Águas sujas WC

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Mensagempor seco » segunda jan 24, 2011 11:19 am

Boas

Gostaria apenas de complementar a informação (magnífica) do Alexandre dizendo que a lixívia a usar não deverá conter detergente.
A lixívia é uma solução preparada a partir de hipoclorito a que se adiciona (ou não) detergente e perfume.
As concentrações em cloro são de 13% no hipoclorito (de sódio) e 3 a 5% na lixívia.
Quanto a mim, é perigoso dizer uma marca (como a neoblanc) pois por vezes têm variedades com detergente e até sem cloro (aqui é o oxigénio activo a trabalhar como oxidante).
Normalmente o rótulo dá indicação de ter ou não detergente e perfume.
Já agora: o hipoclorito (e a lixívia) apesar de estabilizados com soda caustica perdem a sua actividade por perda de cloro (retrodegradáveis), pelo que não se deve deixar a embalagem aberta ou em local exposto ao sol ou de temperatura elevada.
Segurança: jamais misturar com substancias ácidas (como o sonasol) pois provocam uma reacção de libertação de cloro gasoso extremamente violenta e dada a toxicidade do cloro gasoso pode provocar, rapidamente, uma intoxicação séria
seco
 
Mensagens: 589
Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

Mensagempor alexandrechora » segunda jan 24, 2011 1:30 pm

Caros companheiros

Companheiro Seco, efectivamente o que disse no meu anterior post foi:

"Nota importante: na escolha da lixivia, escolham a que tiver menos corantes (outros quimicos), por exemplo Neoblanc não é a melhor escolha. "

exactamente pelos aditivos que esta lixivia (Neoblanc e outras similares)pode conter, como por exemplo, como referiu e muito bem; desodorizantes, detergentes, desengordorantes, etc. Tudo isto numa lexivia para as águas limpas está lá a mais, são quimicos que podem não ser volatilizaveis com a fervura dos alimentos e deixar residuos quimicos, o que não é bom...

Pelo que sugiro na escolha da lixivia duas soluções:

1 - A mais adequada, mas também a mais dispendiosa, adquirir o hipoclorito especifico para tratar água de bebida, podem encontrar em lojas da especialidade de água para consumo humano, estas casas vendem filtros, sistemas de doseamento de hipoclorito, purificadores de água, etc...

2- A solução mais economica, vou á drogaria e compro um litro de lixivia da mais barata, esta medida garante que tem poucos quimicos (aditivos) porquê os aditivos custam dinheiro, e portanto a lixivia mais barata vendida tem 12,5 a 13% de hipoclorito sem mais nada. Ora é isto que pretendemos.


Atenção aos alertas do Seco, ele está coberto de razão, não misturar detergentes ou outros quimicos com a lixivia, pode efectivamente haver azar, reacções quimicas malucas, com libertação de gases, que no minimo originam irritações e queimaduras.....


Não inventem usem apenas as doses recomendadas.... esta prática é excelente e segura mas á que respeitar as normas de utilização, como em tudo na vida, o que é bom na quantidade certa, pode ser mau na quantidade a mais e ineficaz na quantidade abaixo do recomendado....


Nas águas cinzentas podem utilizar um desinfectante que aparece no mercado como D39 pertence á familia dos fenois naturais, não é corrosivo, funciona também como desengordorante e um pouco também como detergente, nas doses adequadas não ataca borrachas, e estou a pensar no sistema de nivel do tanque das águas sujas, que por vezes dá leituras erradas, pela sujidade acumulada no sistema de medição.

O nosso "quimico" que dê a explicação tecnica deste produto, e faça uma breve analise das propriedades do produto. Posso dizer que fica muito mais barato que os produtos recomendados pelas marcas habituais, nestes temos de pagar a marca e a utilização para fins de luxo....

Posteriormente darei a explicação da sua utilização, nas águas cinzentas...


Cumps

Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor majv » segunda jan 24, 2011 2:34 pm

Ó Alexandre...por esta agora é que eu não estava á espera... :D :D
Fui pesquisar á net e:

D-39
PRODUTO P/DESINFECÇÃO DE AVIÁRIOS, ESTÁBULOS E POCILGAS


e ainda: http://www.norvet.es/vademecum.asp?id=6
:lol: :lol:
Atão na querem lá ver que agora andamos todos em "pocilgas"? :D :D
Tal tá a moengaaaaaaaaa.

Falando a sério, este tópico está a ficar riquissimo com os excelentes contributos que aqui têm sido postados.
Obrigado...e venham de lá essas explicações para "desinfectarmos as nossas pocilgas"
:wink: :wink: :P :P
Manuel Vitorino
Marinhais - Salvaterra de Magos
http://stamps-bikes-and-camping-car.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
majv
 
Mensagens: 452
Registado: quarta abr 09, 2008 7:34 pm
Localização: Marinhais - Salvaterra de Magos

Mensagempor alexandrechora » segunda jan 24, 2011 3:01 pm

Amigo Majv

Efectivamente, este produto é utilizado em pecuária, eficaz em presença de residuos orgânicos e apresenta muitas vantagens, uma delas é a potêncial toxicidade que para nós, é quase inexistente, utilizei este produto em empresas pecuárias durante anos a fio, não desenvolvendo resistências nos microorganismos. É acessivel existem embalagens de 2litros, 10, e 50 litros, salvo erro. Claro que a embalagem de 2 litros é a mais adequada para as nossas necessidades, e 5 a 10cc diluidos num litro de água deverão ser suficientes para as nossas necessidades, deitar nos diversos ralos da ac com pelo menos 1/4 de água do deposito de águas cinzentas. Os balanços da AC misturam e diluem, o resto acontece naturalmente.

Mas depois posto objectivamente

Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor seco » segunda jan 24, 2011 3:45 pm

Boas

O Alexandre tem toda a razão. A minha leitura foi na diagonal e a conclusão oblíqua.
Quanto ao desinfectante de cassetes (azul) trata-se de um produto com elevado poder bactericida e fungicida, formulado à base de emulsionantes, desinfectantes à base de aldeídos e fragrâncias de elevado poder residual.
Relembra-se que o uso deste desinfectante tem como objectivo evitar a degradação aeróbica da matéria orgânica e a formação de maus odores
A utilização de aldeído na pecuária é bastante comum e não deverás temer Manuel Vitorino, os animais são nossos amigos!.
Quantos aos produtos biológicos (verde/azul) são uma formulação biologica, líquida, constituída por uma mistura sinergística de cinco estirpes de Bacillus, seleccionados pela sua capacidade de controlo de odores e de redução/digestão de matérias orgânicas.
São bactérias especialmente seleccionadas que controlam os odores provenientes dos dejectos, através de um processo de competição com as bactérias que naturalmente os provocam.
A sua utilização faz-se de forma idêntica aos químicos.
Já que o Alexandre avançou com a bicharada gostaria de vos deixar alguns exemplos de patogias que as bactérias, vírus e fungos (coliformes totais, coliformes fecais, enterococos fecais, pseudomonas aeruginosa, staphilococcus totais e staphilococcus produtores de coagulase) são capazes de provocar:
[img][img]http://img404.imageshack.us/img404/3237/piscinas2.jpg[/img]

Uploaded with ImageShack.us
Esta tabela foi delineada a pensar nas águas de piscinas mas é demonstrativa dos efeitos que as bactérias patogénicas podem ter no ser humano.

Apenas mais uma achega : A legionária ou doença do legionário (forma de pneumonia) é causado pela legionella pneumophyla que resiste até aos 60ºC.[/img]
seco
 
Mensagens: 589
Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

Mensagempor danibeja » segunda jan 24, 2011 3:54 pm

Boa tarde,

Estes são os produtos que uso actualmente :

Lexivia tradicional Minipreço (própria para tratamento de águas, apesar de eu não beber desta água, apenas engarrafada).


Imagem


Imagem

Também uso lexivia para lavar/chocalhar o tanque das águas cinzentas, adicionando um pouco a mais nos canos do lava-louça e casa de banho...

Também existe lexivia própria para desinfecção de águas noutros supermercados é só ler com muita atenção os rotolos, pois os mesmos dizem sempre se é ou não própria para desinfecção de águas.


Para a cassete uso os convencionais :


Imagem


Estes produtos no meu caso são os que melhor funcionam,

Grande abraço,

Danibeja
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor alexandrechora » segunda jan 24, 2011 4:42 pm

Pois é caro Seco,

"Apenas mais uma achega : A legionária ou doença do legionário (forma de pneumonia) é causado pela legionella pneumophyla que resiste até aos 60ºC."[/img]


Por esta sua afirmação, é que afirmei que, o boiler deve ser ligado no máximo (60graus), quando está parado com água já algum tempo (mais de duas semanas que é em regra geral o periodo de incubação e desenvolvimento da maioria dos microorganismos), quer seja de verão ou inverno. Exactamente para a temperatura da água mais de 60ºC eliminar a bactéria Legionária e outros. Mais uma dica ainda, deixar correr a agua sem contactar com a pele, até aparecer a água quente de 60ºC.

Este procedimento do boiler no máximo, basta ser praticado uma vez, os aquecimentos de água subsquentes podem ser verificados com o boiler no minimo, sem qualquer problema....

Estes microorganismos fazem parte do nosso habitat, são tolerados por nós em concentrações minimas, apartir do momento que estes bichos têm substrato, temperatura e humidade adequada ao seu desenvolvimento, podem-nos matar sem hiperbolizar, mata mesmo.


Portanto existem três formas principais de combater os microorganismos:

1 - Combate fisico
Limpar sujidade visivel a olho nú, Lavar com detergente, arejar...

2- Combate Quimico
Aplicar desifectantes depois de limpar e lavar.

3- Vazio Sanitário (matar os microorganismos á "fome", não dar substrato)
Por exemplo: deixar o deposito de águas cinzentas aberto depois de aplicar o D39 durante um periodo superior a 15 dias, elimina 99,8% dos germes existentes no local. Outro exemplo a K7 lavada e desinfectada e deixa-la em repouso com 1 a 2 litros de água com desinfectante, é um excelente pratica.

Muito mais haveria para dizer mas isto é o elementar e o sentido prático da questão.

O tratamento da cassete com os raios solares directos, depois de lavada e desinfectada também ajuda bastante...

O Danibeja como sempre no seu melhor... isto para responder á lixivia que apresenta para tratamento de água de bebida, no post anterior..., já a lixivia para as aguas cinzentas, não é o mais eficaz, mas funciona... isto porque a lixivia perde eficacia em presença de materiais orgânicos, por exemplo restos de comida.
E depois juntar lixivia com detergente da loiça no tanque, depende da concentração mas é má prática, o companheiro Seco já alertou para essa situação.... combinação quimica pouco recomendável, potencial libertação de gases nocivos...

cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor isidro » segunda jan 24, 2011 7:35 pm

BOAS.
Eu utiliso CALDA BORDALESA.

Assim curo as arvores e depois a fruta fatiada eheheheheheh.

Um abraço ao pessoal.



ISIDRO/NAZARE.
isidro
 
Mensagens: 49
Registado: sexta mai 21, 2010 11:13 am
Localização: nazare

Manutenção de tanque de Aguas Cinzentas

Mensagempor alexandrechora » quarta jan 26, 2011 1:17 am

Boas a todos

O porquê da Manutenção do tanque das Águas Cinzentas

Existem diversos Perigos resultantes das águas cinzentas acumuladas no tanque.

1 - Produção de biogás (metano), resultante da fermentação da matéria organica acumulada no tanque de águas cinzentas. O metano é explosivo tal como o butano ou propano. Mas em larga medida pior, porque é extremamente corrosivo.

2 - Os gases libertados pela fermentação são nocivos para o ser humano em doses relativamente pequenas.

Como evitar os diversos perigos relacionados com tanque de águas cinzentas

1 - Nunca esquecer de esvaziar o tanque sempre que possivel, mesmo que não esteja cheio. Especialmente de Verão acelera a degradação da matéria orgânica, implica mais gases.
2 - O cheiro dos canos é o primeiro alerta que devem fazer manutenção ao tanque, esvazia-lo ajuda mas não resolve a questão.

3 - Antes de dormir na AC, colocar as tampas nos ralos, lava-loiça, duche etc especialmente de inverno. Porque os gases que se produzem continuamente podem subir pelos canos para a célula e de inverno com frio, temos o aquecimento ligado e existe pouca ventilação para o exterior, logo maior concentração de gases na célula, muito perigoso. Tapem os ralos, o hábito faz o monge e geralmente o monge chega a bem velhinho...ehehheheh

Manutenção do tanque:


Existem vários produtos no mercado, eu utilizo o tal D39, sim aquele que é utilizado nas pecuárias, Majv é bastante eficaz, não corrosivo para a dosagem recomendada, activo em presença de matéria orgânica ao contrário da lixivia tradicional, e mais barato que o Verde e o Azul...

Metodologia de aplicação:

Disolver entre 5 a 10ml num litro de água fria ou quente (a quente funciona melhor, aumenta a eficácia do desinfectante) e depois de despejar o deposito, deitar pelos diversos ralos o desinfectante disolvido.
Esperar 10 a 20 minutos e adicionar água fria ou quente ao deposito de águas cinzentas, de forma que o deposito fique com cerca de 10 a 20 litros. dê uma voltinha pelas redondezas para chocalhar a agua no deposito e desinfectar todo o recipiente. deixar o desinfectante no deposito durante 24horas, após este periodo de tempo a eficácia do desifectante é praticamente nulo.

Para as ACs sem indicador electrico de nivel deste deposito, podem até duplicar a dose supra indicada.

Pode repetir a desinfecção do tanque sempre que desejar, ou notar maus odores, mas pelo menos fazer esta manutenção duas vezes por ano, pela sua saúde.

Quando a AC não está a ser usada, despejar o deposito e deixar a vavula exterior aberta para arejar e assim eliminar os germes.

Para os autocaravanistas que não lavam a loiça dentro da AC, a manutenção do tanque pode ser apenas anual e apenas muitas vezes por uma questão do indicador de nivel de águas ser electrico.


Em caso de necessidade em viagem e pode aplicar aplicar o desinfectante disolvido pelos ralos, para minimizar o cheiro.


Se existirem dúvidas, não se acanhem.... eheheh

Cumps
Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor Aleluia » quarta jan 26, 2011 1:37 am

Alexandre, uma explicação mais esclarecedora é dificil.
Obrigadinha, pelos varios posts, bem explicativos.
Saudações.
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Avatar do Utilizador
Aleluia
 
Mensagens: 1132
Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm
Localização: Faro - ALGARVE

Mensagempor Calita » quarta jan 26, 2011 9:22 am

Companheiro Alexandre
Grato por a sua clarissima explicação
Onde se pode comprar o produto por si utilizado,o tal D39?
Calita
 
Mensagens: 863
Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm
Localização: Sintra

Mensagempor rmsnegrao » quarta jan 26, 2011 10:15 am

O Real Madrid pode ter o Mourinho, mas nós temos o AlexandreChora... :D

Estou fascinado! :o

Acho que também vou apostar nesse D39. Julgo que em qualquer drogaria se encontrará, certo?
Mais vale uma autocaravana na mão do que duas no stand!
Se eu podia ir para um hotel? Podia, mas não era a mesma coisa...
Avatar do Utilizador
rmsnegrao
 
Mensagens: 148
Registado: terça abr 06, 2010 11:02 am
Localização: Caldas da Rainha - Portugal

Àguas sujas WC

Mensagempor trotamundos » quarta jan 26, 2011 10:27 am

Bom dia
Alguém tem dúvidas ?....O Alexandrechora é um espectáculo !!!
Muito obrigado pelas ajudas que tem nos dado ,tudo de bom para si.

Abraço


Trotamundos
trotamundos
 
Mensagens: 21
Registado: quinta set 14, 2006 3:50 pm
Localização: Seixal/Marvão

Mensagempor seco » quarta jan 26, 2011 10:46 am

Boas

Julgo que o D39, enquanto desinfectante, não terá a capacidade de dissolver as gorduras que eventualmente se podem acumular em camadas nas canalizações e no tanque.
Assim a acção complementar de verter um detergente alcalino e água quente pelas tubagens ajudará à iliminação destas camadas que constituem o bio-filme para o desenvolvimento bacteriano.
Eliminamos assim os cheiros de gordura oxidada (ranço) bem como o subsequente mau cheiro do desnvolvimento bacteriano
seco
 
Mensagens: 589
Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

Mensagempor alexandrechora » quarta jan 26, 2011 11:21 am

Boas

O D39 é essencialmente um desinfectante, mas também funciona como em parte como detergente, claro que não é o produto indicado para ser um desengordorante por excelência.
Em caso de necessidade, pouco escoamento das águas pelos ralos, o detergente alcalino e água quente é sem dúvida o indicado para remover gorduras tal como o companheiro Seco afirma e muito bem.

Assim sendo quem tiver necessidade e problemas com Gorduras (eheheheh) deve aplicar o detergente alcalino, e só depois de vazar o tanque de preferência aplicar o D39 como desinfectante segundo a metodologia apresentada anteriormente.

O D39 é um fenol natural, tem as caracteristicas dos fenois, deve existir genéricos desta familia de desinfectantes no mercado, eu uso D39, para a AC, para as casotas dos meus cães, sempre que preciso de desinfectar algo com segurança e eficácia.

O D39 pode ser adquirido em lojas de venda de produtos para pecuária, em cooperativas agricolas, em lojas da especialidade de desinfectantes.
Eu comprei o meu em Pombal.

Atenção que o preço é variavel, o meu custou cerca 14euros (2litros) não tenho a certeza, á dois anos atrás, já usava antes da AC.
O importante é que do liquido verde ou azul especifico para AC, utiliza-se cerca de 30 a 75ml, do D39 eu uso de 5 a 10ml entre 6 a 11vezes menos produto, logo a poupança é enorme...

Futuramente falaremos da K7.

Gostaria que o Isidro fala-se mais sobre a Calda Bordalesa com esta utilização em tanque Aguas cinzentas.

Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes