Duvida sobre carregamento de bateria

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Mensagempor alexandrechora » segunda fev 07, 2011 8:09 pm

Boas

Companheiro ZéJorge, percebo o que está a dizer... Mas deixe lhe responder á questão dos dois paineis solares de 90w, temos, um companheiro aqui do forum que também tem fui eu que os montei, e mais dois companheiros que não pertencem a este forum também têm.

E por mais 325 euros só não têm o segundo painel solar de 90w com montagem incluida, quem não quer, porque o preço é imbativel.

Para quem faz Autocaravanismo itinerante, o segundo painel e as duas baterias de célula são fundamentais, esquecem os 230v e o motor a trabalhar para carregar baterias....

O futuro do Autocaravanista Itinerante, passará pelo segundo painel solar, para poder usufruir dos equipamentos electricos durante o dia e chegar á noite e ter as baterias totalmente carregadas. De Inverno então é imprescindível...

Quem não têm painel solar não valoriza, apenas lamenta que não tem muita sorte com as baterias, pudera que tivesse....!!!!

Quem tem um painel solar instalado valoriza aquilo que tem, e muitos ambicionam ter o segundo painel.

Quem tem dois paineis solares e duas baterias AGM, deixa de se preocupar com o consumo de energia...


São opções e necessidades, mas para nós detectarmos uma necessidade, precisamos de constatar pelo menos um facto ou evidência.
Muitos companheiros desconhecem as vantagens dos paineis solares porque, por exemplo; ou não tem tv ou então apenas veem um pouco á noite, o secador de cabelo da esposa fica em casa, o computador apenas é utilizado para ver os emails, a varinha mágica para fazer a sopinha ficou em casa, as luzes são racionalizadas na sua utilização, a máquina de barbear electrica ficou em casa. etc.....

Uma das minhas paixões é o Autocaravanismo, completamente independente dos 220v, quer fique em campings ou não, e tenho todas as comunidades que tenho em casa, apenas ainda não consigo tomar banho de hidromassagem.....eheheheheh

Em suma o repartidor CSB2 tem um desempenho adequado ás minhas necessidade, se for montado entre a segunda bateria auxiliar da célula e a bateria do motor. Ainda assim o painel solar monocristalino que monto faz mais de 6amperes com o sol a pique e o CSB2 apenas deixa passar entre a 4 a 5 amperes.

Claro que quem têm instalado é bom e estará bem servido.... no entanto deixo aqui o alerta das limitações que observo e apresento soluções...
E é a descoberta de novas soluções que me move na investigação... cada um decide por si...

Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor Calita » quarta fev 09, 2011 5:29 pm

Boas companheiros
Tenho a minha AC numa garagem,e apesar de ter painéis solares dentro da mesma não tem qualquer efeito,assim fiz como alguns companheiros já reportaram neste post,e tenho-a ligada à corrente 220 cerca de 2 horas por dia.
Contudo, quando vou consultar os dados da sua carga, são indicados cerca de 13V para a bateria da célula e cerca de 12V para a do motor.
Serão estes valores normais?
A verdade é que antes de a ter ligada à corrente(domingo passado) o valor para a bateria da célula era de 12V,tenho constatado que subiu ligeiramente,mas a do motor mantem-se sem qualquer alteração.
Deverei tê-la ligada durante mais tempo diáriamente ou poderá exirtir alguma anomalia?
Peço por isso a vossa ajuda

Abraços
Calita
 
Mensagens: 863
Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm
Localização: Sintra

Mensagempor Dias UMM4x4 » quarta fev 09, 2011 8:37 pm

Boa Noite
Calita

Por norma quando ligamos a AC a 220V, quando faz o carregamento da bateria apenas faz ás da célula e não á do motor da AC, tudo isto porque a bateria do motor não está ligada em paralelo com a da célula, a bateria da célula recebe carga do motor quando este está em funcionamento, entre o alternador e a bateria da célula existe um relé que é acionado pelo alternador quando este começa a produzir energia activa o relé fazendo assim a ligação entre alternador e a bateria da célula, assim que desligue o motor o relé interrompe essa ligação, impedindo que venha a comsumir carga da bateria do motor, se um dia notar que a bateria da célula não recebe carga e a do motor recebe, deve procurar e possivelmente terá de substituir o dito relé porque poderá ter entregado a alma ao seu criador..
Dias UMM4x4
 
Mensagens: 52
Registado: segunda jun 14, 2010 4:56 pm
Localização: Sátão - Viseu

Mensagempor alexandrechora » quarta fev 09, 2011 9:06 pm

Boas

Companheiro Dias, subscrevo o que explicou, no entanto poderemos estar em presença de algo mais, nomeadamente da bateria do motor não ter qualquer tipo de ligação com a bateria da célula, não recebendo carga, tal como afirmou companheiro, também estou inclinado para este facto e se assim for precisa de estabelecer ligação entre as duas baterias, através de diodo ou através de um repartidor de carga aqui já mencionado.

Mas antes de equacionar qualquer intervenção, aumente o tempo de carga no temporizador para 3 horas diárias e 10 minutos antes de terminar a carga diária, tem de fazer a leitura das baterias com um multimetro na escala de 20volts DC , regista a voltagem da bateria da célula e do motor. Não deve existir consumos de energia antes e durante a carga de 220v e para tudo estar a funcionar correctamente a bateria da célula deverá ter 13.5 a 13,2volt e a bateria do motor ou o mesmo valor ou se existir algum diodo entre as baterias 12,8 a 13volts (bateria do Motor).

Em função das leituras poderemos ter de equacionar outras situações.... mas venham daí as leituras primeiro.

Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor zejorge » quinta fev 10, 2011 10:57 am

Bom dia

Na minha AC que é de NOV/99, de origem quando ligada a 220V apenas carregava a bateria da célula.
Depois de instalado o repartidor CSB2, carrega primeiro a bateria da célula, e só depois desta estar a 100%, inicia o carregamento da bateria do motor.

Cumpts
zejorge
 
Mensagens: 276
Registado: segunda jun 11, 2007 9:06 pm
Localização: Montalvo-Constância

Mensagempor Calita » quinta fev 10, 2011 11:16 am

Olá companheiros
Desde já agradeço a vossa ajuda.
Como referi anteriormente,tenho instalado 2 paineis solares,e creio que este carrega ambas as baterias,dando primazia à da célula e depois à do motor,isto porque quando a tenho ao sol os valores sobem para cerca de 14V(célula) e 13.5V(motor),mas não tenho a certeza,vou ter que confirmar,se assim suceder,quando a tiver ligada a 220V,tambem irá carregar a bateria do motor,após a carregamento da célula,estará correto o meu raciocinio?

Abraço
Calita
 
Mensagens: 863
Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm
Localização: Sintra

Mensagempor alexandrechora » quinta fev 10, 2011 11:47 am

Boas

Calita, o seu raciocinio estará correcto teoricamente, mas depende da forma como estão feitas as ligações electricas. Ou seja, com os paineis solares, não existe a minima dúvida que a bateria do motor também é carregada, os 13,5volts da bateria do motor é normal, em vez dos 14volts da bateria da célula, porque algures no meio existe um diodo ou um repartidor que também tem diodos para que a corrente eléctrica apenas tenha um circuito, e os diodos originam sempre quebras de tensão, entre 0,3 a 0,7volts, daí que entre as voltagens lidas nas duas baterias exista 0,5volts de diferença, isto é o esperado e normal funcionamento.

No entanto através do carregador 220v isto pode não acontecer, existem muitas formas de proceder a estas ligações. Da forma como ligo os paineis solares, as todas as baterias carregam praticamente em simultaneo, acredito que seja a melhor forma, assim como se estivesse a a carregar com 220v.

Faça a leitura das baterias durante a carga com 220v, mas sem influência dos paineis solares e agora tem 3 alternativas, dentro de uma garagem com pouca luz, tampando com cartões ou uma lona os paineis, ou desligando os fios negativos que vem dos paineis solares...

Têm é de ter a certeza que a carga não têm origem dos paineis.
Depois deste procedimento chega á conclusão pretendida, a bateria do motor carrega ou não com a AC ligada a 220volts.

Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor Calita » quinta fev 10, 2011 12:13 pm

Companheiro Alexandrechora
Grato por toda a explicação,mais uma vez bastante esclarecedora,bem haja!
Vou então assim que possivel fazer o que indica,no que diz respeito à leitura durante a carga,aumentado tambem o tempo de carga para as 3 horas diárias.
Carregando estas 3 horas ao fim de quanto tempo(dias) será normal as baterias atingirem o valor referido por si anteriormente?
E após será necessário continuar a manter o mesmo periodo de carga?

Abraço
Calita
 
Mensagens: 863
Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm
Localização: Sintra

Mensagempor alexandrechora » quinta fev 10, 2011 2:33 pm

Calita

Depende da descarga que fez ás baterias no fim de semana anterior, depende ainda da potência em amperes do carregador 220v.

Mas para tentar ter mais certezas, começa a fazer 3horas de carga diárias e ao fim de 5 dias sem qualquer descarga faz a leitura e reporta aqui.

Base dos calculos que suporta a minha opinião:

3horas/dia x 5dias= 15horas de carga assumindo que existem perdas no periodo de não carga de 3 amperes x 5 dias= 15amperes perdidos.

Se o seu carregador 220v fizer 20 amperes horax3horas/dia=60amperes por dia, no final dos 5 dias terá 60ahx5dias=300ah -15 =285ah

Se tiver 3 baterias no total (célula e motor) totalizando 300ah esta carga recebida de 285Ah será mais que a suficiente para termos a certeza que quando estiver a fazer a leitura temos as baterias no máximo da sua capacidade.

Estes calculos são meramente indicativos e teoricos porque o processo de carga não é linear e proporcional e depende de diversos factores.

Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor Calita » quinta fev 10, 2011 3:13 pm

Companheiro Alexandrechora
Referiu a capacidade da amperagem debitada por o carregador:
1ºOnde poderá estar instalado?
2ºQuanto à sua capacidade de amperagem é necessário dividir os W por ele debitados por 12V?

Abraço
Calita
 
Mensagens: 863
Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm
Localização: Sintra

Mensagempor alexandrechora » quinta fev 10, 2011 8:58 pm

Calita
O carregador em regra geral está montado, atrás do banco do condutor, ou debaixo dele, ou ainda debaixo do banco do co-piloto. Pode estar ainda em qualquer arrumação perto das baterias da célula. Deve procura uma caixa com cerca 20cm de comprimento por 15 cm de largura onde entra e saí muitos fios electricos.

Relativamente á segunda questão, sim divide os watts por 12volts e tem a capacidade em amperes...

cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor Calita » sexta fev 11, 2011 9:01 am

Companheiro Alexandrechora
Será o carregador uma caixa onde estão instalados os fusiveis que protegem os diversos orgãos eletricos existentes na AC?

Cump
Calita
 
Mensagens: 863
Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm
Localização: Sintra

Mensagempor alexandrechora » sexta fev 11, 2011 9:37 am

Calita

Sim, geralmente existem fusiveis associados ou junto dá caixa ou mesmo na caixa.

Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor Calita » sexta fev 11, 2011 10:06 am

Alexandre
O meu carregador então deve ter pouca capacidade,pois é de 180W o que perfaz 15Ah,está correto!!!!
Desta forma pode-se entender o facto das baterias demorarem a carregar?

Cumprimentos
Calita
 
Mensagens: 863
Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm
Localização: Sintra

Mensagempor alexandrechora » sexta fev 11, 2011 1:13 pm

Calita

Sim o seu carregador faz no máximo 15 ah, no entanto em carga de cruzeiro talvez faça somente 12 a 13ah. Claro que se deprende que necessite de mais tempo para carregar as baterias, por exemplo o dobro do tempo comparativamente a um carregador 220v de 30ah.

Tem de proceder como lhe aconselhei, e depois das leituras, poderei aconselha-lo melhor.

Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes