Boa noite
Gostava em primeira instância de expressar os meus sinceros agradecimentos pelo trabalho voluntário de meia dúzia de carolas entusiastas do autocaravanismo que tornaram viável este encontro, que na minha modesta opinião constituiu uma excelente demonstração do ideal autocaravanista.
Convenhamos que constitui uma assinalável e salutar "dor de cabeça", agrupar de forma ordenada 257 autocaravanas.
Foi o primeiro encontro do género em que participei e, assumo publicamente que a data já esta devidamente assinalada na agenda para o próximo ano
O que eu vi: companheirismo, integração, convívio salutar, sorrisos francos, intercâmbio de experiências e de informações.
Em suma: orgulho por pertencer ao universo autocaravanista.
O que eu não vi: desrespeito, atitudes reprováveis ou impensáveis, graves atropelos à cidadania, lixo no chão.
Em suma: Falta de respeito e/ou consideração por todos e cada um.
Naturalmente que aqui ou além, de forma esporádica e pontual, vislumbrei toldos abertos, cadeiras e janelas abertas. No entanto convém salientar que em todos estes casos existia fundamentalmente franca e sã camaradagem.
Para os puristas (que naturalmente têm direito a ter e a expressar opinião e, a ser respeitados por ela, ainda que se possa não concordar), sempre direi o seguinte:
- Experimentem perguntar às "gentes" de Castelo de Paiva a opinião que têm desta envolvência e, dentro dela a importância que atribuem ou não a um hipotético (ainda que real) atropelo às normas mais puristas;
- Por norma fui, sou e serei frontalmente contra os exageros e as generalizações, que inúmeras vezes dão primordial importância a pormenores esquecendo-se de dar o devido destaque ao essencial.
Saudações Autocaravanistas
Jorge Figueiredo - JorgeUMM