Conversor

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Conversor

Mensagempor Joel Lourenço » quinta Oct 28, 2010 4:55 pm

Que conversor aconselham a adquirir para a AC.
Preços medios do aparelho.
Pelas pesquisas que efectuei encontro pouca coisa
Ford
Challenger Genesis 43 2009
Joel Lourenço

Registado: segunda jul 13, 2009 3:31 pm

Mensagempor ZecaSantos » quinta Oct 28, 2010 5:00 pm

Boas companheiros,

Joel Lourenço, não leves a mal, mas será preferível dizeres qual o equipamento que pensas ligar para as sugestões serem mais objectivas.

Saudações Autocaravanistas

Zeca Santos
ZecaSantos

Registado: quarta nov 09, 2005 10:01 am

Mensagempor RuckFules » quinta Oct 28, 2010 9:43 pm

Ora boas

Importante para além da potência é a forma de onda do conversor.
Atenção que grande parte dos equipamentos hoje em dia, devido à concepção das suas fontes de alimentação, não toleram conversores que não sejam de onda sinusoidal pura (caso de LCDs a 220Vac, fontes de portáteis, etc).

Se for para ligar este tipo de equipamentos é preferível optar por um bom conversor de onda sinusoidal pura (é mais caro, mas só se chora uma vez).

Se for por exemplo para ligar uma máquina de café, que não seja electrónica, qualquer conversor serve, desde que tenha a potência adequada.
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
RuckFules

Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm

Mensagempor cookie » sexta Oct 29, 2010 8:12 am

no início também ponderamos comprar um conversor mas depois de ouvirmos uma série de opiniões e de identificarmos o que iríamos ligar ao conversor optamos por não o comprar porque o café fazemos no fogão a gás, nas cafeteiras tradicionais (sem espuma mas sabe bem na mesma já que não somos fundamentalistas do café expresso e as cafeteiras também são mais leves do que as máquinas de café), o pc, os telemóveis e a máquina fotográfica são carregados directamente na tomada 12v.
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor Joel Lourenço » sexta Oct 29, 2010 12:23 pm

nao tinha em vista nenhum aparelho especifico, apenas que desse para alguns aparelhos que num dia a dia se tornam uteis,
mas vejo que é uma opcção complicada
Ford
Challenger Genesis 43 2009
Joel Lourenço

Registado: segunda jul 13, 2009 3:31 pm

Mensagempor alexandrechora » sexta Oct 29, 2010 2:49 pm

Companheiro Joel, vou responder para lhe dar algum animo, como já posto em vários assuntos, estava a evitar de intervir também neste, qualquer dia ainda me acusam de qualquer coisa...

Inversores de corrente 12vDC para 220VAC, Como já foi dito existem dois tipos de inversor:
1-de onda pura que custa uma pipa de euros apesar de os preços têm vindo a descer significativamente. Vantagem pode ligar todos aparelhos electricos. Funcionam todos, até os mais exigentes, como por exemplo, impressoras, frigorificos, alguns aparelhos electricos com muita electrónica.

2- o outro tipo de inversor é de onda modificada, muito mais economico menos de metade do preço para a mesma potência, alimenta tudo até á potencia indicada do inversor, pelo menos o que já exprimentei, microondas de 750w, ventilador programavel, berquim de 500w, uma torradeira de 900w, computador portátil Sony vaio, playstaion 2, a box do MEO sat, carregadores de telemoveis e da camara de filmar, LCD de 19" etc.
Não aceita, um frigorifico de campismo 220v e impressora oki 5600.

Este inversor veio da Alemanha e custou novo 85eur, á uns meses atrás não tem marca, e é muito silencioso, posso acrescentar que a ventoinha interna não funciona, com o computador portátil ligado, se ligar mais alguma coisa em simultaneo, a ventoinha dispara, mas roda numa velocidade adequada as necessidades não emtindo barulho significativo. Claro quando ligo o microondas, a ventoinha trabalha no máximo e ouve-se perfeitamente o ventilador.
Em standby gasta 0,5 ah, o que é insignificante, tem protecção contra sobreaquecimento, protecção de bateria fraca, muito bom.

Desvantagens: O fusivel de protecção é interno, pelo que se exagerarmos acima dos 1000w, temos de o abrir para substituir o fusivel, nunca aconteceu. A outra desvantagem é que as tomadas de saida são de sistema inglês pelo que obriga-nos a adquirir um adaptador que custa 5eur.

Eu aconselho a comprar um inversor de 1000w identico a este e depois se efectivamente tiver necessidade de comprar um inversor de onda pura para alimentar uma impressora ou outra coisa que o de onda modificada não alimente, então compra um de onda pura mas com menos potência 300-400w, e esta é a melhor e mais economica opção.

Espero ter ajudado na sua escolha

Cumps Alexandre
Não funcionaexcepto
Editado pela última vez por alexandrechora em sábado Oct 30, 2010 1:36 pm, num total de 1 vez.
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor txinho » sexta Oct 29, 2010 2:49 pm

Boa tarde a todos,

Companheiro Joel acabei de lhe enviar uma mp, sobre um conversor que tenho para venda.
Saudações Rolantes
Concorde 590 XT
Imagem
Paulo Casais
Diretor de Seguros / Gestor de líquidos e derivados
Clube Autocaravanista da Abeceira
txinho

Registado: sexta mai 07, 2010 10:22 am

Mensagempor alexandrechora » sábado Oct 30, 2010 2:11 am

Companheiro Ventura, restantes companheiros

Peço desde já desculpa por responder-lhe em praça publica, mas considero as suas questões bastante pertinentes e todos deveriam ter acesso á explicação, apenas por isso vou faze-lo aqui e não por mp.

Como é o meu estilo não vou falar de electrões, transferência de energia e potêncial electrico, vou tentar utilizar as palavras e expressões o mais objectivas e pragmáticas possiveis, no entendimento comun...

Condições essenciais para o bom funcionamento dos inversores DC- AC

1- Espessura dos fios condutores, para inversores potentes de 1000w ou mais, quando se pretende tirar muitos amperes, os fios devem ser grossos, entre 8 a 12mm, para não limitar a passagem de corrente. Vejam o caso da espessura dos fios do motor de arranque da vossa AC, são grossos, não são, pensem porquê!!!

2- Os contactos dos fios, tanto com a bateria como com o inversor devem ser efectivos e não provisórios, as pontas do fio devem estar estanhadas.

3- A bateria que fornece os amperes directamente ao inversor deve estar carregada e de boa saúde, neste caso a bateria pode estar carregada ou seja, apresentar uma voltagem de 13,7 volts e com o inversor a retirar-lhe amperes 10 ou 20 segundos depois a voltagem baixa a pique para 11volts e o inversor desliga e apita. Esta bateria para este esforço já não serve, no entanto para esforços inferiores, vai cumprindo o seu dever. Este é o tira teimas das baterias.

4- As baterias normais de carro têm melhor desempenho, para grandes descargas de amperagem que é caso do seu microondas, do que as baterias de deepcycle. Por este motivo tenho ligado o meu inversor directamente a uma bateria de carro e não á de ciclos profundos.

5- O inversor deve estar o mais proximo possivel da bateria, que fornece directamente a energia. Evita perdas, pode e deve levar através extensão normal de 220v para alimentar o microondas.

6- O inversor pode não ter a potência que o fabricante alega e depois não aguenta os amperes transformados e desliga...

7- Ligue o microondas num programa mais suave e depois aumente quando ele já está a funcionar, ou seja minimizar o pico de corrente inicial, exigido ao inversor e á bateria, assim ultrapassa-se a inercia inicial do sistema que efectivamente existe...

8- A bateria para estas potências energéticas deve ter no minimo 100Ah sempre para cima e nunca para baixo.

9- Não tenha outras aplicações ligadas em simultaneo, a sair da mesma bateria, especialmente se necessitarem de muitos amperes... No meu caso da bateria do inversor não sai directamente mais nenhuma aplicação, para minimizar este problema da inercia inicial.

10- Os polos da bateria devem estar totalmente limpos (nada de zebro).

Existêm outras condicionantes, como o tipo de fio condutor, a ventilação do inversor, mas as que supra descriminei são as mais importantes.

Espero ter ajudado, fico a aguardar duvidas e comentários...

Cumps
Alexandre
alexandrechora

Mensagempor ventura » sábado Oct 30, 2010 3:08 pm

Ola a todos/as.
Companheiro Alexandrechora, grato pelo seu esclarecimento, para se ver a voltagem de uma bateria utiliza-se algum aparelho proprio?

Bons passeios com muita cor
ventura

Registado: terça abr 21, 2009 9:35 pm

Mensagempor alexandrechora » sábado Oct 30, 2010 11:06 pm

Boas companheiro ventura,

O aparelho que deve utilizar para medir a voltagem das baterias é um multimetro digital.
Pode comprar em qualquer casa dos chineses, não custa mais que 10eur. É um instrumento de medida muito polivalente que qualquer autocaravanista deveria saber utilizar minimamente. Por isso deixo aqui um link para darem uma vista de olhos....

http://www.youtube.com/watch?v=mivobcHnSx0

Para medir a bateria, deve colocar o selector em 20 ou 200 volts DC, colocar o pin vermelho no + da bateria e o pin preto no negativo, e fazer a leitura.

Disponha sempre...

Cumps Alexandre
alexandrechora

Mensagempor woodsduarte » quarta nov 09, 2011 12:40 am

Vou aproveitar outro tópico para esclarecer mais uma duvida,
não tenho conversor para 220V, posso ligar o PC portátil nos 12V???
:oops:
woodsduarte

Registado: terça set 02, 2008 9:49 pm

Mensagempor woodsduarte » quinta nov 10, 2011 12:29 am

Vou aproveitar outro tópico para esclarecer mais uma duvida,
não tenho conversor para 220V, posso ligar o PC portátil nos 12V???
woodsduarte

Registado: terça set 02, 2008 9:49 pm

Mensagempor alexandrechora » quinta nov 10, 2011 8:40 am

Boas a todos

Apesar do meu tempo disponivel actualmente ser muito limitado, ainda assim vou tentar ajuda-lo.

No transformador de corrente do seu pc, existem diversos parametros inscritos no verso. Transcreva-os para aqui, para poder avaliar e responder-lhe adequadamente. O que pretendo saber é o Output e os Ahs (amperes).

Consequentemente poderei-lhe responder se pode ligar directamente a 12volts ou necessita de um conversor de corrente DC para DC.

Naturalmente que um bom inversor 12DC para 220AC, resolveria-lhe de imediato o problema, que poderia utilizar também para outras aplicações electricas. Naturalmente que o investimento seria maior...

Depois de postar, assim que possivel terá a minha opinião....

Cumps
alexandrechora

Mensagempor time_out » quinta nov 10, 2011 9:07 am

woodsduarte Escreveu:Vou aproveitar outro tópico para esclarecer mais uma duvida, não tenho conversor para 220V, posso ligar o PC portátil nos 12V???

Bom dia

Antes de mais há que saber qual é a voltagem do pc. Para tal há que ver o que está escrito no alimentador 220V- Terá certamente algo como OUTPUT + 19V 3,42 A. Normalmente os PC não são 12 V pelo que confirme bem.
Uma solução fácil e não muito cara se não necessitar de 220V na Autocaravana é de comprar um inversor para pequenos equipamentos electrónicos. Esses inversores podem ligar-se directamente à ficha do isqueiro.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm

Mensagempor VítorEsteves » quinta nov 10, 2011 4:53 pm

Caro woodsduarte,

Com pouco dinheiro resolve o assunto, se fizer como eu.
Dirigi-me a uma loja dos chineses e comprei este equipamento que converte a corrente de 12V para, 15, 16, 17, 18, 19 ou 20V.
Imagem

Custou-me cerca de 14€ e tinha apreçado um igual numa loja de electónica por mais do dobro do preço.
Tenho-o há dois anos e funciona 5****

Um abraço
Blog: http://autocaroladas.blogspot.com/

Surja oportunidade e... a Duquesa II rola...
VítorEsteves

Registado: domingo fev 14, 2010 9:25 pm

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes