Badajoz e Barcelona, que são cerca de 1200 Km, tem autovias na quase totalidade do percurso. A A5 de Badajoz até Madrid e a A2 de Madrid a Barcelona.

Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
João Morgado

Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Mensagempor Luis Agostinho » domingo jun 24, 2012 11:20 am

Boa tarde,

Só para corrigir o João, mas a A2 a partir de Lérida (Leida) paga-se até Barcelona e todo os arredores de Barcelona se pagam desde que utilizem as AP's. Eventualmente se em Lérida optar pela N2 aì não paga mas apanha 2000 camiões (mais coisa menos coisa!) :mrgreen:
Costumo fazer esse trajecto quando vou de férias...e de Lisboa a Elvas (A6) pago mais em portagem do que Lérida a La Junquera junto á fronteira de França... :roll: :roll:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor João Morgado » domingo jun 24, 2012 11:53 am

Só para corrigir a correcção do A748-2 :lol: :lol:
Eu disse "Na quase totalidade" e a partir de Lérida o que se paga é a AP2 (autopista del nordeste), se continuar na A2 (autovia del nordeste) não paga nada. Onde ainda não tem A2 (autovia) é entre Zaragoza e Fraga e aí sim tem de optar pela NII ou pela autoestrada, mas a última vez que lá passei (2008) as obras continuavam, não sei neste momento como está.

Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
João Morgado

Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Mensagempor cookie » segunda jun 25, 2012 9:01 pm

apenas duas pequenas achegas a este tema:

pelas siglas consegue orientar-se
A = autovia (gratuita em princípio; é uma scut)
AP = autopista (paga; é uma autoestrada)

em Espanha, se a AC for rodado simples é classe 1, se for de rodado duplo é classe 2.
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor Mcas » quarta jun 27, 2012 1:00 pm

Vivam!
Uma pesquisa no jornal "El Pais" mostra que estará para breve uma alteração nas autovias...para pagar...
É aproveitar antes que...

Boas viagens
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
---------------------------------------------------------
http://viajantelusitano.wordpress.com
Mcas

Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm

Mensagempor Henrique Fernandes » sexta jun 29, 2012 9:07 pm

Companheiro Mcas:
Não sei onde encontrou exatamente a informação que refere, mas permita-me que lhe diga que me parece de todo credível.
Recordo-me de que algures no início do processo de introdução de portagens nas SCUTs apercebi, nas televisões, mais do que uma vez, através de declarações de cidadãos comuns e não só, sobretudo espanhóis, a "ameaça" de uma espécie de retaliação posterior contra Portugal.
E se bem o pensaram parece que melhor o vão fazer.
Isto, se vier mesmo a acontecer, é muito mau para toda a gente, autocaravanistas incluídos.
E é pior para nós, portugueses, que para irmos a qualquer país da Europa temos de passar inevitavelmente pela Espanha, do que para os espanhóis, que só vêm a Portugal se quiserem.
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Mensagempor Mcas » terça jul 03, 2012 12:14 pm

Viva!
Caro Henrique Fernandes, veja isto:
"La medida se aplicará a los coches y no a los camiones y todo lo recaudado irá íntegramente a costear la conservación

El Gobierno baraja cobrar 'peajes blandos' en las autovías

Nueva reforma de calado. El Ministerio de Fomento, con la necesaria autorización de Hacienda, tiene muy avanzado un plan por el que en un año comenzará a cobrar peajes blandos a todos los vehículos ligeros que circulen por buena parte de la red de autovías del Estado. Se trata de tarifas más bajas que los peajes tradicionales y su finalidad es recaudar lo suficiente para financiar la conservación de las carreteras. De la medida, por ahora, se eximirá a los camiones."
Link:
http://www.cincodias.com/articulo/econo ... scdieco_1/
--------------------
Oxalá não seja necessário...

Boas viagens!!
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
---------------------------------------------------------
http://viajantelusitano.wordpress.com
Mcas

Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm

Mensagempor Henrique Fernandes » terça jul 03, 2012 12:56 pm

Com um preço proposto de 4,5 cêntimos/km para os ligeiros até 3500 kg, para um país como a Espanha, onde as distâncias a percorrer são enormes, vai custar uma pequena fortuna!
E se avançarem com a proposta dos 10 cêntimos/km para os camiões, então será a morte de uma percentagem significativa das nossas exportações por via terrestre, já que os espanhóis ganharão ainda mais vantagem competitiva no item dos custos de transporte, por estarem mais perto do centro da Europa e terem de fazer menos km a pagar.
O nosso próprio turismo, incluindo o autocaravanista, com origem na França, Alemanha e outros países, cairia a pique.
Se isto for para a frente é o desastre completo!
Já me estou a imaginar, para sempre, a ter de fazer "férias cá dentro" à força...
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 25 visitantes