problema mecânico=C4 morto

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problema mecânico=C4 morto

Mensagempor cookie » sexta fev 10, 2012 3:10 pm

companheiros
este tópico não tem a ver com autocaravanismo mas queria expor esta situação para ver se já alguém passou por algo parecido.

o nosso C4, um carro de 2005 1.6 hdi com 110 cv e com 133 000 km´s, morreu.

digo morreu pois em andamento desligou-se para não mais ligar. isto aconteceu há 2 semanas. como sucedeu longe de casa veio de reboque em serviço coordenado e chegou passados uns dias.

actualmente as hipóteses da avaria são:
imobilizador do carro activado por avaria da chave
centralina
uma caixa que está localizada sob o veículo (não sei o nome)

os sintomas anteriores ao sucedido foram:
- dificuldade em pegar, custava a pegar como se a bateria estivesse fraca (mas não estava) (entretanto foi mudada a rampa da bomba injectora pois detectou-se que estava com problemas; a bateria estava ok e as velas também);
- constante mensagem "sistema anti-poluição com defeito" que acendia e apagava semana sim semana não
- foi abaixo em andamento umas 3 vezes antes do dia fatal (dava a mensagem: falha de oleo no motor e parava)
- engasgou como se não chegasse combustivel ao motor, deu a mensagem de falha de óleo no motor e morreu. nos 40 mins enquanto aguardavamos pelo reboque ainda acendia as luzes e ligava o rádio mas agora nem isso.

agora não dá qq sinal de vida.

o mecanico já viu tudo e pediu-me para lá levar a 2ª chave pois antes de partir para as outras situações em que as reparações são avultadas, quer tentar ligar o carro com a outra chave para ver se é o imobilizador que se activou por avaria da chave principal.

a minha pergunta é: já alguém passou por alguma situação semelhante?
:(
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Re: problema mecânico=C4 morto

Mensagempor cookie » sexta fev 10, 2012 3:15 pm

retirei isto da net:
"(...) Sendo a chave correta, o código emitido será aceito e a chave recebe um novo código para a próxima partida; a luz do imobilizador no painel apaga e então a unidade de injeção é liberada para o motor entrar em funcionamento.

Caso seja colocada outra chave, a central do imobilizador não reconhecerá a chave e o motor não entrará em funcionamento, se persistir a utilizar a chave errada a central entrará em modo de emergência e travará todo o sistema, que só voltará ao normal via scanner."
fonte: http://www.carrosinfoco.com.br/carros/m ... ida-carro/

parece ser o que está a acontecer pois, caso a chave esteja com defeito, quando foi abaixo a 1ª vez deve ter sido por corte de combustível para o motor (confirmado pelo mecânico quando o carro chegou à oficina que o gasóleo não chegava ao motor). após várias tentativas de ligar o carro ele ficou completamente bloqueado pois nem as luzes acende. actualmente o carro encontra-se completamente bloqueado.

se for problema da centralina o arranjo ficará acima dos 1000 euros. se for da tal caixa rondará os 500 euros e se for da chave, andará à volta de 300 euros...

esperemos que do mal o menos...
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Re: problema mecânico=C4 morto

Mensagempor LPP » sexta fev 10, 2012 9:21 pm

Boa tarde companheira Cookie.
Dado a indicação que deu, parece-me ser a valvula EGR , que regula o sistema anti poluição. Costuma dar problemas à volta desses klms e às vezes antes. Costuma resultar desmontá-la e limpá-la .
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Re: problema mecânico=C4 morto

Mensagempor cookie » sexta fev 10, 2012 9:47 pm

já tivémos problemas com a válvula EGR da nossa ac (precisamente nas férias de verão de 2011) mas não deu nem metade dos sintomas que o c4 deu/está a dar. a única coisa que acontecia era um pouco de perda de potencia e a luz de avaria. o resto funcionava tudo bem. fomos de imediato a uma oficina ford e diagnosticaram a válvula EGR. disseram que não havia problema nenhum em andar assim com o carro, apenas que perdia um pouco de potencia e que quando chegássemos a casa que fossemos à oficina para limpar a valvula ou substitui-la. também nos avisaram que estavam constantemente a avariar...

a válvula EGR do seu carro "matou-o"?... :shock:
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Re: problema mecânico=C4 morto

Mensagempor jotex » sexta fev 10, 2012 10:41 pm

cookie Escreveu:
os sintomas anteriores ao sucedido foram:
- dificuldade em pegar, custava a pegar como se a bateria estivesse fraca (mas não estava) (entretanto foi mudada a rampa da bomba injectora pois detectou-se que estava com problemas; a bateria estava ok e as velas também);
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:(


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Pela descrição tudo indica que é mesmo a válvula EGR
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Re: problema mecânico=C4 morto

Mensagempor luis.sousa.6 » domingo fev 12, 2012 10:30 pm

O facto do carro custar a pegar pode-se dever ao sensor de posição da cambota, têm bastante tendência para se estragar, deve substituír e não limpar porque não é caro e limpo nunca fica em condições. O facto de se ter desligado pode ter a ver com o filtro de particulas.

1ª pergunta- O motor tinha efectivamente óleo?
2ª pergunta- O acrro é usado maioritáriamente em circuito urbano?

Estes carros, quando usados maioritáriamente em cisrcuito urbano, nunca chegam a fazer ciclos completos de eliminação de particulas, há-de reparar que muitas vezes em circuitos curtos sem o carro aquecer a ventoínha começa a trabalhar, significa que está a fazer um ciclo de regeneração e não deve ser deslif~gado enquanto a ventoínha não se desligar, além disso deve fzer 20 ou 30 km de auto-estrada a ritmos alegres 2 vezes por mês para limpar aquilo tudo.

À partida será este o seu problema, o carro entrou e modo de segurança e não deixa funcionar. Já experimentaram desligar a bateria?

a subsitutição do componente em causa não é lã muito barata, há quem os limpe mas isso é totalmente desaconselhado.

Depois diga qualquer coisa.
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Re: problema mecânico=C4 morto

Mensagempor cookie » segunda fev 13, 2012 10:25 am

agradeço as vossas respostas!

o carro morreu porque a chave principal está efectivamente estragada. a informação passada pelo chip da chave não foi a correcta e o carro acabou por ficar completamente bloqueado. com a 2ª chave o carro já dá sinal de vida.

o carro tanto anda em cidade como em autoestrada. do total de kms que o carro tem arrisco-me a dizer que 75% terão sido em autoestrada. o nível de óleo estava ok.

nunca notei nada de estranho no funcionamento da ventoinha do carro. sinceramente nem me lembro de me ter apercebido que ela estaria a funcionar - também é certo que estamos no inverno e para este tipo de coisas confesso que a memória é curta :oops:

a bateria estava desligada e foi tentado que o carro pegasse com uma bateria nova. também não deu resultado.

há coisa de um mês e meio mudou-se a rampa da bomba injectora do gasóleo.

agora com o carro a dar sinal de vida, a maquina poderá dar mais detalhes... e a vistoria do material também...
esta semana poderei dar mais detalhes.
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Re: problema mecânico=C4 morto

Mensagempor cookie » domingo fev 26, 2012 12:18 am

então já tenho novidades. o carro já está operacional e como novo.

não foi problema da chave, nem da EGR, nem da centralina.

pasmem-se: um tubo de alimentação do gasóleo furado, não permitia que o gasóleo chegasse ao motor. por isso custava a pegar. nas várias tentativas a bateria foi-se desgastando ao ponto de uma placa electrónica VSI que requer um minimo de bateria, por falta de energia, perder a capacidade e bloquear tudo o que era electrico e electronico no carro.

obrigada a todos pela ajuda!!
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Re: problema mecânico=C4 morto

Mensagempor luis.sousa.6 » domingo fev 26, 2012 1:02 am

afinal, às vezes, devemos começar pelo que é mais básico antes de pensar em coisas complicadas, fico feliz por ter sido algo simples.
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Re: problema mecânico=C4 morto

Mensagempor João Morgado » segunda fev 27, 2012 1:42 am

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É o mal das modernices, é tudo muito bonito mas quando menos esperamos ficamos apeados e com a carteira cheia de ar.

Saudações
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Re: problema mecânico=C4 morto

Mensagempor cookie » segunda fev 27, 2012 8:54 am

é verdade. e na realidade o problema principal tinha um custo de 0,30€... mas originou uma grande chatice!!
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