reguladores e rendimento dos paineis solares

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

reguladores e rendimento dos paineis solares

Mensagempor Kan0udo » quinta jun 21, 2012 1:37 am

Este tópico podia começar assim: "Era uma vez um indivíduo que comprou uma autocaravana velha com um frigrífico velho que fazia tudo menos frio!..." mas como o indivíduo sou eu!.. vou pôr a coisa em termos pessoais.

Destina-se a pessoas como eu que queiram saber o que fazer se o seu frigo não lhes der o frio que esperam dele.

Os especialistas também podem ler... mas duvido que aprendam algo aqui.

Primeiro que tudo os meus louvores a este Forum onde aprendi tantas coisas!...

Com a minha nova (velha) autocaravana fiz as primeiras férias pelos Pirenéus com meio frigorifico depois duma reparação em que paguei o preço dum frigo inteiro.

Voltei, mandei repararar, paguei outro frigo e nas férias seguintes, pelos Alpes, o frio estava do lado de fora da carcassa!... lá dentro!... quentinho!...

E pensei..."Bem!.. isto tem que acabar!... eu quero um frigo que faça frio!... rsrsrsrs"

E meti o corpo ao caminho em busca dum frigorífico que fizesse frio. Só que nunca pensei que fosse uma aventura tão alucinante, surprreendente e cheia de peripécias...

Rádioamador há MUITAS décadas, a electricidade e a electrónica desde os tempos em que fazíamos os nossos próprios equipamentos (fontes de alimentação, emissores/receptores, amplicadores lineares, antenas...), não era propriamente uma coisa do outro planeta... mas frigoríficos, baterias... , confesso, eram matéria marginal... e painéis solares não havia!.

Mas agora tinha um problema real entre mãos: não acordar de manhã com o pequeno almoço quente dentro do frigorífico!... e fui à procura.

Andava eu à procura dum frigo que coubesse no meu buraco porque não dispunha de nem mais um milímetro numa carcassa metálica da Iveco que se estica mais um milímetro com o calor, recupera-o depois com o frio... quando tropecei neste Forum... e foi uma revelação!...

Pela primeira vez na minha longa vida aprendi que, como todas as coisas, os frigoríficos não são todos iguais!... mas que entre todas essas diferenças, os ditos de absorção, nem merecem o nome que ostentam!... rsrs

Como céptico que sou... é claro que procurei confirmar esta descoberta noutras fontes... e todas, da Austrália à Cochinchina diziam o mesmo excepto na Antártida onde não encontrei nenhum comentário!...

Primeiro passo: "frigo de absorção=não quero mais... e agora!?..." (nem sabia o sarilho em que me estava a meter!...)

Lendo as discussões acaloradas (algumas), nem sempre desinteressadas (outras) aprendi que era possível arranjar um frigo de compressor de tamanho que (talvez) entrasse no meu buraco e que com um bocado de "engenho e arte" conseguisse que aquilo fizesse frio durante 24 horas por dia!...

E a questão para mim agora punha-se entre arranjar um frigo de compressor de 12 ou 220 vóltios. A conversão de tensões e tipos de corrente tem sempre perdas. Isso há muito que sabia, logo a primeira opção era arranjar de 12 vóltios... para logo cair na decepção dos custos!... Demasiado caros!... e carecendo de autonomia energética acrescida apesar das economias introduzidas pela técnologia Danfoss...

A coisa começava a ficar complicada para quem até há bem pouco tempo pensava que os frigos eram todos iguais... e já ia no Danfoss!... e nem sequer imaginava onde me estava a meter!... isto era só o começo.

No Forum argumetava-se, em abordagens diferentes, que um frigo barato de 220 vóltios deixava economias para aquisição de equipamento de autonomia enegética dentro do orçamento dum frigo triplice ou 12v novo.

E assisti, à retardador, às soluções convergentes/divergentes AlexChora/Danibeja que convergiam/divergiam nas experiências com painéis solares, baterias, inversores...

Com tudo isto mal digerido, contactei o Alex Chora que me receitou a compra dum frigo barato de 220v, a batertia de maior capacidade que pudesse meter no espaço reduzido de que dispunha para o efeito (consegui 95Ah), a instalação dum painel solar monocristalino de 90W, um regulador simples (que vim a saber mais tarde que era PWM), um inversor de 1500W...

No dia aprazado dirigi-me à Abelheira e (quando o tempo o permitiu) iniciámos os preliminares... e tive a minha segunda decepção. O meu painel solar de 90W estava a dar em pleno sol, e perpendicularmente à incidência, cerca de 5A, o que não era mau, embora 5A a mais ou menos 12v da bateraia dava 60 e não 90W... (voltaremos a este assunto) mas o pior é que quando punha a mão sobre um canto, obscurecendo 2 a 3% da superfície, ele caía para menos de 1A!... uma perda de mais de 80%!...

Procedemos à montagem e o Alex argumentava que precisava de meter outro painel (monocristalino - a sua preferência!)... e eu sabia que não tinha o meu problema resolvido mas argumentei: "vou estudar o assunto..."

Voltei com a minha instalação. Agora já tinha um problema resolvido: as baterias já não caíriam com os pequenos consumos de manutenção, como antes acontecia em situações de estacionamento prolongado. Mas era pouco para quase €1000,00!... de investimento. Bastante mais que o custo dum frigo novo!... como se argumentava aqui.

Mas o que eu queria saber agora, de experiência feito, era o que precisava de facto. Mais produção, mais armazenamento ou ambos?

As minhas primeiras experiências foram inconclusivas... O meu sistema, em dias de regularidade solar mas estacionado num lugar onde o sol desaparece depois da 5 horas ou carregava a bateria ou alimentava o frigorífico mas não as duas coisas. Por conseguinte numa situação de consumo a bateria não só não atingia a carga máxima como entrava em perda e chegava ao fim da tarde já debilitada sem energia para passar a noite. E eu interrogava-me, fazia contas, "onde estão os 90W do meu painel?" 90w em 12v dá 7,5A e isto sem consumo, deveria carregar-me a bateria em pouco mais de meia duzia de horas já que se encontrava, no regresso, a muito mais de meia carga... mas levava uma eternidade!...
Com consumo, supostamente de 2,5A como discutido neste site, devia não só alimentar o consumo mas também carregar a bateria ainda que mais lentamente!... "qual quê!... aqui há gato" pensei.

Fui em busca de respostas. Para resumir uma longa história digo que as informações de fabricantes e vendedores serviram para levantamento de tópicos que depois confirmava noutras fontes mais desinteressadas como associações de consumidores, institutos de pesquisa e utilizadores experientes.

E descobri coisas interessantes. Descobri que existem essencalmente dois tipos de painéis solares: cristalinos e amorfos. Que os cristalinos, sejam eles mono ou poli, com pequenas diferenças entre si, são a tecnologia mais ANTIGA, com provas dadas e ainda com o melhor rendimento de pico e custos de produção mais elevados.
Mas esse rendimento raramente é atingido por várias razões. Devem estar numa posição em que os raios solares caiam perpendicularmente à superfície da célula e a uma temperatura inferir a 25ºC à superfície do painel. Ora sabe-se que essa temperatura é sempre superior em vários graus à temperatura ambiente (fala-se de 25ºC!... não confirmei), logo, em grande parte do tempo à nossa latitude entram em perda. Mais ainda, são muito sensíveis ao efeito de sombra (o que eu já tinha constatado empiricamente) de modo a que uma célula interrompida bloqueia a corrente em todas as outras. E ainda mais... esse efeito de sombra provoca aumento de temperatura devido ao aumento da restência interna e pode causar aquilo a que em liguagem técnica chamam, no original em inglês "hot spots" ou seja células queimadas.

Por outro lado, os amorfos são tecnologia mais recente, (não são obsoletos) não se sabe bem a sua fiabilidade ao longo do tempo, produzem, para a mesma superfície de painel cerca de metade dos amperes de pico dos cristalinos, logo, para a mesma potência nominal precisam do dobro do espaço mas têm custos menores de produção.
Não são sensíveis ao efeito de sombra nem ao aumento da temperatura e mantêm um rendimento elevado com nuvens, chuva e pouca luz.

Numa breve comparação diria que se uns são corredores de cem metros, os outros são corredores de maratona e parece-me que a fábula da "Lebre e a Tartaruga" se aplica aqui.

Bom!.. mas depois desta informação toda o que vou eu fazer com ela? Investir na produção de energia, no armazenamento ou em ambos?
Tinha voltado à "estaca zero"!... rsrs

O armazenamento está fora de questão. Já tenho duas baterias (num total de mais de 200Ah), num carro destes 3 baterias é redundante.
Daqui a pouco parece mais um carro de transporte de energia do que uma autocaravana!.. rsrs

Não sei o consumo exacto do meu inversor sempre ligado. Não tenho amperímetro inserido e soltar os bornes da bateria para fazer essa medição é maçador. Suspeito que seja mais que os 2,5A medidos pelo Danibeja cuja solução engenhosa de utilizar o termostato do frigo para desligá-lo já lhe deve ter custado um termostato novo!... para mim não é exequível, ainda que o esquema dele fosse susceptível de melhorias, mas não é exequível por razões espaciais.

Investir em mais um painel com poucas horas de produção máxima, deixa-me muitas horas de consumo sem produção... mais que a capacidade útil duma bateria de 95Ah, parece também não ser opção!...

Que fazer?...deitar o frigo novo fora ou usá-lo a tempo parcial? Opção difícil!...

Foi então que se fez luz no meu espírito!...

Então o meu painel de 90W, no teste, com inclinação aproximada da ideal, sem excesso de temperatura, estava a dar 5 amperes. Ora 5 amperes x 12 vóltios dá 60W!... Para onde estavam a ir os outros 30w?. É um terço da sua capacidade perdida!.

Descobri então que os paineis vêm de fábrica com uma tensão de serviço uns 30% ou mais acima da tensão nominal das baterias exactamente para nos momentos de menos produção ainda manterem diferença de potencial para que possa haver carga e é a essa tensão de serviço que eles produzem os watts do catálogo.

Andava eu nestas andanças sempre olhando para as pontas sem ver o que se passava no meio quando fiz uma descoberta surpreendente (para mim claro!...)

O meu regulador estava a desperdiçar energia!...

Os reguladores usuais, ditos PWM (Power Point Modelation), fazem um trabalho inteligente mas não fazem milagres. Pegam na tensão do painel e reduzem-na para próximo da tensão da bateria mantendo apenas um pequeno diferencial para haver corrente. E assim um painel para 12V que vem de fábrica com uma tensão de trabalho de 16/18V, numa bateria descarregada a 10,5V baixa a tensão do painel para próximo deste valor, logo 10,5vx5A produz apenas 52,5W!... quase 50% de desperdício!...
Depois, à medida que a bateria carrega e a sua tensão sobe, o regulador vai subindo a tensão e aos 12V já temos 60W... ainda um grande prejuizo!... 30%.... e aos 13,5V (tensão de corte aproximada) dá 67,5W, o máximo que se pode tirar dum painel de 90W com estes reguladores. E nesta fase a bateria já nem recebe essa corrente. Logo, as coisas parecem funcionar ao contráro. Quando a bateria precisa de mais corrente, ele não dá!.. e depois tem para dar quando ela não precisa.

Foi então que tropecei numa sigla (sempre odiei siglas!) MPPT. Que raio de coisa é esta? Estes gajos só complicam a vida às pessoas. Não podiam fazer isto tudo mais simples? Sou um individuo com curiosidade e li (Maximum Power Point Tracking). Sem entrar em muitos detalhes, digo que li, confirmei e aprendi que se trata duma tecnologia de reguladores que fazem exactamente aquilo que eu precisava.
Pôr um painel de 90W a dar (quase) 90W!... uma coisa que pareceria óbvia!...

Só para os mais curiosos... como é que esta beldade faz aquilo que parecia óbvio mas não acontecia. Muito simples (de dizer!). Pega nos meus 18V de tensão de trabalho do meu painel e nos 12V da minha bateria e, em vez de baixar a tensão do painel para próximo dos 12V, transforma essa diferença de tensão em corrente e o meu painel agora em vez de injectar 5A de carga na bateria está a injectar 7,5A! (isto a 12V - se a bateria estiver mais baixa, injecta mais - façam as contas). Ainda não chega mas já é melhor. Agora já estou a ter aquilo que comprei:90W. (É claro que isto são valores de pico. Durante o dia e durante o ano há variações consideráveis de rendimento dum painel... mas a relação mantém-se: toda a energia que o painel pode produzir entra na bateria).

Com o regulador antigo para uma média de 5 horas de sol diárias a 5Ah eu teria 25 amperes de produção diária. Gastando uma média de 2,5Ah em 24 horas tenho um consumo de 60 amperes... produzo 25... fico em défice de 35 amperes. Com um outro painel igual tenho uma produção de 50 amperes... ainda continuo em défice de 10 amperes.

Com o novo regulador tenho uma produção, para o mesmo período, de 37,5 amperes que somada à de outro painel dá 75 amperes..., um ganho de 15 amperes.

Mas os reguladores MPPT têm outras virtudes. Para além de acompanharem os picos de luz/tensão no painel, aceitam, dependendo do modelo, tensões bastante mais elevadas que a tensão de trabalho da bateria e assim podemos ter um conjunto de paineis com 24, 48 ou mais vóltios a alimentar uma bateria de 12V, transformando ele toda essa diferença de tensão em corrente para a bateria o que dá nesta coisa interessante: com paineis amorfos que captam energia em todas as condições atmosféricas, por muito pouca que seja a luz, a tensão sempre se manterá acima dos 12V, logo, teoricamente, até de noite carregam uma bateria de 12V o que aumenta consideralvelmente o rendimento dos amorfos.

Mas agora tenho outro tipo de problema. O meu painel é mono de cerca de 18V não posso juntar-lhe em paralelo um amorfo de maior voltagem para beneficiar desse efeito de tensão alta. Pensei em pô-lo em série mas isso faz-me perder a vantagem da insensibilidade ao efeito de sombra e pouca luz no amorfo. Mas estou tentado a comprar uma amorfo de 12V para beneficiar do efeito mais prologado de produção de energia encurtando assim o tempo de consumo sem produção o que se traduz em economia de armazenamento. Descobri recentemente a existência duma tecnologia de amorfos (CIS), com painéis para 12V, que afirma conseguir o rendimento de 12% nestes painéis, valor bastante aproximamdo do dos monocristalinos.



-----------------------------------------


Notas finas

1) A Sanyo produz painéis solares ditos híbridos. Resultam da combinação da tecnologia monocristalina com a amorfa, e reclama-se um ganho de 18%, valor que fica acima de qualquer destas tecnologias separadamente.
Os painéis que encontrei eram de tensões elevadas, grandes de mais para as nossas necessidades e a preço exorbitante.

------------

2)
Se esses reguladores MPPT fazem esses milagres!.. porque se usam ainda os outros?...Bom.. é que estes brinquedos começam na casa dos $200,00 e vão por aí acima consoante as capacidades...

Mas eu, nas minhas deambulações consegui um negócio da China! Não!... não comecem já a rir!...não foi a venda da EDP!... foi a compra de um brinquedo destes de 30A por $45,50 + $29,00 de transporte = $74.50.
Contudo vivemos num país pobre e triste (mais pobre que triste) e um pacote que demorou 1 dia e meio para vir de da China continental via Hong Kong, Leipzig, Vitoria e Lisboa demorou mais de uma semana a chegar à minha mão onerado em €89,97, quase 200% de aumento relativamente ao custo inicial... e não foi a Alfandega a principal responsável. A mesma DHL que transportou rápido, entregou lento e com custos elevados de validação dos documentos... o que é uma pena!

Para possíveis interesados, aqui fica o link:http://bluelight.en.alibaba.com/product/387696789-
209719998/WELLSEE_WS_MPPT30_12V_24V_30A_pv_controller.html



--------------

3)
Se utilizar os seus painéis solares para produzir energia para vários equipamentos de 220v não se fie nas potências expressas em Watts nesses equipamentos. A lei de Ohm não se aplica aqui como em corrente contínua. A explicação para isso não é simples mas basta seguir uma simples regra para se obter resultadps práticos satisfatórios. Ou usa a potência em VA (vóltios/amperes) se esta vier expressa ou não exceda em watts 70% da capacidade do seu inversor pois ele pode não fornecer os VA necesários para produzir essa potência nos seus equipamentos.




------------------


4) Avaliar o estado de carga duma bateria com um voltímetro é como avaliar a temperatura duma lareira olhando para a altura das chamas!...
Um voltímetro dará indicações aproximadas do estado de carga duma bateria se ela esiver em circuito aberto e em repouso há, pelo menos, uma hora (há quem fale em 24h! - isto é sem recarga nem consumo, situação que nunca acontece nas nossas instalações!).
Nesse caso acima dos 13,5V pode considerar-se com carga perto dos 100%; aos 10,5V (situação não desejável) pode consederar-se com 0% de carga. É aconselhável nunca deixá-la baixar dos 11,5V e mesmo essa tensão é de evitar.

Nenhuma bateria gosta de ser descarregada profundamente. Mesmo as ditas "deep cycle" gostam mais de não sê-lo!... rsrsrsss

Cuidado com as sobrecargas nas baterias seladas, de qualquer tipo. A ausência de ventilação para escapamento dos gases pode causar-lhes danos irreversíveis.

O processo mais seguro de conhecer o estado de carga duma bateria é o higrómetro mas só funciona em baterias aguadas. Nos outros casos só usando um monitor de baterias, dispositivo que não produz, não regula nem armazena energia e cujo preço o torna proibitivo em pequenas instalações.

21/06/2012
fd
fd

www.planeta-aventuras.com

(Por muito cuidado que tenhas podes não ter sorte; sem cuidado, não há sorte que te valha!)
Kan0udo
 
Mensagens: 20
Registado: domingo mar 25, 2012 8:30 pm

Re: reguladores e rendimento dos psinéis solares

Mensagempor alexandrechora » quinta jun 21, 2012 12:08 pm

Boas a todos

Companheiro KanOudo, perante as suas conclusões e deduções, com as quais eu concordo na globalidade, então o que poderemos concluir:

Vamos então por partes: Regulador PWM ou regulador MPPT, qual o mais vantajoso????

O regulator PWM que lhe montei custou 25eur, tem a capacidade de 12ah e custou 25eur, suporta dois paineis solares de 90w seja eles poli ou monocristalinos. Efectivamente é menos eficiente que os reguladores MPPT, que custam no mercado nacional acima dos 150euros. No entanto para a maioria de nós o regulador simples é uma solução que serve perfeitamente e custa 6 a 7 vezes menos que um MPPT. Ou seja, a escolha da grande maioria dos ACS será sempre o regulador solar mais acessivel e também a opção mais logica. Outra questão que se levanta é a falta de garantia, no seu caso, importou o MPPT da China, agora se existir uma avaria no seu regulador o que faz, envia-o novamente para a China? e quanto é que isso custa? e quando o fabricante reenviar de novo o seu regulador, terá de novamente pagar alfandega?.... pois é daí venho eu e sempre lhe disse antes da montagem que já tinha equacionado tudo isso e obtei por não o fazer, pelos motivos e questões que mencionei....
Outra questão, é que não conheço nenhum regulador MPPT compativel com baterias AGM, porque nenhum é programavel e apenas os podemos utilizar em baterias de ácido normal ou Deepcycle.


Outra parte das suas conclusões: Paineis solares

O painel monocristalino que instalou, é igual aos meus, aliás como constatou e verificou, ficou desapontado com o efeito de sombra, mas lembre-se que, de todos os paineis que testei, o seu é dos que resiste melhor ao efeito de sombra, agora efectivamente não podemos ter as duas coisas, ter a autocaravana debaixo de uma arvore á sombra e querer ter produção electrica efectiva e relevante para carregar baterias, isso nenhum painel faz, nem actualmente nem nos proximos 5anos.....

O painel amorfo que fala, que ainda não testei, e dificilmente vou testar pela exorbitancia de preço, pouco ou nada tem haver com a 1ª geração de paineis solares amorfos que são muito pouco eficientes e que foram os primeiros a iniciar a produção solar. O painel solar amorfo CIS efectivamente é de 2ªgeração, resiste melhor ao efeito sombra e lida melhor com temperaturas acima dos 30graus, mas não nos devemos esquecer de um dado muito relevante para as nossas ACs, que é o espaço de montagem, ou seja, para ter um painel Amorfo CIS com uma potência de 90w teria de ter quase o dobro do tamanho que o seu painel actual monocristalino, o que seria impraticavel no seu caso e na maioria dos casos, ou seja, a sua aplicação em AC é limitada. Mas outra questão se levanta, associado ao tamanho do painel, está relacionado a resistencia do mesmo ás vibrações, resultantes da condução em estrada. E como é de conhecimento geral, quanto maior for o painel solar maior é o risco de danos devido a vibrações. Por isso mais uma vez, dificilmente será solução para ACs. E por ultimo o preço, simplesmente que não justifica....

Outra parte das suas conclusões: as baterias

O amigo diz que tem 200ah em baterias na sua AC, na realidade tem mas apenas dispõe de cerca de 100ah, porquê? simplesmente porque as suas baterias são normais e apenas disponbilizam 50% da sua carga potêncial, por exemplo se fossem 2 baterias AGM, dos 200ah potenciais poderia contar e utilizar cerca de 180ah, mais 80ah disponiveis e efectivos para poder utilizar no funcionamento do seu frigorifico a compressor.
Mas existe outra questão fundamental que se está a esquecer, o amigo tem 2 baterias na sua AC que totalizam 200ah, mas apenas uma bateria de 95ah está ao serviço da célula sendo a outra de 105ah a do motor que apenas utiliza para o arranque e condução. Portanto apenas pode contar com 47,5ah da bateria da célula, devido a ser uma bateria normal, e isto é claramente insuficiente para manter o seu frigorifico a compressor em funcionamento, tal como lhe sempre lhe disse antes da montagem, que no seu caso teria de ser 2 paineis solares de 90w e cerca de 200ah em baterias da célula. Mas para agravar a sua situação ainda tem de contar com o seu computador, que ainda por cima é de secretária com um consumo bastante superior a um PC portátil.... amigo não se podem fazer omoletes sem ovos... e entretanto com os seus testes e com as descargas profundas que já deve ter dado, digo eu, imagino, á bateria da célula, deve estar a preparar-se para ir trocar a bateria porque ela ainda está na garantia.... ou então aplicar o rejuvenescedor organico de baterias...., ehhehehehe, agora estava a brincar consigo.... eu percebo-o o amigo é dos tais que é ver para querer, também eu, mas por vezes temos de acreditar naquilo que os outros já fizeram e testaram....

Outra parte da conclusão: O inversor

O seu inversor de 1500w é igual ao meu e tem um consumo de 0,5ah por hora ou seja, cerca de 12ah em 24horas, e mais uma vez é dos que apresenta melhor consumo em stand By, se não acredita, pense porque motivo eu teria instalado esse inversor e não outro.... já testei inversores da mesma potência com consumos em stand by de quase 2ah por hora o que dá cerca 48ah em 24horas, ou seja, a sua bateria da célula esgotaria todos os seus amperes apenas para manter o inversor ligado.
A solução dos Relés que apenas liga o inversor quando o frigorifico arranca do amigo Danibeja, é uma solução engenhosa de grande utilidade, especialmente no caso dele, porque o inversor dele tem sempre as ventoinhas de arrefecimento a funcionar, o que origina barulho e consumo desnecessário, e foi a melhor opção.
Mas atenção o frigorifico dele já não está ao abrigo da garantia, o que ele pode mexer nas ligações, que já não perde a garantia do mesmo, no seu caso o seu frigorifico é novo e está na garantia, se mexer nas ligações e algo corre mal, lá foi a garantia ao ar....

A minha conclusão sobre este e outros assuntos:

Quanto mais nós sabemos e testamos, mais dificil é tomar decisões, porque o nosso conhecimento equaciona muito mais variaveis, complicando em vez de simplificar. Isto passa-se especialmente na escolha dos equipamentos, então tive de ser extremamente objectivo e tomar decisões com base em 3 principios:

1 - O contexto da utilização dos equipamentos em autocaravanismo
2 - A sua durabilidade e resistencia á fadiga de utilização
3 - Relação preço/qualidade/eficacia

É através da conjugação destes três principios e das necessidades energéticas/consumo de cada AC, que opino qual será a solução mais adequada.

No seu caso já sabe o que penso, um painel solar seria um investimento inicial, mas teria de aplicar o segundo painel e a segunda bateria da célula e ainda assim teria de fazer cerca de 200km de 3 em 3dias, para colmatar o diferencial de amperes. O seu consumo diário deverá andar pelos 100ah em 24h, se conseguir carregar com dois paineis solares monocristalinos 80ah, tem um défice diário de 20ah, ao fim de 3 dias serão 60ah. Para proteger as baterias e elas não baixarem abaixo dos 12volts, terá de fazer cerca dos tais 200kms para o alternador compensar o défice de ah e de preferência de dia para ter mais amperes disponiveis na carga das baterias.

O seu consumo é muito identico ao meu, e está mais que estudado.... eu também tinha esse tipo de consumo e em vez de colocar o 3º painel solar, resolvi dimiuir o consumo, através da compra de uma televisão de Leds que gasta 1ah/hora, enquanto a minha TV anterior gastava quase 5ah. A autonomia energética resolve-se de duas formas aumentando-se a produção ou dimuindo o consumo, mas diminuir o consumo não significa privar da utilização dos equipamentos, significa que esses equipamentos deverão ser mais eficientes e ter uma melhor gestão dos mesmos, foi o que eu fiz com a TV, até passei a ver mais horas de TV e continuar a ter maior economia.

No seu caso o que faria; começava por substituir essa cabelagem electrica que verificamos que tinham algumas perdas devido ao estado de degradação da mesma, o seu pc de secretária, substituiria por um pc Laptop a leds, e colocaria o 2º painel solar e a 2ª bateria da célula. Não será a colocar um painel solar carissimo amorfo CIS ou um regulador MPPT que resolverá o seu defice energético. Lembre-se que isto passa-se numa situação de Verão agora imagine a sua situação no Inverno.... Por enquanto não há soluções de produção energética milagrosas....

Cumps

Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Re: reguladores e rendimento dos paineis solares

Mensagempor Kan0udo » quinta jun 21, 2012 11:25 pm

Meu caro Alexandre


O senhor sabe que goza de toda a minha consideração!...
Se interpretou este tópico como uma desconsideração ou arrependimento pelo nosso negócio, interpretou mal.

Naquela altura com a informação que tinha e com a disponibilidade da oferta, foi a melhor decisão.

Mas o ser humano é, naturalmente, insatisfeito e quer sempre mais. Foi essa motivação que moveu a minha busca e, já que tinha feito um investimento em tempo e trabalho, resolvi pô-lo à disposição dos companheiros inquietos como eu.

Eu não vendo nada nem quero passar a vender. O senhor vende o que tem e eu não tenho absolutamente nada contra. Sabe, de conversa privada, que se quizer importar o painel que eu quero agora lho compro a si.
Como não quer eu vou comprá-lo de qualquer jeito porque é isso que quero. Na minha aldeia dizia-se: "vale mais um gosto que três vinténs!".. rsrs

No entanto, se houver por aí companheiros que queiram também um desses painéis não estou fora de fazer uma "pool" porque 4, 6 ou mais painéis ficam mais baratos que um. Mas só isso, nada mais. Não quero entrar no negócio.


Agora vamos aos factos:
REGULADORES
Então o meu amigo acha que os fabricantes de reguladores MPPT são estúpidos? Que os seus reguladores que custam, em certas gamas, cerca de $1000,00 destinados a bancos de baterias fixas não carregam baterias AGM? Não brinque com a nossa inteligência.rsrsrsssss


PAINÉIS
Uma das características dos painéis amorfos é que são mais baratos que os cristalinos. Não sei onde foi buscar a ideia de que são caríssimos!...
Eu consigo um com todos os custos incorprados até chegar aqui pelo preço que me vendeu o monocristalino.
E dado que esta tecnologia CIS tem mais ganho, o painel não precisa de ser tão grande assim. Consigo um de 80w com as mesmas dimensões deste mono.


BATERIAS
Não uso só a bateria secundária para consumos. As minhas baterias estão em paralelo. Já sei: baterias de diferentes capacidades em paralelo não é o melhor dos casamentos!... mas o mundo não é perfeito. E eu dou uma ajudinha. Elas só estão em paralelo acima dos 12,2V. Chegada esta tensão desligam-se automaticamente com aquela engenhoca de fabricação caseira que viu. Assim preservo carga para o arranque na bateria primária.

INVERSORES
Satisfeito.Apenas desconhecia o consumo dele sem carga porque a caixa e as intruções e dados técnicos ficaram, por esquecimento, consigo. Um dia vou buscar isso e dar-lhe um abraço.

Ahhh... e essa solução para dessulfatar as baterias interessa-me. Também encontrei uma solução com o mesmo fim mas o prrocesso era físico e não químico... mas era informação do fabricante. Não encontrei vendedores.


Saudações caravanistas
fd

www.planeta-aventuras.com

(Por muito cuidado que tenhas podes não ter sorte; sem cuidado, não há sorte que te valha!)
Kan0udo
 
Mensagens: 20
Registado: domingo mar 25, 2012 8:30 pm

Re: reguladores e rendimento dos paineis solares

Mensagempor alexandrechora » sexta jun 22, 2012 9:33 am

Boas a todos

Companheiro KanOudo, eu não vendo nada, eu ajudo companheiros a ter o melhor material ao melhor preço, o acesso que tinha a este tipo de equipamentos é através de um camionista amigo que faz a Alemanha e traz o que necessito e leva para garantia o que não funciona bem. Isto era o que se passava até ao momento, o que permitiu e ajudou a baixar o preço de aplicação dos paineis solares e afins em Autocaravanismo em Portugal, hoje é raro o companheiro que não tem pelo menos um painel solar, realidade que não verifiquei á dois anos atrás, e isto é o que me move em ajudar, não em vender, o amigo e quem me conhece e conhece a minha vida, percebe perfeitamente que os meus rendimentos nada estão relacionados com o autocaravanismo. A carolice e este mau feitio de tentar inverter a tendencia das coisas está-me no sangue.... e desde já lhe digo como prova vou ilustrar com um acontecimento recente. O caso das baterias AGM, muitos companheiros já têm, eu ajudei-os nesse sentido, se o meu interesse fosse vender baterias, o amigo acha que agora vinha aqui anunciar e informar, que existe um rejuvenescedor organico de baterias que permite que as baterias usadas fiquem praticamente novas.... ou seja, muitos companheiros vão ter uma longevidade de bateria de muitos anos mesmo com baterias normais. Ou seja, deixerei de "vender" baterias novas AGM, então mas que tipo de vendedor serei???? daquele tipo de individuo que dá um tiro no pé.... hehehehehhe


Relativamente ao Painel Amorfo CIS, a nova geração, importar directamente da China envolve demasiados riscos, eu nessa não entro, mas vou falar com o chinês, que agora consegue estes preços bombásticos que anunciei anteriormente em post, vou tentar que traga um para amostra e teste... Mas eu não lhe acompanho esse seu entusiasmo por este produto, especialmente para a utilização em AC, isto porque pelos motivos que já referi, precisamos de quase o dobro da área em painel solar para produzir o mesmo que um monocristalino.... Amigo não é á toa que os seguidores solares de microgeração, usam apenas um tipo de painel solar em portugal e na Europa, esse tipo é o monocristalino, nas montagens de paineis solares estáticas em telhados verifica-se maioritáriamente policristalinos mas também se encontram monocristalinos. Só conheço uma instalação de microgeração que utiliza paineis solares de silica amorfo de primeira geração, e é das montagens mais antigas e a área de instalação é o dobro comparando com as instalações de microgeração com policristalinos.

Agora como já percebi, o seu interesse nesse tipo de painel é carolice, então força avance e concretize é para isso que vivemos, para concretizar desejos, agora se pensa que vai resolver a questão com esse tipo de painel solar, esqueça... Já lhe disse como poderá resolver.

A utilização de reguladores MPPT em AC, aqui o assunto é outro, compensa e é viavel a sua utilização, mas perde o interesse quando chega ao momento de pagar a factura.... e efectivamente não conheço nenhum MPPT que permita programar para baterias AGM, deve existir, mas ai então o preço deve ser proibitivo, isto a avaliar os MPPT simples....


Caro companheiro, não interpretei as suas palavras ofensivas de forma alguma, o que levou a pensar isso? apenas porque não temos a mesma opinião!!!! mas isso é fundamental para o progresso do conhecimento e informação de todos.
Agora acredite que a decisão que tomou na instalação do primeiro painel solar foi acertada, não só pelo preço, mas também pela qualidade dos equipamentos. Mas para o consumo energético que pertende ter na sua AC, simplesmente não chega, isso disse-lhe logo ainda antes de instalar.... e não seria o MPPT ou um painel solar CIS que lhe iria resolver o seu défice energético.

O senhor Duarte que tem idade para ser meu pai, e que em muito é parecido, especialmente na teimosia e na coerência de pensamento, deve perceber que espero e ambiciono chegar á sua idade com as suas faculdades mentais que são fabulosas, não para a sua idade, mas para qualquer idade. Agora não acredite em tudo aquilo que lê na net, a maior parte é activos toxicos e todos os fabricantes dizem maravilhas dos seus produtos, o importante é testar, medir e observar, para isso acontecer é preciso arregaçar as mangas e ter os equipamentos em questão, ou seja ter o sentido pratico da coisa e colocar a teoria de parte... Das duas, uma, ou funciona ou não, ou então, não terá interesse para a nossa aplicação.

Agora prepare lá a sua AC, que na primeira semana Julho, iremos até á Costa Vicentina e aí o amigo verá o que é ter indepêndencia energética.

Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Re: reguladores e rendimento dos paineis solares

Mensagempor Cristovão » sexta Oct 12, 2012 9:58 pm

Boa noite companheiro Kan0udo
A dada altura fiquei perdido no excelente relato que fez da sua experiência pessoal com painéis e reguladores, não por que estivesse mal explicado, mas sim por que sou ainda ignorante nestes assuntos.
Também percebi que tudo isto veio por arrasto devido a necessidade de montar um frigorifico que realmente funcionasse.
Não posso dar grandes conselhos pois, como disse ainda sou muito ignorante nesta matéria, contudo a velha regra de quanto mais simples melhor, no meu entender ainda se mantém.
Por exemplo, no meu caso eu também andava a procura de uma solução para o frigorífico de absorção e tal como o companheiro, vi nos frigos de compressor a solução.
Para isso comprei um painel solar de 85W com regulador suportes cabos etc. Total 300€.
Juntei uma segunda bateria de 100amp na célula e fiquei com um total de 200amp. Custo 128€
Coloquei um conversor de 1000W. Custo 115€
Um frigo de 87L. Custo 114€
Testei durante uma semana numa volta por Espanha com dias intervalados de sol e nublado e sempre a funcionar perfeitamente e as baterias carregadas. (durante a noite as baterias baixavam a tensão ligeiramente mas durante o dia depressa voltavam ao normal. Acredito que um segundo painel era ouro sobre azul contudo como está tem funcionado muito bem.
Conclusão total dos custos sem contar com a minha mão-de-obra (tudo montado por mim) 657€ e tenho as cervejas frescas a carne e o peixe congelado.

Cumprimentos
Imagem
Avatar do Utilizador
Cristovão
 
Mensagens: 143
Registado: terça dez 07, 2010 9:38 pm
Localização: Povoa Sta Iria

Re: reguladores e rendimento dos paineis solares

Mensagempor Cristovão » sexta Oct 12, 2012 10:09 pm

Já me ia esquecendo de um pormenor que pode fazer toda a diferença, atenção ao consumo energético do frigo que comprou, o meu tem um consumo de máximo de 50w o que para a sua capacidade parece ser muito bom.

Cumprimentos
Imagem
Avatar do Utilizador
Cristovão
 
Mensagens: 143
Registado: terça dez 07, 2010 9:38 pm
Localização: Povoa Sta Iria

Re: reguladores e rendimento dos paineis solares

Mensagempor Kan0udo » domingo Oct 28, 2012 12:37 pm

Meu Caro Cristóvão


Desculpe só agora responder ao seu comentário mas tenho andado ausente daqui.

Homem de sorte conseguir isso com 85W de painel. Mas porque andou todos os dias nessa volta ajudando a carga com o alternador... não é verdade?

Contudo concordo com o que diz acerca do consumo do frigo. O meu acho que gasta um pouco demais.... mas também porque está instalado com pouca ventilação. Falta de espaço e alguma inércia minha para resolver isso. Já agora que frigo comprou. Eu comprei um que se falava por aqui de marca Electronia mas não estou muito satisfeito com o consumo.

Com essa instalação que descrevi só com o painel de 90W não chegava se ficasse parado num mesmo lugar uns dois dias. Depois acrescentei mais um painel policristalino de 100W e já resolve... mas de noite, de facto, as baterias sempre vão um bocado abaixo. Mas eu acho que tenho uma que embora nova já não está famosa.

Cumprimentos
fd
fd

www.planeta-aventuras.com

(Por muito cuidado que tenhas podes não ter sorte; sem cuidado, não há sorte que te valha!)
Kan0udo
 
Mensagens: 20
Registado: domingo mar 25, 2012 8:30 pm

Re: reguladores e rendimento dos paineis solares

Mensagempor Cristovão » domingo Oct 28, 2012 2:25 pm

Vendo as coisas dessa forma acredito que tem razão, de facto nunca estive parado no mesmo local mais que 2 dias e a carga do alternador pode mesmo ter ajudado, ainda assim considero uma boa prestação pois nem todos os dias estava sol, a título de exemplo, em Benidorm estive 3 dias e 2 noites sem mexer na AC e as baterias mantiveram-se com carga aceitável.
Sem dúvida que tenho que concordar consigo que só com um painel em que a AC esteja vários dias parada a carga das baterias não aguente muito, em especial se tiver outros equipamentos tipo TV etc. que é coisa que eu raramente uso.
Ainda assim, caso as baterias baixem a níveis "perigosos" posso sempre colocar a AC a trabalhar ou rolar ou ainda ir passar uma noite a um parque e coloca-las a carga ligando-a a corrente eléctrica.
Quanto ao frigo, o meu é um marca Electrónica e tem funcionado muito bem, talvez por que felizmente tenho um óptimo local onde o coloquei, ainda assim vou fazer aberturas para que possa ter mais ventilação.
Fica as fotos
Antes era assim…

Imagem

Agora assim…

Imagem

E até nem deu muito trabalhinho, primeiro toca a forrar os painéis para não destoar…

Imagem

Imagem

depois aplicar os painéis juntamente com o frigo

Imagem

e proceder aos acabamentos

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Editado pela última vez por Cristovão em domingo Oct 28, 2012 7:16 pm, num total de 3 vezes.
Imagem
Avatar do Utilizador
Cristovão
 
Mensagens: 143
Registado: terça dez 07, 2010 9:38 pm
Localização: Povoa Sta Iria

Re: reguladores e rendimento dos paineis solares

Mensagempor cookie » domingo Oct 28, 2012 3:08 pm

parabens pelo serviço! ficou impecável.

já agora... vi que tambem forrou as almofadas. posso perguntar que tecido usou?
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: reguladores e rendimento dos paineis solares

Mensagempor Cristovão » domingo Oct 28, 2012 6:52 pm

Por acaso foi um estufador amigo que só trabalha a construir e recuperar sofás, o que no caso das ACs é o ideal.
O tipo de tecido não faço ideia qual é, só sei que a mulher queria o castanho e este foi o escolhido por ela nas amostras que o estofador lá tinha.
Se necessitar de alguma coisa é só dizer que eu dou o contacto. O local é aqui em Sta Iria de Azoia.
E ficou um bom trabalho...

Antes ...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

e o depois...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Editado pela última vez por Cristovão em domingo Oct 28, 2012 7:18 pm, num total de 1 vez.
Imagem
Avatar do Utilizador
Cristovão
 
Mensagens: 143
Registado: terça dez 07, 2010 9:38 pm
Localização: Povoa Sta Iria

Re: reguladores e rendimento dos paineis solares

Mensagempor Cristovão » domingo Oct 28, 2012 6:57 pm

Como ainda não posso ter uma Ac mais recente, sempre se pode dar um toquezinho nos interiores para ficar mais agradavél. :D

Depois de ler a sua experiência, procurei saber que tipo de painel é o meu e parece ser policristalino que segundo o amigo Danibeja, até com luz de um candeeiro carrega, o que pode ser uma mais-valia pois a noite debaixo de um candeeiro sempre carrega alguma coisa.
Ainda assim, numa utilização mais estrema e caso veja que as baterias estejam a chegar a níveis críticos, dou entrada num parque campismo e durante a noite ligada a corrente carrega de novo as baterias estando pronta para mais uma jornada.
Imagem
Avatar do Utilizador
Cristovão
 
Mensagens: 143
Registado: terça dez 07, 2010 9:38 pm
Localização: Povoa Sta Iria

Re: reguladores e rendimento dos paineis solares

Mensagempor cookie » segunda Oct 29, 2012 5:55 pm

ficaram muito bem sim senhor!
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: reguladores e rendimento dos paineis solares

Mensagempor Kan0udo » domingo nov 18, 2012 10:24 pm

Quem me dera ter essas mãos para a "bricolage" mas esse é o meu ponto mais fraco. Também tenho uma AC velha e gostava de lhe dar um ar mais acolhedor no interior... mas essa parte vai sendo adiada... em benefício de coisas mais úteis.

O meu frigo é igaul a esse. Um dos meus painéis é poli e, contrariamente ao aqui dito, não carrega nada com luz artificial, pelo menos esta de cor amarelada junto da minha casa embora carregue um pouco com qualquer luz do dia mesmo muito nublado e com chuva.

Cumprimentos
fd
fd

www.planeta-aventuras.com

(Por muito cuidado que tenhas podes não ter sorte; sem cuidado, não há sorte que te valha!)
Kan0udo
 
Mensagens: 20
Registado: domingo mar 25, 2012 8:30 pm

Re: reguladores e rendimento dos paineis solares

Mensagempor Moreira » sexta fev 15, 2013 5:19 pm

Boa tarde a todos os companheiros

Como sou um pouco leigo nesta matéria de paineis e reguladores sei que a minha autocaravana está equipada com esses equipamentos quando a comprei já trazia e ainda bem porque faz imensso jeito, ma a questão é se algum companheiro me pode ajudar ou esclarecer sobre o que passo a explicar. em 2011 o alarme de carga baixa de bateria ligou vermelho tinha o lcd ligado que até era um normal ,e até não me apressei muito em desligar o painel de instromentos,quando ia para desligar
desligou-se ele por falta de carga,conclusão depois liguei tudo e não hove azar nehum, como é um lcd que consomia um
um bocado 60w,resolvi polo em casa e comprei então de ld de 30w metade passei a poupar logo 30w para a bateria aguentar
mais a carga e até mudei as lampadas todas para led até a do frigorifico,e realmente ficou muito melhor,mas acho que até
a bateria recuperou a carga para normal,mas em 2012 meia noite estava deitadinho a ver tv,aí está a mesma situação e
como estava á vontade na anterior queda não tinha acontecido nada atrazei-me novamente a desligar o painel ,foi
enganado e bem que a minha esposa me avisou olha está vermelho desliga a tv,mas como já tinha acontecido e correu
bem foi o que le respondi,fui enganado porque correu mal o lcd pifou na parte de 12v,bem temos que dar-lhes razão porque
elas acertam muito.A sorte é que ele ainda estava na garantia,foi arranjado mas como ele estava impecavel,vinha do
arramjo com uns risquitos até perguntei se foi arranjado nalguma serrelharia, ele até vinha bem protegido,bem lá
reclamei e deran-me um novo e mais 2 anos de garantia,aqui fica um alerta para todos os companheiros um bocadinho
antes da queda de corrente desligar os lcd pelo menos os de led pelos vistos são mais sensiveis,e não gostam das quedas,e
desta vêz a bateria também não se aguentou, não recuperou,era de 85ah,comprei uma de 95ah de chumbo também mas
de descarga lenta fui o que me informaram ,e tem mais um promenor que eu desconhecia é de arranque e estacionária
é uma duo da Exide Alemã é preparada para pequenas embarcaçãoes,bem vamos ver o que ela dura isso é que é importante,
depois disto passo então ao que eu pedia ajuda,se alguem souber informar,o meu painel é de 65w carrega bem a bateria
como já disse é de 95ah,e como já li que á companheiros com 2 baterias com perto de 200ah e com um painel de 80w ou
100w e chega o meu é de 65w mas só tenho uma bateria de 95ah acho que é o suficiente,agora a minha questão é ,
a minha autocaravana o painel de instromentos,tem voltimetro onde controlo a carga o máximo que indica é 15v mas
a bateria carregada fixa nos 14v mais ou menos por aí ,o regulador é de ledes fica verde carregado ,e vermelho quando
a bateria está mais descarregada, e tem um fusivel de 7ah,quero com isto dizer pelo que parece é um regulador normal,
portanto o voltimetro, quando está a bateria carregada acusa 14v,ligo o lcd cai para 13V já vi,e o que me parece o regulador
não é de ajustar para + ou - carga,o que eu pertendia saber era se posso montar un regulador de afinação para ir buscar
mais um bocado de carga em vêz dos 14v poder por nos 14,5v ou perto dos 15vsem ter problemas,porque o que
eu tenho lido aqui nos foruns é que as baterias nunca carregam na totalidade que ficam pelos 60% da carga mais ou menos,
porque se náo hovesse problema ir para aproximadamente os 15v já era muito bom com o lcd ligado já não tinha muita
quebra sempre se ganhava + ou - 1v parece-me que é isso,espero que percebam o que eu quero dizer.
E agradecia se alguem soube-se e perceba que me possa ajudar.
Obrigado a todos os companheiros

Um Abraço

António Moreira
Moreira
 
Mensagens: 63
Registado: terça nov 06, 2012 11:56 am
Localização: Odivelas

Re: reguladores e rendimento dos paineis solares

Mensagempor Cristovão » sexta fev 15, 2013 9:10 pm

Boas companheiro
Embora não seja um grande entendido no assunto, a experiência já me deu algum calo nestas coisas.
Na minha modesta opinião deveria colocar mais uma bateria e de preferência adicionar um segundo painel para ajudar na carga já que pelo que percebi o seu é de 65W.
Contudo, pareceu-me que o problema ocorreu sempre durante a noite o que indica pouca resistência por parte da bateria ou consumo muito elevado de energia para uma única bateria ao ponto de a mesma chegar a níveis críticos,isto sem esquecer que durante a noite não tem a ajuda por parte do painel solar.
Eu tenho duas baterias de 100A cada e um painel de 90W que tem feito muito bem o seu trabalho, e tudo isto se tivermos em conta que tenho um frigorífico de 50W ligado e um conversor sempre em ON é mesmo muito bom.
Experimente colocar uma segunda bateria e vá vendo os resultados, pode ser que até nem precise de comprar outro painel.
Imagem
Avatar do Utilizador
Cristovão
 
Mensagens: 143
Registado: terça dez 07, 2010 9:38 pm
Localização: Povoa Sta Iria

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes