Bateria

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Bateria

Mensagempor autoroad » segunda ago 08, 2011 8:22 pm

Boa noite

Tenho uma autocaravana miller e hoje reparei que quando ligo o motor a autocaravana não está a carregar as duas baterias pois só carrega a do carro não carrega a da celula da ac. Será que alguem pode dizer que rele fusivel ou avaria devo procurar.

Obrigado
autoroad

Registado: terça nov 06, 2007 2:45 pm

Mensagempor ZecaSantos » terça ago 09, 2011 4:47 pm

Companheiros boa tarde,

autoroad, veja um fúsivel (provavelmente num suporte aéreo) junto à bateria do motor, de 5A aproximadamente. Talvez seja só isso.

Saudações Autocaravanistas

Zeca Santos
ZecaSantos

Registado: quarta nov 09, 2005 10:01 am

Mensagempor VítorEsteves » terça ago 09, 2011 6:04 pm

Companheiro autorad,

No caso da minha AC, existe um cabo que sai do borne positivo da bateria do motor (1 na imagem) com um fusível (2 na imagem) que tem a finalidade de carregar a 2.ª bateria.
Imagem
Se esse fusível estiver queimado ou existir ferrugem no porta fusível(2) a 2.ª bateria não carrega.

Espero ter contribuído para que consiga resolver o problema.

Um abraço
Blog: http://autocaroladas.blogspot.com/

Surja oportunidade e... a Duquesa II rola...
VítorEsteves

Registado: domingo fev 14, 2010 9:25 pm

Mensagempor autoroad » terça ago 09, 2011 7:18 pm

Obrigado pela resposta mas ontem comprei uma bateria nova que instalei e hoje descarregou em duas horas ou seja já foi dormir á renault. E sim verifiquei esse fusivel e parece como novo brilhante até
autoroad

Mensagempor ZecaSantos » quarta ago 10, 2011 12:02 pm

Companheiros Boas,

autoroad, já que o fusível está bom só estou a ver que o separador de baterias pifou e ... na renault não sei se resolverão isso.

Já agora diga-me por favor qual a amperagem da bateria nova, qual o tipo e o que ligou para ela ir completamente abaixo em 2 horas.

Saudações autovaravanistas

Zeca Santos
ZecaSantos

Mensagempor autoroad » quarta ago 10, 2011 6:54 pm

Bem da renault dizem que é a centralina do carro ou seja 200 e tal euros mais Iva e quanto á bateria que comprei é exactamente igual á anterior de 95 ah.É a bateria do carro é que descarrega e o carro deixou de carregar a da celula como sempre carregou. Obrigado mais uma vez pela atenção de responder
autoroad

Mensagempor autoroad » quarta ago 10, 2011 6:55 pm

Peço desculpa é que não liguei nada até o alarme desativei
autoroad

Mensagempor Dias UMM4x4 » quinta ago 11, 2011 8:12 am

Bom dia

Recentemente tive uma avaria do genero na minha AC, as baterias da célula só recebiam carga dos paineis solares, a saparação de corrente da bateria principal (motor) e da célula é efectuada atravéz de um relé que se encontra junto ás baterias da célula (no meu caso), com a avaria do relé deixou de carregar as baterias da célula, com a substituição do relé passaram a receber carga.

Eu no seu caso fazia o seguinte:
Com o motor em funcionamento verificava com um voltimetro se o alternador está a produzir energia suficiente.
Se o alternador está em perfeito funcionamento e carrega a bateria do motor, tentava procurar pelo separador de baterias ou relé e fazia nova medição de corrente á saída do separador/relé.
Se a sua AC não tem separador de baterias/relé aconselho a colocar um.
Dias UMM4x4

Registado: segunda jun 14, 2010 4:56 pm

Mensagempor oguh » quinta ago 11, 2011 9:19 am

Eu tambem tive um problema com a bateria.
Ela carregava e funcionava bem durante o dia enquanto o painel carregava, a noite ficava sem energia na celula.
Fui a oficina e o problema era as caracteristicas da bateria.
Segundo a oficina a bateria que lá tinha sido colocada era "normal " e deveria ser colocada uma de "gel".
Efectuada a troca não tive mais problemas.
De salientar que a dita bateria "normal" teria aproximadamente 1 ano
oguh

Registado: terça jun 16, 2009 11:14 am

Mensagempor Dias UMM4x4 » quinta ago 11, 2011 10:11 am

oguh Escreveu:Eu tambem tive um problema com a bateria.
Ela carregava e funcionava bem durante o dia enquanto o painel carregava, a noite ficava sem energia na celula.
Fui a oficina e o problema era as caracteristicas da bateria.
Segundo a oficina a bateria que lá tinha sido colocada era "normal " e deveria ser colocada uma de "gel".
Efectuada a troca não tive mais problemas.
De salientar que a dita bateria "normal" teria aproximadamente 1 ano

As minhas baterias são das "normais" uma de marca Continente e outra de marca Modelo (célula), fazem a 17 de Agosto 11 anos :D :D :D .

Á cerca de 4 anos tive de substituir a do motor, derivado á velhice a ligação do borne positivo ás placas estava interrompido talvez por desgaste.
Dias UMM4x4

Registado: segunda jun 14, 2010 4:56 pm

Mensagempor oguh » quinta ago 11, 2011 6:31 pm

Vou ter que falar com o mecanico, levou-me um carrada de €€€€ pelas ditas baterias e não era necessário........... :twisted: :twisted:
oguh

Registado: terça jun 16, 2009 11:14 am

Mensagempor joaquim » quinta ago 11, 2011 8:42 pm

Boa noite!
Tambem acho que o companheiro foi "levado"...!! Anda meio mundo a enganar outro meio...
cumptos!
joaquim

Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm

Mensagempor autoroad » quinta ago 11, 2011 9:47 pm

bem obrigado a todos os que deram resposta,

A menina voltou hoje para casa e é dada como reparada o problema era a centralina e o que se verificava era que o desembaciador dos espelhos retrovisores estava sempre ligado e eles até ferviam de tanto calor e por acaso eu até reparei que não conseguia desligar a luz mas quando tirava a chave da ignição a luz apagava logo pensava que estava desligada , mas vou aguardar para ver se o problema está mesmo resolvido.
autoroad

Mensagempor ZecaSantos » sexta ago 12, 2011 3:31 pm

Companheiros,

autoroad, atenção que, conforme diz era a do motor que vinha buscar corrente à da célula o problema só estará resolvido em parte, ou seja o separador de baterias não está a funcionar.

A corrente só deve de passar num sentido e nunca fazer retorno para a bateria do motor, nem quando a da célula está em baixo deverá ir buscar corrente´`a do motor.

oguh, cá para mim foi mesmo levado.

Saudações Autocaravanistas

Zeca Santos
ZecaSantos

Mensagempor autoroad » sexta ago 12, 2011 6:37 pm

24 horas e bateria do carro igual 12.8 v e quando ligo o carro carrega as duas este fim de semana sigo para teste.
autoroad

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes