Duvida sobre carregamento de bateria

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Duvida sobre carregamento de bateria

Mensagempor Ivo » domingo jan 30, 2011 1:07 pm

Gostaria de saber se quando estamos ligados a 220v a bateria do motor tambem carrega, pois sei que em andamento o alternador carrega a do motor e depois a 2ª bateria, ou tenho que instalar um repartidor de carga CSB-2? tirei um foto do meu painel pois la aparece a imagem das 2 baterias, se alguem poder tirar-me essa duvida, ficava agradecido.
Imagem
Fiat Ducato Van Joint 2 Adventure 110CV
http://chapucillas.acmur.es/index.html
Ivo

Registado: terça jan 25, 2011 6:49 pm

Mensagempor caraujo » domingo jan 30, 2011 5:31 pm

Boas tardes Ivo,

Por norma é essa a situação, ou seja, quando ligado a 220V o partidor vai carregar em primeiro lugar a bateria do motor e quando esta se encontra no máximo, passa a carregar a/s da célula.

Agora em modelos mais antigos, não sei se é esse o caso e isso poderá também não acontecer em AC onde tenham feito alterações de origem.

É uma questão de fazer a leitura das cargas em perídos distintos, após ter ligado à corrente e verificar as variações.

Mas estou certo que existe pessoal mais habilitado do que eu para dar estas explicações.
Carlos Araújo
Andrade Rigel 740
caraujo

Registado: sábado jul 24, 2010 4:21 pm

Mensagempor Henrique Fernandes » domingo jan 30, 2011 5:41 pm

Companheiro Ivo:

Pelo menos no meu caso (Knaus, Sun Traveller de 2005), a ligação aos 220 V nunca serve para carregar a bateria do motor, apenas as auxiliares. Não sei explicar porquê, só sei que é assim desde sempre.
A bateria do motor vai descarregando lentamente, a não ser que de vez em quando coloque o motor a trabalhar durante alguns minutos (1 vez/mês, em média). Quando me esqueço de o fazer tenho mesmo de recorrer ao carregador de baterias...
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Mensagempor Ivo » domingo jan 30, 2011 7:21 pm

ok, irei fazer o teste com um voltímetro depois ter algumas horas ligado a 220v, mas so depois de conseguir instalar uma nova bateria agm que é maior :cry: (não cabe debaixo do assento), assim gostaria de saber se existe algum inconveniente de fazer uns cabos com 3 metros com terminais em ohal?
Ivo

Mensagempor alexandrechora » domingo jan 30, 2011 9:16 pm

Boas

Em principio e estou a falar da regra geral e não da excepção, quando liga a corrente 220v da AC, apenas está a carregar as baterias da célula, a não ser que existe alguma alteração á posteriori. Efectivamente é um logro de montagem dos fabricantes, sei que algumas marcas de ACs têm em vista esta alteração, mas enfim deixam de vender tantas baterias!!!....

Sem ironia agora, tal como o companheiro Caraujo lhe indicou e muito bem, se fizer a leitura com um multimetro, antes de ligar a 220v e colocar a carregar e depois de outra leitura após 1 hora de carga. Verifica as leitura se existir um diferencial entre a bateria do motor e das células e em que a leitura do motor não teve alteração, quer dizer que os 220v de carga só carrega as baterias da célula.

No meu caso não me preocupo em ligar aos 220v, para ser franco nem sei onde anda o cabo de ligação, puramente não uso, nunca foi necessário, os dois paineis solares que tenho carrega as baterias em simultaneo, do motor e da célula. Quando chego á AC as baterias estão carregadas no máximo e por isto têm o dobro da longevidade.

Quanto á bateria AGM que comprou, em principio pode coloca-la a trabalhar deitada e assim já lhe cabe debaixo do banco, talvez seja a altura da bateria que o impeça de a montar debaixo do banco.
Têm é ter a certeza que a bateria AGM é mesmo AGM e que fabricante permite a montagem deitada.

Se tiver dúvidas pode sempre telefonar-me, só não o ajudo se não souber.

Cumps

Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor caraujo » domingo jan 30, 2011 9:53 pm

Boa noite Alexandre,

Esta já é a minha segunda autocaravana que tenho (1ª Dethleffs 92 e 2ª Andrade) e em ambas a ligação a 220V também carregava a bateria do motor.

Nesta nova (a Andrade) até já cometi o erro de deixar dois dias a viatura ligada com a chave na ignição, e quando lá cheguei e vi o disparate que tinha feito, nem queria acreditar e quando a tentei colocar a trabalhar, não houve nada para ninguém...nessa altura desliguei tudo e até não a liguei a 220v, mas sim deixei o Sol (painel solar) fazer o seu trabalho e no dia seguinte já a tinha carregado...será que é só com o painel solar que carrega as duas?

Também tinha sido isto o que uma casa de Acessórios de Autocaravanas me disse uma vez, que a 220V carrega as duas baterias...por esse motivo julgava que fosse o mais usual...mas pelos testemunhos que aqui estou a ver parece que não é assim.

Um abraço,
Editado pela última vez por caraujo em domingo jan 30, 2011 10:38 pm, num total de 1 vez.
Carlos Araújo
Andrade Rigel 740
caraujo

Mensagempor Ivo » domingo jan 30, 2011 10:32 pm

Obrigado alexandre e carujo pela vossa dicas, ja tenho perdido horas e horas a ler este forum sobre diversos temas, mas existe sempre pequenos permenores.
Tambem tenho painel instalado, mas como esta num barracao o painel nao fornece energia ( nao sei ele carrega a AGM a 14,4 V ) "alexandre", a agm comprei no http://www.lulukabaraka.com/fitxaArticl ... cle=BUA100 .
A questao agora é fazer uns cabos de 3 metros para colocar a bateria noutro sitio. Irei tentar tirar umas fotos durante a semana. Sei que se pode deitar, mas acho que não é o sitio ideal, pois ao colocar debaixo do banco houve um pequeno contacto/faisca e la se foi um ??? de 20A.
Vi na Naurauto uns cabos e uns terminais em olhal, e depois conectalos.
Ivo

Mensagempor BRIG » domingo jan 30, 2011 11:42 pm

Companheiros:
Não entendo de tecnologias, mas comigo passou-se o seguinte: nos primeiros meses depois de comprar a actual autocaravana deixava-a em garagem colectiva onde não tinha acesso a corrente 220. Por duas vezes, estive mais de 2 semanas sem a utilizar e, por isso, quando fui levantá-la, das duas vezes estava sem bateria.
Mais tarde, passei a guardá-la em garagem própria, deixando-a sempre ligada a 220. Desde então, esteja o tempo que estiver, nunca mais tive problemas em arrancar com a bateria do motor.
Esta é a minha experiência e não faço dedeuções técnicas.
Um abraço a todos.
César
Ser autocaravanista é partilhar, somar, multiplicar; nunca hostilizar, dividir ou subtrair.
BRIG

Registado: sexta jun 11, 2010 10:53 pm

Mensagempor alexandrechora » domingo jan 30, 2011 11:49 pm

Caraujo

Se as baterias, do motor e da célula estiverem ligadas em paralelo, e em sem qualquer diodo (diodo - apenas deixa passar corrente num sentido), as três baterias carregam pelo painel solar e também carregam por 220v, mas só porque as baterias da célula estão ligadas á bateria do motor. De origem é normal não existir ligação entre as baterias, não percebo porquê e neste caso nem o painel solar, nem a carga a 220v carregam a bateria do motor. uma verdadeira burrice, na minha opinião. Nas novas ACs de 80000eur, o painel solar e os 220v estão ligados a uma central inteligente que distribui a carga por todas as baterias incluindo do motor, mas não são todas apenas as top extras.

No meu caso, e pragmático que sou resolvi a questão de forma muito simples, tenho as 3 baterias ligadas em paralelo, apenas com uma nuance que dita a diferença, e não é preciso repartidor nem relé nem nada de centenas de euros, apenas um diodo de pelo menos 50ah, este diodo deixa passar a corrente para a bateria do motor seja de origem de 220v seja de painel solar, mas não deixa vir a corrente da bateria do motor para as baterias da célula, na prática representa o quê????

Posso gastar corrente das baterias da célula sem preocupações porque a carga da bateria do motor está salvaguardada, o diodo não deixa passar corrente no sentido inverso.

Soluções simples para preços especulativos....

Tenho vindo a testar cargas de 14,5volts em baterias de ácido normais, para dar o proximo passo que agora não vou adiantar. Apenas posso dizer que se funcionar bem é mais outra dimistificada neste forum....

cumps.
alexandrechora

Mensagempor Calita » segunda jan 31, 2011 11:07 am

Olá a todos
Para quem tem a AC numa garagem,é conveniente te-la permanentemente ligada a 220V,ou poderá ter algum inconveniente?
Pergunto isto,porque a bateria que tenho para a célula é de gel e a do motor é ácida!
Abraço[/b]
Calita

Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm

Mensagempor zejorge » segunda jan 31, 2011 5:53 pm

Olá

Eu tenho a minha ligada a 220 V, mas com um relógio temporizador que apenas liga cerca de 1,5 h por noite, já que tenho contador bi-horário.
A AC está equipada com um repartidor de carga CSB 2 que permite carregar a bateria do motor logo que a da célula esteja a 100%.
zejorge

Registado: segunda jun 11, 2007 9:06 pm

Mensagempor caraujo » segunda jan 31, 2011 9:03 pm

Obrigado Alexandre,

Estou esclarecido, parece que então estou com sorte e seja pelo painel ou pela ligação a 220V, tenho as baterias sempre em carga máxima.

Um abraço,
Carlos Araújo
Andrade Rigel 740
caraujo

Mensagempor isidro » segunda jan 31, 2011 9:47 pm

BOAS.
Tenho uma DETHLEFFS de 2005.Tive o mesmo problema,ou seja apos 3 semanas fechada na minha garagem encontrava a bateria do motor KO.
Começei então a deixar a ac ligada a uma tomada programavel, 1 hora por dia.
Nunca mais tive problemas .
ALXANDRE tens a certeza que a tua não carrega nos 220 ?
Então quem não tiver painel solar e estacionar num parque muito tempo, ao menor descuido fica sem bateria!!!!!!!

Um abraço.

ISIDRO/NAZARÉ.
isidro

Registado: sexta mai 21, 2010 11:13 am

Mensagempor alexandrechora » segunda jan 31, 2011 11:03 pm

Amigo Isidro

As minhas baterias carregam todas por painel solar, e apenas liguei uma vez a 220v, e também carregam todas, porque fiz a alteração de ligação com o diodo. No entanto tal como afirmei cada caso é um caso, os companheiros que quiserem verificar é so fazerem a leitura antes de por a carregar e depois da carga.

O temporizador que o Isidro utiliza, para ligar a 220volts e carregar as baterias é uma excelente solução e a suficiente em termos de carga sem utilizar a AC, evidentemente.

Lembrem-se que o painel solar numa garagem ainda não gera volts e amperes para carregar as baterias.... No entanto aqui deixo uma solução para os companheiros que tem acs em garagem e tem painel solar.

Aqui vai...

Coloquem no telhado algumas telhas de vidro, por cima do local habitual onde estacionam a AC, de forma que entre as 11 e as 13horas tenha sol directo no painel solar, se for possivel procederem desta forma podem dispensar a carga com 220volts.
Nunca vi este procedimento, e a minha casinha dorme na rua... mas se tivesse essa hipotese era o que faria.

Cumps a todos

Isidro espero ligar-lhe em breve ainda esta semana.... a sua encomenda deve estar a aparecer.
alexandrechora

Mensagempor Aleluia » segunda jan 31, 2011 11:08 pm

Boa noite companheiros.
Calita, não á inconveniente nenhum em ter a bateria ligada a 220v.
Pena tenho eu, de não ter essa possibilidade.
O carro encontra-se na rua, mas está sempre em carga, desde que haja sol, atraves do painel solar.
Saudações.
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Aleluia

Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 5 visitantes