por alexandrechora » domingo jan 30, 2011 11:49 pm
Caraujo
Se as baterias, do motor e da célula estiverem ligadas em paralelo, e em sem qualquer diodo (diodo - apenas deixa passar corrente num sentido), as três baterias carregam pelo painel solar e também carregam por 220v, mas só porque as baterias da célula estão ligadas á bateria do motor. De origem é normal não existir ligação entre as baterias, não percebo porquê e neste caso nem o painel solar, nem a carga a 220v carregam a bateria do motor. uma verdadeira burrice, na minha opinião. Nas novas ACs de 80000eur, o painel solar e os 220v estão ligados a uma central inteligente que distribui a carga por todas as baterias incluindo do motor, mas não são todas apenas as top extras.
No meu caso, e pragmático que sou resolvi a questão de forma muito simples, tenho as 3 baterias ligadas em paralelo, apenas com uma nuance que dita a diferença, e não é preciso repartidor nem relé nem nada de centenas de euros, apenas um diodo de pelo menos 50ah, este diodo deixa passar a corrente para a bateria do motor seja de origem de 220v seja de painel solar, mas não deixa vir a corrente da bateria do motor para as baterias da célula, na prática representa o quê????
Posso gastar corrente das baterias da célula sem preocupações porque a carga da bateria do motor está salvaguardada, o diodo não deixa passar corrente no sentido inverso.
Soluções simples para preços especulativos....
Tenho vindo a testar cargas de 14,5volts em baterias de ácido normais, para dar o proximo passo que agora não vou adiantar. Apenas posso dizer que se funcionar bem é mais outra dimistificada neste forum....
cumps.
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...