Valor comercial das autocaravanas

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Valor comercial das autocaravanas

Mensagempor RuckFules » sexta fev 03, 2012 11:34 pm

Boa noite a todos os companheiros.

Depois de uma ausência prolongada de viagens de AC, estava de regresso. E nada melhor para regressar em grande que duas semanas de férias, uma vez mais pelos belos recantos do Norte do nosso Portugal, assim como por terras de "nuestros hermanos" .

Acontece que esse regresso foi de pouca dura. Alguém decidiu contribuir para uma recente "maré de azar", retirando-me aquilo por que lutei... um sonho que após muitos anos tinha conseguido concretizar.
Esta semana, estava muito bem em casa à noite quando ouvi um estrondo na rua. Um som muito semelhante ao que infelizmente já ouvimos vezes demais. Tudo me levava a crer que se tratava de uma batida entre carros. O que eu nunca esperava era que se tratava da minha pobre e humilde AC, que estava estacionada.

O resultado foi este:

Imagem

Mas claro que a "maré de azar" ainda não estava completa. Para ficar mais complementada, o autor dos estragos não possui nem carta nem seguro.
Resta-me entrar na "guerra" com o Fundo de Garantia Automovel do Instituto de Seguros de Portugal. Acontece que, embora não seja bem visivel na foto, os estragos são bem extensos, tendo afectado o chassis (longarinas), o que muito me leva a crer que se trate de um dos casos de "perda total".

A ajuda que aqui vos venho pedir é referente a valores comerciais das autocaravanas. No caso dos automóveis ligeiros de passageiros e de mercadorias, não tenho qualquer dificuldade em conseguir os valores comerciais por essa internet fora. Já de autocaravanas não encontro nada. Bem sei que deve depender de muitos factores (dormidas, fabricantes, tamanhos, etc etc). Mas será que haverá algo por onde nos guiarmos?
Quando me fizerem a "proposta" (obviamente indecente) do valor da perda total, gostaria de ter algo com que contra propor.

Desde já os meus agradecimentos, e votos de boas viagens e estadias para todos os companheiros. Eu espero voltar um dia :)

Cumprimentos
RuckFules
Carlos
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
RuckFules

Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm

Re: Valor comercial das autocaravanas

Mensagempor Paulo » sábado fev 04, 2012 12:01 am

Carlos,

Lamento muito o sucedido...cada vez estamos pior no aspecto da irresponsabilidade das pessoas e da impunidade.

Sobre o que solicitas, não te consigo valer, mas deve haver participantes ligados ao ramo automóvel/seguros que talvez te possam esclarecer.

Força!
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Mensagempor fluis » sábado fev 04, 2012 12:20 am

Boa noite RuckFules,

Quero também lamentar o sucedido e fazer votos para que consigas resolver o problema o melhor possível.

Em relação à questão que colocas, penso que não exista de facto uma cotação oficial, mas tenho contudo a ideia que os filiados na secção de ar-livre da ACAP, encomendaram um software para elaborar uma base de cotação. Salvo erro esse software, partindo de alguns parâmetros como por exemplo o valor de aquisição em novo e a idade do veículo, dá um valor base da autocaravana, esse valor pode aumentar ou diminuir, dependendo de factores como o estado de conservação ou extras instalados. Talvez se passares, num concessionário e lhe contares o sucedido, poderás obter algum valor que possa de alguma forma servir de guia para as negociações.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm

Mensagempor Mcas » sábado fev 04, 2012 12:29 am

Viva!
Companheiro, a minha solidariedade nessa perda que se espera temporária. Tal como foi dito, campeia a cultura da irresponsabilidade, ninguém assume nada. Pode sempre tentar um processo cível ao autor do estrago....

Curiosamente e respondendo ao seu pedido, dei-me conta recentemente que os representantes das marcas, na compra/venda, se orientam, mais ou menos, pelos preços europeus, quer nas tabelas de conversão de usados, que vêm em revistas da especialidade, quer nos preços que são colocados para aquele modelo nos sítios internet, como por exemplo o http://www.mobile.de
Assim, se tiver possibilidade, peça a um representante que lhe faça uma avaliação da AC e com base nisso argumente onde for necessário. Não sei se ajudei...
Boa sorte.
Não sei qual é o modelo exato da sua, mas veja aqui, http://carros.donkiz.com.pt/carro-usado/autocaravana_lmc_liberty.htm,... têm vários preços.
Editado pela última vez por Mcas em sábado fev 04, 2012 12:56 am, num total de 1 vez.
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
---------------------------------------------------------
http://viajantelusitano.wordpress.com
Mcas

Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm

Mensagempor João Morgado » sábado fev 04, 2012 12:39 am

Olá Carlos,
Em primeiro lugar lamento toda essa situação que lhe bateu à porta.
Quanto ao resto, aconteceu o mesmo ao meu filho há um ano atrás, quando às 3 da manhã lhe bateu a polícia à porta a dizer que lhe tinham batido no carro. O resultado foi perda total e aquilo que ele contrapôs à companhia de seguros do outro individuo, que lhe queria dar o valor comercial que era òbviamente pouco, foi o seguinte: pesquisou na net por um carro da mesma marca e do mesmo ano e foi esse valor de venda e não o valor comercial, que ele propôs alegando que não tinha tido culpa, que estava a dormir, e que se quisesse comprar outro igual não o conseguia encontrar pelo valor comercial. Entretanto tinha imprimido os anúncios para servir de prova. Conclusão, após algumas trocas de mails e de algumas ameaças, a companhia acabou por aceitar a proposta dele.
Perante isto, aquilo que o aconselho a fazer é pesquisar por uma mais ou menos igual (caso não consiga mesmo igual) e apresentar e bater-se com unhas e dentes, não se atemorizando com as possíveis ameaças que eles lhe possam fazer e devolvê-las dentro do possível.
Que tudo corra da melhor maneira.
Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
João Morgado

Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Mensagempor Aleluia » sábado fev 04, 2012 2:26 am

Boa noite, companheiro Carlos,
Lamento o azar que te bateu á porta, mas infelizmente todos estamos sujeitos ás inconsciencias que circulam nas nossas estradas.
A principio, penso que te irão dar perda total.
Vai ser o inicio de uma guerra com a seguradora. Espero que tudo te corra pelo melhor, para voltarmos a usufruir da tua companhia, que muito prezamos.
Saudações e, que tudo te corra pelo melhor.
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Aleluia

Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm

Mensagempor alexandrechora » sábado fev 04, 2012 10:17 am

Boas a todos

Amigo Carlos, as palavras que te possam confortar serão sempre naturalmente insuficiêntes, até porque eu sei o esforço financeiro que tiveste de fazer para adquirires a tua AC, equipaste-a á tua medida, ajudaste outros companheiros pelos testes que fizemos juntos a tomarem decisões adequadas, e agora esta terrivel situação para abanar as tuas estruturas. Conheço essa AC por dentro quando cá estiveste, e posso comprovar que ela estava muito boa e que de forma alguma manifestava a idade.

Entre toda a solidariedade que já recebeste e irás receber dos nossos companheiros, deixo-te aqui a minha opinião, vai á luta e não desistas, tu tinhas um bem pelo qual lutaste arduamente para o conseguir, e numa sociedade de direito o culpado, deve ser responsabilizado com ou sem a intervenção do Instituto de Seguros. O companheiro João Morgado deixou umas dicas com as quais concordo com elas valor de referencia na net mais os extras que instalaste e a privação de uso que terás até ter uma outra ac.

Desde já podes contar com a minha ajuda para voltar a montar o sistema solar e a AGM que lá tens instalado, na nova AC que virá daqui a algum tempo, faças o que fizeres não desistas, cartas, faxes, emails e vai divulgando aqui os avanços do processo quem sabe se não ajudará....

Contacta o companheiro Decarvalho que ele é um advogado experiente que te poderá acompanhar no processo e ajudar-te a conseguires novamente o teu pleno direito... Tenho quase a certeza quando ele vir este post virá intervir para te ajudar...

O companheiro Danibeja também poderá ser outro companheiro que te possa ajudar... envia uma mp aos dois.

Um abraço e até breve,

Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor cookie » sábado fev 04, 2012 11:03 am

lamento muito o sucedido...

enviei mp. pode ser que ajude...

ia escrever o que o companheiro Mcas escreveu... e veja também no standvirtual, já que aí encontra os preços do mercado nacional... talvez não encontre uma autocaravana da marca da sua mas é mais uma base de dados.

fale também com os companheiros que trabalham na área dos seguros.

não desista MESMO e boa sorte!
Editado pela última vez por cookie em sábado fev 04, 2012 3:48 pm, num total de 1 vez.
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor danibeja » sábado fev 04, 2012 1:29 pm

Boa tarde,

Também lamento o sucedido, imagino como seria se fosse comigo...

Caro companheiro, uma pergunta: a Policia que se deslocou ao local do acidente apreendeu os documentos da sua AC ? (artigo 161º nº1 alinea d) do CE)

Se não foi apreendido, torna-se mais simples a reparação da sua AC...

Digo isto porque os Chassis dos nossos veículos são extremamente mais resistentes que um vulgar ligeiro (1500Kg), logo apesar de aparentemente a sua AC estar afectada em partes principais como direcção, a reparação da mesma pode ser mais simples do que pensa... (é a minha opinião, apesar de extremamente optimista)

Conheço um local onde tem banca para endireitar o chassis, se for caso disso, pois julgo que fica muito mais barato que comprar outra AC, e pelo menos esta AC já está ao seu gosto...

A banca a que me refiro é especial para endireitar veículos que sofreram acidentes e são obrigados a fazer inspecção categoria B, o chassis fica perfeito (ao milimetro) e por vezes mais próximo dos parâmetros de origem do que em novo... portanto fica perfeito.

Em relação ao Fundo Garantia Automóvel ( http://www.isp.pt/NR/exeres/656C500E-29 ... E76A4A.htm ) é um processo moroso, no entanto o feedback que tenho tido, está a funcionar bem...

Se precisar de ajuda diga.

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor caraujo » sábado fev 04, 2012 6:32 pm

Boas tardes,

Um grande abraço de solidariedade ao Carlos...não é fácil passar por esses momentos.

Uma possibilidade, é ter uma declaração de um stand de autocaravanas, onde eles declarem o quanto estavam a "pensar" pagar pela troca da sua autocaravana por uma deles... :wink: :wink: :wink:

Pois com seguros já sabemos como é...é pagar, pagar e pagar, mas quando toca a receber é vê-los a fugir. :cry: :cry: :cry: é o país que temos e eles bem sabem que o nosso Sistema Judicial não funciona, ou melhor, está PARADO e é caro. Por isso julgam que podem brincar com as pessoas. :evil:

Abraço e que tudo corra pelo melhor.
Carlos Araújo
Andrade Rigel 740
caraujo

Registado: sábado jul 24, 2010 4:21 pm

Mensagempor Miguel1975 » sábado fev 04, 2012 8:52 pm

Boa Noite !

Lamento muito o sucedido...
Na minha opinião deve pedir ajuda à sua companhia de seguros.

Um forte abraço e que tudo se resolva.
Miguel1975

Registado: sexta fev 11, 2011 3:44 pm

Mensagempor spedy » sábado fev 04, 2012 9:07 pm

boa noite,

lamento o sucedido espero que tudo se resolva da melhor forma
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
spedy

Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm

Mensagempor jrainha » sábado fev 04, 2012 10:11 pm

Boa noite companheiro, tenho pena pelo sucedido e espero que consiga ultrapassar esta fase menos boa e que consiga resolver na seguradora esta situação, mas de certeza que vai-lhe dar dores de cabeça, pois elas nestas alturas, quando mais precisamos delas é quando elas mais se recusam em ajudar, mas para receber cá estão elas, enfim é o que temos. Espero que volte depressa para o nosso convivio, e tenha esperança que as coisas vão melhorar.

Saudações autocaravanistas

J,Rainha
A vida é curta e temos de aproveitar todos os bocados, junto de quem amamos, fazendo o que gostámos, e conhecendo novas pessoas e costumes.
jrainha

Registado: quarta nov 09, 2011 1:41 pm

Mensagempor Luis Nascimento » sábado fev 04, 2012 11:03 pm

Boa noite Carlos,
Lamento profundamente o sucedido e nem sei o que dizer, só espero que tudo se resolva rapidamente e da melhor forma.

Um abraço,
Luis Nascimento
Imagem

Mobilvetta
Luis Nascimento

Registado: sábado nov 15, 2008 12:38 am

Mensagempor João Morgado » sábado fev 04, 2012 11:14 pm

Miguel1975 Escreveu:Na minha opinião deve pedir ajuda à sua companhia de seguros.

As companhias defendem-se umas às outras e não vão ajudar o segurado. O que hoje é com uma amanhã é com a outra, portanto jogam entre elas. A luta tem de ser directamente com o Instituto de Seguros.

Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
João Morgado

Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 15 visitantes