Depois de uma ausência prolongada de viagens de AC, estava de regresso. E nada melhor para regressar em grande que duas semanas de férias, uma vez mais pelos belos recantos do Norte do nosso Portugal, assim como por terras de "nuestros hermanos" .
Acontece que esse regresso foi de pouca dura. Alguém decidiu contribuir para uma recente "maré de azar", retirando-me aquilo por que lutei... um sonho que após muitos anos tinha conseguido concretizar.
Esta semana, estava muito bem em casa à noite quando ouvi um estrondo na rua. Um som muito semelhante ao que infelizmente já ouvimos vezes demais. Tudo me levava a crer que se tratava de uma batida entre carros. O que eu nunca esperava era que se tratava da minha pobre e humilde AC, que estava estacionada.
O resultado foi este:

Mas claro que a "maré de azar" ainda não estava completa. Para ficar mais complementada, o autor dos estragos não possui nem carta nem seguro.
Resta-me entrar na "guerra" com o Fundo de Garantia Automovel do Instituto de Seguros de Portugal. Acontece que, embora não seja bem visivel na foto, os estragos são bem extensos, tendo afectado o chassis (longarinas), o que muito me leva a crer que se trate de um dos casos de "perda total".
A ajuda que aqui vos venho pedir é referente a valores comerciais das autocaravanas. No caso dos automóveis ligeiros de passageiros e de mercadorias, não tenho qualquer dificuldade em conseguir os valores comerciais por essa internet fora. Já de autocaravanas não encontro nada. Bem sei que deve depender de muitos factores (dormidas, fabricantes, tamanhos, etc etc). Mas será que haverá algo por onde nos guiarmos?
Quando me fizerem a "proposta" (obviamente indecente) do valor da perda total, gostaria de ter algo com que contra propor.
Desde já os meus agradecimentos, e votos de boas viagens e estadias para todos os companheiros. Eu espero voltar um dia
Cumprimentos
RuckFules
Carlos