Ajuda Bicicleta ou Scooter

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Ajuda Bicicleta ou Scooter

Mensagempor jrainha » quinta mar 29, 2012 8:36 pm

Ola, boa noite companheiros, venho pedir ajuda pois eu a minha mulher estamos indecisos em qual das opções optar, entre bicicleta e scooter, E gostava de ouvir a opinião dos restantes companheiros a respeito disto e o que acham de cada uma das opções. Isto porque muitas vezes temos de deixar as nossas "casinhas" muito afastadas dos principais centros. Agradeço desde já todas as opiniões e espero com este tópico tambem poder abrir um espaço para discussão de ideias e de opções.

Atentamente

J.Rainha
A vida é curta e temos de aproveitar todos os bocados, junto de quem amamos, fazendo o que gostámos, e conhecendo novas pessoas e costumes.
jrainha

Registado: quarta nov 09, 2011 1:41 pm

Re: Ajuda Bicicleta ou Scooter

Mensagempor Aleluia » sexta mar 30, 2012 12:04 am

Boa noite companheiros/as.
J. Rainha, eu inicialmente optei por bicicletas a pedal, mas como a patroa se sentia pouco a vontade e até eu evitava percursos muito longos, não esquecendo que quando rolava muito tempo, ficava cheio de dores nos "gluteos", decidimos por uma scooter e não estou nada arrependido. Tem a vantagem de ser muito mais cómoda, de se poder fazer distancias muito maiores.
Tem como desvantagem, o não se fazer exercício físico.
Eu pessoalmente, estou muito satisfeito com a escolha, até porque aproveito para trabalhar quando o tempo está bom e não tenho material para entregar. Parecendo que não,dá para poupar uns "cobres" jeitosos, pois o brinquedo tem um consumo de 2,5l aos 100 e, a carrinha tem um consumo 10/11l aos 100.
A minha opção foi pela Honda. A scooter PCX 125cc. Fiz uma prospecção pela marcas que nos dão a certeza de garantia e foi a que mais me agradou, tanto em peso (pois levo-a na garagem da AC), como na genica e na sua apresentação.
Companheiro, boa escolha,
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Aleluia

Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm

Mensagempor Carlos Neves » sexta mar 30, 2012 11:46 am

Bom dia companheiro J. Rainha.
Há sempre a possibilidade das bicicletas com assistência eléctrica. Enquanto se anda ( com pouco esforço ), faz-se exercício.
Eu comprei na Decathlon ( 699 € ), e estou satisfeito.
Agora, a escolha é sua.
Um abraço.
Carlos A. P. Neves
CI Riviera 55P
Carlos Neves

Registado: domingo nov 15, 2009 6:33 pm

Mensagempor joaquim » sexta mar 30, 2012 1:29 pm

Tambem está muito na moda a "Segway"...Já tenho visto alguns companheiros com esse tipo de transporte mas, poucos, porque é material muito caro...
cumptos!
joaquim

Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm

Mensagempor trotamundos » sexta mar 30, 2012 2:13 pm

Olá vivam companheiros.
Companheiro J.Rainha........
Eu cá por mim depois de muito pesquisar, acerca de dois anos optei por uma Honda PCX 125,muito maneirinha para transportar na AC,muito económica,versatil e fiavel...estou muito satisfeito com a aquisição vai comigo para todo lado,recomendo....

Saude para todos
Cumprimentos

Trotamundos
trotamundos

Registado: quinta set 14, 2006 3:50 pm

Mensagempor jrainha » sexta mar 30, 2012 8:59 pm

Ola a todos e obrigado pela ajuda, de facto estou mais inclinado para a compra de uma scooter, e a honda pcx é muito do meu agrado. A duvida é por causa do peso que se acrescenta a autocaravana, e tambem pelo facto do exercicico fisico, A outra situação tem a ver com o suporte para a colocar. Acaba por se tornar um investimento elevado. Isto porque muitas vezes temos de deixar a nossa casinha muito afastada dos principais centros.

Atentamente

J.Rainha
A vida é curta e temos de aproveitar todos os bocados, junto de quem amamos, fazendo o que gostámos, e conhecendo novas pessoas e costumes.
jrainha

Registado: quarta nov 09, 2011 1:41 pm

Mensagempor Henrique Fernandes » sexta mar 30, 2012 10:47 pm

Companheiro J. Rainha:
A minha primeira opção foi uma Peugeot Ludix (50 cc). Revelou-se, para duas pessoas, pouco potente nas subidas.
Há cerca de um ano optei pela Honda Lead 110 cc. A escolha foi condicionada sobretudo pelas dimensões da porta de entrada da garagem da AC (mesmo assim tive de adaptar um mecanismo para remover e recolocar rapidamente os espelhos).
O peso ronda os 120 kg.
Passei a poder circular em todo o tipo de estradas.
Estou bastante satisfeito.
Atenção, quando avaliar os pesos em catálogo, verifique se já incorporam o peso do óleo e da gasolina com o depósito cheio.
Boa sorte na escolha!
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Mensagempor ingles » sábado mar 31, 2012 9:07 am

Bom Dia, companheiros,

A acrescentar às vossas sugestões:

A Honda lançou no mercado a scooter Hond Vision 110. Pesa (102Kgs) e gasta (1,9L aos 100KM) menos que a PCX 125, com dimensões ligeiramente mais reduzidas, mas
caracteristicas semelhantes.

Ingles
ingles

Registado: domingo nov 22, 2009 7:14 pm

Mensagempor Henrique Fernandes » sábado abr 14, 2012 3:51 pm

Companheiros:
Sendo proprietário de uma Honda Lead 110, acabei por experimentar a Honda PCX 125 (não o fiz com a Honda Vision, porque o motor é o mesmo da Honda Lead 110: isto faz à partida pressupor um desempenho ligeiramente melhor para a Vison, visto pesar uns kgs a menos do que a Lead).
A Vison tem uma potência de 8,3 cavalos (6 Kw), enquanto a PCX 125 tem uma potência de 11 cavalos (8 Kw). A cilindragem migra de 108 c.c. na Vision (e, creio que na Lead) para 125 c.c. na PCX.
O consumo, de 1,9 l/100 km na Vision, aumenta apenas para 2,1 l/100 km na PCX, em parte devido ao sistema "Stop & Go" desta última, que suspende o funcionamento do motor em meio citadino após mais de 3 segundos de ralenti (experimentei e gostei, pois a recuperação é praticamente instantânea e indetetável).
A “desvantagem” é o peso: 102 Kg na Vision contra os 124,4 Kg na PCX (para aí mais uns 9 kg do que na Lead 110), em ordem de marcha (com óleo e gasolina).
Além disso, em relação à Lead 110, a PCX perde nas dimensões da bagageira situada debaixo do assento. O estrado para o assentamento dos pés do condutor também é mais pequeno, mas não dei muita importância a este pormenor. Além disso a PCX não dispõe de gancho na zona do volante para pendurar, entre os pés do condutor, sacos de bagagem ou mochilas, como acontece na Lead 110 (não reparei como é no caso da Vision ). Terei de improvisar qualquer coisa.
O arrefecimento da PCX já é a liquido, enquanto na Lead e na Vision ainda é a ar. Isto pode ser importante em trajetos mais longos, mais íngremes, ou com 2 passageiros.
Além disso, pasmei eu, a PCX entra ainda mais facilmente na garagem da minha AC do que a Lead 110 (2 a 3 cm mais baixa, fora espelhos, na carenagem fronto-central!).
E em estrada chega aos 105-108 km/hora em plano, contra os 80 km/hora máximos da Lead, a descer. Em subidas de autoestrada a PCX chega aos 70-80 km/hora em pouco tempo. Por isso, tudo levado em conta, optei por trocar a minha Honda Lead 110 por uma Honda PCX 125.
Acresce que a litragem da suit-case colocável à retaguarda (aquela malota bojuda onde se colocam o capacete e as luvas durante as paragens) pode aumentar com a potência da scooter (eu aproveitei a suit-case de 29 litros que já tinha na Honda Lead, mas poderia ter colocado uma de 33 litros, ou até de mais). Na Honda Vision convém não passar dos 25 ou dos 29 litros, por causa da estabilidade em estrada (teoricamente essa malotas não devem carregar mais de 3 kg...).
Por último, não esqueçam que com a carta de ligeiros se podem conduzir motas/scooters até 125 c.c., mas apenas com potências até 15 cavalos ou 11 Kw, o que dá para os 3 casos em apreço.
Penso que, mais do que a cilindragem ou a potência, serão sempre o peso, as dimensões (garagem das ACs…) e a saúde das carteiras a limitar as nossas escolhas...
Boas opções!
Henrique Fernandes

Mensagempor ingles » sábado abr 14, 2012 11:39 pm

Boa noite, companheiro

Recentemente adquiri uma Honda Vision, também, para usá-la em pequenos percursos, após paragem da AC.

A minha opção por esta scooter, além do peso, foram as suas dimensões em função da medida da entrada para a garagem. No entanto, falta-me experimentar aí colocá-la, porque tenho que fazer algumas alterações/arrumações, a principal, a recolocação do pneu suplente, de forma a ficar com o espaço necesssário para o efeito, daí não me ter preocupado com qualquer sistema para colocá-la e segurá-la na garagem.

Como o companheiro transporta a sua scooter na garagem, agradeço, se me pode informar, de uma forma geral sobre o sistema, tipo de materiais que colocou, onde os adquiriu e os custos.

Obrigado.
Saudações autocaravanistas,

ingles
ingles

Registado: domingo nov 22, 2009 7:14 pm

Mensagempor Henrique Fernandes » domingo abr 15, 2012 10:14 am

Companheiro Ingles:
O sistema consiste de uma calha onde assenta a scooter (em alumínio reforçado ou material semelhante), presa ao chão metálico da garagem por duas bases de madeira trespassadas po parafusos, e de uma calha amovível, que encaixa na primeira, para fazer de rampa de acesso.
Ambas retiram-se ou colocam-se em menos de 1 minuto, em casa, bastando usar para o efeito um aparafusador a pilhas.
As duas calhas juntas pesam ligeiramente menos de 11kg e cada uma tem 1,80 m de comprimento.
A primeira calha tem, no final, uma braço metálico em U, inclinado a uns 45 graus, onde encaixa a roda da frente.
A preensão da scooter faz-se através de de duas argolas metálicas fixas à estrutura da parte de trás da AC, por um lado, e de duas argolas metálicas móveis na face anterior da garagem, colocadas e deslocáveis numa calha dentada horizontal (onde se podem colocar mais argolas para prender outras coisas). Utilizo aquelas fitas de fibra/nylon para prender mercadoria (não sei o nome), para unir as 4 argolas e a scooter, com sistema de travagem por tracção através de dentes metálicos.
Tenho a vantagem de a AC ter porta dos dois lados da garagem, o que facilita a mobilização e preensão da scooter.
Confirme por favor o seu mail por mensagem pessoal (não sei se ainda é aquele que tenho registado) ou envie-o para o mail do CGA (geral@clubegardingo-autocaravanas.pt), para eu poder mandar-lhe umas fotos. Depois, se souber, pode colocá-las aqui no Fórum, porque eu não sei como se faz.
Não sei quanto custou, porque já vinha tudo incluído na AC quando a comprei (acho que foi oferta do vendedor da Knaus, juntamente com o toldo).
Abraço
Henrique Fernandes

Mensagempor cookie » domingo abr 15, 2012 2:37 pm

companheiro hnrique
para publicar fotos aqui no forum basta fazer o seguinte:
fazer upload p.ex. aqui imageshack.us em "Redimensionamento de imagem" escolher a opção 640x480 e fzer upload. depois clicar na foto com o botão do lado direito do rato e clicar em propriedades, copiar o codigo da imagem e aqui nas mensagens do forum clicar em Img e colar o código [img]AQUI[/img]

para ter certeza que ficou bem faça prever antes de publicar a imagem.
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor EMAN » terça abr 17, 2012 9:43 am

Bom dia

Independentemente da "logística" a que se está sujeito e por isso a necessidade de escolha do tipo de scooter/motociclo/ciclomotor, versus bicicleta, deverá ser aquilatado o tipo de utilização que se pretende.

Volta "sanitária" e por isso só com efeito saúde/passeio/descontracção?
Tipo de terreno (isto por causa do tipo de bicicleta) ou também intenção de compras e visitas?
Tipo de vias que eventualmente poderão que ter que ser utilizadas.
Isto porque ter-se-á que pensar onde e como deixar/estacionar as ditas. Mesmo que a "bicla" seja desdobrável, não se anda com ela "debaixo do braço" :wink: .

Saudações rolantes
EMAN
Challenger

Setúbal
EMAN

Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm

Mensagempor JoaoPintoReis » terça abr 17, 2012 11:48 am

Olá!
Pleo que li, quem aqui comentou tem autocaravanas com garagem!
Mas, para quem não tem?
Penso que o suporte para scooter seja mais caro do que para bicicletas! Sim ou não?
E o suporte para scooter dá para aplicar em todas as autocaravanas?
Por acaso é um acessório que eu ando a procura para instalar na autocaravana!
Mas ainda não me decidi também se monto para bicicletas ou para scooter (vespa).
Abraço a todos
JoaoPintoReis

Registado: quarta jun 16, 2010 11:02 am

Mensagempor Calita » terça abr 17, 2012 12:01 pm

Companheiro João

Por norma os suportes para bicicletas são mais baratos,do que para as scoters.

Por aquilo que já vi,existem suportes para mota, que facilmente se convertem para bicicletas,basta trocar as canhas tranversias onde vão apoiadas as rodas.
Carlos Martins

Imagem
Diretor de Eventos do Clube de Autocaravanismo da Abeceira
Calita

Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes