CARRO ATRELADO Á AUTOCARAVANA

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Mensagempor psalreta » terça jun 21, 2011 5:55 pm

Boas. Existem várias formas de interpretar a lei, sendo as mais usuais a interpretação literal (letra da lei) e a interpretação teleológia. Esta última procura interpretar a lei tentando conhecer a "ratio legis" ou seja a razão de ser, o espírito que a antecede. Assim, na minha opinião o legislador criou 3 "sub-categorias":
1ª- automóveis ligeiros
2ª- automóveis ligeiros + reboque peso bruto inferior a 750kg (que pode atingir 4250kg de peso bruto do conjunto)
3ª- automóveis ligeiros + reboque peso bruto superior a 750kg
sendo que neste caso existem 2 condições comulativas:
- o peso do conjunto tem de ser inferior a 3500kg
- e o peso bruto do reboque não pode exceder a tara do veiculo tractor.
Se os pesos forem superiores ou se o peso bruto do reboque exceder a tara do veículo tractor já será necessário a B+E:
Conjunto de veículos compostos por um automóvel ligeiro e reboques que cujos valores excedam os previstos para a categoria B.
Nesta situação fica apenas limitado pelas caracteristicas do veículo.
Paulo J. Salreta
Amadora
Avatar do Utilizador
psalreta
 
Mensagens: 263
Registado: domingo jul 27, 2008 11:15 pm
Localização: Amadora

Mensagempor ZecaSantos » terça jun 21, 2011 6:20 pm

Companheiros boas outra vez,

Psalreta,
- no ponto dois se o conjunto ultrapassar os 3500kg já necessita da B+E
- no ponto 3 se peso do conjunto for até 3500kg basta a B
- o peso bruto do reboque pode exceder o do veículo trator desde que tenha sistema de travagem e até ao máximo indicado no livrete
- reboques de 500 a 750kg só precisam de ter travão de estacionamento, reboques com mais de 750kg necessitam de travão de inércia ou outro.

Até hoje sempre me guiei desta forma e nunca tiva problemas.

Saudações Autocaravanistas

Zeca Santos
ZecaSantos
 
Mensagens: 313
Registado: quarta nov 09, 2005 10:01 am
Localização: Salvaterra de Magos

Mensagempor pauloalmas » terça jun 21, 2011 7:45 pm

Realmente Zeca essa destrinça entre um reboque e um outro carro poderá fazer a diferença ... :D

Bom, estou a ver que o que provávelmente vou fazer é tirar a B+E e esquecer a possibilidade (remota) de arranjar um reboque que, com o Subaru em cima não ultrapassasse os 750 kg ...

... e a dúvida do caso com o requeque inferior a 750 kg lá vem novamente ... :D
Cumprimentos
Paulo
pauloalmas
 
Mensagens: 37
Registado: quinta dez 25, 2008 8:20 pm
Localização: Feijó . Almada

Mensagempor ZecaSantos » quarta jun 22, 2011 2:28 pm

Companheiros, boas,

Pauloalmas,

Se arranjar um reboque que com o Subaru ultrapasse os 750kg só tem que ter travão de inércia (como têm as caravanas maiores).

Se o conjunto ultrapassar os 3500kg é que terá que tirar a B+E. Não se esqueça que não é o peso do rebeque que obriga a B+E mas sim o peso do conjunto.

No meu caso qualquer atrelado, por muito pequeno que seja, já me obriga ter a B+E porque o peso bruto da minha AC é de 3500kg

Quanto tem de peso bruto a sua AC?

Saudações Autocaravanistas

Zeca Santos
ZecaSantos
 
Mensagens: 313
Registado: quarta nov 09, 2005 10:01 am
Localização: Salvaterra de Magos

Mensagempor nelson » quinta jun 23, 2011 4:22 pm

Boa tarde Companheiros

Podem ver aqui no meu blog em foto tirada com campingcar magazine.

está em françês
http://njrssferias.jimdo.com/scutt-e-au ... /?logout=1

um abraço
katamarano light 140cv
Avatar do Utilizador
nelson
 
Mensagens: 416
Registado: sexta dez 01, 2006 1:45 pm
Localização: vermoil

Mensagempor pauloalmas » quinta jun 23, 2011 4:50 pm

Olá a todos !

Zeca, realmente no meu caso não se deve colocar a questão dos 3500kg, já que a AC que pretendo adquirir (infelizmente ainda não mora cá em casa ...) tem de peso bruto 3400kg.

Depois é tirar a B+E e tentar arranjar um reboque "peso pluma" que dê para o Subaru e também para 2 motos (não em simultâneo, claro).
Cumprimentos
Paulo
pauloalmas
 
Mensagens: 37
Registado: quinta dez 25, 2008 8:20 pm
Localização: Feijó . Almada

Mensagempor ZecaSantos » sexta jun 24, 2011 2:30 pm

Companheiros, boas,

Pauloalmas, no seu caso é que se coloca a questão dos 3500kg.

A sua AC terá 3400PB, por isso o conjunto irá sempre ultrapassar os 3500kg e é aqui que entra a B+E.

Se o reboque tiver mais de 750kg terá que ter travão de inércia.

Saudações Autocaravanistas

Zeca Santos
ZecaSantos
 
Mensagens: 313
Registado: quarta nov 09, 2005 10:01 am
Localização: Salvaterra de Magos

Re: CARRO ATRELADO Á AUTOCARAVANA

Mensagempor fnunes » quarta abr 17, 2013 8:48 am

BOAS/BONS!

Relativamente ao assunto, em causa, gostaria de saber, a vossa opinião técnica, acerca do comportamento mecânico dos orgãos de que constituem a transmissão de um veiculo que pucha atrás.
Como sabem a viatura vai a circular ao ser rebocada, com as quatro rodas, no chão. O sistema que compôe o diferencial, roda de coroa, satélites, entre outros são lubrificados, convenientemente, para que este não aqueça de mais, senão "gripa", certo ?
E relativamente á caixa de velocidades, o que acontece, apesar de ir em "ponto morto" .
Desligar/desacopular o eixo diferencial entre cxs, não me parece que seja a solução para o meu caso, por se tornar muito trabalhosa e pouco prática.
Estas são as dúvidas principais que gostaria de ver dissipadas por alguem que certamente irá opinar com uma resposta.
Os meus agradecimentos
Fernando Nunes
ADRIA-680 SPL
Avatar do Utilizador
fnunes
 
Mensagens: 105
Registado: quarta nov 23, 2005 2:40 pm
Localização: Quinta da várzea-Camarate

Re: CARRO ATRELADO Á AUTOCARAVANA

Mensagempor João Morgado » quarta abr 17, 2013 9:03 am

Companheiro fnunes

Não sendo um entendido na matéria, penso que não é permitido o reboque de um carro, tendo este de ir em cima de um atrelado.

Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: CARRO ATRELADO Á AUTOCARAVANA

Mensagempor luis.sousa.6 » quarta abr 17, 2013 9:19 am

Penso que a caixa continua a ser lubrificada mesmo com o carro desligado e em andamento, o lubrificante encontra-se dentro da caixa.....já num carro de caixa automática não sei como será....
luis.sousa.6
 
Mensagens: 195
Registado: quarta jul 13, 2011 10:53 pm
Localização: Viseu

Re: CARRO ATRELADO Á AUTOCARAVANA

Mensagempor spedy » quarta abr 17, 2013 9:21 am

João Morgado Escreveu:Companheiro fnunes

Não sendo um entendido na matéria, penso que não é permitido o reboque de um carro, tendo este de ir em cima de um atrelado.

Saudações



Bom dia,

Companheiro joao Morgado, aí pelas terras do moscatel a policia, por ex., quando reboca leva os carros em cima de um atrelado com "florzinhas" e tudo ?!? :roll: :roll:

Ou quando há avaria nem sempre vão em cima da plataforma de reboque, o que eu acho mal mas...

Abraço
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: CARRO ATRELADO Á AUTOCARAVANA

Mensagempor Luis Agostinho » quarta abr 17, 2013 11:01 am

Boa tarde,

Segundo sei e porque vi o ano passado uma pessoa com uma autocaravana Andrade a puxar um Fiat Panda a única coisa que terá de fazer é uma engenhoca para que a direção não tranque porque quanto ao resto é pacifico...o único oleo que precisa de bomba para circular/lubrificar será o do motor...mas como o motor vai desligado as restantes peças móveis são lubrificadas por aumento da temperatura do próprio oleo/valvulina.
A única coisa que essa pessoa se queixava era nas manobras em relação á brecagem do carro mas porque o engate não era feito directamente aos tirantes da direção mas simplesmente ao chassis do carro. E com isso por vezes provocava arrastamento dos pneus da frente nalgumas manobras...

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: CARRO ATRELADO Á AUTOCARAVANA

Mensagempor Luis Agostinho » quarta abr 17, 2013 11:13 am

João Morgado Escreveu:Não sendo um entendido na matéria,


Se fôsse para falar de chouriças...moscatel...e meninas!!! :mrgreen: :mrgreen:

Agora de atrelados... :mrgreen: :mrgreen:

Saudações para si também João Morgado... :mrgreen: :mrgreen:
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: CARRO ATRELADO Á AUTOCARAVANA

Mensagempor spedy » quarta abr 17, 2013 1:56 pm

Luis Agostinho Escreveu:. E com isso por vezes provocava arrastamento dos pneus da frente nalgumas manobras...

Um abraço,


Sr presidente nao me diga que estava a pensar na menina do bar e saiu lhe esta pérola se é que me faço entender... :mrgreen: :mrgreen: :oops:
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: CARRO ATRELADO Á AUTOCARAVANA

Mensagempor Luis Agostinho » quarta abr 17, 2013 5:35 pm

Boa tarde Sr. Tesoureiro... :twisted:

De facto e á 1ª vista estaria a pensar nas "nalgas" da menina do Sr. Barman... :mrgreen: :mrgreen:

Mas o culpado é o Sr. Barman que só me distrai... :roll: :roll:

Já agora aproveito para acrescentar que no caso das caixas automáticas estando o selector na posição N (neutral) não advém nenhum problema para a cx de velocidades.
Acho?! :?:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes